O livro vermelho

O livro vermelho Mao Tsé-Tung

Resenhas - O Livro Vermelho

Yejjjz53 29/05/2024

Leitura básica, guia prático
O Livro Vermelho é um guia prático, não deve ser considerado um estudo profundo do marxismo em si ou do próprio pensamento de Mao Ze Dong. Eu encaria como um livro de incentivo para animar a galera que já está inserida na militância, possui ótimas dicas para dirigentes e para quem se sente perdido na organização. É uma síntese geral daquilo que praticava Mao, seu formato como compilado de citações não é o suficiente para entender todo estudo político por trás do maoísmo, muito do pensamento de Mao Ze Dong foi desconsiderado nessa obra, apesar de serem citações do mesmo. Não acho que seja possível avaliar uma obra por meio de trechos. Trechos são manipuláveis, seja a benefício ou a prejuízo, portanto recomendo a leitura dos textos na íntegra (marxism.org). Tanto o prefácio quanto o posfácio me passam um teor quase que anti-comunista, não avalia criticamente, apenas o julga enquanto "fracasso" e desdenha de todo poder científico presente nos textos de Mao Ze Dong, científico pois o marxismo é uma ciência, uma metodologia de análise crítica das condições materiais.
A leitura é facilitada, mas não é fluída. Não é possível se prender nos escritos devido aos cortes repentinos e às falas repetitivas. Mas, como diz Mao: toda fala é válida, cabe ao ouvinte decidir como tirar proveito do que foi proferido.

luva 16/04/2024

ótima introdução do pensamento mao zedong, agora só falta por em prática os ensinamentos
leitura simples e de fácil compreensão, muito útil para a organização
AliJu 16/04/2024minha estante
??????????

rawrthur 14/02/2024

Leitura de fato essencial para qualquer um que se proponha a ser um comunista, ótima forma de se introduzir às ideias de mao zedong

Nena. 06/01/2024

Realmente c'est le petit livre rouge qui fait que tout enfin bouge... lições pra levar pra vida. só acho que alguns capítulos poderiam ter ordem diferente.

13marcioricardo 30/10/2023

Caso de estudo
Mao, talvez o tirano na história que privilegiou do maior culto de personalidade, não falava de si. Só falava do marxismo, comunismo, povo, proletário e camponeses.

Mao, responsável por milhões de mortes, inclusive maioria aqueles que dizia defender, falava em liberdade , verdade, futuro e vitória inevitável da sua ideologia.

Mao, responsável por uma das maiores ditaduras de todos os tempos e que até hoje aprisiona os chineses, falava em democracia .

Eu poderia continuar...
Carolina.Gomes 30/10/2023minha estante
Kkkkkk 0,5 estrela.

13marcioricardo 30/10/2023minha estante
Estou curioso Carolina... Vc é gaúcha ?

Carolina.Gomes 30/10/2023minha estante
Sou baiana, Marcio

13marcioricardo 30/10/2023minha estante
Ah que legal! Gosto muito de ler os teus comentários e essa dúvida me surgiu ao ler os que vc tem andado a fazer aos do Érico ?

Carolina.Gomes 31/10/2023minha estante
E vc?

13marcioricardo 31/10/2023minha estante
Sou português, mas vivo no MS há 9 anos. Desejo conhecer o litoral brasileiro, se algum dia passar pela Bahia vou-te desafiar pra uma cerveja ?

Carolina.Gomes 31/10/2023minha estante
Por favor !

kwickdex 15/08/2023

O pensamento eterno de Mao
Mao Zedong, também conhecido como Mao Tsé-Tung, uma das figuras históricas mais difamadas, levando em conta as diversas mentiras proferidas a história deste. Para qualquer um que não esteja preso às amarras da classe burguesa, o livro vermelho é mais do que um livro de citações, mas um compêndio com o pensamentos de um dos maiores revolucionários que já passaram pela terra. A China de Mao já não existe mais, mas a força do sol vermelho continua nas veias de diversos trabalhadores ao redor do mundo.

Lucas007 12/04/2023

Um excelente livro para quem quer aprender sobre o comunismo. Além disso, a obra expõe, de maneira sucinta, o pensamento maoísta. Ademais, o livro relata, resumidamente, os acontecimentos da Revolução Chinesa.

marxboro 03/02/2023

PERFEITO
nao tem o que falar desse livro que é maravilhoso em qualquer tema que ele se propõe a falar, Mao Zedong (grafia atual de Mao Tsetung) é necessário atualmente para a América Latina se libertar das amarras do capital e do imperialismo estadunidense e europeu (estes que são tigres de papel ("Todos os reaccionários são tigres de papel. Na aparência, os reaccionários são terríveis, mas na realidade não são assim tão poderosos. Vendo a longo prazo, não são os reaccionários mas sim o povo quem é realmente poderoso.")).
leiam Mao Zedong, viva a revolução, viva a classe trabalhadora que esta detém o poder de organização, viva Vladmir Lenin, Viva Marx e Engels e viva o marxismo-leninismo e neste ponto, o maoismo como um meio de libertação dos povos atuais, viva a guerra popular prolongada!
Gladstonier 01/07/2023minha estante
Completamente a leitura com O Livro Negro do Comunismo, vai ver os resultados práticos das políticas desses genocidas citados na avaliação.

Samuel692 01/09/2023minha estante
Daonde que o Livro Negro do Comunismo é válido? Você é doente? Os próprios autores admitiram que forjaram muita coisa e que inflacionaram os números

Antonia Zorn 29/04/2021

Sem palavras.
Este homem, não foi um exemplo, acompanhei seu governo monstruoso, matou, Mutilo,destruiu, e transformou a seu país em um túmulo caiado, na minha concepção, um ditador genocida.
Hoje é o País vermelho comunista, que está tomando o mundo ?.
balaosuspeito 19/04/2022minha estante
Você leu o livro?

PAI DOS RATO 26/08/2022minha estante
Obviamente não leu o livro, e fez esse comentário cheio de ideologia ignorando que a herança de Mao é o país mais potente atual da humanidade.
É impressionante que quando Mao fez a revolução a expectativa de vida da China era 35 anos e quando ele morreu quase 70, realmente matou melões kkkkk.

Para quem for ler é muito interessante acompanhar essa literatura, para tirar esses preconceitos dessa xenofobia em relação aos chineses que aprendemos desde criança, não é uma leitura fácil, na realidade é uma leitura avançada, que necessita um conhecimento prévio de marxismo-leninismo.

Pedro 06/08/2020

Leitura básica
Literatura básica para qualquer comunista. Leitura rápida gostosa e bem facil de ler