Marxismo e crítica literária

Marxismo e crítica literária Terry Eagleton

Resenhas - Marxismo e crítica literária

Henrico.Iturriet 27/04/2023

Brilhou meu olho
Daqueles livros que se leem em uma única sentada, tal qual foi feito por mim, busquei essa leitura para ir contra o modelo paradigmático da análise literária da faculdade, que descarece da presença de pensadores marxistas a mando das cadeiras tradicionais e das disciplinas.

Nessa leitura, Eagleton constrói a visão histórica da metodologia utilizada pelos maiores críticos e pensadores literários marxistas, criticando-os e tomando deles, no maior estilo marxiano, o que deles poderia. Portanto, realmente crítico. Ele se contrapõe a uma visão de crítica marxista vulgar, que é aquela que analisa a literatura como reflexo de uma superestrutura, ou que simplifica a essência de uma obra literária sem pensar suas extremidades sociais ou a ?imanência? burguesa dos termos.

Logo, é uma análise de revisão, que devemos sempre buscar ao analisar uma obra literária e entender o social pelo literária, como uma forma diferente que leva a um conhecimento científico, mas não necessariamente interliga eles ao passo da mesma valorização, afinal, o que está livre de ideologia seria, para o marxismo, o conhecimento científico a priori, desmontado e abstraído para a materialidade.

Pensar a infraestrutura e a superestrutura de maneira complementar que se desenvolvem mutuamente ou não, ou seja, variável ou dinâmico, é um dos principais acertos de pensadores como Eagleton, Jameson e Williams. Fundadores dos estudos culturais.
Não excluem o que Marx já determinada antes, resumindo: eu amei e já comprei seu próximo livro

Gabriel.Larrubia 23/03/2022

Como disse na resenha do outro livro do Eagleton, só dá pra saber se uma introdução é boa quando se sabe suficientemente sobre o assunto. Então de novo não vou afirmar que é uma boa introdução! Mas tecnicamente preferi o formato desse livro. Tem um anti comunismo acho que padrão pra época/lugar etc mas o autor mostra ter um vasto conhecimento da literatura marxista e no final tem aquelas recomendações de bibliografia com comentariozinho sobre o que é o livro citado... A melhor coisa que uma introdução pode ter oh yeah

ujuara leitor 16/02/2021

...
Conteúdo complexo de escrita simples. O livro todo se limita às comparações (uma espécie de luta de boxe) entre Lukács e Bretch, mas isso faz com que o livro se torne interessante; as ideias quase beiram o literário.
Renatha Chovich Correa 27/08/2022minha estante
Marx é um grande pensador em todas as questões pertinentes da sociedade. A gente é que sabe apenas das obras de economia política dele, nem porque o lemos, mas por outros e cada um interpreta como convém. Gosto muito.

Pedro Matias 24/09/2020

Uma história da crítica Marxista
Terry Eagleton é um excelente historiografista da teoria literária. Em "Marxismo e Crítica Literária", ele faz um balanço das principais correntes do pensamento Marxista e suas contribuições para a teoria literária, demonstrando caminhos produtivos e erros que levaram a uma compreensão equivocada acerca do que seria uma crítica Marxista. O livro termina com alguns parâmetros de quais deveriam ser os rumos dessa categoria de crítica no futuro.

Giovani.Pagliusi 04/02/2018

Eagleton é bem esclarecedor em alguns pontos elementares da obra marxista, as dissonâncias entre Brecht e Lucaks ao mesmo tempo que ambas as críticas são verossímeis em alguns pontos.