O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia Jostein Gaarder
Nicoby
Vicent Zabus




Resenhas - O Mundo de Sofia


2311 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


day 15/02/2024

Maravilhoso
Uma verdadeira viagem na história da filosofia.
Amei cada capítulo das aventuras de sophia .
Super recomendo, e um livro maravilhoso.
comentários(0)comente



tainabooks 15/02/2024

Esse livro é incrível e terem adaptado ele para quadrinhos foi uma ideia genial. Assim ele ficou mais acessível ainda a vários públicos. Amo que crianças e adultos podem aprender filosofia de maneira muito simples com esse livro perfeito e cada um entender a história da Sofia de uma forma diferente!
comentários(0)comente



Caroline 15/02/2024

Esse livro é simplesmente incrível, é impossível descrever, eu comecei achando que seria um livro sobre a história da filosofia e é na verdade uma experiência, uma imersão em reflexões, dúvidas, tudo é muito bem amarrado e ao mesmo tempo leva ao pensamento solto, impecável, com certeza se tornou meu livro favorito.
comentários(0)comente



thelivros 14/02/2024

Um mundo
Sofia, ainda que meio piruta das ideias, te faz se perder e se encontrar entra os períodos da filosofia. Não é o um livro didático, é um livro "vivástico"
comentários(0)comente



Ivana M. 14/02/2024

"O Mundo de Sofia" é uma obra que encanta e instiga desde sua primeira página até o último suspiro. Escrito pelo talentoso autor norueguês Jostein Gaarder, o livro é uma jornada filosófica cativante que mergulha o leitor em um labirinto de ideias e reflexões sobre a história da filosofia.

Gaarder habilmente entrelaça uma narrativa ficcional com conceitos filosóficos complexos, tornando a leitura acessível e estimulante para leigos e eruditos igualmente. Através das aventuras de Sofia Amundsen, uma adolescente que começa a receber misteriosas cartas de um filósofo desconhecido, somos levados a uma viagem no tempo e no pensamento, explorando desde os primórdios da filosofia grega até os grandes pensadores contemporâneos.

Através de diálogos envolventes e situações intrigantes, Gaarder apresenta ao leitor os principais conceitos filosóficos de forma didática e envolvente. Cada capítulo é uma descoberta, uma nova peça no quebra-cabeça da compreensão humana, proporcionando uma experiência enriquecedora e transformadora.

Além de sua habilidade em transmitir conhecimento filosófico, "O Mundo de Sofia" também é uma obra que provoca reflexões profundas sobre a existência, o conhecimento, a ética e o sentido da vida. À medida que seguimos Sofia em sua jornada de autodescobrimento, somos confrontados com perguntas universais que nos desafiam a repensar nossas próprias crenças e visões de mundo.

Em suma, "O Mundo de Sofia" não é apenas um livro, mas sim uma experiência intelectual e emocional que nos convida a explorar as profundezas da mente humana e a buscar respostas para as grandes questões que permeiam nossa existência. Uma leitura obrigatória para todos que buscam expandir seus horizontes intelectuais e filosóficos.
comentários(0)comente



Elane48 08/02/2024

DECEPÇÃO
Sou graduada em Filosofia e em Literatura, entretanto esse livro não me encantou. Eu o achei extremamente chato! Não consegui curtir. Enredo arrastado... Literalmente um curso de Filosofia para os leitores. Há algumas partes bem didáticas que até achei interessantes - e só.
comentários(0)comente



salles27 08/02/2024

Não adianta ler se não gosta de filosofia, acho que aproveitaria mais do livro se lesse mais novo, mas é até agradável em alguns momentos com um final maneiro.
comentários(0)comente



Vinicio9 07/02/2024

Bom
Acredito que li esse livro em um momento da minha vida do qual não deveria ter esse tipo de leitura. É um livro fantástico claro, mas esperei muito do autor que escreveu meu livro favorito " O dia do curinga". Em vários momentos fiquei entediado com a leitura, quando o ritmo finalmente acelerava, freava bruscamente logo em seguida. De toda forma, recomendo a leitura, é um livro bom para quem está buscando refletir sobre a sua existência.
comentários(0)comente



Aline Guedes 07/02/2024

Vale a pena ler de novo
Li pela primeira vez em 2006, e reli em algum momento entre 2010 e 2020, mas não anotei a data certinha. Relendo agora, 12 anos após a primeira vez, foi novamente uma leitura incrível e pareceu quase como a primeira vez, principalmente por eu estar num momento da minha vida completamente diferente das vezes anteriores.

Eu mudei, e minha forma de ver a história mudou. Amadureci, aprendi muita coisa, e ainda assim, percebo que tenho muito a aprender, sobre mim e sobre o mundo.

A história é super interessante, e instigadora. Gosto de filosofia, mas sem grandes profundidades. Hoje, percebo certas limitações que o livro traz, como um olhar muito eurocentrista, ou ocidental da filosofia. Mas isso não muda o fato de que a leitura me faz querer procurar mais, pesquisar, entender... Então cumpre bem seu papel.

Uma das coisas que mais gostei nessa releitura foi perceber o olhar crítico tanto de Sofia, quanto de Hilde quanto a falta de mulheres nos registros históricos e na dificuldade de pesquisar sobre elas.

Gosto também do desenrolar da história da própria Sofia, pois continua me fazendo teorizar sozinha várias possibilidades para a existência humana, e eu me divirto com isso. E nessa releitura, gostei de perceber a dinâmica do relacionamento da Sofia com sua mãe nesse processo de amadurecimento dela.

Acho que este é um livro que ainda posso reler no futuro, pois sei que é sempre uma experiência totalmente diferente da outra. Além de manter ele como favorito com certeza ??
comentários(0)comente



Duda_cme 05/02/2024

O mundo de sofia
O mundo de sofia escrito por Jostein Gaarder publicado em 1991.
Retratasse uma história de sofia que as vésperas do seu aniversário começa a receber cartas de um major do Líbano e essas cartas eram para um certa Hilde(ambos sofia não conhecia)

É um livro fascinante você se perde na história de uma forma inexplicável,(quem sabe você até de uma voltinha em Atenas), vai se questionar se tudo isso é real mesmo eu até comecei a pensar em um certo momento que sofia realmente existia, o autor conseguio me prender de uma forma inexplicável nessa história...
Com certeza um dos melhores livros que já li...

Leiammm??
comentários(0)comente



stephanerm 04/02/2024

O mundo de Sofia
Esse livro é uma completa loucura. Quando comecei a ler achei sensacional e adorei o enredo. Com o decorrer, foi ficando louco demais até pra mim.
É um livro que ou você ama ou você odeia. Tive os dois sentimentos durante a leitura.
De forma geral, é bem proveitoso por ser bem informativo sobre filosofia.
comentários(0)comente



Diego 03/02/2024

Uma jornada pela filosofia.
Condensar os mais importantes filósofos em um livro e, mais ainda, ESCREVER UMA HISTÓRIA DIDÁTICA com eles, não é brincadeira não.

O que aprendi com ele? Cara, pode dizer que aprendi muito da Filosofia que não sabia. Eu sou um jurista e tenho como frase: "se você não consegue explicar de forma simples o que sabe, você NÃO SABE o que está querendo explicar". Claramente, o autor entende de Filosofia e soube transmitir como ninguém sobre ela. Vale a pena a leitura e se tornou um livro que vai ficar comigo.
comentários(0)comente



bmndzz 03/02/2024

Um curso introdutório à filosofia
Eu não tenho muito interesse por algumas temáticas filosóficas, então decidi ler o livro pra me ajudar em uma disciplina que terei na faculdade.

Achei que o livro não ia passar de um curso básico de filosofia com os apontamentos de uma menina que está aprendendo as temáticas, mas ele acabou sendo muito mais que isso, passando a ter um elemento misterioso e mágico. Ainda assim, o início foi um pouco devagar e parado, tornando difícil de continuar a ler.

Meu maior problema com o livro é quando ele dedica algumas páginas para falar de superstições atuais, e da popularidade que eles tem ganhado, afirmando que elas são bobagens surgidas após o enfraquecimento da fé nas religiões depois de várias descobertas científicas. Entretanto, o autor dá muito valor ao cristianismo (e um pouco a outras religiões orientais) durante o livro todo, baseando muitas das argumentações nessas religiões, coisa que me pareceu um pouco contraditória, com muita influência das crenças pessoais do autor.

Foi uma leitura útil e básica que pode trazer reflexões sobre a existência, mas ainda é um pouco difícil de ler já que o público que deveria ler é jovem.
comentários(0)comente



Igor Almeida 02/02/2024

Ganhei de presente
E um presente que ganho, o mais incrível é a aula completa de filosofia que tive, e difícil você ler esse livro e não começar a refletir os aspectos de sua vida e aquilo que está além dela...
comentários(0)comente



Sammy 02/02/2024

Na época que eu li esse livro eu fiquei maravilhado com tudo, só que depois eu percebi que existe um enviezamento nisso tudo e que o autor esconde boa parte de uma filosofia em prol de outra mais conveniente que se alinhe com a ideologia por trás do livro.
Além de que ele se apega numa filosofia pouco analítica e realmente filosófica, ou fica em questões já resolvidas como solipsismo. Apesar de o Berkeley ser bem legal, é algo bem viajado na filo no geral.
QUEIJO460 02/02/2024minha estante
Qual seria a ideologia por trás do livro?


Sammy 03/02/2024minha estante
Progressita. Eu já li faz mto tempo esse livro, mas ele evidentemente favorece filósofos que pra alguns na verdade seriam filologos, que claramente são marcados em um lado do espectro ideológico; da pra perceber isso qnd vc ver como falam de Simone de Beauvouir e Sartre, e como as vezes os comentários da Sofia são mais voltados pra gênero do que contribuição filosófica em si. Além disso é muito anacronismo e desonestidade intelectual cobrar certas visões contemporâneas de pessoas que viveram séculos atrás.




2311 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |