Tempo dos Anjos

Tempo dos Anjos Anne Rice

Resenhas - Tempo dos Anjos

Ane 30/01/2011

Esqueça tudo que você já leu da Anne Rice, por que a única semelhança que você vai encontrar entre Tempo dos Anjos e algum livro das Crônicas Vampirescas é a narração maravilhosa dela. No mais poderia dizer que Anne Rice deixou seu lado gótico de lado e escreveu um livro religiosamente correto.
Em Tempo dos Anjos você vai encontrar a mesma poesia e riqueza na composição dos personagens outra característica forte da Anne, mas a sensualidade tão presente e marcante em personagens inesquecíveis como Marius e Armand não existem mais. Toby é denso, amargurado e diria até um pouco frustrado.
Guarda dentro de si sonhos que não pode realizar e o principal; um passado marcado de dor, vergonha e sofrimento. Passado que o levou a se tornar um assassino de aluguel, passado que o marcou tão profundamente que o fez negar a Deus e abandonar tudo o que acreditava.
E é neste mesmo passado que ele encontra a cura para todas as suas feridas.
Malchiah um anjo da guarda dá a ele a chance de se redimir de todos os seus pecados e voltar a acreditar em Deus.
Numa viajem a Inglaterra do século XIII, Toby se vê no papel que sempre quis desempenhar, mas agora ele tem que usar seu dom para salvar duas vidas, e vai ser preciso correr contra o tempo para isso.
A pesquisa histórica usada para escrever este livro foi primorosa! Consegui me ver em Norwich – Inglaterra do século XIII. Vi-me admirando a Catedral de Notre Dame recém construída. Senti na pele a angustia do povo judeu, já oprimo por causa da sua crença e intolerância da igreja católica da idade média tão retratada nos livros de história.
Tempo dos Anjos tem uma narrativa romântica, envolvente, misteriosa e dramática. Os personagens podem não ser tão carismáticos como os vampiros, mas possuem as fraquezas e qualidades humanas o que talvez fez com que o livro se sobressaísse e o tornando tão rico.
E o final é surpreendente deixa o leitor com gosto de quero mais.
Para quem procura fugir dos atuais livros que abordam anjo e ler algo realmente que fale de religião e fé, vida e morte, amor e perdão fica minha dica de um livro que entrou com simplicidade na minha lista de favoritos por ser justamente isso: simples, objetivo, sombrio e ao mesmo tempo envolvente e marcante.
Lice 06/05/2012minha estante
sua resenha me aumentou ainda mais a minha vontade de ler esse livro!

Eclipsenamadrugada 02/04/2021

Seria tão bom!
Uaw, tudo de bom, em nenhum momento se perdeu, em nenhum momento ficou enfadonho, nota dez para o começo, meio e fim. Anne Rice você é D+...

Ernani Macena 17/01/2012

putz!
Só um comentário a fazer: Anne Rice, minha filha, pare de escrever!

Dá pena de ver a decadência...

Fulana Leitora 25/02/2013

Resenha feita por Kezia Martins para o blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2013/02/resenha-tempo-dos-anjos-anne-rice.html
Tempo dos Anjos conta a história de Toby O’Dare, um assassino de aluguel, um homem de alma atormentada, preso em seus traumas, mas com o espírito acalentado pelo seu grande talento, a música. Durante um de seus trabalhos Toby conhece um homem imponente e gracioso, tão magnífico que não poderia ser humano; e realmente não o é, Malchiah é um serafim.

A princípio Toby não acredita, tenta fugir, mas Malchiah lhe oferece algo irrecusável; redenção. O Serafim lhe dá a oportunidade de se redimir, de receber o perdão divino, para tal Toby deveria cumprir uma missão, regressar à Inglaterra no século XIII e ajudar um casal de judeus que está sendo acusado de matar a própria filha. Toby, quando jovem, era um homem de fé, mas a vida foi lhe roubando essa fé aos poucos. Nessa nova missão sua busca vai além da redenção, do perdão, da verdade, é o seu reencontro consigo mesmo, com sua crença e fé.

“Não há uma alma no mundo a quem o céu não dedique uma atenção particular. Não há um suspiro ou uma palavra que o céu deixe de ouvir.”

Anne Rice conseguiu exprimir a alma humana de tal forma que é impossível não se comover com suas fraquezas e dissabores. A narrativa é minuciosa, esquadrinhando cada canto da alma e cada detalhe arquitetônico. Eu pude ver a comunidade de Norwich, a Catedral em toda sua magnitude, sentir a opressão e perseguição sofrida pelos judeus. Anne não poupou pesquisa na construção da história, nos envolvendo com a riqueza de detalhes e nos prendendo pela emoção.

Algo que me incomodou um pouco foi o tamanho dos capítulos. Pode ser chatice minha, mas eu gosto de livros com capítulos curtos. Confesso que meu interesse na obra foi devido ao tema angelical, mas me surpreendi com a história. O livro não se trata de um romance açucarado onde um anjo cai por amor a uma mulher, se trata de fé, amor, vida; não fé na religião, mas fé em si, no amor e no poder do perdão.

“Anjo de Deus, querido guardião.
A quem o amor de Deus aqui me confia,
Sempre e para sempre, eu te agradeço.”

Wesley Viana 06/03/2021

...
Tempo dos Anjos tem uma narrativa calma, instigante e arrebatadora.
O livro conta a história de Toby, que desde que era apenas um garoto já vivia uma vida dura. Vivendo apenas com sua mãe alcoólatra e seus pequenos irmãos, ele se viu na responsabilidade de ser o homem da casa, não tendo espaço nem mesmo para cultivar seu amor juvenil.

Lucky, A Raposa é um homem frio, um assassino rápido e silencioso.
Também conhecido como O Assassino da Agulha. Em sua mente vive um conflito. Será que matar ainda é uma resposta?

Meir e Fluria são pais acusados de assassinar sua própria filha, e quando um anjo põe a mão na história, todas a s vidas se cruzam se tornando uma jornada única movida pela misericórdia e fé.

site: www.instagram.com/cenasliterarias/

Manú 16/01/2024

Tempo do Anjo res.
Toby é um matador de aluguel muito habilidoso, mestre em disfarces e procurado pelo FBI que tem poucas pistas sobre sua identidade.
Embora acreditando ter perdido a fé em Deus seus passatempos é ler e pesquisar a história das igreja, dos anjos e visitar lugares sagrados.
Até que recebe a visita de um anjo que o convoca a realizar uma missão !

Luci Eclipsada 23/06/2011

Em busca da fé
Anne Rice, conhecida como a “mãe dos vampiros modernos” por muitos fãs e admiradores, seguindo a tendência literária relacionada aos anjos, traz aos leitores Tempo dos Anjos (Editora Rocco), primeiro livro de uma série onde o personagem central, Toby O’Dare, assassino profissional, também conhecido por Lucky, a raposa, se vê incubido, por um serafim chamado Malchian, a cumprir uma missão em que precisa ajudar a salvar as vidas de um casal judeu acusado de assassinar uma das filhas, assim, o assassino, depois de reconciliar-se com a fé, faz uma viagem no tempo e vai parar na Inglaterra do século XIII onde cristãos e judeus convivem numa linha muito tênue que divide a liberdade religiosa.
A história em si apresenta boas referências acerca dos momentos históricos de perseguição aos judeus, bem como apresenta um retrato interessante sobre a ignorância da maior parte das pessoas daquela época em relação à fé, além de dar uma prévia de toda a podridão da Igreja do século XIII, em que o dinheiro era capaz de silenciar pessoas e ditar comportamentos, entretanto, não é possível sentir muita afeição pelo protagonista, pelo menos nesse comecinho da série de livros, pois os motivos que o levaram a se tornar uma assassino inicialmente descrente de tudo e de todos, embora seja uma situação triste, não é um motivo para fazer alguém ingressar no mundo do crime tal como acontece com o protagonista.
No entanto, apesar desse não convencimento acerca do motivo que levou a “desvirtuação” do protagonista não convencer e até soar um pouco piegas e melodramática, a história não pode ser desconsiderada de todo, pois tratar da redescoberta ou da busca pela fé sempre será um bom tema a ser abordado, principalmente em dias como os que estamos vivendo onde o Sagrado parece perder-se cada vez mais em meio ao egocentrismo e a desenfreada “necessidade” de prazeres superficiais. Além do quê, histórias com referências históricas de acontecimentos muitas vezes desconhecidos por nós, como as constantes perseguições aos judeus em épocas distintas da humanidade, nos levam a reflexão e nos instigam a investigação dos acontecimentos não só pelo fato da expansão do conhecimento, mas, também, para a compreensão de como se dá a intolerância e de como ela pode, muitas vezes, comprometer grupos inteiros como é o caso dos judeus, um povo constantemente vitimado mundo afora.
Desse modo, Tempo dos Anjos, além de ser uma boa história para entreter leitores, também é uma forma de adquirir um pouco mais de conhecimento histórico, pelo menos no que concerne a questão dos judeus do século XIII, e de ver constatada a versatilidade de Rice em contar histórias usando elementos diferentes daqueles que a tornaram conhecida no decorrer dos vários anos de sua trajetória como escritora bem-sucedida.

Léo 27/12/2010

Fé e Reparação
Quando Anne Rice declarou que deixaria de escrever sobre vampiros e bruxas há alguns anos, muitos de seus fãs ficaram, com alguma razão, entristecidos e com raiva. Afinal, ela ocupou por um longo tempo o título de rainha da literatura vampiresca, alguém que escreveu uma série de ótimos livros polêmicos, sombrios e sangrentos, e isso bem antes de existirem Crepúsculo, Diários do Vampiro, Marcada, Sookie Stackhouse e outras séries atuais de grande sucesso comercial. O que os fãs não imaginavam é que Anne, ao se converter ao cristianismo (e depois deixá-lo publicamente em 2010), também poderia escrever literatura de qualidade utilizando-se de temas incomuns ao seu passado literário.

"Tempo dos Anjos", finalizado em 2008 e lançado no Brasil em 2010, é um exemplo. O livro conta a história de um assassino de aluguel, Toby O'Dare, um homem que em seu íntimo é um músico inspirado e uma alma atormentada por traumas familiares do passado. Durante uma missão para o "Homem Certo" que o contratava para executar banqueiros e empresários, Toby depara-se com um homem de grande beleza que diz ser um serafim chamado Malchiah.

Inicialmente descrente do que dizia o homem, Toby é logo convencido de forma muito peculiar pelo anjo, que lhe oferece a oportunidade única de redenção e perdão divino de sua vida pregressa através de uma missão de salvamento. Ele lhe explica que, para os anjos, a vida humana na Terra independe dos séculos ou da contagem de tempo natural que conhecemos, de modo que a intercessão angélica pode abarcar qualquer passagem temporal em que seja invocado o auxílio divino. No caso, a necessidade veio na Inglaterra do século XIII, onde um casal de judeus é acusado de matar sua própria filha. Utilizando os mesmos dons que usava para o assassinato, a missão de Toby é salvar o casal e a comunidade judaica de Norwich da fúria da comunidade cristã local.

Como qualquer livro de Anne Rice, a obra é embasada em alguma pesquisa histórica, sem deixar de lado a narrativa delicada característica dos livros mais recentes da autora, cheia de descrições suaves e esteticamente bem trabalhadas e personagens que cativam por suas fraquezas humanas e desejos de reparação e redenção. Conquanto curto, "Tempo dos Anjos" diz muito em suas poucas páginas. É uma obra ficcional, mas que realmente fala à alma de quem tem fé, mesmo que seja uma fé pequena ou inexistente. Anne sabe como ninguém tocar em pontos delicados de forma suave e até inspiradora, como a intolerância religiosa absurda da Igreja da Era das Trevas. E é triste e interessante ler sobre a perseguição aos judeus em épocas tão remotas, pois sabemos exatamente como isso iria prosseguir no decorrer da história e culminar em um ponto tão doloroso quanto a Segunda Guerra Mundial e seus massacres mórbidos e inumanos.

A narrativa é rápida e indolor, mas não em etapas crescentes como nos livros das Crônicas Vampirescas, levando a um clímax não muito marcante. Se falta algo ao livro, é o erotismo e as reflexões e devaneios sombrios e agnósticos dos personagens, algo que Anne realmente parece ter deixado no passado com suas Crônicas Vampirescas e a Saga das Bruxas Mayfair.

quel 15/09/2021

Diferente e envolvente
Tempo dos Anjos é diferente do que eu esperava. Sua narrativa é calma e acaba te envolvendo na história sem que você perceba. Não é o meu tipo de livro preferido, mas eu fui surpreendida pela história, mesmo achando um pouco lento demais pra que a história realmente comece. Toda a questão do amor de Deus para conosco e do nosso amor com Deus é bem trabalhada aqui, mostrando que Ele perdoa até o maior do pecadores. O ambiente da história é incrível, toda a questão história é envolvente e você realmente se sente fazendo parte dessa história. Alguns pontos aqui e ali que me incomodaram um pouco, mas nada que realmente tivesse atrapalhado a leitura da história.
Enfim, Tempo dos Anjos é diferente do que se espera, calmo, envolvente e questionador e nos surpreende com um final jamais pensado por nós, meros leitores.

Vanessa Vieira 28/11/2013

Tempo dos Anjos_Anne Rice
O livro Tempo dos Anjos, primeiro volume da série As Canções do Serafim, da consagrada autora de terror e fantasia, Anne Rice, nos traz uma história rica e bem construída, que tem como base o perdão e a redenção, com um pano de fundo histórico sensacional.

Conhecemos a história de Toby O'Dare, um jovem que sonhava em ser padre - devido ao seu grande apreço pela religião - e que também era amante da música. O que ele não poderia imaginar era o tamanho da catástrofe que iria se abater sobre sua família, culminando em uma verdadeira tragédia e dilacerando totalmente os seus sonhos. Amargurado e sozinho neste mundo, Toby se desvia dos seus propósitos e se transforma em um assassino de aluguel, por sinal, bem conhecido.

Durante um de seus trabalhos, na cosmopolitana Califórnia, uma criatura misteriosa surge para Toby - um serafim, chamado Machiah - e lhe oferece uma chance única de reparar os seus erros e, ao invés de acabar com vidas, salvá-las. Ele hesita mas, depois de algum tempo, decide aceitar a proposta de Machiah e é enviado para a Inglaterra do século XIII, onde está disfarçado de frade franciscano e tem a missão de salvar um casal de judeus, Fluria e Meir - acusados injustamente da morte de sua filha, Lea -, da fúria desenfreada dos cristãos.

Em meio a esse cenário medieval, Toby faz de tudo em Norwich para garantir a segurança de Fluria e de seu marido, conhecendo belas e tristes histórias de amor, e vivendo em um clima de muito suspense e perigo...

Essa foi a minha segunda experiência com Anne Rice e por sua vez, muito gratificante. A anterior foi com o livro Os Desejos de Bela Adormecida, do qual não consegui nem concluir o primeiro capítulo, já que achei a história um tanto quanto esdrúxula e repulsiva, e acabei abandonado a leitura. Mas, voltando para a resenha, Tempo dos Anjos nos traz uma ficção de primeira, muito bem escrita e estruturada, com um mote um tanto quanto religioso. A autora consegue nos transportar para a Inglaterra medieval do século XIII com maestria - tal como num passe de mágica - , e nos tornar próximos dos personagens e de seus dilemas. Usando e abusando de pontos estratégicos e de cunho histórico genuíno, o livro é narrado em primeira pessoa por Toby, nos contando toda a sua trajetória - do jovem cheio de sonhos ao ambicioso matador de aluguel - e apresentando o embate religioso entre os cristãos e os judeus, que sempre existiu mas teve o seu ápice de dor e desumanidade nas mãos do inescrupuloso Hitler.

"Eu era um homem sacudido por um terremoto, um homem paralisado pela dissonância. Eu tinha bastante consciência disso. Pensava nisso o tempo todo, embora tentasse fazer com que a ideia não tivesse qualquer continuidade. Tentava aceitar o que parecia ser o meu destino. Mas se você não acredita em destino, bem, a coisa não é assim tão fácil."

Toby sofreu muito na sua juventude. Seu pai faleceu dentro de um presídio e sua mãe era uma alcoólatra totalmente desequilibrada. Ele foi o responsável pela criação dos irmãos mais novos - Emily e Jacob - e sempre os amou com todo o seu coração. A perda deles o deixou completamente arrasado e sem rumo, o que acabou endurecendo o seu coração e o tornando alguém cruel e mercenário, capaz das piores atrocidades por dinheiro. Mas uma chance ímpar de remissão surge em sua vida através do anjo Machiah. Logicamente, Toby hesita, mas depois de algumas demonstrações um tanto quanto coerentes por parte do serafim, ele aceita cumprir o seu propósito e assim resgatar os seus pecados.

"Não há uma alma no mundo a quem o Céu não dedique uma atenção particular. Não há um suspiro ou uma palavra que o Céu deixe de ouvir."

Tempo dos Anjos nos narra uma história de perdão e redenção com riqueza de detalhes e de uma forma um tanto quanto peculiar. A narrativa é impecável e ímpar, fazendo com que a leitura flua com intensidade, sem contar o quanto os personagens foram incríveis e bem moldados. O rumo que a história toma é impressionante e arrebatador, nos deixando um gancho para a sua sequência, já publicada no Brasil, De Amor e Maldade. A capa é muito bonita e levemente gótica, retratando bem o teor da trama, e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e uma excelente revisão. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2013/11/resenha-tempo-dos-anjos-anne-rice.html
Joviana 18/03/2014minha estante
Gostei muito da sua resenha, Vanessa!
Fiquei ansiosa para ler :)

Recomendo que leia "O Vampiro Lestat" da Anne. Lestat é sem dúvida seu personagem obra-prima, tenho certeza que vai gostar :)

Leandro 12/05/2013

O pior...
Sem dúvida o pior livro de Anne Rice. Sem inspiração, criatividade, ou qualquer traço da narrativa sedutora que marcou seus outros livros. A história avança e de repente você percebe que o livro vai acabar, e simplesmente não aconteceu nada... e não há mais nada interessante para acontecer. Uma perda de tempo.

Marina 12/01/2012

Fazia tempo que não lia nenhum livro de Anne Rice. Li as Crônicas Vampirescas, as Novas Crônicas Vampirescas e a série das Bruxas Mayfair. Todavia, desanimei de Anne Rice após a leitura de “Violino”.
Quando vi o lançamento da nova série “As canções de Serafim”, não resisti e resolvi experimentar novamente a narrativa da autora. Queria saber se voltava ao estilo que sempre gostei.
O primeiro volume, “Tempo dos Anjos”, conta a história do assassino de aluguel Toby O'Dare e seu encontro com o anjo Malchiah, o qual oferece a Toby a chance de ter seus pecados perdoados através da realização de uma missão no século XIII.
Para minha decepção, o livro começou repleto de reflexões religiosas e morais. Demorei para enfrentar as primeiras 50 páginas e cheguei a pensar em desistir... Mas não desisto de Anne Rice! Por isso, insisti e fui recompensada quando Malchiah iniciou uma retrospectiva da vida de Toby, contando como ele tornou-se um matador de aluguel. A partir deste momento, foi difícil parar de ler!
A melhor parte do livro com certeza é a viagem ao século XIII, com uma narrativa rápida e rica historicamente. Como adoro romances históricos, foi uma grata surpresa!
Bom, anjos e vampiros são muito diferentes. Senti falta dos encantos e tormentos dos vampiros. E Malchiah não é Lestat. Mesmo assim, achei o início da nova série de Anne Rice muito bom e pretendo iniciar a leitura de “De amor e maldade” logo.

Mais resenhas em http://vivendovidasalheias.blogspot.com/
Karen Pereira 16/01/2012minha estante
Devo admitir que não gosto muito de literatura fantástica, mas tanta gente fala bem da Anne Rice que acho melhor não discordar, hehe. Realmente é chato quando o livro começa mal, que bom que tu é persistente, eu sou completamente sem paciência, se começa ruim, eu não vou até o final, hehe. Mas que bom que tu foi recompensada depois, eu também gosto muito de romances históricos e esse parece ser muito interessante, me deixou com vontade de ler. Parabéns pela resenha, amei! :)

Luciano Luíz 09/08/2014

TEMPO DOS ANJOS é uma tentativa de fazer uma série de... anjos...

Já que ANNE RICE é reconhecida mundialmente pelo seu trabalho com vampiros, múmias (e lobisomens) e outras criaturas mais...

Porém...
Esse primeiro livro não é muito feliz na nova empreitada.

tem boa narrativa.
Mas nada que surpreenda.
O único ponto realmente positivo, é o passado do protagonista (ou antagonista?) que ficou detalhado e chamativo.

Mas, o restante do livro, é pura enrolação que simplesmente não vale a pena.

A capa da edição brasileira é linda.
Mas também, não vai além disso...

Enfim, nem ANNE RICE pode ser boa com todos os tipos de criaturas...

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Julia - Perdida em Livros 10/08/2017

Resenha: Tempo dos Anjos
Um livro muito calmo, o que é estranho pra uma história de ação, mas que é usado de uma forma boa de se ler. Uma história de amor a Deus, o amor Dele por nós e Sua forma de perdoar até o maior dos pecadores. Recomendo que leiam ele, não me arrependo nem um pouco dessa leitura. Mas já vou avisando, ele realmente começa só depois do 3º capitulo haha.
Toby O'Dare ou Lucky, A Raposa, é um assassino de aluguel, especialista em disfarces, ninguém sabe quem ele realmente é, nem mesmo O Homem Certo, seu chefe. Ele tinha uma família, uma mãe, dois irmãos mais novos, vivia num apartamento pequeno e tinha até uma namorada, mas isso foi tirado dele de forma abrupta. Apaixonado por musica fugiu daquela vida pra viver do que ele mais gostava, até que foi apresentado ao mundo dos assassinos. Anos mais tarde ele tem uma nova chace para estar ao lado de Deus, e é levado à Inglaterra do século XIII para provar a inocência de uma família de judeus que estão sendo injustiçados e perseguidos pela vontade dos cristãos da época em "colecionar santos".
Lá ele ouve uma história emocionante sobre amores proibidos e uma amizade verdadeira, faz amizade e visita uma parte da história que ele apenas havia lido em sua biblioteca particular.

site: https://perdidaemlivross.blogspot.com.br/2017/05/resenha-tempo-dos-anjos.html