O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

isa1047 28/10/2023

O mundo de sofia ?
Eu achei o livro muito bom, ele realmente é uma ótima introdução pra história da filosofia, talvez eu releia depois com mais calma pra absolver melhor porque tudo é passado de maneira bastante didática e fácil de entender
buttt o livro ficou cansativo pra mim ali pelos 60% :/
o desenrolar da história foi muito bom!! e eu tava curiosa pra descobrir o plot no final mas eu esperava mais, senti que não entregou o que prometia e ficou meio raso

4!

Maria V 28/10/2023

Eu pensava que ler esse livro seria uma experiência transformadora, mas no final ele parece mais um livro didático disfarçado de ficção.

Acho que teria gostado muito de ler ele na escola para debater nas aulas, mas como literatura para passar o tempo foi quase uma tortura. Quem sabe em outra vida eu tento de novo

Tom Bispo 28/10/2023

Um Olhar Na Existência
Em "O Mundo de Sofia", Jostein Gaarder nos concede um passeio através da existência do indivíduo e da sua evolução/crescimento. É um livro que possui uma certa complexidade na leitura, que pode incomodar leitores mais enfadonhos.

Na história conhecemos a jovem Sofia Amundsen, que está prestes a completar quinze anos e então em um dia como outro qualquer, ela recebe uma carta com perguntas de caráter simples, mas que ao mesmo tempo mexem com ela: "Quem é você?" e "Qual a origem do mundo?" E aqui nos deparamos com algo corriqueiro e muitas vezes enigmático da vida humana: "O existir".

Apesar do caráter filosófico da obra, é muito clara a simbologia que a "Sofia" representa, e não digo isso apenas por causa do nome em associação ao termo "Filosofia", mas também porque é a representação da menina que está em crescimento, assim como qualquer adolescente, tem dilemas e dúvidas típicos da idade.

"O Mundo de Sofia" foi o primeiro livro que li na minha vida, e gosto sempre de dizer que ele foi um divisor de águas para mim, foi através dele que despertei o desejo de me aprofundar ainda mais na Filosofia. Amo demais essa obra e sempre que posso eu a indico para todos!
QUEIJO460 28/10/2023minha estante
Entrou na literatura com o pé direito

Bia Barbalho 28/10/2023

O livro é bom é muito interessante a história da Sofia e do Alberto e todo o mistério sobre o major são bem interessantes

Lucas.Costa 26/10/2023

Filosofia para todas as idades
Top 3 melhores livros da minha vida. Explica conceitos complexos com facilidade. Deveria ser leitura obrigatória na escola
Katia Rodrigues 26/10/2023minha estante
Concordo!

Emily 25/10/2023

Interessante
Uma boa opção para começar a estudar filosofia ou para entender o básico e fingir que sabe.
Gostei me senti inteligente.

Antonella.Fendrich 24/10/2023

Bom mas muito cansativo
O livro tem um enredo interessante só que con o passar das páginas a leitura de torna maçante, muita informação é exibida ao leitor e começa a ficar chato.

Shelle 22/10/2023

Marcante
Li este livro quando tinha, mais ou menos, 13 anos. A obra plantou sementes de interesse nos assuntos filosóficos que alimentam a alma, e florescem ainda hoje.

Carla.Parreira 20/10/2023

O mundo de Sofia
O resumo ficou muito grande, deixo o link para leitura na minha página do Facebook
Resolvi compartilhar

rayssadioli 19/10/2023

Tive uma experiência fantástica com este livro. O livro em si, enquanto romance, não é algo tão espetacular, de modo que muitos críticos apontam defeitos para esse lado. No entanto, o que deixa o livro genial é que o autor transmite conhecimentos gerais ao leitor, tanto no que concerne à Filosofia, como também à História, à Física, etc. Só que isso não é simplesmente jogado no livro, mas relacionado com a narrativa, e é justamente essa mescla de conhecimento com ficção que torna o livro tão espetacular.

Os temas que são abordados ao longo do livro não possuem tanto aprofundamento, já que acredito que o propósito do autor não é esse, mas sim levar o leitor a obter um imaginário mais filósofico, buscando, dessa maneira, nunca se acomodar, sempre adquirir mais conhecimento, além de de se admirar e refletir sobre o que acontece a sua volta, o que, segundo o autor, é essencial para um verdadeiro filósofo. Portanto, torna-se provável que o próprio leitor busque aprofundamento no que é ensinado no livro de maneira introdutória.

Em relação aos personagens, eles possuem uma construção bem rasa e, por essa razão, não são tão cativantes. Além disso, acontecem, na história, diversas coisas que muitos podem achar sem sentido, considerando-as fantasiosas demais, o que não prejudicou minha leitura, já que estou acostumada e costumo gostar desse tipo ocorrência em ficções. Entretanto, eu concordo com o fato de ser uma narrativa fraca e, provavelmente, seria apenas mais um irrelevante livro lido se não houvesse o lance da Filosofia incluso na ficção.

Acredito que meu fascínio pelo livro se deu por eu amar Filosofia e adorar ler romances. Assim, essa mescla não poderia resultar em algo ruim para mim. Embora não haja aprofundamento nem nos temas (este que não é um defeito, já que o objetivo é apenas introduzir o leitor no mundo da Filosofia) nem nos personagens, é possível relevar isso ao analisar o livro como um todo. Desse modo, recomendo que todos leiam este livro, que consegue fazer com que o leitor se divirta ao mesmo tempo que aprende ou recapitula ensinamentos já vistos.

Elanyy 19/10/2023

O mundo de Sofia
Um livro super interessante para quem quer aprender tudo desde o começo de uma forma simples e (literalmente) como se fosse explicada para uma criança.
Senti que o autor tem alguns devaneios durante o livro, oque pode deixar a leitura bem massante e cansativa. Mas, o conteúdo que é apresentado de forma lúdica, oque faz com que você se apegue a história.

Mariana_Dalmaso 18/10/2023

O livro apesar de denso, conta a história da filosofia de uma maneira leve. É um bom livro, principalmente para o público infanto-juvenil.

myllas. 17/10/2023

Li no início da adolescente, o primeiro contato com leituras filosofica a gente nunca esquece. Apesar de não ter mais fresco na memória todos os detalhes históricos, lembro-me bem do impacto que me causou. Ficará pra sempre na minha memória afetiva!

Maria.Clara 13/10/2023

A história em si do livro eu achei bem peba. O final ficou meio confuso, meio pobre mas o plot até q é legalzin.

O melhor do livro são os ensinamentos de filosofia, isso pq eu gosto de filosofia e gostei de ver mais sobre, mas se vc n gosta, talvez esse livro não seja pra você.

Além de ser uma leitura bemmm densa e bem demorada. Demorei uns três meses pra terminar por conta de preguiça, falta de ânimo mesmo. Mas estou feliz que terminei. Valeu a pena. O capítulo de Freud foi o melhor na minha opinião. Grifei o livro inteiro.