O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Vivis 26/12/2023

Filosofia em nova roupagem!
Tudo bem com vocês?

Hoje a minha indicação de leitura é um Quadrinho incrível!

O escritor e quadrinista belga Vincent Zabus se une ao artista Francês Nicoby para trazer uma releitura do clássico da filosofia do autor Jostein Gaarder: O Mundo de Sofia agora em quadrinhos

O Mundo de Sofia em Quadrinhos, Uma da filosofia. Primeira Parte: de Sócrates a Galileu.

Com a missão de trazer esse clássico para os dias atuais os artistas se empenharam e na minha humilde opinião conseguiram.
Com ilustrações e roteiro criando uma linguagem metalinguística, a história da filosofia ganhou um ar mais leve e divertida.

Acredito que quase todo mundo já ouviu falar só clássico original. Sofia é uma jovem de 15 anos, que se depara com a pergunta: Quem é você?

E assim começa sua jornada pela filosofia, nesta quadrinhos temos Sofia, lidando com todas as questões do pensamento, da arte de aprender a pensar por si mesma, enquanto interage com vários filósofos e vai evoluindo sua forma de pensar. Temas atuais como crise climática, feminismo, fake news e outros são trazido para a história, tornando a leitura ao público, muito atual e interessante.

É um quadrinho muito bem ilustrado e o roteiro adaptou muito bem o material de origem, me deixou muito interessada em ler os próximos volumes.

Indico a leitura para quem gosta de filosofia e para quem quer começar a compreender a filosofia e sua história e quão importante ela é para uma sociedade de livre pensamento e capaz de compreender a natureza e.os meandros das sociedades de forma individual, coletiva e assertiva.

Excelente lançamento da editora Seguinte que trouxe uma edição capa dura, em tamanho grande e projeto impecável. A tradução ficou com Júlia da Rosa Simões e fez um trabalho incrível!

Amei a leitura e já quero os próximos.

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.

Resenha publicada também no www.eupraticolivroterapia.com.br

giovanna1911 26/12/2023

O mundo de sofia
Chato demais, sei nem como eu li isso sem chorar de tanto tedio, é uma leitura fácil, mas é muito chato

Cristina 26/12/2023

Livro para se ler na escola
Um livro fantástico para iniciar na leitura de filosofia, poderia ter lido antes, entretenimento e conhecimento.

Robert 25/12/2023

Ideal para quem quer entender filosofia de uma maneira linear e didática. Perpassando ainda por vários personagens culturais além dá filosofia. Ajudou de mais a entender essa linha de construção do pensamento filosófico e ainda por trás de tudo isso uma história a nível ?Matrix? onde faz o leitor questionar sua própria existência. Realmente um Curso de livro,cada capítulo é uma aula.

Rebeca.Mello 24/12/2023

Sobre o livro....
Acabei de ler o livro... E acho que acabei, digamos que com uma "depressão pós leitura" ? Ao abordar sobre o universo, me senti um extremamente nada. O universo é uma coisa fantástica, mas revela nossa extrema pequenez, o quão nada somos. Enfim, a leitura é uma verdadeira viagem pela filosofia, contada de uma forma muito criativa. Realmente as ideias do autor me causaram muita admiração. Revistaria alguns capítulos... Gostei muito!

FabioMartineli 24/12/2023

Cativante
Linda história de uma jovem que tem sede pelo saber. A metalinguagem do livro o embeleza a cada capítulo.
Final emocionante sobre nós como humanidade.

Paulo2144 23/12/2023

O mundo de Sofia
Achei a leitura agradável, embora maçante em algumas partes.

É uma experiência interessante passear pela história da filosofia, enquanto acompanhamos o desenvolvimento da história e dos personagens.

A escrita do autor não é do tipo que mais me prende a atenção, mas isso é só questão de gosto.

Recomendo a leitura, principalmente para a galera mais jovem que tem interesse por filosofia e questões existenciais.

Hilton 22/12/2023

Serve tanto como uma apostila de filosofia (superior à maioria das apostilas de escola) quanto como um livro de entretenimento. a história da filosofia sendo contada paralelamente à vida de Sofia deixa tudo muito interessante, certamente merecendo uma revisita depois.

ValAria34 21/12/2023

Perfeito!
Para quem ama a filosofia, esse livro é um prato cheio. Li e assisti ao filme no mesmo ano e simplesmente amei.

Aline221 19/12/2023

Esse livro cresceu comigo. Ele me ensinava enquanto os anos também me ensinavam. Foi uma experiência muito boa. Tanto o livro quanto os anos. Tenho muito carinho por esse livro que meu pai me deu.

Flavia1101 18/12/2023

O mundo de Sofia foi indicado por um amigo no começo do ano, mas levei o ano todo pra ler, e confesso que me arrependi de não ter lido antes, foi umas das melhores leituras, me vi presa no livro e na história, muitas vezes fiquei pensativa e analisando tudo que havia lido! Totalmente me imersa na história da filosofia.
A forma como Alberto abordou a filosofia para Sofia foi fantástico!
O livro não apenas educa, mas desafia nossas próprias convicções, convidando-nos a questionar e explorar as profundezas da mente humana. Cada página é uma porta para um novo conceito, uma revelação filosófica que ressoa na alma e instiga a busca pelo entendimento mais profundo da vida e do universo que habitamos.
Perfeito ???

imester 16/12/2023

O Mundo de Sofia
Antes eu achava a filosofia uma matéria vaga, mas esse livro me fez pensar diferente. Concluí que a filosofia é interessante e importante. Achei o livro incrível (me fez ter crise existencial).

Jussara.Ellen 16/12/2023

Uma baita viagem
Um livro que te convida a viajar pela história da filosofia através de cartas e diálogos bem interessantes.

Resumidamente, Sofia uma menina comum de 14 anos recebe cartas misteriosas de um filósofo, essas cartas levam Sofia a conhece-lo e o decorrer do livro está repleto de diálogos interessantíssimos.

+/- pela metade do livro, a narrativa começa a tomar outros caminhos e vão acontecendo coisas que nos fazem ter várias crises existências e que mechem com nosso psicológico.

A leitura vale muito a pena e é um daqueles livros que todo mundo deveria ler (ou tentar ler) uma vez na vida.

Anabs7 15/12/2023

Querida Sopia...
Simplesmente minhas aulas de filosofia e sociologia foram junto com vc Sopia. Mexeu muito com a mudança de universos e possibilidades, veremos novamente em algum dia distante nesse paralelo da filosofia.

pio drak1nha 15/12/2023

Livro ok
Ele tem sim partes muito legais, mas algumas muito enroladas, é um livro sobre filosofia então ele não é frenético, é ok.