Sombra

Resenhas - Sombra

CooltureNews 25/01/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Por: Junior Nascimento

Apesar de ter gostado do livro Escuridão, tinha muito medo da sua continuação, pois apesar de ter uma trama densa e muito boa, o mesmo possui muitos mistérios a serem revelados e praticamente nada foi revelado no primeiro volume desta série. De início, acreditei que Sombra trilharia o mesmo caminho, por sorte não o fez.

A trama é inteiramente emocionante com diálogos interessantes e pontuais, mesmo que a princípio ela pareça não caminhar a lugar nenhum, isso é só uma impressão. Através de algumas palavras explicando o que realmente Alma é foi o suficiente para encaixar praticamente todas as peças soltas. Sou obrigado a falar do crescimento da personagem principal, apesar da pouca simpatia com a mesma no primeiro livro ela conseguiu terminar o mesmo despertando o meu interesse, esse que só aumentou no decorrer desta leitura.

O mais interessante foi que não só essa personagem acabou se desenvolvendo como todos os demais, apesar de ainda não saber o que pensar de Adam o mesmo acabou me despertando uma certa simpatia, ao contrário de Morgan, não sei o motivo, mas apesar de tudo o que acontece neste livro não me convenceu que ele seja o “mocinho” da história.

O fato da autora não ter dado tanta ênfase aos dramas adolescentes de Alma e suas amigas contribuiu muito para que a leitura fluísse, e realmente não senti nenhuma falta disso. Apesar de gostar das cenas em que Agatha aparece e acredito que ela ainda terá um papel realmente importante no pano de fundo da trama.

Como podem reparar, não foquei em contar muito sobre a trama justamente por se tratar de uma trilogia, sendo este o segundo volume, ainda tomei o cuidado de editar a sinopse para não conter nenhum spoiler. Tomei este cuidado extra para que vocês possam ler essa série, que no momento estou recomendando sem sombra de dúvidas. Se o próximo livro manter o crescimento evidente entre o primeiro e o segundo a trilogia tem tudo para fechar com chave de ouro.
Eve mystik 22/03/2012minha estante
comcordo plenamente com você !

Lidi 22/11/2012minha estante
Ótima análise! Li o primeiro livro em pé, na ala de livros do supermercado Carrefour! Queria ter comprado, mas na época estava dura! rsrs
Quero muito ler a continuação, mas não acho em lugar nenhum o livro! Mas vou ler!

ka mcd 06/03/2013

Sombra
Eu demorei bastante para comprar esse livro, se for pensar no quão ansiosa eu estava para lê-lo. Acho que foi principalmente porque a editora manteve o padrão de capa da segunda edição do primeiro livro, não da que eu havia comprado. Tinha esperança que a Suma fizesse uma capa ao estilo da primeira edição, mas o tempo foi passando e acabei comprando-a assim mesmo.

E fui surpreendida por essa autora mais uma vez.

Lembram como eu disse que nada era revelado em Escuridão? Pois é, a autora guardou praticamente tudo para este livro, que conseguiu ser ainda melhor que seu antecessor. Eu estava esperando encontrar outro livro recheado daquela escrita maravilhosa, um começo de estória lento e algumas meias-respostas. Mas a verdade é que Sombra começa no mesmo pique que Escuridão terminou: enérgico e completamente misterioso.

O livro começa exatamente com essa cena: Alma acordando no chão de algum lugar com um cadáver ao seu lado. É, acho que já dá para sentir a tensão só assim, não? Tudo bem que esse clima faz uma pausa lá pela metade do livro, mas volta com força total depois de passados mais ou menos três quartos dele Então, ponto para Elena por deixar esse livro um pouco menos maçante que o anterior.

Uma outra coisa que me agradou bastante foi a mudança de Alma. Ela continua sendo fria, única, linda e arrogante, mas grande parte de seus defeitos diminuiu bastante. Ela começou a ser um pouco mais humilde, menos fútil e a ter sentimentos por mais pessoas do que só por sua irmãzinha. Ela continuou se arriscando ao fazer suas investigações e a não desistir de descobrir o que quer. Nesse livro ela se consolidou como uma das personagens principais mais interessantes que já vi.

E o Morgan, aquele cara lindo que eu adorei em Escuridão, me irritou absurdos. Não aparecia e sempre mandava frases enigmáticas e nada esclarecedoras. E quando resolveu aparecer, estava completamente bipolar: carinhoso e amável em um momento, irritadiço e controlador no outro. Por isso, me surpreendi ao ver que Adam – um cara que foi um completo canalha no primeiro livro – cresceu aos meus olhos e criou um certo mistério ao redor de si. Julguei que ele seria apenas mais um personagem na trama secundaria, mas se mostrou constante e muito mais presente que Morgan.

As outras personagens não apareceram tanto quanto na estória anterior, mesmo que continuem bastante presentes na mente de Alma e em algumas poucas situações.

E o ponto mais alto deste livro: as revelações. A autora entregou tudo. BUM! Jogou essa bomba no nosso e no colo de Alma assim mesmo. A personagem principal já estava descobrindo algumas coisas, mas, assim como nós, jamais poderia descobrir a realidade sozinha. A autora foi completamente original. Original de um modo que nunca vi antes. Ela não teve medo de ousar e usou e abusou de sua imaginação. Não é nada que eu já tenha visto anteriormente e a admiro ainda mais pela coragem de desafiar as pessoas a não se sentirem intimidadas por estarem lidando com algo tão incomum. Se bem que, se pensarmos bem, é fácil ver a semelhança entre os mitos já populares e o que ela criou. Mas, ainda assim, não é algo estereotipado ou que sequer chegue perto de ser como os outros.

É único e genial.

Acho difícil encontrar alguém que desgoste dessa série, principalmente com essa escrita magnífica. A não ser, claro, que você ache a trama original e desconhecida demais. Afinal, como a própria Alma disse uma vez; o desconhecido nos amedronta.

ThaisTuresso 19/09/2011

Depois de Escuridão, que encantou o público jovem e adolescente, chega ao Brasil pela Editora Suma de Letras a continuação tão esperada: Sombra. Livro que trago em uma resenha crítica para vocês. Ambos os livros são de leitura dinâmica e ao mesmo tempo prolixa. Tentei, e acho que obtive êxito em escrever esta resenha sem spoilers do primeiro livro da trilogia, mas não leia a resenha se não deseja se comprometer em saber além do necessário.

Sombra segue sequenciando os fatos onde haviam parado ao final de Escuridão, então posso dizer que já iniciamos a leitura em um momento de clímax e a partir de então, a leitura torna-se concisa e determinante.

Alma ainda se sente culpada pelo que fez para Àgatha, porém, sabe que o fez somente pelo próprio bem da amiga. Morgan está desaparecido desde aquele dia, mas não o ficará por muito tempo, pois logo volta a aparecer para contar à Alma todos os sórdidos segredos da existência de ambos.

Jenna, mãe de Alma, não está mais com Gad. Lina ainda não pronunciou uma palavra sequer, e apesar de Alma estar escrevendo menos em seu diário roxo, quando o faz, a tragédia ocorre. Mas desta vez ela cansou de ser a "Alma sem sentimentos" e decide fazer algo, desafiando seus textos e tentando evitar o assassinato que se sucede após seus contos. Mas como ela fará? Como evitar que os assassinatos ocorram, se ela mesmo pode ser um deles? Não pode contar com a ajuda de Roth e do Tenente Sarl e por isso Morgan reaparece para lhe trazer à tona a origem e o que são: Não Nascidos.

Uau!
Se você se cansou de livros repetitivos e com motes de vampiros, anjos e outras criaturas, esta trilogia veio trazendo uma mitologia acerca dos Não Nascidos, algo sinistro, mas muito interessante. Ouso dizer que Sombra é ainda, muito melhor que Escuridão, pois os fatos e situações vão sendo explicados e ainda novas suposições vão surgindo, deixando a leitura cada vez mais concisa. Como poderá existir um universo não imaginado por nós antes? O que será My Land? Qual a relação que esses personagens têm com a água?

Sombra superou minhas expectativas, trouxe uma ansiedade inexplicável quanto ao que virá no último livro da trilogia! Mal posso esperar para ler e descobrir todo o que acontecerá e poderá vir em seguida! Se você leu Escuridão e achou que não podia ficar melhor, se enganou! Leia Sombra e descubra por si só esse livro misterioso, inteligente e sedutor!

Resenha na íntegra: http://www.viajenaleitura.com.br/2011/09/sombra-elena-p-melodia.html

Dani Fuller 05/10/2011

Adoro ser surpreendida...
Da minha ansiedade em ler Escuridão e confirmar que o livro era tão bom quanto eu pudesse esperar e assim partir para Sombra e sentir o começo meio duvidoso e até parado.. mas depois tomar um rumo bem inesperado. Não lembro de ter lido alguma história parecida com essa. Adoro ser surpreendida por tramas originais, Sombra faz isso e muito bem.

A única queixa é pela necessidade da autora em afastar Morgan da história por quase 200 páginas... mesmo com a explicação apresentada eu realmente fiquei sem entender e sem aceitar. Sejamos francas que nem todas as 'mocinhas' de histórias conseguem levar bem sozinhas todo um livro, e não seria diferente com Alma. Felizmente antes e depois disso temos muita movimentação, teorias e acontecimentos sombrios para despertar nossa curiosidade e imaginação.

De um início incerto, momentos de pura tensão, mistérios sem fim, nada fazia eu me sentir segura. A qualquer momento eu esperava algo de ruim para acontecer. E pensar que minha idéia inicial do livro era de mais um juvenil que envolvesse ficção/fantasia, hoje vermo deu ma forma completamente diferente. Apesar das situações irritantes como a falta de respostas (e a falta de insistência de Alma para descobrí-las) e também a intromissão de certas pessoas de forma inconveniente (normal acho ah ahahah), tudo que vamos lendo fica cada vez mais incrível e o final só fez querer mais. Não consigo formular nenhuma teoria de como irá terminar. Sendo um livro que definitivamente não abusa de momentos felizes, será muita ingenuidade achar que o final assim o seja. Mal posso esperar em ler Luz.

Arte do livro / Capa e interior ★★★★★
Tempo de leitura / Narrativa ★★★
Objetivo / Impacto ★★★★

Psychobooks 01/12/2011

Alma está com sua vida de pernas para o ar. Delatou sua amiga Agatha por um comportamento bem estranho e suas duas outras amigas – Seline e Naomi – vivem seus próprio dilemas pessoais: uma em busca de condenar o rapaz que a estuprou e a outra a caminho de se entender com o rapaz que postou um vídeo comprometedor dela no Youtube. Sua relação com seu irmão não podia estar pior! Sua vida está de pernas pro ar, e Morgan –seu porto-seguro – sumiu do mapa.

Assim ficou a situação de Alma no final de “Escuridão”, a história do primeiro livro me agradou bastante e vi um grande potencial para o segundo, com muitos segredos para serem revelados e muitas situações prestes a acontecer… Massssss, Sombra sofreu uma maldição que assusta e ronda toda trilogia com potencial: A Maldição do Segundo Livro.. Nunca ouviu falar? A Mari já comentou algumas vezes essa maldição aqui no blog: ela se dá quando o primeiro livro mostra um certo potencial e o autor acaba se perdendo na continuidade o que deixa o segundo livro com a qualidade de enredo bem aquém do primeiro.

A narrativa do primeiro se perde no grande segredo que ronda a vida da protagonista. Os coadjuvantes do enredo anterior estavam bem-posicionados e com seus próprios dilemas pessoais sustentando bem o plano de fundo do drama de Alma. Todos estavam interligados e tudo convergia para a protagonista. Os assassinatos ligados ao caderno roxo e o mistério da súbita “visão do futuro” de Alma, perdem completamente o brilho em “Sombra”.

O que me incomodou bastante também foi a mudança de características de alguns personagens. Para um romance jovem-adulto de sucesso, é de suma importância que os protagonistas apaixonados convençam em seu papel. Alma e Morgan se perdem em suas revelações e o romance simplesmente esfria.

Mas a narrativa não é de modo algum caracterizada como ruim. Gosto bastante da forma que Elena escreve, a narrativa em primeira pessoa é rica, apimentada pela visão peculiar e curiosidade mórbida da protagonista que, sem medo de nada, nos leva constantemente a momentos de tensão.

Quem continuou me agradando bastante foi Lina, a irmã de Alma. Se tivesse que apostar minhas fichas em uma personagem surpresa, ela seria minha escolha. Sua candura e sensibilidade são lindas. Acredito que grandes revelações virão da personagem no último livro da série.

Balanço geral: Valeu à pena? Valeu. A leitura prende e dá algumas explicações concretas sobre o papel de Alma. Finalmente descobrimos porque a série chama “My Land” (sério, eu vivia me questionando por causa disso!!). O livro é morno, mas não ao ponto de desacreditar a série como um todo. Ainda tenho curiosidade de saber como a trilogia vai se desenrolar e com certeza vou querer ler “Luz”.

Link: http://www.psychobooks.com.br/2011/09/resenha-sombra.html
Liana 26/06/2012minha estante
Também acredito muito em Lina no último livro.

Rose 02/11/2011

O primeiro livro e o início deste me lembrou um pouco a série Lost, tipo muitos acontecimentos do qual ninguém tem resposta, e você como leitor não consegue imaginar nenhuma resposta para nenhumas das perguntas que surgem durante a leitura, pois é como se nada tivesse sentido, mas conforme a leitura deste segundo livro vai progredindo você vai descobrindo as repostas e ficando apavorada, a história é bem diferente de tudo que li e imaginei durante o inicio da leitura, é muito bom! Te dá uma ansiedade, pois tem mistérios como o cara da papelaria que vende coisas estranhas e morre de maneira estranha, os sonhos que são premonições de assassinatos que vão acontecer, Morgan sumiu, Adam tá estranho, e depois ainda aparece uma foto de uma menina que é igual à Alma. Tudo é um grande suspense, mas com a volta de Morgan, os acontecimentos começam a ter um significado e Alma começa a ter as respostas que sempre quis. E o final do livro me deixou muito ansiosa, pois certa pessoa deixou um duvida no final, morreu ou não? E Adam que eu não gostava no primeiro livro, adorei ele neste segundo, ele é muito fofo, e no fundo ainda acho que será ele e não Morgan que vai salvar Alma de seus maiores problemas.

Sinceramente, não dava muito pelo livro, li o primeiro porque ele estava parado na biblioteca da faculdade, então peguei, achei legal, mas acho que dei 4 estrelas, mas como li o primeiro, acabei comprando este segundo, pois queria saber as repostas, e este segundo meu surpreendeu, eu não apenas dei 5 estrelas, como add ele aos meus favoritos! E agora estou extremamente ansiosa pelo terceiro!

Jaqueline 07/10/2011

Segundo volume da série “My Land”, “Sombra” provou ser uma leitura muitas vezes melhor que seu predecessor, “Escuridão”. Em grande parte, isso se deve à revelação de alguns dos mistérios do primeiro livro da série, que deixou muitas pessoas (inclusive eu!) insatisfeitas por seu tom altamente introdutório e pela falta de pistas que levassem a um mínimo de suposições sobre os aterradores assassinatos dos sonhos de Alma, a protagonista da série.
Em Escuridão, vimos a bela, popular e insensível adolescente Alma descobrir um caderno roxo onde ela começa a escrever contos macabros que narram os assassinatos de pessoas aleatórias. Após muitas reviravoltas, ela descobre que seus sonhos são premonitórios e logo trata de evitar que eles aconteçam. Porém, tudo parece apontar para o fato de que ela mesma seria a assassina em questão. Em meio a tudo isso, ela começa a ser perseguida por estranhos homens vestidos com sobretudos, os misteriosos Masters.

Em Sombra, somos surpreendidos com mais um mistério: ao participar de uma excursão do colégio, Alma se depara com o retrato da filha de um famoso fotógrafo. A garota é idêntica a nossa protagonista e uma nota informa que ela cometeu suicídio junto com outras três amigas e que desde então seu pai parou de fotografar. A coincidência bizarra reside na data do acontecimento, mesmo dia em que Alma sofreu um acidente de carro onde duas de suas amigas perderam a vida. Com esta questão martelando em sua cabeça, ela continua tentando lidar com seus problemas do cotidiano: seu irmão continua ignorando sua existência, sua mãe terminou o namoro com e sua amiga Agatha está presa em uma casa de detenção graças à sua denúncia. Com o misterioso Morgan desaparecido, fica cada vez mais difícil para ela tentar encaixar as peças do quebra-cabeça de sua vida, ainda mais depois que o misterioso “Homem Anjo”, o dono da papelaria onde ela comprou o caderno roxo, é assassinado por um Master bem na sua frente.

Apresentando o sinistro imaginário dos Não Nascidos, Sombra é um livro bem mais consistente e intrigante. Nele, finalmente descobrimos o porquê da série se chamar “My Land”. Com o retorno de Morgan, muitas perguntas que permaneciam em aberto ganham respostas, desde o motivo do frio comportamento de Alma com as outras pessoas até a função de seus sonhos e as estranhas falas do Professor K. Se no primeiro livro da série Morgan parecia ser um simples clichê de mocinho de romance adolescente, neste livro ele atua como um verdadeiro guia para Alma, introduzindo-a em um grupo de jovens rebeldes que compartilha um perigoso segredo sobre sua existência.

Eu considero esta série extremamente irregular. A narrativa tenta amarrar uma série de tramas que fazem pouco ou nenhum sentido e cuja relevância é ainda mais duvidosa. Nesta continuação, continuamos sem saber que sentido existia no fato de Agatha preservar o cadáver de sua tia em casa ou que diferença faz a irmã mais nova de Alma, a pequena e doce Lina, ser muda ou não. Só o fato do título da série ganhar uma explicação apenas na sua metade indica a existência de um problema na construção narrativa da série.

Apesar de tudo isto, “Sombra” se mostra uma leitura um tanto superior àquelas que vêm lotando as prateleiras das livrarias brasileiras devido ao estilo de escrita da autora italiana Elena P. Melodia, carregado de fina ironia e repleto de metáforas inteligentes, indeterminações filosóficas e reflexões para lá de contundentes. Alma não é uma protagonista qualquer, mas uma insensível adolescente que vive em um mundo problemático, completamente colorido em tons de cinza. Compreender isto me fez observá-la com outros olhos, tornando esta leitura bem mais palatável.

>>Resenha publicada no site www.up-brasil.com
Liana 26/06/2012minha estante
Só um detalhe: a Larissa se suicidou 3 dias antes do acidente de Alma.

Murphy'sLibrary 05/08/2012

Quando posso ler Luz? É assim que você vai ficar quando terminar Sombra, segundo volume da trilogia da italiana Elena P. Melodia. De tirar o fôlego, o livro tem sua ação apronfundada a partir da metade, e demonstrou extremo crescimento narrativo se relacionado ao primeiro livro da série, Escuridão.

No primeiro livro foi bastante difícil lidar com meu sentimento em relação a protagonista, Alma, mas neste livro a vi muito mais humana e, talvez, suscetível. Envolta em mistérios: a perseguição feita pelos Masters, o aparecimento de uma fotografia que revela uma garota semelhante a ela, os dramas recorrentes de suas amigas—e ex-amigas—e o sumiço de seu ponto de apoio, Morgan, vem para deixar a cabeça da garota pirada. E, bem, eu cheguei a sentir pena de Alma em alguns momentos, algo que jamais conseguiria sentir com a postura que ela tinha em Escuridão.

A questão é que o desenvolvimento da personagem de um livro para o outro foi extremamente bem trabalhado, assim como foram muito bem colocadas as novas mitologias que começam a nos trazer respostas no decorrer de Sombra. O crescimento do enredo e dos personagens foi um dos pontos marcantes no livro, que continuou com a evolução narrativa de Elena.

As revelações e a ação do livro—sim, finalmente temos ação—foram o ponto alto, preciso admitir. Depois de um livro cheio de dúvidas, foi ótimo ver Morgan nos dando (e a Alma) algumas respostas, só foi extremamente frustrante e enlouquecedor o ponto onde o livro acaba. Já disse que quero Luz logo?

Ainda acho que o livro poderia ter passado por mais uma revisão geral, pois alguns parágrafos ficaram um pouco confusos e em alguns pontos se via a estrutura do idioma original na frase, mas Elena conseguiu dar a continuação todos os elementos que faltaram em Escuridão, e agora mal posso esperar pelo desfecho dessa história!

Cris.Gallo 13/04/2023

Não conseguia parar de ler
Alma a menina linda e que parecia ser insensível se descobre uma não viva, filha de Leviatã e luta para não seguir suas ordens.
Um livro onde ela faz muitas descobertas que mudarão sua existência, seu futuro .Super amei, já vou iniciar o final da saga.Super recomendo.

Patty 25/08/2011

[Resenha] Sombra - Elena P. Melodia
Nem acredito que acabei de ler esse livro, acho que estou lerda... Ultimamente estou muito lenta para ler. E isso é muito ruim porque só estou acumulando livros. Mas vamos a resenha, se eu me empolgar não vai dar certo. UASHUSAHASUH'

No segundo livro da série My Land Alma começa a descobrir os motivos de tudo que está acontecendo, Morgan marca um encontro com ela, onde ele explica o por que age desta maneira, suas manias e de onde vieram.

O livro começou a me prender no final, onde as coisas começaram a ficar legais, não gostei muito de a história ser muito lenta até o meio do livro, a narrativa da Elena é muito boa, ela escreveu bastante das reflexões de Alma.

Alma é uma personagem um pouco fria em relação a sentimentos e justiceira. Apesar de as vezes eu ficar meio irritada pela falta de comunicação que ela tem para com as pessoas e algumas incertezas absurdas que ela tem. Morgan me pareceu no segundo livro estranho, talvez irritado, e mais bonito. UAHAUHASUASHSAUH'

Acho que por causa do final eu associei o livro Sombra com o Promessa de Sangue da série VA, eu não acreditei no final deste livro, simplesmente "surpreendente" para não falar que eu não gostei do livro. Só espero que o terceiro livro me surpreenda mais. Porém para quem não leu escuridão eu recomendo é muito bom e tem uma história original.

O livro é bom, mas achei que faltou algo, não sei dizer o que é. Ah' e ia quase me esquecendo, teve um erro de ortografia monstruoso. Quem ler vai ver, é que eu não marquei em que página se não eu iria escrever para vocês verem, mas acho que foi o único pude encontrar. A capa eu achei linda, mostrando Alma e Morgan, e acho que poderia mostrar no próximo livro os novos "amigos" que Alma fez no livro Sombra.

E aprendi uma coisa que serve como dica, nunca espere muito de um livro, deixe ele te surpreender, pois é melhor do que se decepcionar.

Liana 26/06/2012minha estante
Morgam explica as manias dele? Ele não tem manias, ele tem apenas motivos por ele ser diferente...

"incertezas absurdas": a vida dela era toda confusa, não acho que as incertezas dela eram absurdas...

Se vc não sabe o que faltou no livro, talvez vc tenha que reavaliar, pois talvez não esteja realmente faltando...

Catharina.Mattavel 11/12/2012

Sombra - My Land - Livro 2
Nossa, sem palavras para descrever esse livro.
Eu gostei muito de ler o Escuridão, e não via a hora de ler Sombra, então, logo comprei-o. Não me arrependi, é ótimo, perfeito.
Bem mais emocionante e misterioso que o primeiro. Tem muito mais ação, mistério, personagens. Confesso que me surpreendi, pois não esperava gostar tanto.
É o tipo de livro que não dá para deixar de lado, porque você quer saber as respostas e tudo mais. Então, eu me prendi bastante na história. Não vejo a hora de ler o Luz.
Gostei muito mesmo. A narração, os capítulos pequenos, o enrendo da história e a criatividade.
Perfeito. Recomendo.

Vivi Martins 24/02/2013

Muitas revelações, informações novas e muitos momentos tensos e arrepiantes, mais dinâmico e agitado do que o primeiro!

Fernanda 03/10/2013

Surpreendente!
Esse livro é muito bom! No começo estava um pouco lento, eu fiquei tentando adivinhar o que Alma realmente é. Na metade do livro me surpreendi com a verdadeira identidade de Alma (é algo que eu não esperava). Eu super indico, apesar da história as vezes ser lenta e entediante, o melhor é não desistir e continuar a leitura porque vale a pena. Agora estou ansiosa pelo Luz... Elena P. Melodia nos surpreende!