A herdeira

A herdeira Henry James

Resenhas - A Herdeira

florence28 04/12/2022

Idiotas também envelhecem
Catherine, uma jovem mulher reservada, mansa e sensata.
Seu pai, Austin Sloper, um homem cuja definição seria literalmente frio e calculista. Como se fosse um psicanalista, a todo momento ele tenta analisar e dissecar o comportamento da filha e de todos ao redor dele, o que chega a ser demasiadamente meticuloso e exageradamente calculista. (Quem já assistiu The Big Bang Theory, ele é literalmente a mãe do Leonard) Apesar de não considerar a filha uma das criaturas mais brilhantes e exepcionais do mundo, faz de tudo para protegê-la de possíveis perigos, reconhecendo sua ingênuidade.

E é dessa forma cautelosa e meticulosa que ele trata Morris, um homem aparentemente "perfeito". (Perfeito de mais para ser verdade.)pelo qual sua filha Catherine acaba se apaixonando perdidamente. Porém, como ela possui certa sensatez, acaba refletindo e quando Morris perde todo aquele brilho da paixão, Catherine consegue organizar seus pensamentos e entender os motivos do pai por querer rejeitar seu quase perfeito pretendente. (Que convenhamos, só tinha aparência, mas era golpe, o que é muito comum acontecer na vida real, além de que o livro é inspirado em uma história real)

Na vida de Catherine também há sua tia Lavinia melodramática...que mais atrapalhou a vida de Catherine do que ajudou. Conseguiu atrapalhar a protagonista até mesmo depois de décadas...

A história é bem "não fede nem cheira" e o interesse amoroso da protagonista é um interesseiro duas caras e sinceramente eu estava querendo mais que o Morris ficasse com a tia da Catherine do que com a própria Catherine. Dois patéticos, combinariam bem...

AleBooks 02/09/2022

Chato...
Eu realmente sou uma pessoa dificil de não gostar de um livro, e esse eu não gostei nem um pouco!!

Ele é chato, repetitivo, e massante.

Além de nossa protagonista ser uma pessoa extremamente parada, ela não toma atitude!! Eu quase que entrei no livro e dei um tapa na cara dela para ela agir ;-;

Eu não gostei de nenhum dos personagens do livro, nenhum mesmo. O pai dela eu até gosto um pouco, mas não gosto ao mesmo tempo ;-;

O final para mim foi HORRÍVEL, eu super achava que iria ter um plot daqueles. Enfim fui tapeada.

Mas depois irei reler, para ver se minhas opiniões sobre tal mudem

Minha opinião mudou. A protagonista é forte e decidida, ela amadureceu durante o livro, e para a época, ela foi muito feminista e contra o " as mulheres precisam de um homen" que para a época era um tabu.

Carol 23/01/2022

Primeiro de Henry James que li
Livro de época, com os costumes, tradições e ambientações típicos sendo retrados. Tem uma lingaguem mais rebuscada própria da época em que foi escrito, não é um conto de fadas. É um bom livro, mas achei a leitura arrastada.

Deborah_Amancio 01/01/2022

A leitura é fluida, mas esperava muito mais atitude por parte da protagonista. Talvez os tempos atuais clamem por atitudes mais firmes por parte de uma protagonista fonte dos acontecimentos, mas na época em que se passa a narrativa (publicado em 1881) a atitude de Catherine já seja por si só um ato de coragem, força e à frente de seu tempo. É um livro bem escrito e de fácil leitura e detalha as diversas nuances das relações e sentimentos.
O oportunista Morris busca casar-se com a tímida Catherine tendo em vista sue dote, enquanto seu pai, o doutor Sloper desdenha e distrata sua filha desde o momento de seu nascimento. A forma com o autor descreve os acontecimentos e sentimentos dos envolvidos na trama e como é descrito o amadurecimento de Catherine é marcante.
Ainda assim achei uma leitura um tanto chata.

Morgan 21/12/2021

Esse livro arrasta um pouco da escrita , mas eu não me dei conta na empolgação. Um livro leve, mas com muitas emoções.
Esperava mais. Mas foi bom^_^

Day-Z 14/12/2021

A Herdeira
O livro é uma história que se passa em Nova Iorque. Uma Jovem chamada Catherine vive com seu pai o Dr. Sloper, sua mãe faleceu quando ela ainda era pequena e pelo seu tempo, ter filho homem era questão de honra, porém nasceu uma menina, mas mesmo assim ela poderia herdar os bens de seu pai. Com o passar dos anos ela conhece Morris, um jovem com uma voz e um sorriso encantador, porém suas intenções para com Catherine não são as melhores. Seu pai percebe e não cede a benção para a união dos dois. Pouco tempo depois eles rompem a relação e Catherine passou sua vida toda sem marido, sempre vivendo ao lado de seu pai. Ela é um exemplo de mulher independente que não precisa estar em um relacionamento para ser feliz.

Sabrine 10/12/2021

A jornada simples e profunda de uma mulher
Henry James constrói uma narrativa cheia de pontos de vista e nuances diferentes, pra contar a vida de Catherine, uma jovem mulher com um pai insensível e manipulador. O autor trata a protagonista com bastante respeito e nos dá uma heroína digna e feminista, algo incrível considerando a data do livro. Gostei muito!

Beatriz 03/12/2021

Que livro mais sem sal e sem açúcar! A protagonista mais chata que eu já vi em uma história! Parece que eu li, li, li e não sai do lugar! Em momento nenhum a garota amadureceu, deu a volta por cima ou algo do tipo? Continuo o livro todo a ser a mesma garotinha sonsa do começo, não vale a leitura.
AleBooks 12/06/2022minha estante
Concordo!!! Acabei de ler ele ontem e me decepcionei muito ;-;

Cami. Milla 17/11/2021

AMEI
Meu primeiro contato com o autor, achei que seria uma leitura lenta por ser clássico, mas se mostrou o contrário, uma leitura rápida e fluída, com certeza procurarei mais livros desse autor.
O Dr. Sloper Pai da querida catherine, era um homem extremamente sagas, orgulhoso e ingrato, se importava mais em estar certo do que com a própria felicidade da filha.
Ele não a achava inteligente nem esperta, ela só queria deixá-lo orgulhoso.
Aqui nós vemos como os princípios daquela época são bem diferentes do que é hoje.
Deixar nossos sentimentos de lado, nossa felicidade, para satisfazer os desejos de nossos pais e os deixar orgulhosos.
Amei que ela tenha crescido e evoluído, que não tenha feito a promessa ao seu pai, e que mesmo sem promessa, não tenha aceitado ser amiga de morris.

Sofiaa 23/10/2021

Meio decepcionante:((
O livro tem uma historia otima, mas tem palavras muito formais e a escrita é meio cansativa então, é chato de ler ?

Caique.Taguti 27/05/2021

Agradável
A romance em si é bem complicado de ler, pois é um pouco penoso, não me interessei pelo enredo apresentado. Mas isso só no começo, conforme fui avançando as páginas percebi que o autor me levou de forma rápida até o desfecho do livro. A escrita sútil e primorosa do autor, faz com que nem perceba que está avançando na história. Como primeiro contato com Henry james não poderia ser melhor, empolgado com o que mais ele tem a oferecer.

tati.ANNa 05/02/2021

Washington Square
Comecei a leitura sabendo que tudo estava em torno do crescimento pessoal que Catherine teria diante da situação que se encontrava. Se tem uma coisa que amo é um bom desenvolvimento de personagem, e essa é uma das principais razões de ter adorado demais a leitura.

A escrita de Henry James foi envolvente e cativante, ele tem uma forma distinta de descrever e traçar a personalidade de cada personagem que conseguiu fazer eu me investir bastante na estória.

Porém, achei o final meio corrido. apesar de termos finalmente uma Catherine com mais vivência, fibra e espirituosa, não achei o encontro final tão satisfatório. Ela com certeza aprendeu muito com o que aconteceu, e foi algo que a marcou para a vida, mas não pareceu ter superar o acontecimento completamente. pareceu que sua estória foi meio deixado pela metade e tinha mais coisas a ser contada.
Além de a relação entre ela e seu pai acabar não sendo realmente aprofundado e resolvido da forma que estava esperando, e essas são as razões de o final não ter me agradado tanto.

Em geral, achei um livro muito bom, com um final não tão satisfatório.
É meu primeiro contato com o autor, e com certeza vou procurar outras de suas obras.