Contra Um Mundo Melhor

Contra Um Mundo Melhor Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Contra um Mundo Melhor

1 | 2 | 3 | 4

David.Pereira 10/09/2020

As coisas como realmente são.
Pondé neste livro mostra o seu ponto de vista em diversos temas da vida cotidiana.
Aparentemente parece ter um olhar mais pessimista,mas um olhar com mais calma, pode-se dizer que muita das coisas que ele afirma, realmente fazem todo sentido e demonstra como estamos glamorizando coisas totalmente sem sentido, e nos curvando a ao efeito manada.
Um bom livro, um detalhe que, em algumas partes senti dificuldade em compreender o sentido do texto o que julgo ser necessário um maior conhecimento em filosofia.

Daniel.Nery 09/03/2021

Fácil e boa leitura
Já é um livro ?antigo?, mas quem acompanha a carreira do autor vai reconhecer muitas das ideias que ele ainda proclama, algumas mais rústicas e outras que agora ele já as desenvolve melhor.

Bruno 04/04/2021

A linha tênue de Pondé
Quem está acostumado a ler Pondé sabe que ele, a todo momento, cruza uma tênue linha entre uma crítica ácida e uma ofensa gratuita.
Pondé não liga. É isso o que nos faz querer ler Pondé.
Escrito há 11 anos, Contra um Mundo Melhor é decepcionante para os leitores mais modernos do filósofo. Suas obras desde O Guia Politicamente Incorreto são profundas o bastante para justificar cada posicionamento polêmico do autor. O formato de ensaios se tornou sua marca e torna a filosofia mais palatável para o cidadão médio.
Contra um Mundo Melhor não é assim. Pondé não encontra seu tom na obra. Faz desabafos desconexos e ofensas sem objetivo. É muito superficial no que queremos ler e se apega demais a ensaios nos quais sequer expõe seu objetivo.
Pondé não liga, e já não ligava em 2010. Mas nós ligamos. Se for para ver ofensa gratuita a gente entra no Twitter.
Pondé evoluiu em 11 anos para se tornar o autor que é hoje. Felizmente li muito Pondé até cruzar com esse livro. Se fosse o primeiro, teria sido o último.

Romilda.Rodr 18/04/2021

Ensaios
Pondé pode ser um porre na vida real, mas, a filosofia nessa obra, aborda muito das questões pelas quais se afunda a modernidade: cientificismo, veganismo, consequências da revolução sexual, a universidade e o projeto contra o pensamento, entre outros. Temas que comprovam por que ele é contra essa ideia de gente que diz que quer melhorar o mundo, na verdade estão é fazendo marketing de si mesmo. "Nos últimos séculos acreditar em um mundo melhor se tornou uma prisão para a mente e para a alma. No limite, uma falha de caráter." Um mundo que endeusa o futuro (nos mais jovens) é um mundo sem futuro.
Ele aborda a sofisticação da alma, o amor ao detalhe e a vontade de entender como não sendo atributos das multidões.

jsilveira 25/04/2021

Sensacional!
Profundo, necessário, contemporâneo e raro. Um dos livros que pretendo reler várias vezes para extrair melhor as suas preciosidades.

Compre pelo link:

Cassionei 30/04/2021

Ensaios bem ponderados
Contra um mundo melhor – ensaios do afeto inaugurou, em 2010, uma série de títulos populares de Luiz Felipe Pondé, surgindo na onda do sucesso de suas colunas na Folha de São Paulo e o transformando em um best-seller improvável. A Editora Contexto lança agora uma nova edição do livro (a terceira), com a foto do filósofo na capa, coisa não muito comum por aqui. Também é estranho que na campanha de divulgação não há nenhuma menção ao fato de o volume não ser inédito.

De qualquer forma, a publicação desses textos curtos, alguns de não mais de meia página, traz de novo um belo livro à tona. É o mais pessoal do escritor, pois declara sua forma de viver (“Detesto a vida perfeita”) e define algumas teorias que vão perpassar sua trajetória, como a do “jantar inteligente”, da “tradição trágica” (“o que nos humaniza é o fracasso”) e a “filosofia do afeto”.

Pondé incomoda, inclusive aqueles que não o leem. Em uma conversa nas salas dos professores, um colega me disse: “não gosto do Pondé por ele ser direitista, e eu sou de esquerda!”, como se fosse um demérito o fato de se pensar ideologicamente de forma distinta. O filósofo também incomoda certo setores da direita por se posicionar, por exemplo, a favor do casamento gay. Incomoda da mesma forma os ateus como eu, apesar de ele também ser um, pois não concorda com os militantes ateístas e considera o fato de não acreditar em deuses algo tão fácil que até uma criança de 8 anos pode deixar de acreditar. “Para mim, Deus permanece uma ideia elegante”, declara.

Quando afirma que é contra um mundo melhor, incomoda os otimistas, os utópicos, aqueles que lutam por igualdade e felicidade para todos. “Tenho medo de pessoas muito felizes”, afirma no prefácio. No primeiro ensaio, denominado “Imperfeição”, acrescenta: “acho um mundo de virtuosos (...) um inferno”.

De Cioran a Nelson Rodrigues, passando por Montaigne, Nietzsche e Kafka, o diálogo com pensadores e escritores é uma constante nos ensaios. Alguns eram desconhecidos e passaram a ganhar espaço nos debates no Brasil bem depois das citações de Pondé. É o caso de Michel Oakeshott.

Falta no Pondé, no entanto, um cuidado maior com a escrita. O uso quase que exclusivo da conjunção “mas”, por exemplo, em detrimento de outras adversativas, muitas vezes abrindo com ela uma frase depois do ponto, empobrece o texto, mesmo que o objetivo seja aproximar o pensamento filosófico do público leigo. Pode-se dizer que ele é um bom pensador, mas, ou melhor, porém, não se pode dizer que seja um bom escritor. Há também algumas afirmativas estranhas como a de que Guilherme de Ockham foi imortalizado por Umberto Eco através de um personagem do romance O nome do rosa, como se o conceito da navalha de Ockham não fosse o suficiente para deixar o nome do teólogo na História.

Apesar disso, vale sempre a leitura dos textos de Luiz Felipe Pondé, pela quebra de alguns paradigmas atuais e a crítica certeira a determinados sujeitos contemporâneos, como os “inteligentinhos” e o pessoal que faz o bem mais como um projeto de marketing pessoal do que por altruísmo. Com o perdão do péssimo trocadilho, são ensaios bem ponderados.

site: https://cassionei.blogspot.com/2018/03/resenha-sobre-contra-um-mundo-melhor-de.html

Rodney Eloy 12/11/2010

Matrix
O Pondé tomou a pílula vermelha quando nasceu! Ensaios impactantes!

1 | 2 | 3 | 4