O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

JessySkrock 28/04/2024

O MUNDO DE SOFIA - JOSTEIN GAARDER
“No mesmo instante em que se concentrava no fato de existir, pensava também que um dia morreria. E o mesmo ocorria ao contrário: só quando sentiu intensamente que um dia desapareceria é que pôde entender exatamente o quanto a vida era infinitamente valiosa. E quanto maior e mais clara era uma face da moeda, tanto maior e mais clara se tornava a outra. Vida e morte eram os dois lados de uma mesma coisa.”

Neste livro filosófico o autor trás para Sofia de 14 anos várias perguntas que nós mesmo nesta fase do desenvolvimento nos questionamos: "Quem é você?" "Qual é a origem do mundo?". Além de dar um grande curso de filosofia para a Sofia, ele trás de forma leve e suave questões filosóficas que nos ajudam a desenvolver nossa forma de pensar.

“Não se pode experimentar a sensação de existir sem se experimentar a certeza que se tem de morrer, pensou. E é igualmente impossível pensar que se tem de morrer sem pensar ao mesmo tempo em como a vida é fantástica. […] Não era triste que a maioria das pessoas tivesse primeiro que ficar doente para só então entender o quanto a vida é bela?”

Sempre fui uma grande amante da filosofia, sempre amei os filósofos e suas formas incríveis de terem visto o mundo, então este livro além de me fazer relembrar dos pensamentos de cada filósofo, ele me trouxe uma nova forma de enxergar a vida.

"Você apenas se habituou tanto com o mundo que ele já não surpreende mais você."

É incrível como se acostumamos com as coisas, como nada mais é novidade. nada mais nos surpreende, e de certa forma as coisas viram banais, como acordar já é algo normal, não algo maravilhoso ou uma dádiva, poder comer é algo natural, não uma condição perfeita que nos deixa aproveitar cada alimento e saborear os sabores que nossa comida nos proporciona. Sabe parece que a vida não é nada fantástico quando se acostumamos com ela.

"O fato de o mar estar calmo na superfície, não significa que algo não esteja acontecendo nas profundezas."

"Tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas."

ig literário @skockbooks

Anibul 28/04/2024

Imagine se Alice, do País das Maravilhas, encontrasse Sócrates para um café e acabasse caindo num buraco de coelho existencial. Bem-vindo ao "O Mundo de Sofia", onde a filosofia ganha vida de uma forma tão louca que até Descartes diria: "Penso, logo rio".
A história segue a jornada de Sofia, uma adolescente que recebe estranhas cartas endereçadas a uma pessoa chamada Hilde. Mas antes que ela possa dizer "Platão", Sofia é arrastada para uma viagem através da história da filosofia, completa com discussões com Sócrates, um encontro com Descartes e até uma festa de chá com Marx e Freud. Sim, você leu certo. Uma festa de chá filosófica. Porque, afinal, por que não?
Mas não se engane, não é só risadas e festas de chá aqui. "O Mundo de Sofia" é repleto de reflexões profundas que vão fazer você coçar a cabeça e pensar mais do que um filósofo num dilema ético. Questões sobre a existência, a natureza da realidade e o propósito da vida são tecidas habilmente na trama, fazendo com que os leitores questionem sua própria compreensão do mundo.
E se você acha que filosofia é chato e complicado, pense de novo. Jostein Gaarder, o mestre por trás desta obra, transforma até os conceitos mais complexos em algo acessível e, é claro, hilário. Prepare-se para rir, para se surpreender e, acima de tudo, para se apaixonar pelo mundo da filosofia de uma forma que você nunca imaginou.

Então, se você está procurando por uma aventura que vai te fazer rir, te fazer pensar e te fazer olhar para o mundo de uma maneira completamente nova, "O Mundo de Sofia" é o livro para você. Afinal, como diria Nietzsche, "Aquele que dança com filósofos deve esperar ser girado".

Franciele.Nardes 26/04/2024

É uma leitura bem cansativa, capítulos extensos. Porém para quem gosta de filosofia é um ótimo livro, gostei de muitas coisas. E é um livro que tem que ler mais de uma vez para acompanhar bem a história da filosofia.

Clara 24/04/2024

O bote se soltou!
Depois de 3 meses terminei.
Confesso que no começo achei bem entediante, mas depois fui começando a gostar da história. Fala de vários filósofos, etn pra quem gosta do assunto, recomendo.

A história é sobre um major que manda cartas no endereço de Sofia. Ela está nas vésperas de seus 15 anos e começa receber algumas cartas com a data de seu aniversário. E começa a receber também cartas para um curso de filosofia.

Eu demorei bastante para ler mas, também pelo motivo de que tinha capítulos que achava muito entediante.
1° livro lido esse ano ?

daniela!! 22/04/2024

????? ? ?? ???
O Mundo de Sofia foi um livro bem interessante de ler, no melhor sentido possível.
Durante a leitura, fica claro que o objetivo da obra é ensinar o básico sobre filosofia, logo a história (por mais que até seja legalzinha) acaba ficando meio de lado e não é tão desenvolvida.
A ideia do livro é bem criativa, e acho honestamente que vale muito a pena ler pelos conhecimentos que podem ser adquiridos pela leitura da obra.
Acho que o livro superou MUITO as minhas expectativas em alguns aspectos, em outros nem tanto...
Enfim, recomendo! ;)

PS: Ignorem o título brega, não sabia o que colocar!
brenda1 23/04/2024minha estante
Meu professor de filosofia no ensino médio sugeriu esse livro, mas nunca fui atrás. Depois de ler sua resenha, deu vontade de ler kkkkkkkkkkk

daniela!! 23/04/2024minha estante
Leia simm! É muito interessante!!

Paulo Henrique 22/04/2024

Relendo e aprendendo.
Gosto muito de filosofia, mas a grande maioria dos livros são complicados e requerem uma leitura bem atenta, como se você estivesse estudando. Prefiro uma leitura mais fluida e de fácil entendimento, e depois de ter lido esse livro quando jovem, reler permitiu entender o motivo do sucesso, a maneira fácil que nos apresenta a história da filosofia. Valeu a releitura.
Denise365 28/04/2024minha estante
Li há alguns anos, sinto vontade de reler.

Fabio 25/04/2024minha estante
???? ótima resenha!!!

DeniseSC 26/04/2024minha estante
Obrigada! Esse livro tem tantas camadas que preferi não descrever muito e acabar estragando a experiência dos futuros leitores

Rafa 20/04/2024

O mundo de Sofia.
Da para entender o motivo de ter sido um livro tão popular nos anos 90.
É um livro que conta de forma leve a história da filosofia, confesso que não foi fácil de ler em alguns momentos por ser um pouco monótono, intercalei com algumas leituras também para mudar um pouco, mas por fim sim, é um livro muito interessante.

15/04/2024

Amei ler esse livro brincando fui conhecendo a filosofia. Muito bom com um contexto com outras palavras.

Rodrigo Montalvão 14/04/2024

A minha leitura foi mais proveitosa no início e no começo da segunda metade,pois enquanto romance,o livro só não me deixou mais entusiasmado pelo seu final(não tão interessante quanto os acontecimentos do começo).Recomendo a leitura para que se tenha um contato inicial com a Filosofia,sobretudo aquela de Ensino Médio,e para quem leu na adolescência tal como eu,não deixe de reler,pois creio no potencial desse livro para ser uma de suas memórias afetivas favoritas!

Selma133 14/04/2024

Filosofia em romance
De forma simples o livro trás toda a história da filosofia, para mim, que não gosto muito de filosofia, me despertou a vontade de ler mais sobre o assunto.

Julia5887 14/04/2024

Cansativo
Para começar tenho que admitir que li meio que sob pressão pra agradar meu pai, então já fui com a ideia de que o livro seria chato, mas acabei gostando apesar de ser um livro que me cansou muito e que é meio complicado de entender com todas as ideias filosóficas e tudo mais. O final do livro é maluco de mais e justamente por isso achei super divertido e ao mesmo tempo que me causou uma melancolia inesperada, fiquei me perguntando "vai acabar assim mesmo??" E ACABOU!! No fim foi um livro que eu não me arrependi de ler e até me diverti lendo.

Léo 10/04/2024

Obra prima
Que livro maravilhoso! Para aprender filosofia e refletir. Tudo isso com uma história envolvente com personagens cativantes

Isabelle333 07/04/2024

Uma experiência interessante
Um livro denso e para ser lido com calma, mas que vale a pena a tentativa. O final não é dos melhores, mas, como um bom livro de filosofia, abre espaço para a interpretação pessoal e instiga o leitor a pensar por conta própria. Difícil de ler em algumas partes por ser muito monótono, teórico ou por parecer não levar a lugar nenhum, mas o enredo, por mais demorado que seja, tem uma construção interessante e uma reviravolta a altura de um livro como esse. A experiência é, em sua maioria, muito positiva, mas é preciso paciência e tempo para aproveitar a sua leitura ao máximo.

Waleska5 06/04/2024

Do início ao fim da filosofia
Sofia uma menina de 14 anos começa a receber cartas anônimas pelo correio, que fala sobre a história da filosofia. Um mistério em saber quem é o homem que envia as cartas do Líbano e cópias para sua filha Hilde, também desconhecida por ela.
Ao passar do tempo as cartas revelam que Hilde é sua irmã e Alberto o major seu pai.
Sofia aprende tudo sobre o mundo filosófico, aprende sobre Descartes, Arisroteles, Darwin, Freud, Jesus Cristo, Buda, Salomão, Santo Agostinho e coisas sobre o planeta e as galáxias.
Um livro completo para quem ama filosofia e tem interesse de conhecer sobre esse universo.