Bons dias!

Bons dias! Machado de Assis

Resenhas - Bons dias!

celiabowen 13/01/2024

Achei meio chatinho. talvez porque eu tenha ouvido o audiobook e eu simplesmente nao tenho a concentração para ouvir livros, perco o foco muito rápido e aí fica chato ter que ficar voltando

Kedma.Favero 13/01/2024

Bons Dias!
Foi, na verdade, um audiolivro. E o primeiro audiolivro que ouvi por completo.

Uma coletânea de crônicas falando do Brasil/Rio de Janeiro durante os anos de 1888 e 1889 que trata de temas muitíssimos importantes, principalmente para a época.

Acho que o formato me ajudou, porque parecia uma grande fofoca kkkkk

Thais Moreira 13/01/2024

Crônica cheia de assuntos e boas reflexões
Gostei da leitura, fiquei um pouco distraída em algum momentos, mas as crônicas mostram muito sobre um período impar da história da sociedade brasileira pelas palavras de Machado de Assis.

Também gostei do tipo de humor e as criticas usados por Machado ao transcorrer sobre os assuntos da época e os seus pensamentos e reflexões acerca do mundo.

Jorge Luiz da Silva 26/11/2023

Temas abordados fazem parte do gosto do autor
Temas abordados de maneira séria, transmitindo credibilidade, principalmente porque os assuntos são de agrado do próprio Machado de Assis.

soyumve 02/11/2023

Crônicas do Machado
Bons dias é uma coletânea de crônicas escritas por Machado de Assis entre 1888 e 1889. O livro acompanha um texto de apoio que eu particularmente não achei de muita ajuda.
As crônicas tratam do cotidiano e falam muito sobre escravidão e um pouco de espiritismo. São interessantes, mas não acho uma boa ideia ler tudo de uma vez (que foi o que eu fiz), acaba ficando muito cansativo e chega uma hora que você não aguenta mais.

Leticia2256 28/09/2022

?Dai-me boa educação, e eu vos darei boa política.?
Não é um livro que eu leria por livre espontânea vontade, a análise sobre ele foi boa de fazer mas a leitura foi um pouco demorada, inclusive pulei algumas crônicas, apesar delas serem textos curtos e rápidos de ler a linguagem não deixou a leitura fluída.
Bom, no geral gostei das reflexões que me trouxe e da visão da época sobre a república e a abolição.

bella 07/09/2022

MAIS UM LIVRO DE MACHADO QUE NAO ME DESCEU
Acho que a leitura não foi muito proveitosa uma vez que li por obrigação. Não sou muito fã de literatura clássica brasileira, provavelmente pela falta de incentivo nas escolas, mas posso afirmar que houve crônicas bem interessantes e até mesmo engraçadas.
Creio que nunca mais lerei este, mas vale como bagagem!

Pjmluvx 24/07/2022

Fico puta da cara em ver que ao mesmo tempo q o cara era genial à frente de seu tempo pipipi popopo ele tb era um puto de um hipocrita.

Ele passou fucking 31 anos perseguindo o espiritismo em todas as oportunidades q podia ? uma religião q n impôs nada a ninguém, não feria o direito de ninguém, e inclusive levou ajuda médica e social às classes pobres da época.

Mas ao mesmo tempo ele tinha a cara de pau de passar a mao na cabeça de curandeiros, feiticeiros, místicos e outras religiões q tavam surgindo tipo???

Se pa o problema dele era o fato de que o espiritismo veio da França e virou ?modinha? na corte. Machado eh igualzinho os jovem q fala q odeia tal filme só pq todo mundo gosta, acho q nem os grandes gênios da literatura se salvam desse tipo de ciúme mesquinho.

Natine 10/05/2022

Bons Dias!
Bons Dias! definitivamente não é a minha obra preferida do Machadão. Porém, aqui ele se encontra ácido e satírico da maneira mais precisa, um encanto!

Lia 09/05/2022

Leitura obrigatória da Unicamp
Gosto muito do tom ácido e crítico da escrita machadiana e com esse livro não foi diferente. É muito bom para entender o contexto sociopolítico da época... Legal o fato da Unicamp escolher contos e crônicas para a lista dela, não só romances.

camillys 15/12/2021

eu adoreeeeeiiiii, ouvi o audiobook e parecia um podcast com vários episódios!!! juro amei a experiência, foi muito divertido kkkkkkkkkkkkkkkkk

matheusliteratura 08/12/2021

Um ponto fora da curva
É um livro que traz um Machado diferente, mais cômico e sucinto mas sem perder a qualidade da escrita e a análise sobre a sociedade em que está inserida

Aqui você encontra reflexões sobre a escravidão, política, um meteoro (sim, um meteoro) e por aí vai

KiraLunna 08/11/2021

Adorei o livro!!! Foi muito divertido ver o Machado ainda mais irônico e ácido nessas crônicas!!!!!!

Gi Gotardo 03/11/2021

Eu gosto de ver a história do ponto de vista de quem estava passando por ela, mas achei bem cansativo de ler

Leo 11/10/2021

Legal
Uma coletânea de crônicas que são muito interessantes para analisar o contexto da época, gostei muito do deboche do Machadao.