O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Lyamel 12/07/2023

Cadê o fim disso? Chatão
? Achei a estratégia do livro interessante, mas a escrita e a história, chata e sem algo que impressione, embora não seja horrível;
? Achei várias partes desnecessárias, inclusive, (e principalmente) a do pé de framboesas (pág. 509);
? Possui uma linguagem fácil e uma boa didática;
? Gostei da cronologia. O autor realmente começa pelo começo da história. Um bom livro para usar como base uma ordem de estudo;
? Se você quer estudar filosofia é melhor pegar um livro "puro", sem fantasias e arrodeios, que trate apenas de filosofia e que te roube menos tempo;
? O livro tava indo bem até a parte que o autor começa a opinar e, consequentemente, interromper o nosso pensamento crítico por si só;
? O autor não conseguiu finalizar a história no timing certo. Sendo assim, deixou a história bastante densa, parecendo que não ia ter fim. Inclusive, demorei pra terminar;
? Ouvi muito falar que isso é livro para o público infanto-juvenil, mas eu não acho. Não recomendaria para menores de 18 anos (sujeito a confusão mental), pois tem algumas frases muito problemáticas;
? Resumidamente: a história é pique Inception.

Kelli21 06/07/2023

Carpe diem et Memento Mori
Incrível, um tuor completo sobre a filosofia e ainda com uma história envolvente por trás onde vc fica o tempo todo se perguntando como vai ser o desfecho. Em ordem cronológica é possível aprender um pouquinho de cada época, a sua importância e o seu reflexo atualmente. Enfim essa obra prima realmente foi um marco para mim.

Lais.Lagreca 05/07/2023

Uma viagem pela história da filosofia ocidental em uma narrativa para lá de envolvente!
Um ótimo livro para você! Sim, você que gostaria
- de ter um primeiro contato com a filosofia
- de ter um reencontro leve com a filosofia
- de viajar no tempo com a história da filosofia e, de bônus, ser acompanhado pelas aventuras de SofIa Amundsen, uma garora que, nas vésperas do seu aniversário de anos, começa a receber uns bilhetes e cartões-postais misteriosos.
Esses bilhetes não têm assinatura e lhe fazem perguntas, como: "quem é você?" "de onde vem o mundo?".
Que perguntas esquisitas!
Os cartões-postais vêm do Líbano (geente?) e são enviados por um major desconhecido a uma tal de Hilde Moller Knag (garota que Sofia também desconhece!)
Esses bilhetes e os cartões-postais dão o ponta-pé inicial ao romance.
Nós vamos sendo envolvidos pelo desejo de saber mais e mais e vamos nos surpreendendo com cada questionamento, com cada aventura e aí não tem mais saída!

Vale muito a pena!
Vamos nessa viagem?

Lilian 04/07/2023

História fictícia e real em um só
Quando comecei a ler, fiquei muito intrigada com o enredo fora da filosofia, e é realmente muito interessante como te prende e te ensina de uma forma didática, sem deixar o sono invadir.
É claro que como Sofia eu me perdi e tive qie reler alguns momentos, mas o livro é muito bom. Tive filosofia na faculdade e esta história mostra resumidamente algo que eu tive que ler e reler tantas vezes e não consegui entender, bom agora entendi depois do semestre ter fechado kkkkkkkkm.
Vou confessar uma coisa, o livro é grande mas vale a pena para quem curte o tema.

Beatriz.Pilon 03/07/2023

Só não dou 5 estrelas pq n li tudo kkkk... Tô pensando em reeler ele e ler inteiro, li quando era bem novinha, da primeira vez me apaixonei, o começo do livro me chamou a atenção, msm eu não gostando mt de coisas filosóficas, esse livro eu gostei, achei bem interessante

QUEIJO460 28/08/2023minha estante
O Plot twist realmente é excelente.

Maria 26/06/2023

Não é um livro ruim.
Gostei do jeito em que cada capítulo somos expostos a um pensamento filosófico para refletir, porém existe seus pontos negativos: capítulos longos, um pouco confuso, a fantasia que tem na história não é tão boa.
" O espírito pode cruzar uma porta de aço. E não há tanques blindados nem bo.bardeios que possam destruir o que é feito de espírito."

Ibson1 25/06/2023

O livro é muito bom e interessante, nos ensina bastante sobre a historia da filosofia desde a grecia antiga até os dias de Hoje, é o livro perfeito pra quem quer aprender sobre o assunto, mas não pra quem quer uma fantasia envolvente, pq a historia dos personagens livro não é das melhores, mesmo que tambem não seja ruim.

Myllena.Silva 25/06/2023

Acho imprescindível se disponibilizar às possibilidades de realizar questionamentos sobre a origem do mundo. Ao passar por cada época, cada tese levantada pelos filósofos e historiadores ao longo dos tempos, é compreensível a necessidade de ter curiosidade sobre o nosso propósito de existência.
"Por isso perguntamos, perguntamos e perguntamos, nos angustiamos ao máximo para encontrar respostas para as perguntas mais complexas. O problema é que não teremos uma terra firme onde nos apoiar, jamais obteremos respostas seguras, porque a razão estará em ponto morto". Pág 357

Raquel Souza 23/06/2023

Somos todos poeira estelar ??
Nunca me imaginei gostando de filosofia. Não tenho nada contra mas achava que seria um assunto meio chato e cansativo. Esse livro me surpreendeu. Lembro-me que a primeira vez que me indicaram esse livro foi no primeiro semestre da faculdade de Adm, justamente na disciplina de Filosofia. Coloquei na minha lista mas fui deixando lá, o tempo passou e não li. Hoje finalizo a leitura dessa jornada incrível pela história da filosofia. Confesso que em alguns momentos achei a leitura lenta mas chegando em 60% do livro as coisas escalam numa velocidade incrível. É uma leitura fluida e que faz vc se questionar sobre a origem da vida e suas modificações através dos séculos. Amei o livro e pretendo reler novamente com mais calma e tranquilidade.

Beatriz776 21/06/2023

Que leitura épica! Daquelas que a cada capítulo faz você parar seu mundo, para refletir com o silêncio e os pensamentos desabrocham nas entrelinhas que vão se formando com as dúvidas respondidas pela razão. Recomendo muito (porém achei o final bem confusokkk)

Linaa1206 20/06/2023

O mundo de Sofia?
Esse livro te deixa preso na filosofia e mistério que o envolve, ensina muito bem sobre os filosofos e suas idealogias. Até o final do livro você espera pela revelação do mistério, que é genial. A Sofia tem curiosidades que na maioria das vezes são nossas curiosidades sobre a vida, e a maneira genuína como o livro explica isso é íncrivel. Além de te fazer ir bem na matéria filosofia, ele te faz entender muitas coisas sobre a vida e te faz construir suas próprias teses e ideias, te faz pensar, também, sobre o que é real!!

Michel.Garcia 17/06/2023

Uma viagem pela história da filosofia
O autor usa uma história fictícia de pano de fundo para desenvolver toda a história da filosofia ocidental.
Gostei da forma como os princípios filosóficos são abordados, fazendo as personagens discutir e vivenciar os princípios abordados.
O livro foi escrito para adolescentes, mas é uma boa leitura para aquele que quer conhecer melhor o mundo da filosofia, além do que força o leitor a imaginar o porquê das situações fantásticas vivenciadas.

Leonardo326 16/06/2023

Uma pergunta pode ser mais explosiva do que mil respostas
Fazia tempo desde a primeira vez que li ?O mundo de Sofia?. Confesso que pouco me lembrava dos ensinamentos filosóficos, em si, deixados nesse passeio pela História.
Aliás, não me lembro nem se esta
é minha segunda ou terceira vez que leio esta obra. Todavia, eu não havia me esquecido de um dos pontos mais altos da saga da jovem Sofia Amundsen, do que acontece após o seu aniversário de 15 anos no jardim de sua casa.

O livro perpassa por toda a filosofia ocidental de maneira didática, sem se aprofundar muito. A escrita do autor, Jostein Gaarder, é fluida e a maneira como constrói o seu pensamento ao desenvolver a narrativa, concatenada, o que torna essa extensa e desafiante leitura digerível.

Funciona o livro como uma espécie de aula informal de filosofia, na qual, aos poucos, lições são ministradas das mais variadas formas entre o professor Alberto e sua aluna, Sofia. Considero estes personagens, a despeito do major e de Hilde, os principais, pois carregam a história quase que em sua totalidade ?nas costas?, com diálogos infindáveis sobre a disciplina em questão.

O que chama atenção no desenrolar dos capítulos é que somos instigados algumas vezes a nos colocar na posição de aprendizes, tendo que enfrentar alguns questionamentos existenciais, tal qual ocorre com Sofia. Em outras vezes o autor quer nos motivar a entender a ideia por trás de determinado filósofo, bem como o choque entre uma e outra ideia, e assim, nos fazendo acompanhar a ?evolução? da filosofia, ou, melhor dizendo, sua trajetória no tempo.

Mesmo com um longo enredo, repleto de conteúdo complexo para ser apreendido e assimilado, parece a mim, que, o que o autor busca de verdade com ?O mundo de Sofia?, no final das contas, é que sempre façamos perguntas incessantemente, como costuma fazer uma criança que ainda está em plena descoberta de um mundo onde tudo é novidade, e assim tenhamos uma postura filosófica. Neste sentido, um trecho em que Alberto coloca a questão: ?Agora tens que te decidir, Sofia: és uma criança que ainda não se habituou ao mundo? Ou és uma filósofa que pode jurar q isso nunca lhe acontecerá??