O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Nelson.Nogueira 06/10/2023

Excelente romance onde conhecemos toda a história da filosofia através de uma garota e seu professor e no meio da história temos uma inesperada reviravolta metalinguística.

anniechase_br 05/10/2023

Leitura obrigatória
Demorei bastante tempo para ler este livro, mas não me arrependo. É um livro cansativo, grande mas muito didático e lúdico. É, na minha opinião, uma leitura obrigatória para todas as idades. Nos ensina filosofia e história.

Recomendo.

maira178 04/10/2023

Gostei bastante da história e da forma como os conceitos filosóficos foram mostrados
não tava nem um pouco preparada pra onde tudo ia chegar mas achei bem diferente

mais1capítulo 01/10/2023

O Mundo de Sofia ?? Uma viagem inesquecível
A experiência da releitura desse livro foi muito boa. Eu li quando estava com uns 13/14 anos, e eu não me lembrava de muita coisa hehe
Mas ler de volta a filosofia? eu lembrei do quanto gosto disso, e como preciso voltar a estudar ?

A história de Sofia é cheia de mistérios, aventuras e conhecimento.
Você fica naquele limbo do que é real e o que não é.

Recomendo essa leitura a todos
Independente a idade, a gosto literário.. ele nos leva a viajar por séculos, continentes, e o imaginário ??

Joana 01/10/2023

Nós também somos poeira estelar
Confesso que levei 2 meses pra terminar de ler esse livro (principalmente por motivos pessoais), mas estou feliz por não ter abandonado ele. O início da história é bem fascinante e prende bastante a atenção, entretanto vai ficando um pouco arrastado e maçante mais para a metade caso você não seja o maior fã de filosofia e afins.

Porém, os últimos capítulos, incluindo os que falam sobre psicologia, são os melhores. A forma como o livro te faz pensar sobre a origem do universo é sensacional. Fiquei arrepiada com coisas que o livro me fez filosofar e teorizar. E no fim é tudo uma incógnita. Um mistério eterno.

?O universo não possui limites geográficos. O universo é um evento. O universo é uma explosão. [?] Nós também somos poeira estelar.?

Josy 01/10/2023

Bem didático
O Mundo de Sofia é um livro bem didático de filosofia. Por diversos momentos me vi marcando grandes parágrafos. Assim como Sofia, eu também me vi questionando minha própria existência ??

Gu D. 30/09/2023

"- Também acho que ela está feliz. Mas quem tira a sorte na loteria da vida também tem de tirar a sorte na loteria da morte. A loteria da vida é a morte.
-Apesar de tudo, não é melhor ter vivido do que nunca poder viver?"

Uma obra que comecei lendo com ênfase em aprender um pouco sobre a história da filosofia, mas acabei me envolvendo mais na trama de Sofia do que no próprio curso. Obviamente, a história se desenrola ao explorar as principais ideias da filosofia que abrangem desde os pré-socráticos até alguns filósofos existencialistas do século XX.

O livro conta a história de Sofia, que estava prestes a completar 15 anos, e misteriosamente começa a receber cartas de um major solicitando feliz aniversário para sua filha Hildes. Ao mesmo tempo, ela também recebe cartas de um curso de filosofia. Algo muito enigmático tanto para Sofia quanto para o próprio leitor.

A reviravolta que ocorre na obra muda completamente a compreensão de Sofia sobre o seu próprio mundo, o que a assusta quando é revelado. No entanto, ao longo da obra, Sofia aceita a realidade imposta e amadurece em relação à sua própria existência. É curioso observar que ela começa a tomar suas próprias atitudes, deixando de ser passiva aos acontecimentos estranhos(como um bom filósofo).
Ao final, Sofia é apenas um reflexo das dúvidas e medos da própria humanidade. O seu mundo reflete a busca individual de compreender a existência humana, que, em conjunto, constitui a filosofia.
Cassijonson 30/09/2023minha estante
Parabéns, meu amor! Resenha incrível ??

bvicks 28/09/2023

Outro universo.
Jostein Gaarder é um escritor incrivel, não importam quantas páginas sejam, você sempre vai querer mais, eu fiquei tão surpreendida de ele ter conseguido conciliar, a filosofia, com um mundo imaginário e nossa realidade, que eu tinha que parar para respirar, além de ler você aprende muito, com toda certeza um dos melhores livros que já li, valeu a pena cada frase, cada página.

Livtrrss 27/09/2023

Loucura
É um bom livro para quem quer conhecer toda a ordem cronológica da filosofia, mesmo sendo cansativo de ler.
Ele é bem explicativo e trabalha com diversos filósofos e grupos, busca explicar pra Sofia e pra o leitor a filosofia de forma mais informal para um melhor compreensão.
Já a história por trás da parte filosófica é muito confusa e maluca.
Você fica muito confuso do início ao fim, quando vc acha que vai entender as coisas, elas ficam mais confusas.
Para mim a história não faz sentido até hoje, então só acho válido pra quem quer conhecer a filosofia

Billiws 27/09/2023

Ótimo de ler na escola
Demorei uns meses, mas ótimo, bom para começar na filosofia.
Gostaria que tivessem falado mais de nietzsche, mas isso é só meu interesse.

-Ka 24/09/2023

O mundo de Sofia
Uma volta na história da filosofia, desde os primórdios até a teoria do Big Bang. Livro muito interessante, apesar de eu não ser tão fascinada por filosofia, consegui ler, entender e aprender. Tem uma linguagem mais simples e diálogos que deixam o livro mais leve. Indico!

Mírian-Atikum 23/09/2023

Filosofia em tudo
Pra vc aprender a amar a filosofia independente da sua área de atuação. Esse livro nos mostra como pode ser prazeroso estimular nossos jovens a pensar, questionar e avançar sempre. Passamos pelo mundo velho, o médio e o novo mundo e descobrimos que o passado, presente e futuro se entrelaçam.
O que vc faria se começasse a receber conhecimento por cartas, à moda antiga?

Me responda nos comentários.

fx 23/09/2023

Érrr...
Médio demais, OK que literatura é interessante, tem alguns filósofos ESPECÍFICOS que são SUPER interessantes e ficaria por horas lendo sobre mas infelizmente não é só sobre eles.

Luisa469 18/09/2023

Crise existencial
Não esperava menos, um clássico. O final me deixou meio triste, mas acho que essa era mesmo a intenção do autor, criar essa perspectiva de um certo desamparo em relação a existência. Ainda assim, sinto que tenho sorte em existir.