A Taça de Ouro

A Taça de Ouro Henry James

Resenhas - A Taça de Ouro

Heyss 03/07/2018

Obra de um mestre da escrita
Experimental, rebuscado, original, profundo, intenso. Apenas um mestre da escrita como Henry James poderia escrever uma obra tão ambiciosa em seu experimentalismo e tão clássica em sua técnica. Vale registrar também a notável tradução de Alves Calado em sua tarefa hercúlea de passar um texto tão especial para outra língua de forma tão fluente que parece ter sido escrita originalmente em português brasileiro. Não é uma obra para quem procura mero entretenimento, mas é recomendável para quem gosta de apreciar uma técnica literária sofisticada aliada a extrema sensibilidade na construção de personagens e situações,.

marcelo.batista.1428 17/01/2021

Na contracapa da minha edição: “Clássico da literatura de língua inglesa, este romance apresenta uma crônica de costumes das classes mais altas da Inglaterra na virada do século XX”. É a história de um americano milionário que casa a sua filha com um nobre (príncipe) empobrecido (troca de dinheiro por status) e se casa com uma ex amante do próprio príncipe sem saber.
Não nos é apresentado nada do contexto político social e a única classe representada é a das personagens acima. E, no que eu compreendi, o foco fica mais na posição social de cada uma do que na personalidade.
Não consegui alcançar o porquê do livro estar entre os melhores do século passado, o estilo do autor não me cativou nem um pouco e achei o livro muito repetitivo. Apesar de ser um clássico, não foi uma leitura que me agradou.

Ka Castoldi 16/02/2009

Linguagem muito rebuscada, difícil de acompanhar. Não passei da pagina 20, mas parece bom. XD

ZeZe 02/07/2013

doei