O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

LiWeber 17/05/2024

O livro que me fez fazer a faculdade de filosofia
Lá pela minha adolescência resolvi ler esse livro da biblioteca, fiquei tão encantada com ele que optei em fazer como curso superior filosofia, mesmo que siga a profissão do meu segundo curso, a filosofia ainda é uma grande parte da minha vida e tudo graças a esse livro.

Gui Scheffer 13/05/2024

Breve comentário sobre O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder.
Uma introdução ficcional à filosofia, de um jeito muito irreverente e muito divertido, acompanhamos Sofia através da maior aventura da história da humanidade; a busca por um conhecimento que nunca teremos por completo.

isa :) 12/05/2024

O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder
Ganhei esse livro do meu sogro, que é inteligente quando o assunto é filosofia e fiquei muito curiosa pra ler. Confesso que demorei mais tempo do que gostaria pra poder terminá-lo, mas não me arrependo de ter aproveitado a leitura da forma que fiz!

Pra mim não foi muito difícil ligar os pontos de que Sofia e Hilde eram a mesma pessoa, mesmo que em algumas partes tenha sido um pouco confuso. Adorei a forma como a Idade Média foi retratada como horas no relógio, achei GENIAL!!

Acho que nunca tinha me interessado tanto pela filosofia, mas tive uma visão muito diferente do que ela é quando comecei a ler o livro. Senti como se estivesse numa aula muito bem dada do assunto!

Muito muito bom, além da história te prender, você acaba terminando o livro com mais conhecimento também :)

????????

lis 12/05/2024minha estante
Eu terminei ele hoje!!! Amei sua resenha?

lis 12/05/2024

O mundo de Sofia revela uma jornada de autodescoberta, que a Sofia e Hilde se conectam com o mundo e sua essência, questionando a existência e o sentido da vida?
Isabelli.LuAsa 13/05/2024minha estante
Eu li outras resenhas e estou confusa se de fato sofia e hilde são a mesma pessoa só que em realidades diferentes. Para mim essa teoria faz muito sentido porém não sei em que momento do livro isso fica explícito.

maria 10/05/2024

A história da filosofia
Eu estava extretamente curiosa e empolgada para ler este livro devido a o meu interrese pela filosofia. Confesso,que no começo achei um tanto quanto entediante devido a sua parte mais técnica e historica,mas conforme o livro foi passando eu fiquei cada vez mais pressa e conectada a história.
Eu adorei como o autor traz um grande misterio ao livro que gira ao entorno de quem é Hilde, e de como isso nos faz querer saber mais sobre a filosofia para encontrarmos uma resposta(mas filósofos de verdade não precisam de respostas precisam de Perguntas!!!)
O livro é ótimo,mas só recomendo para quem realmente se interessa pela filosofia e pela sua história e para quem gosta de crises existências.

victor 07/05/2024

Cara, finalmente.
Eu estava extremamente ansioso para ler esse livro, já que ano passado estava começando a gostar de filosofia, e por diversas influências. Quanto mais meu interesse crescia, mais me via na obrigação de tentar consumir esse conhecimento de maneira acessível. Comecei com o livro "Uma Breve História da Filosofia", que serviu como uma grande introdução para eu entender, pelo menos, os fundamentos básicos, e "O Mundo de Sofia" serviu como um complemento essencial.

Mas agora, falando do livro, tenho que dizer que ele é genial, em vários aspectos, sendo o principal deles: retratar um romance que carrega um suspense junto com uma explicação didática de cada filósofo, de maneira bem simples e as vezes, com exemplos! isso é simplesmente uma ótima maneira de introduzir leigos para a história da filosofia, já que esse livro é um mar de detalhes por si só. O único aspecto negativo, é que ele consegue, muitas vezes, ser cansativo.

Em vários momentos, me peguei pensando em desistir da leitura, já que tem certos capítulos e páginas, que o livro chega a virar uma enciclopédia, que dependendo ou não, da sua curiosidade e paciência, pode acabar te fazendo perder o interesse. Mas isso é minoria, já que esse aspecto se apresenta mais nos capítulos e páginas que tem como tema o contexto histórico por trás de cada filósofo, e que por mais que seja interessante, as vezes acaba sendo bem enjoativo.

Mas a história em si, te prende muito. Você fica fascinado pensando em que desfecho ocorrerá na história de Sofia, Alberto, Hilde e o famoso Major! Todos esses personagens tem coisas em comum e personalidades com camadas incríveis, e de tamanha profundidade.

Em suma, "O Mundo de Sofia" não é um livro para todos (já que 553 páginas de muita filosofia e história terá que ser de grande interesse para você), e isso o torna um clássico atemporal e fundamental para qualquer pessoa que queira entender a filosofia em sua essência, e mais um pouco.

Ibastardinho 06/05/2024

O mundo de Sofia
Então o que posso dizer do livro. O livro tem um tema interessante mas o problema é que é muito longo e tem muita informação técnica o que faz com que o livro se torne chato. Eu demorei 5 meses ou mais já nem me lembro para acabar este livro. Só recomendo se gostarem mesmo de filosofia porque se não não vale a pena.
O livro é todo en torno da filosofia.
Não gostei do final foi tão atoa só acabou simplesmente não teve um final parece que ficou em aberto sei lá.

J A S 05/05/2024

O Mundo de Sofia
Eu particularmente gosto desse livro. Para quem quer conhecer mais da filosofia esse é um bom livro, no entanto sem aprofundar muito. Nesse livro vemos a história da Sofia junto de ensinamentos sobre a filosofia e a história da filosofia. Por isso eu gosto muito e recomendo.

Maria11438 05/05/2024

Demorei...
O livro traz muitas reflexões interessantes sobre a vida e a maneira como a encaramos. Acredito que por ser um romance de filosofia, a leitura possa se tornar um pouco cansativa (pelo menos, pra mim).

Dougmage 04/05/2024

Não é porque não vimos um corvo branco que ele não exista.
O mundo de Sofia provavelmente será o livro mais complexo em fazer uma resenha.
Devido a isso... não irei detalhar tanto mas peço para que caso sinta a mínima vontade vontade de le-lo, façam isso! Vocês não vão se arrepender.

O mundo de Sofia conta a história de uma garotinha chamada Sofia na qual de forma inusitada e enigmática acaba conhecendo um homem " estranho " que diz ser um Filósofo na qual tem como objetivo ensinar Filosofia para Sofia.

Esse é um dos pouquíssimos livros que li e senti como se estivesse sendo preenchido com cada vez MAIS conhecimento!
O livro não retrata apenas filosofia, abrange também um vasto conhecimento sobre psicologia e biologia.

- COM UM PLOT INSANO NO FINAL. -

Assim como eu, creio que muitas pessoas sintam uma certa "preguiça" para ler algo sobre filosofia...
infelizmente é um assunto que não é muito procurado no século em que estamos.
Mas felizmente, após ler esse livro, eu notei o quão importante esses assuntos são para nós. E aprendi a gostar de uma forma genuína tudo que envolve Filosofia!

RECOMENDO INFINITAMENTE.

laissa33 03/05/2024

Demorou um tempo considerável ate a historia andar, e acho importante ressaltar que desde do inicio já fica bem claro a sua intenção de mostrar aos leitores e introduzirem ao mundo da filosofia. Os ensinamentos são lindos, os personagens e o enredo. Falando em enredo, ele é bem fraco, e isso acontece justamente em razão que o livro tinha a sua promissa de atrair o publico mais jovem a filosofia, construindo um drama juntamente relacionado a aprendizagem. Porem, sinto que no final o livro decaiu bastante, em relação ao romance.
O livro fez o que prometeu. Me fez ficar com uma vontade incansável de aprender mais sobre a filosofia e as suas historias.

roberta.samyly 01/05/2024

Eu senti que não passa de um grande livro didático de filosofia com escrita simples e acessível que permitisse adolescentes e pessoas leigas em filosofia lessem. o mistério que envolve a sofia e hilde prende a leitura por um tempo significativo, mas senti que isso se perde em meio aos conteúdos, deixando a leitura meio massante.
no fim das contas, senti que o desfecho pro mistério não foi suficiente, mas de qualquer forma, acompanhar o desenvolvimento das ideias filosóficas foi bem proveitoso e prazeroso, ainda que houvessem momentos cansativos na leitura. vale muito a pena.