A história de Eva

A história de Eva Eva Schloss

Resenhas - A História de Eva

Bárbara 19/06/2020

Chorei junto com a autora... Ao ler os horrores sofridos durante o regime nazista.

Erika 28/11/2010

Interessante livro de uma sobrevivente do holocausto
"A História de Eva" narra a trajetória da sobrevivente do holocausto Eva Schossler. A obra tece um rápido esboço de sua história familiar, passa pelos dias no esconderijo (quando começou o cerco aos judeus) até chegar ao ápice: os dolorosos dias passados em Birkenau (campo de extermínio que fazia parte do complexo de Auschwitz) e, por fim, descreve os fatos ocorridos a Eva e seus próximos após a libertação.

Como todo relato de sobreviventes do holocausto, a narrativa prima pela descrição do terror pelo qual passaram Eva, sua mãe e colegas de prisão. A fome, os trabalhos forçados, as privações e todo drama humano ali vivenciado. O texto é cru e sem rodeios. Às vezes, diante do que passou ali, chega a ser milagre a autora ter sobrevivido para contar. Até porque, como se dizia na época: "de Auschwitz só se sai pela chaminé".

A obra vale também por entender o que acontecia com os sobreviventes após a liberação dos campos. O contato com os russos, a passagem por outros lugares, a procura pelos entes queridos, a solidariedade de outras pessoas e, principalmente, o desconhecimento de muitos sobre o que se passou nos campos de concentração.

Além desses aspectos fáticos, Eva demonstra um pouco sobre como os sobreviventes passaram a lidar com a própria vida após presenciar tantos dramas, tantas mortes, tantas perdas, tanta barbárie! Como reconstruir os sentimentos? Como voltar a amar, a sonhar? Alguns conseguiram, outros, simplesmente, sucumbiram ao pesadelo.

A autora deu uma entrevista interessante na revista Época. Segue o link:

Para quem gosta do tema, o livro acrescenta bastante. Recomendo a leitura.
Lucia Sousa 30/11/2010minha estante
Esse é um que lerei,com certeza!

Ariela 17/07/2016minha estante
Gostei desse livro, é uma historia emocionante.

Patty 21/08/2014

Super recomendo!
Como antes eu tinha lido "Depois de Auschwitz", muitas coisas são repetitivas, porém, nesse Eva aprofunda mais, dando mais detalhes da sua vida durante o campo de concentração.
É um livro que emociona e ao mesmo tempo te revolta. Não dá para acreditar e aceitar que o ser humano foi capaz de fazer coisas tão horríveis com o seu semelhante. Não é para menos que Eva e muitos outros judeus perderam a fé no ser humano.
Acho que é uma leitura obrigatória para todos. Tanto para quem ama o assunto como para qualquer outra pessoa, pois mostra aonde o homem é capaz de chegar com a sua intolerância sexual, racial, religiosa entre outras.

Paulo Vitor 25/01/2013

Eva
Uma verdade lamentável. Todos deveriam ler. O mundo precisa lembrar com avidez de tudo isto.

Bianca 08/09/2023

Emocionante
Um livro muito necessário, que te faz questionar tudo o que você acredita sobre a humanidade.. a autora escreve de forma que te faz entender a perspectiva crua e inocente de uma adolescente sobre os horrores que estavam acontecendo.

meu duat 09/02/2020

A história de Eva: Resenha #13
Eu me decepcionei com este livro, pois esperava uma história diferente de "Depois de Auschwitz". Mas acredito que a decepção deveria ser dirigida ao último citado, pois foi também o último publicado.
A história tem leves diferenças, como a citação de um romance incestuoso e alguns detalhes repugnantes de Auschwitz, mas somente também. Foi uma edição do mesmo livro com nomes distintos.

LuTaty 14/03/2020

Sobreviver
Quando a Família de Eva é capturada e levada pra os campos de Auschwitz, a família se vê separada, mas Eva nunca quis se entregar e lutou.
E está é a história de sobrevivência de Eva e sua família. E como todos que passaram por esta tortura temos momentos de tristeza extrema e alegrias.
Mas uma coisa que sempre aprendo ao ler sobre guerras é dar valor a minha vida.

Flores Raras 11/08/2022

Mediano....
Li antes o outro livro dela com o título Depois de Auschwitz. A história de Eva tem poucas novidades, sendo muitos trechos repetições do que já havia lido.
Desta forma é apenas bom....

Frederico80 03/07/2019

Eu já havia lido o outro livro dela "Depois de Auschwitz". Tem muita coisa repetida, mas nada que desabone o livro.

É assustador saber das maldades que um ser humano é capaz de fazer. São atrocidades inimagináveis e sinceramente, sem propósito. É uma leitura recomendada, principalmente para uma reflexão sobre como tratar (ou não tratar) o próximo.

OBS: Aqui vai uma crítica severa ao autores desse tipo de livro. Essas pessoas (como a Sra. Eva Schloss tem histórias próprias e sofrimentos próprios. Cada uma delas sofreu o que nossa geração não é capaz de imaginar. Não tem a menor necessidade de vincular cada história ao nome de Anne Frank (também com todo respeito ao sofrimento vivido por ela).
Mas tornou-se um nome altamente comercial e vários livros fazem menção à ela (tipo: os colegas de Anne Frank, meia irmã de Anne Frank, etc...).
Tenho muita admiração por esses sobreviventes e acho que essas histórias devem ser respeitadas INDIVIDUALMENTE, na minha humilde opinião.

@magalifbr 30/05/2020

Gosto de histórias reais...
A história é emocionante e sempre traz uma nova visão sobre o terror que foi a segunda guerra. Mas se quer uma outra visão sobre a Anne, não vai encontrar...

Ale 18/03/2022

O livro detalha bem os cenários dos campos de concentração. É difícil de acreditar como o ser humano pode ser cruel.

Wes Janson 07/11/2020

História fascinante, com um senão...
Como todo relato de sobrevivente do Holocausto, a história de Eva nos emociona profundamente. Impossível ficar impassível perante o relato detalhado, em primeira pessoa, dos dramas diários de passar por um processo de desumanização além da imaginação.
Mostrando como vivia a família desde antes da chegada de Hitler ao poder, essa progressão traz uma sensação de angústia, pois sabemos o que irá ocorrer, e que uma simples decisão pode determinar vida ou morte, e sofrimentos absurdos.
O senão que me refiro é ao subtítulo do livro: meia irmã de Anne Frank. Todo relato de sobrevivente é importante, mas o que chama mais atenção nesse livro é o parentesco com a conhecida Anne Frank. E aqui prefiro dizer, pois não considero spoiler (sim um alerta), que no meu ponto de vista a autora não é nem meia irmã, nem irmã de criação (talvez um erro de tradução). Desde o início do texto ficava aguardando onde isso ocorreria, pois no meu conceito meia irmã tem ou pai ou mãe em comum, e irmã de criação são pessoas criadas juntas. Isso não ocorre! Não sei se isso foi uma decisão da editora do livro ou da própria autora, mas para um é umas informação errada que me deu mal estar.
Mesmo com esse senão, o livro vale a pena ser lido!

Maria Clara 16/07/2013

Um livro surpreendente
Sou suspeita pra falar de livros sobre holocausto, mas esse é especial. É um livro envolvente que te prende na história de tal forma que você se sente participando de tudo que aconteceu com Eva e sua mãe, principalmente. Vale muito a pena ler