A Sonata a Kreutzer

A Sonata a Kreutzer Leon Tolstói

Resenhas - A Sonata a Kreutzer

Rafaela.Cruz 16/02/2021

Caminhada...
Nesse início de caminhada pelo universo de Tolstói, venho andando e me deliciando pelas infinitas facetas literárias que ele apresenta. Dei 4 estrelas, com o receio (ou não) de que lerei algo infinitamente maior. É uma história interessante e original. Me identifiquei, pois eu também fico ouvindo as fofocas nos transportes. Maria fifi, né mores!??!? A forma como ele discute os temas abordados é louvável.

Beatriz Machado 23/06/2023

“Antes, eu ainda tinha vacilações, dizia a mim mesmo “Talvez seja mentira, talvez me engane”. Dom Casmurro russo?
A sonata de Beethoveen dá nome a esta obra de Liev Tolstoi e ela foi inicialmente dedicada a George Augustus Polgreen Bridgetower, um violinista polonês e que depois, como relata a questão amorosa, acabou por ser presenteada a Rodolphe Kreutzer, um violinista francês.

Essa curta novela de Tolstói publicada em 1889 é focada em diálogos que acontecem durante uma viagem de trem. Há conversas bem intensas sobre a relação entre homem e mulher, além do instituto do casamento em um aspecto MUITO machista [lembrando o tempo: mil oitocentos e oitenta e nove! Não tem como discutir sobre isso, é impossível].

Muito embora haja uma moça que demonstra o avanço da sociedade russa naquele tempo, por óbvio, ainda temos uma sociedade caminhando e, por consequência, tem-se ainda os resquícios do machismo reinante.

Porém, a novela avança para sua finalidade um pouquinho mais adiante, onde um rapaz aparece e faz seu relato pessoal: ele m4t0u sua própria esposa e explica sua motivação [sendo bem sincera aqui: isso para mim não soa spoiler]. Aqui temos o que chamamos de “legítima defesa da honra”, uma figura penal que até um tempo atrás [e olha que estamos em 2023], era utilizada no Brasil.

A nível de Brasil mesmo, essa tese foi derrubada pelo STF somente em março de 2021, porque ainda existiam homens que justificavam seus atos terríveis como defesa de sua própria honra. A tese contraria os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da proteção à vida e da igualdade de gênero.

Muito embora o homem tenha praticado este ato, nós não sabemos se aconteceu o fato, até porque o rapaz está completamente cego de ciúmes e age sem pensar, achando que sua honra está ferida. Desse modo, toda a novela pode ser delírios do personagem, como também pode de fato ter acontecido.

DISCLAIMER:

Os livros são produtos de nossos tempos. Eu alimento essa tese, porque de fato, são. O livro vai trazer um desconforto para quem vai ler, até porque o machismo é massivo, mas… sabe, é 1889. Não se pode esperar nosso temos em 1889. Portanto, tenha parcimônia a ler livros tão antigos, não cobre mudança, não cobre nada, nem milite.

site: https://www.instagram.com/readstriz/

Camila 07/03/2021

Curto e denso
Em Sonata a Kreuzter, Tolstoi relata uma relação trágica de amor, ódio e adultério.
Apesar das muitas ideias absurdas apresentadas, sua genialidade é indiscutível.

jackpveras 01/08/2023

Triste
Relação passional cuja traição da esposa, em um cenário musical, tem um acontecimento trágico que é revelado nas primeiras páginas da história. O enredo é simples, mas a forma com que ele é apresentado faz da obra algo magistral.

Eduarda Duarte 24/11/2021

A Sonata a Kreutzer de Lev Tolstoi
Como sempre, Tolstoi magnífico.

O livro inicia-se, como já familiar ao autor, de forma mundana. Pessoas aleatórias em um trem discutem sobre a importância da independência feminina, até que embarca um passageiro um pouco mais agressivo que os outros.

Esse passageiro elege um dos que ali estão como seu ouvinte e através desse relato conhecemos a história de um relacionamento fadado ao fracasso.

O interlocutor conta desde os primórdios de sua vida como forma de justificar seu ápice - o feminicidio de sua esposa. Entendi o que Tolstoi quis dizer, mas é um personagem extremamente mesquinho e arrogante. E expõe as vissitudes de uma sociedade fadada ao fracasso com suas tradicionalidades e violências. E obviamente, seu machismo escancarado.

Thami 25/11/2021

Melhor novela
A novela mais polêmica do Tolstói e minha preferida! Argumentos (muitas vezes falsos) mas ainda assim levados ao extremo com a genialidade do autor. Temas revoltantes (muito machismo) mas desenvolvidos tão belamente que fiquei, li e quis mais. Amei!!!

Jaque.Barreto 30/12/2022

Moralismo embora comum ainda choca no século 21
Trecho da obra que define bem a ideia que a sociedade tem sobre as mulheres:

O mesmo se dá com a emancipação da mulher. A escravidão da mulher consiste unicamente em que os homens querem e consideram muito bom utilizá-la como um instrumento de prazer. Bem, e ei-los que libertam a mulher, concedem-lhe toda espécie de direitos, iguais aos do homem, mas continuam a ver nela um instrumento de prazer, e assim a educam na infância e, depois, por meio da opinião pública. E eis que ela continua sendo a mesma escrava humilhada e pervertida, e o homem o mesmo senhor pervertido de escravos.
Libertam a mulher nas escolas e nos parlamentos, mas olham-na como um objeto de prazer. Ensinem-lhe, como ela foi ensinada em nosso meio, a olhar assim para si mesma, e ela sempre permanecerá um ser inferior.

Só eu achei extremamente atual?

Catarine 03/01/2023

uma obra que simplesmente não existiria se o protagonista fizesse algumas sessões de terapia.
deixando a maluquice de lado, adorei minha primeira experiência com Tolstói.
Raissa.Guerreiro 24/01/2023minha estante
Kkkkk realmente

jeanczrlo 04/01/2023

ciúme x paixão
não preciso falar nada sobre esse livro incrível, esse trecho já diz tudo:

?todo aquele que olhar para uma mulher com olhos de cobiça prática o adultério, não se aplica unicamente à mulher do próximo, mas também à nossa própria mulher.?

Raquel 14/01/2023

pesadíssimo! escrita que prende a atenção, apesar de alguns trechos terríveis de se ler, principalmente pra pessoas como eu (mulheres)!

Almecz vic 26/01/2023

A Sonata a Kreutzer
Esse livro me obrigou a dar cinco estrelas, mesmo que a história de um modo geral vá contra muito do que eu acredito e seja até um tanto quanto "loucura" do ponto de vista social. O personagem principal tem opiniões sobre o amor e principalmente as mulheres que desafiaram o entendimento da contemporaneidade. Ao mesmo tempo é de uma genialidade absurda, se o propósito da arte é gerar amor ou incômodo, esse livro atingiu seu objetivo ao meu ver.

Elizabeth 11/02/2024

Ciúmes
O livro começa com uma confusão e vai pra um relato de um crime cometido por um marido ciumento, lunático.

Saimon.Domenegheti 22/02/2023

Interessante, mas só isso
Tolstói é uma lenda na literatura russa e quem sou eu pra falar que um livro dele não é bom. Entretanto, compartilhando minha simples percepção, achei difícil ler o livro com a visão de 2023.

A história se passa toda em um trem e consiste no diálogo entre dois homens.

No início os passageiros do trem discutem sobre amor, família e casamento. Sempre sob a ótica russa de questionar a moral dos sentimentos e do coração humano.

Depois, um dos passageiros conta sobre trechos de sua vida. A discussão em grupo acaba, mas o diálogo entre o passageio e outro homem continua.

Ele fala de sua relação com sua mulher, do início apaixonante até o trágico fim. Não achei grandes coisas e alguns momentos fiquei até entediado.

Ciúme, violência, amor, família: todos conceitos discutidos nesse livro.