A Cidade das Sombras

A Cidade das Sombras Jeanne DuPrau

Resenhas - A Cidade das Sombras

Aelita Lear 17/02/2020

Amei demais!
Acabei mais um livro maravilhoso!
Não consigo pensar em outro de tão grande a ressaca que estou.
A cidade das sombras é um livro simples, mas com tantos detalhes, tão vivos... Vc entra demais naquele mundo. E não quer mais sair dele (ou quer).
Recomendo muito para quem gosta de distopia, principalmente aquelas que se passam em lugares restritos.
Preciso de indicações depois desse hino!
chanhukinha 10/06/2022minha estante
Sabe me dizer se ele tem continuacao? Eu assisti o filme e ficou muita coisa sem resposta e li q seria lancado mais filmes de inicio, mas fracassou nas bilheterias.

R.S.Boning 19/05/2013

Livro fascinante! Final Surpreendente!
Não tenho palavras para descrever o que foi essa leitura. Eu li o livro até devagar, porque eu leio seis livros de uma só vez e porque escrevo e trabalho também, o que consome um pouco do meu tempo. Mas estou fascinado.
Eu já tinha certa admiração por esse livro, desde que vi o filme. Só que algo me chamou a atenção: o final é bem diferente. Em partes eu preferi o final do filme, cheio de maquinações e chaves e lugares secretos e tudo mais. Mas por outro lado, a parte em que a Poppy encontra aquele diário perdido e a Lina o lê, me fez arrepiar. A autora me surpreendeu. Desde o começo do livro eu tinha essa duvida: “Porque eles foram para Ember?”. E ela explica isso de uma forma tão emocionante e reveladora, que chega a ser triste. Não vou falar como e porque, se não seria um spoiler.
Outra coisa que me chamou atenção foi as metáforas do livro. Essa ideia de estar em um lugar que você vê como único lugar existente e imaginar que existe mais do que isso, por sonhos e tudo mais. Veio-me logo em mente a teoria da caverna de Platão. Onde um homem se encontra amarrado de costas para a entrada de uma caverna e ele cresce ali, mas descobre que existe mais do que ele, vendo apenas a sobras de pessoas passando atrás dele e sendo projetadas na parede da caverna a sua frente. E isso me admirou.
Sem contar que é uma história bem bolada. Emocionante. Uma narração leve e bem amarrada. A autora sabia o que estava fazendo e isso conta muito. Pena não terem publicado os outros livros da saga no Brasil, adoraria lê-los.
Bem, essa é minha opinião. Se ela valer de alguma coisa, fica a dica: Leiam esse livro, é muito bom!
Abraços.
Iza 17/09/2013minha estante
É maravilhoso saber que alguém gostou deste livro tanto quanto eu.
Simplesmente amo e nem sei dizer ao certo o motivo... talvez pq ele mostre que somos cercados de tesouros, mas por tê-los ao nosso alcance nem os valorizamos. Talvez pq eu ache o Doon Harrow uma coisinha fofa ou pq me identifique com Lina Mayfleet por seu entusiasmo e o dom de sonhar coisas que estão além do considerado possível.
O Fato é que a história de Ember transmite, em suas incontáveis entrelinhas, um sentido estranhamente religioso e com mais profundidade do que aparenta em sua narrativa simples e juvenil.
Gostaria muito de ler a série completa, mas ainda não foi traduzida para nosso idioma e meu inglês é realmente péssimo.
Ah, tb gosto muito do filme, principalmente pelo bom trabalho da atriz que fez a Lina, Saoirse Ronan. E concordo com vc, o final do filme é mais emocionante... luminoso.
Adorei sua resenha! Parabéns!!

Dangelo 26/11/2020

Simples, divertido e muito bem escrito
É um livro voltado para o público infanto-juvenil de linguagem simples e de fácil compreensão, contudo possui uma história muito bem amarrada e praseirosa de se ler.

Ambientada em um futuro distópico, onde a humanidade vive enclausurada em uma cidade em ruínas, cercada totalmente por trevas, os dois protagonistas são instigados a buscar respostas e soluções para os anceios da população, que vê seus dias contados para um colapso total do sistema de iluminação, que ainda mantém miseravelmente a cidade em pé. A história traz um recorte interessante da humanidade, mostrando um universo em que os personagens não conhecem o mundo real, e desconhecem a existência e muito menos a utilidade de objetos simples, como uma vela, um fósforo ou um barco, e acaba evidenciando diversos problemas da nossa sociedade de maneira indireta.

Embora a autora não aprofunde muito a personalidade dos personagens, ela vai construindo ao longo da narrativa situações onde eles demonstram seu caráter, seus sonhos e ambições, e vai os conduzindo em busca de luz para os seus problemas.

Não é um livro com um enredo extremamente intrincado e que vai confundir a mente do leitor. Muito pelo contrário, possui um narrativa bem explícita e com um final esperado. Entretanto, ao longo da história trás momentos empolgantes, principalmente a partir da segunda metade do livro, quando ganha porções de ação e aventura, e passa a amarrar as pontas soltas, trazendo sentindo até para pequenos detalhes, aparentemente sem importância, da primeira metade do livro.

É um livro divertido e bem escrito, que vai garantir boas horas de entretenimento ao leitor.

Carol Christo 13/04/2009

Muito Bom!
A trama é super original e muito bem conduzida! Nos faz pensar sobre o nosso futuro e nas atitudes que tomamos. AMEI.

Agnes 20/03/2013

Muito bom!
Essa foi a primeira distopia que eu li, muito antes de eu saber o que essa palavra significava. Na verdade, eu nem mesmo sabia que se tratava de uma distopia. Li Cidade das Sombras no final de 2010. Havia achado o livro no meu sebo favorito em um ótimo estado, e tinha uma história interessante, então… o que eu tinha a perder? Eu havia acabado de retomar meu hábito por leitura ao terminar a série Percy Jackson e os Olimpianos, e ler esse livro foi uma ótima escolha.

Cidade das Sombras é uma história incrível. Toda a ideia (sendo um livro de 2003) é profundamente original e bem trabalhada, e faz você pensar o tempo inteiro. Lina e Doon são dois personagens cativantes, sendo que a narração é em terceira pessoa, variando entre os dois.

Em poucas páginas já estamos totalmente inseridos na Cidade de Ember, de nenhum jeito ficando monótono ou explicativo demais. É que nem Jogos Vorazes: a narrativa flui, as coisas acontecem, mas os protagonistas nunca te deixam sem entender como as coisas funcionam.

O grande problema no livro é descobrir uma saída dessa cidade subterrânea, e é o que os dois, juntos, acabam tentando fazer. Se você está procurando uma história com romance, não leia Cidade das Sombras. Os dois personagens tem 12 anos e a autora deixa bem claro que por lá todos nessa idade ainda são bem inocentes, e por enquanto é a amizade que prevalece entre os dois (o que me lembrou bastante de Will e Lyra da série Fronteiras do Universo). Talvez eles até acabem juntos em um futuro mais próximo (como eu torcia). Enfim, não procure por romance. Cidade das Sombras é para amantes de aventura e mistério, porque os leitores junto com o livro vão tentando descobrir e desvendar os enigmas que vão aparecendo conforme Lyra e Doon cavam a fundo da verdadeira história da cidade.

Para deixar claro, CdS não é YA (um termo americano usando para designar histórias young-adult: para jovens adultos, entre 13 a 23 anos). É mais uma história infanto-juvenil, mas isso também não quer dizer que ela é totalmente infantil. Não, nem um pouco. Como eu disse, é uma história incrível, daquelas que você lê em um dia só. Aliás, o livro é pequeno, cerca de 280 páginas.

Realmente gostei desse livro, mas o que me ajudou a gostar ainda mais é a ótima adaptação cinematográfica com a Saoirse Ronan (e com um garoto que lembra muito muito muito o Skandar Keynes). O filme é um pouco diferente: apesar do começo e do fim serem iguais, o desenrolar dos fatos e enigmas são diferentes, livro para filme. Mas não é algo ruim, na verdade, as duas versões são ótimas! Adorei ler e depois ver o filme para comparar.

De qualquer forma, eu recomendo bastante Cidade das Sombras. Pode não acabar sendo aquele livro que você vai dizer: “uau, isso é perfeição pura!”, mas, com certeza, vai lhe dar um boa tarde quebrando a cabeça para entender junto com Doon e Lyra.

Ah, aliás, o final é muito bonito. Fica aberto a continuação e realmente tem uma, mas não foi traduzida :/

Karine 27/12/2023

Decadência e esperança
É uma leitura confortável e simples.

Os personagens são interessantes e o enredo tem um bom desenvolvimento, o que torna muito fácil nos envolver na história.

Achei bem retratada a decadência da sociedade, com a desigualdade, corrupção, a fé cega e extrema, as informações enviesadas, a falta de crédito na ciência...

Me lembrou o Mito da Caverna de Platão, imagino que tenha sido proposital.
Soso 27/12/2023minha estante
Li esse livro há tanto tempo que achei que havia sido um surto da minha cabeça, mas é bom saber que não foi. É um livro realmente muito bom!

TSchneider 11/08/2020

Uma das melhores distopias
Já havia visto o filme a muitos anos atrás e tinha achado a história interessante e envolvente. O livro conseguiu ser ainda melhor.
Literalmente não larguei o livro desde o momento em que li as primeiras linhas, virei a madrugada lendo e o completei de uma vez só. É uma leitura muito fácil e envolvente, e a leitura fica ainda mais rápida quando você percebe que a história está tão boa que você não vai conseguir ler "apenas mais um capitulo".
Os personagens são ótimos, enquanto Doon pensa da mesma forma que uma criança pensaria (sempre querendo ser o herói, achando que sabe de tudo, etc), a Lina age um pouco mais como uma adulta em alguns momentos, como quando ela decide "ignorar" o que está acontecendo de ruim e "fingir" que vai ficar tudo bem, porém, como toda criança ela também tem uma curiosidade e determinação fantásticas.
Esse é um livro muito melhor do que várias distopias que temos por ai, principalmente as adolescentes. Se bem que o livro é protagonizado por duas crianças (pré-adolescentes?), o que é um pouco absurdo, já que crianças dificilmente poderiam passar por algumas dessas situações.
Gostaria de saber mais sobre como era o funcionamento da cidade (quem poderia virar prefeito? Por que alguns adultos tinham lojas e outros trabalhavam no funcionamento da cidade? Trabalhar em lojas era uma espécie de aposentadoria? Como o pessoal do relógio sabia quando ascender as luzes de novo se estava tudo escuro?), sobre o que aconteceu com a Terra antes deles colocarem as pessoas em Ember e se ainda existem pessoas sobreviventes.

Karen204 17/09/2021

História interessante, mas a execução nem tanto
O enredo da história é interessante, tem aquele mistério que te instiga a ler. Tanto que a partir da sinopse eu fiquei muito intrigante. Porém, na hora de ler mesmo, a execução dessa história me deixou a desejar, principalmente as soluções muito fáceis. Como se, por exemplo: eu preciso achar uma chave e de repente "oh meu Deus, a chave está aqui no chão da sala" kkkk isso me incomodou um pouco. E a forma que é contada impede que dê tempo de se apegar aos personagens, eu pelo menos não me apeguei a eles. Fora que no fim da história, ainda queria ter visto mais resoluções que faltaram para mim.

Resumindo, é bom e te distrai, mas também pode deixar a desejar

Patty 16/02/2010

O livro não é de todo ruim, a história é interessante, porém achei que se desenrola muito rapidamente, falta um pouco de tensão, de adrenalina durante o desenrolar da história, mas aguardo o próximo livro para ver se a continuação será mais empolgante.

Debora 03/11/2015

Sempre quiz visitar a cidade de Ember
Meu deus... Eu li esse livro faz bastante tempo, mas posso me sentir dentro da cidade de Ember num piscar de olhos. Me alegra pensar sobre o futuro de Lina e Poppy.
Essa historia me lembrou dos sentimentos que senti quando li Narnia, eu sei que essas dias historias são bem distintas no quesito gênero, porem elas desfrutam da mesma essência, uma "aventura" com um bom mistério e uma pitada de esperança.
Isso faz com que essas obras sejam inesquecíveis.
Esse livro não é clichê, é original. Não se vendem mais livros assim.
Meus parabéns ao escritor.

Lianeh 23/08/2016

Cidade das Sombras
Cidade das Sombras é um livro incrível e muito original. A historia, pode-se notar em certo ponto é pós-apocaliptística, o mundo que conhecemos ficou inabitável e os moradores foram levados para aquela cidade. O livro é infanto-juvenil, mas não significa que ele seja totalmente infantil. A historia é narrada em terceira pessoa e a narrativa é intercalada entre Lina e Doon, os personagens principais, que são amigos, só amigos, ou seja não exite nenhum tipo de romance entre os dois. então não espere romance no livro, ele é mais voltado para o mistério e a aventura.

Gostei muito do livro, me interessei por lê-lo depois que vi sua adaptação cinematográfica. A leitura não foi chata pele fato de saber qual era historia, pelo contrario foi muito prazerosa. Como acontece muitas vezes as adaptações tem vários detalhes e cenas diferentes do livro, com Cidades das Sombras foi assim, achei até que no filme a resolução do mistério da mensagem de instruções foi mais interessante. Bom se você quer um livro leve, diferente e misterioso esse é o livro.

site: http://sempremaisbylianeh.blogspot.com.br/2016/08/resenha-cidade-das-sombras-jeanne-duprau.html

Carol 06/06/2017

Sem resenha!
Um dos melhores livros que eu já li! Recomendo!