Bons dias!

Bons dias! Machado de Assis

Resenhas - Bons dias!

matheusliteratura 08/12/2021

Um ponto fora da curva
É um livro que traz um Machado diferente, mais cômico e sucinto mas sem perder a qualidade da escrita e a análise sobre a sociedade em que está inserida

Aqui você encontra reflexões sobre a escravidão, política, um meteoro (sim, um meteoro) e por aí vai

Lia 09/05/2022

Leitura obrigatória da Unicamp
Gosto muito do tom ácido e crítico da escrita machadiana e com esse livro não foi diferente. É muito bom para entender o contexto sociopolítico da época... Legal o fato da Unicamp escolher contos e crônicas para a lista dela, não só romances.

Natine 10/05/2022

Bons Dias!
Bons Dias! definitivamente não é a minha obra preferida do Machadão. Porém, aqui ele se encontra ácido e satírico da maneira mais precisa, um encanto!

Daniele522 29/09/2021

Bons Dias
Este livro é uma coletânea das crônicas escritas por Machado de Assis publicados de forma anônima na "Gazeta de Notícias" , no período entre 1888 e 1889. As crônicas tratam dos principais assuntos que ganharam destaque nos jornais da época, como a abolição da escravatura e o fim do império

Leticia2256 28/09/2022

?Dai-me boa educação, e eu vos darei boa política.?
Não é um livro que eu leria por livre espontânea vontade, a análise sobre ele foi boa de fazer mas a leitura foi um pouco demorada, inclusive pulei algumas crônicas, apesar delas serem textos curtos e rápidos de ler a linguagem não deixou a leitura fluída.
Bom, no geral gostei das reflexões que me trouxe e da visão da época sobre a república e a abolição.

booksdalaus 17/06/2021

resenha bons dias!
"Bons dias!" são crônicas divertidas e sagazes de Machado de Assis, publicadas com um pseudônimo que fez com que não fossem reconhecidas como de sua autoria até a década de 1950. Têm um fascínio especial no que diz respeito às opiniões políticas do autor. A série - publicada em 1888-1889 - coincide com um momento importantíssimo na história do Brasil - a abolição da escravatura e o fim gradual e inevitável do Império. Além da política da época, trazem ainda para o leitor de hoje certos temas favoritos de Machado, como a medicina popular, os neologismos, o espiritismo.
Laura2508 18/06/2021minha estante
Lau, vc tem o pdf dessas crônicas?

Karina.Loureiro 06/06/2021

Bons dias!
Como sempre Machado tece suas críticas à sociedade, principalmente aos burgueses, de maneira irônica, fator evidenciado, nessas crônicas, pela atitude educada do personagem de sempre dar "bons dias" e "boas noites", mesmo quando o narrador demonstra atitudes questionáveis, talvez para mostrar como a aparente educação e classe da elite pode ser enganosa. Uma das grandes críticas feitas por Machado são aos que são facilmente influenciados pela opinião de outros, ou pelas ideias do senso comum - quando ele fala sobre neologismos por exemplo, o personagem tenta substituir todos os nomes franceses depois de ter lido o projeto linguístico de Castro Lopes. Além disso, é notável o intenso período de mudanças pelo qual o Brasil passava naquele momento: através da abordagem da abolição da escravatura, Machado discute a relatividade da liberdade, uma vez que muitos deixavam de se tornar escravos de seus senhores para se tornarem escravos dos salários (crítica ao capitalismo comercial que estava se intensificando no Brasil naquele momento), discute também sobre a ideia de república quando cita uma frase em alemão "Seria fácil provar que o Brasil é mais uma oligarquia absoluta do que uma monarquia constitucional", ou seja, a passagem à República seria pautada nos interesses dessas oligarquias, isto é, de qualquer forma o poder estará nas mãos das mesmas pessoas.
Boas noites!

Luis793 03/10/2021

Me surpreendi muito com a leitura!
Normalmente, crônica não é um gênero textual com que leio com frequência, porém como essa obra está na lista da Unicamp, resolvi dar uma chance. No começo estava um pouco perdido, principalmente pela linguagem utilizada, mas logo me acostumei. Essa obra trata de assuntos muito relevantes, como a abolição da escravidão no Brasil, a transição para a república e corrupções no governo. Além disso, há o humor característico de Machado, bem como seu estilo de escrita que conversa com o leitor. Para finalizar, recomendo bastante a leitura, pois, além de ser rápida, fazer a gente ter um melhor panorama da época de 1888 e 1889.

Tori 25/09/2021

Essa leitura foi um pouco densa e pesada, além de ter diversos momentos que não agregaram em nada na história principal. Enfim, é um livro ok.

Thais Moreira 13/01/2024

Crônica cheia de assuntos e boas reflexões
Gostei da leitura, fiquei um pouco distraída em algum momentos, mas as crônicas mostram muito sobre um período impar da história da sociedade brasileira pelas palavras de Machado de Assis.

Também gostei do tipo de humor e as criticas usados por Machado ao transcorrer sobre os assuntos da época e os seus pensamentos e reflexões acerca do mundo.

celiabowen 13/01/2024

Achei meio chatinho. talvez porque eu tenha ouvido o audiobook e eu simplesmente nao tenho a concentração para ouvir livros, perco o foco muito rápido e aí fica chato ter que ficar voltando