O Faraó Alado

O Faraó Alado Joan Grant

Resenhas - O Faraó Alado

mara sop 07/06/2021

Meritneith, a primeira faraó mulher!
Minha fascinação pelo Egito Antigo e pelas grandes mulheres egípcias da antiguidade vem de criança, o que me fez estudar sua história de forma mais aprofundada por conta própria, coisa que faço há décadas, e Meritneith, possivelmente a primeira faraó mulher e rainha reinante da história, sempre me intrigou. Então, quando descobri esse livro, fiquei exultante pra poder lê-lo o quanto antes, mas o fato de saber que ele tinha um forte viés espiritualista, me deixou meio com um pé atrás, pois romances espíritas que se passam no Egito Antigo não são bem o meu tipo de livro, mas apostei minhas fichas e li. E amei!

Sekeeta é a filha do faraó, e desde criança foi educada para ser não apenas faraó, mas também sacerdotisa de Anúbis, já que ela tinha essa facilidade de lembrar de outras vidas e passear pelo mundo espiritual, assim como ajudar espíritos atormentados a evoluir e seguir em frente, algo que hoje chamaríamos de médium. Mas o bacana desse livro é que, mesmo ele sendo reencarnacionista, ele foge da visão religiosa cristã (tão posterior às crenças egípcias) que encontramos nos romances espíritas, e eu gostei muito disso. A história é fortemente baseada na visão espiritual egípcia, falando de Thot, Anúbis, Maat e outros deuses, da pesagem do coração e muitas outras coisas da cultura daquele povo tão antigo.

Falando da parte histórica, esse livro foi publicado pela primeira vez no fim da década de 30, e segundo o próprio, descobertas arqueológicas feitas após a escrita dele, corroboram várias coisas citadas durante a história que ainda não eram conhecidas (sobre isso, preciso pesquisar mais), enquanto outras ainda esperam por ser "descobertas". Mas me deliciei em ver o Egito de Sekeeta, seu relacionamento com o pai e o irmão Neya, suas aventuras e as relações diplomáticas egípcias com os antigos cretenses e núbios, e a eterna tensão entre egípcios e sumérios. Aliás, conhecer a Creta de 5 mil anos atrás foi, tipo, incrível.

No geral, o livro tem partes um tanto monótonas, o que me desanimou um pouco durante a leitura, mas a narrativa de uma batalha em que a própria Sekeeta liderou um exército salvou o livro dessa monotonia do treinamento espiritual dela.

Fiquei com vontade de ler os outros romances egípcios da autora, que infelizmente não chegaram a ser publicados no Brasil e estou pensando em ler em inglês mesmo.

Recomendo para fãs de romances históricos ambientados no Egito Antigo.

Meritneith vive!

Fimbrethil Call 03/10/2009

Interessante
Livro interessante, passado no Egito antigo, uma moça que tinha poderes paranormais, filha do faraó, então usava esses poderes para ser faraó ao lado do irmão. Muito interessante, mas que a autora diz que é a lembrança de uma vida passada dela. Isso não dá pra acreditar, que ela se lembrou com tantos detalhes até de diálogos que teve nessa outra vida...

cid 27/06/2009

sacerdotisa e faraó
No antigo Egito quando um farao era também sacerdote era chamado de farao alado.Sekhet-a-ra, conta a sua vida , e a de Neyah com quem compartilhou o poder durante a I dinastia.Este romance ocultista tem uma trama notável, recriando o antigo Egito com riqueza de detalhes , ou no dizer da autora com a memoria atávica.

Leitora Viciada 03/03/2009

Conhecendo a cultura do Egito antigo.

Conhecendo a cultura do Egito antigo de forma inteligente e prazerosa! É isso que acontece ao ler esse livro, uma verdadeira aula de história do antigo Egito de forma mágica, realística e comovente.

Essa história é linda, vista principalmente pelos olhos da filha do Imperador Egípcio. Você a acompanha durante toda sua vida e aprende muitas coisas sobre como era a vida dos egípcios naquela época, cultura, costumes...

Você testemunha também como é o treinamento do irmão dela que será Imperador, toda a aprendizagem deles dois, para serem justos, honrados e sábios.

Ela ajuda o irmão Imperador a administrar o imenso império deles.

Ela também passa por um forte processo para se tornar sacerdotiza e prova que as mulheres também podem ser guerreiras.

A parte que mais gosto é todas as provas que ela passa para ser sacerdotiza, nossa aquio foi muito bem escrito, é tão místico e ao mesmo tempo tão real... a viagem é fantástica!

E outra parte que eu adoro são as batalhas! Claro, não poderia faltar batalhas de exércitos, e como ela está lá, querendo lutar como um homem!

Também curti muito ter um leão de estimação e perceber como mesmo a família sendo rica eles são muito nobres de coração e espírito.

Muito bem escrito! Outro livro que li por acaso, vi no sebo e não resisti, adoro essas histórias antigas!