O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Jade 20/08/2018

Um dos melhores livros - se não o melhor - que já li na vida
A primeira vez que li O Mundo de Sofia eu ainda era uma criança e lembro de ter ficado muito mais instigada com a trama do que com o 'mini curso'.

Hoje, relendo esse livro pela quinta vez, pude aproveitar muito melhor as lições e o livro conseguiu ser ainda melhor.

O autor consegue resumir muito bem o conteúdo de cada lição, de modo as aulas são curtas e não são penosas.

Com certeza não será a última vez que lerei esse livro, ele é maravilhoso!

Fogui 10/09/2018

O Mundo de Sofia: romance da história da filosofia - Jostein Gaarder
Título original: Sofies Verden
Título: O Mundo de Sofia: romance da história da filosofia
Autor: Jostein Gaarder
Tradução: João Azenha Jr
Editora: Cia Das Letras
Ano: 2000

O Mundo de Sofia já é um clássico da literatura mundial, a grande maioria dos leitores gostam muito, não é o meu caso. O livro é um romance e ao mesmo tempo é um guia básico da história da filosofia. Além disso tem outros temas mais convencionais que se complementam com a filosofia...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com/2018/02/o-mundo-de-sofia-romance-da-historia-de.html

Fogui 10/09/2018

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

Alexandre.Ricardo 14/09/2018

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
O livro é 90% bom.
De uma maneira prática e simples o autor transmite a história da filosofia para sua aprendiz Sofia. É uma história bem interessante mas não vejo onde ela se encaixa como "Romance" conforme a sinopse do livro.
O livro é bom até a festa de Sofia. Acontecimentos durante a festa foram desnecessários constarem no livro e estou até agora tentando entender a inserção dos personagens da Disney no livro, isso ficou no vácuo. De qualquer forma, recomendo o mesmo para quem tem interesse em Filosofia e para quem busca tentar entender o funcionamento do universo.

Momentos da Fogui 24/09/2018

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

Natália 31/10/2018

Perfeito para o que pretende ser.
Uma incrível introdução à filosofia.

Maryz | @nerd_com_orgulho 03/11/2018

Apresentação a filosofia.
Sofia, nas vésperas de seu aniversário de 15 anos, recebe três cartas misteriosas que tiram a garota de sua rotina fazendo a personagem (e nós mesmos) embarcarmos em uma aventura surpreendente.
O livro faz o leitor refletir sobre coisas comuns, mas que são deixadas de lado, porque existem assuntos "mais importantes". Ele também traz à tona filósofos que a maioria de nós nunca teria procurado saber sobre.
Esse livro é essencial para todos aqueles que querem aprender a pensar por sua própria conta, porque nós, lendo o que pessoas pensaram, podemos adiquirir mais conhecimento sobre o mundo e sobre nós mesmos. (Palavras do autor, haha.)

?Opinião?

Com este livro passei a pensar sobre coisas que nunca teria pensado antes, e li conclusões as quais nunca cogitaria ou chegaria a. Então, muito obrigado Jostein Gaarder por escrever este maravilhoso volume :')
Não quero dar nenhum spoiler mas... QUE REVIRAVOLTA FOI AQUELA, SENHOR? Eu simplesmente amei o rumo que o livro tomou e fiquei extremamente satisfeita por não conseguir ter pensado naquele desfecho antes que ele me sugasse e me obrigasse a ler.
Mesmo sendo relativamente antigo, o livro consegue abordar com sucesso grande parte da jornada filosófica que os grandes pensadores percorreram. (Comecei a reler? Talvez, haha!)
Entre os filósofos que me chamaram atenção está Kant e como sua teoria sobre não ser possível conhecer algo antes de senti-lo, não tendo que recorrer a razão, contrariando totalmente pioneiros como Platão.
Enfim, espero que leiam o livro para que eu arranje mais pessoas para discutir o assunto e não me sentir tão solitária, hahaha

Nota: ????? (5/5 {favoritado})

O Mundo de Sofia; Jostein Gaarder; Editora Seguinte; 1991.

Maryz | @nerd_com_orgulho 03/11/2018

Apresentação a filosofia.

?Opinião?

Nota: ????? (5/5 {favoritado})

O Mundo de Sofia; Jostein Gaarder; Editora Seguinte; 1991.

Vanuza.Dias 07/11/2018

Para os amigos da sabedoria...
Com ?O mundo de Sofia? dá pra aprender Filosofia, História, Psicologia e até Biologia!
A história do livro em si, só começa a se desenrolar de fato a medida que Albert Knox se faz cada vez mais presente na narrativa. A leitura, apesar de um pouco cansativa é bastante interessante, considerando os conhecimentos que o livro traz a medida que Sofia aprende mais e mais com Alberto. O final, bom...o final, acho que está aberto a interpretações diversas. Também não é pra menos, se tratando de um livro puramente filosófico!!
Para aqueles que já são amantes ou desejam aprender mais sobre a história da Filosofia e os filósofos, eu super recomendo!!

Beatriz3345 10/11/2018

No livro ?o mundo de Sofia? acompanhamos um mistério desde a primeira página. Sofia Asmudsen, uma menina norueguesa, chega do colégio um dia e se depara com uma carta de um homem que se denomina seu novo professor de filosofia. O homem, com suas explicações, traça uma narrativa linear e interessantíssima da história da filosofia com diálogos dinâmicos. Fora que enquanto aprendemos sobre tudo isso mantém sempre o mistério de pano de fundo que cada vez fica mais estranho. Um livro muito bom que a única coisa que me arrependo foi de nao ter lido antes.

@vetleitora 21/11/2018

O mundo de Sofia
Para quem ama filosofia vale muito a pena ler. Tudo começa com as cartas que Sofia começa a receber, e então é levada para viagens através da história do mundo, de como tudo começou desde Demócrito com a teoria do átomo, até Darwin com a sua teoria da evolução das espécies,..Sócrates, Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, René Descartes, Spinoza, Marx, Hegel e outros. Eu amei essa viajem!

Naty 05/12/2018

Muito Conhecimento!!!
Se lhe persiste a falta de conhecimento e/ou dúvida a respeito da filosofia esse livro é para você!!!

Como é prazeroso poder acompanhar o passo a passo da humanidade em busca do entendimento e questionamento de muitos assuntos sobre a vida.

Esse livro esclarece muitos pontos que não nos importamos atualmente, mas que dão sentido a tudo que presenciamos.

Aproveite cada momento desta obra!

Boa Leitura!

Emmy 22/12/2018

Uma maravilhora introduçao a filosofia
Tem livros que mudam sua mente, e tem os que bagunçam ela e te deixam tonta e sem saber no que acreditar.
O mundo de Sofia é um desses!
O livro conta a história de Sofia e as cartas que ela recebe antes de seu aniversário, e de capítulo em capítulo, nós juntamente com Sofia, percorremos toda a história da filosofia ocidental.
Filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, Locke, Kant, Hegel, Marx são explicados de uma forma simples, mas não simplória.
Um livro maravilhoso para te introduzir ao mundo da filosofia e te fazer perceber o quão pequenos nós somos sem ela.

site: https://www.instagram.com/p/BqqNGvQAGST/

clertoncord 27/12/2018

Filosofia para iniciantes e curiosos
A história da filosofia, alguns conceitos e temas filosóficos são abordados de maneira leve nesse livro. É recomendável para quem deseja estudar filosofia ou para quem, mesmo fora do ambiente acadêmico, tem curiosidade. Nada muito profundo, apenas uma introdução, um ponta pé inicial.