Desculpa, Quero Me Casar Contigo

Desculpa, Quero Me Casar Contigo Federico Moccia

Resenhas - Desculpa, Quero Me Casar Contigo

Pri Francisquet 10/11/2010

Como sempre o Federico Moccia nos traz um livro de linguagem apaixonante. Com frases e citações perfeitas. Com situações perfeitas (que você se imagina na pele da Niki querendo que isso tudo acontecesse com você) e com uma sutileza de todas as dúvidas da alma que somente ele poderia passar pro papel.

Nesse livro encontramos mais foco em todos os personagens, conhecemos não só a vida das Ondas mas conhecemos intimamente tbm os amigos do Alex. Em questão de enredo o primeiro foi realmente muito melhor, mas esse não deixa a desejar em situações de amor, carinho e amizade.

Lisse 28/11/2010minha estante
Pri, eu estou louca para ler esse livro. Preciso ir na livraria urgentemente! Vc foi a única que o leu e fez uma resenha. Obrigada!! Deu pra sentir um gostinha da história enquanto ele não chega nas minhas mãos.

XOXO, da Lisse

Pri Francisquet 08/12/2010minha estante
aproveitando o ensejo

grupo sobre o federico moccia *.*

Paula 30/03/2014minha estante
tem o link pra baixar w

Mariana 25/08/2012

Uma continuação que gostaria de não ter lido.
Federico Moccia me encantou com a sua escrita em "Desculpa se te chamo de amor". A doçura das personagens, as citações bem colocadas, o enredo envolvente. Apesar da história de amor clichê, tudo estava na medida perfeita e fui fisgada de boa vontade. Claro que, quando a continuação do romance foi lançada, o livro entrou logo no topo da pilha daqueles a serem lidos. Um erro de minha parte.
Nessa obra, é dada a continuidade do relacionamento de Alex e Niki assim que voltam da ilha Blu. Como era de se esperar, o inevitável desgaste da relação começa a afetar o casal e dúvidas e inseguranças surgem de ambas as partes. O amor e o desejo de estarem sempre juntos e ligados por um laço tão forte quanto o casamento conflitam com o medo de estarem atando um ao outro a uma situação que, na verdade, não é a ideal para nenhum dos dois. Não seria Niki nova demais para casar? Prender-se a alguém definitivamente aos vinte anos parecia sufocá-la às vezes, parecia tirar-lhe a juventude. E será que Alex não seria mais feliz com uma mulher mais velha, já preparada para estruturar uma família? A maior parte da trama do livro gira em torno dessas questões.
Ao mesmo tempo, são abordadas as histórias dos melhores amigos do casal. Os múltiplos desastres matrimoniais por parte dos amigos de Alex e o amadurecimento vivenciado pelas amigas de Niki. Para mim, esse foi um dos poucos pontos positivos da obra.
Apesar de ser natural que o livro se torne maçante ao narrar infelicidades no amor, isso não torna justificável o fato de a leitura ficar tão arrastada que faça com que a ideia de abandoná-la passe por mais de uma vez em sua mente. As citações infindáveis usadas pelo autor poderiam ser dispensadas em diversas ocasiões, assim como as metáforas consecutivas. Desta vez, Moccia não soube dosar tudo aquilo que tornou o primeiro livro tão adorável. Além disso, o desfecho das histórias paralelas foi um tanto corrido, deixando no ar muitas coisas que poderiam ser trabalhadas de maneira mais aprofundada.
As personagens principais estão entediantes e se tornaram irreconhecíveis. Senti que algumas situações foram um pouco forçadas para gerar um clima de ciúmes e traição.
Sei que muitas pessoas adoraram essa continuação - talvez mais ainda do que a primeira parte-, mas simplesmente não consegui me conectar com a obra. Uma grande decepção.
Mandoka 04/02/2014minha estante
Que bom saber que alguem partilha da mesma opinião que aminha, eu achei o livro em geral bom, mas muito maçante!! E paracia que não ia acabar nunca...

Liz 07/12/2014minha estante
Compartilho do mesmo sentimento, na verdade eu nem consegui chegar ao final do livro.

Suzi 30/03/2022

Que livro!
Gostei demais, você parece viver nele com intensidade. Você aprende, você se diverte, você pega ranço mas no final você ama. Um clichê que vale super a pena ler. E acaba que no final me deixou reflexiva!

Sophia658 22/03/2023

Pior leitura da minha vida
Péssimo. Desde a construção do personagens até o andamento da história. Fiquei meses de ressaca literária por conta desse livro.

Joice (Jojo) 15/01/2012

Continuação que deveria ter sido ignorada
"Desculpa, quero me casar contigo" é a continuação de "Desculpa se te chamo de amor" e dá prosseguimento à história de amor de Alex e Niki.

O primeiro livro me surpreendeu positivamente. Niki era uma personagem leve, divertida, e as histórias - tanto a do casal protagonista como a de seus amigos - eram contadas de forma casual, divertida e de uma maneira bastante poética. Nesta continuação, Federico Moccia errou tão feio a mão que era preferível que não a tivesse escrito.

Neste segundo livro, Alex pede Niki em casamento e isso causa dúvidas e questionamentos que podem comprometer a felicidade dos dois. Afinal, será que Niki, aos seus 20 anos, é muito nova para casar? Suas amigas Ondas - Olly, Erica e Diletta - parecem concordar com isso e ficam preocupadas que uma decisão dessas possa estremecer a amizade do grupo.

Há vários fatores que fazem de "Desculpa, quero me casar contigo" a pior continuação que li ultimamente. Niki está completamente irreconhecível neste livro: nervosa, irritada e amarga! Não lembra em momento algum a garota serena e sábia do volume anterior. O autor também quis trabalhar várias histórias ao mesmo e acabou que não conseguiu concluir nenhuma de forma agradável. Tanto os amigos de Alex como os de Niki têm seus finais praticamente cuspidos, depois de passarem o livro todo sendo jogados de um lugar para outro, mas sem sair do lugar.

E me incomodou a repetição do tema "traição". De repente, TODOS os personagens estavam pensando nisso, querendo trair ou se sentindo traídos. Não convenceu, assim como as inúmeras (e desnecessárias) citações de músicas/poetas. Realmente cansaram e grande parte delas não acrescentou nada à história.

Federico Moccia é conhecido por ser um autor "pop", por falar a língua dos jovens. Sinto dizer que ele abusou desses ícones e acabou arruinando uma bela história de amor que, como disse Niki no primeiro volume, "é muito simples!"

Mariana 12/08/2012minha estante
Nossa, você falou tudo o que eu estou sentindo agora. Estou remoendo o livro. Estive prestes a desistir diversas vezes. Essas citações infindáveis são muito cansativas. E os personagens também estão cansativos. Completamente diferente do primeiro livro.

Mari 25/02/2011

Enquanto o primeiro livro é mais bonito e só mostra a parte boa de um relacionamento, a descoberta, a paixão, esse é muito mais realista e direto. Mostra o amor do dia a dia, as dúvidas frente a uma decisão, a confusão de sentimentos, as conseqüências de cada ato, menor que seja, o egoísmo, o voltar atrás e o seguir em frente, pra sempre.
Particularmente achei esse mais maduro, mais vida real mesmo, por isso gostei tanto. As personagens amadurecem, todas ela (exceto Pietro, é claro rs), ganham espaço e não deixam nada a desejar.
É claro, algumas partes são bem forçadas (como quando se fala sobre o Facebook, Apple, Steve Jobs... pensei até se rolou um patrocínio rs), outras partes são clichê (o show na praia), mas qual romance não é, apesar de toda a realidade? :)
Agradou, ótimo, é um favorito!

Jão.Silver 30/12/2022

Desculpa, quero me casar contigo
Está muitooo longe do tipo de livro que gosto e leio normalmente, apesar disso, tem seu mérito. Peguei ele a princípio por ser de um autor italiano, que nunca havia lido, e por ter gostado da premissa.

Talvez a tradução tenha pecado um pouco, mas para um autor conhecido por "se comunicar com os jovens", tendo uma escrita que é supostamente jovial e moderna, eu (que me encaixo nesse público haha) achei ela distante disso, algumas parte até sendo vergonhosas de se ler.
No geral, gostei da trama e do plot, apesar de meio bobinho.
Minha maior crítica é o tamanho do livro, julgo desnecessariamente grande e arrastado, sofri para finalizar.
5/10

Tarsila 08/05/2011

Lindo também...
Se você não leu o primeiro livro, essa resenha tem spoilers.

Achei que o segundo livro começaria bem no fim do primeiro, mas não. Já faz um ano desde que Alex e Niki voltaram da ilha do farol. Eles estão juntos, felizes e se amando, tanto que Alex pensa se está na hora de dar outro passo: casar. Mesmo depois do trauma com Elena (que some totalmente nesse livro).
Pensei que Olly estaria com Mauro, mas o relacionamento deles durou apenas três semanas e ela agora está com Giampi, de quem morre de ciúmes. Mauro evaporou da história e Paola só aparece por acaso numa cena. Então essa parte da história que acontecia na periferia de Roma some, mas o livro não perde com isso, realmente esse não era dos meus núcleos preferidos. Erica virou uma Olly, ou até pior. Troca de namorado a cada duas semanas, embora ainda mantenha uma amizade com Giò, que as Ondas desaprovam. E Stefano, que ela conhece no final de Desculpa Se Te Chamo De Amor? Pois é, pensei que ela estaria com ele. Mas Erica descobre que ele não era escritor, e sim revisor de uma editora. A impressão que dá é que Federico Moccia mudou de ideia quanto ao rumo da história. Diletta, pelo menos, continua firme com Filippo, e os dois estão muito bem, entretanto a confirmação de uma suspeita pode mudar para sempre a vida do casal. As Ondas estão se vendo menos agora que estão na faculdade, e quando se reúnem é na casa de Olly, a única que não mora mais com os pais.
Alex, numa maravilhosa viagem com Niki a pede em casamento, e ela, imediatamente e sem refletir, aceita.
Enquanto Alex está para casar, seus amigos estão para se separar. Por motivos diferentes, suas esposas começam a deixá-los e eles não sabem mais se devem acreditar no amor. Vivem este fim, enquanto Alex está para viver o começo.

Os casais amigos de Alex ganham mais espaço nesse livro, o que eu gostei bastante, até porque parei de confundi-los. Os amigos agora solteiros se encontram no apartamento que Pietro ganhou de um cliente. E preciso dizer que mesmo reprovando inteiramente as atitudes de Pietro, ele me fez rir muito no livro. A filha de Enrico e Camilla, Ingrid, nasceu e o pai é super apegado a ela. Ah, e aparece uma brasileira na história, mas adivinha que papel ela tem? É uma prostituta. Parece que os brasileiros em livros estrangeiros ou são jogadores de futebol ou prostitutas. Fico indignada.
Surgem algumas dificuldades no noivado de Alex e Niki. Os inúmeros preparativos de casamento com o indesejado auxílio das irmãs de Alex deixam Niki exausta, e seu noivo está sempre ocupado com reuniões de trabalho. Alex está cada vez ganhando mais destaque como publicitário e seu chefe Leonardo o premia com uma nova assistente: a bela e talentosa Raffaella. Niki, enquanto isso, conhece o bonito Guido na faculdade. A princípio eles têm um relacionamento conflituoso, mas depois ele não parece tão arrogante assim para ela. Além de que eles têm a mesma idade, estão na faculdade, gostam de andar de moto, de surfar e correr riscos. Com a comparação dos dois, fica ainda mais evidente a diferença de quase 20 anos dela e de Alex. Surgem dúvidas em Niki e ela não sabe se está preparada para um compromisso eterno ou se ainda quer sua liberdade.
Esse livro nos faz refletir sobre a importância do casamento, as dificuldades que a cada dia precisam ser vencidas nele e a forma como tem sido encarado, com ilusão ou desilusão igualmente erradas.

LissBella 13/05/2011

“Sem você. Sem raízes. Tantos dias no bolso para gastar.”
Assim como o primeiro livro, Moccia mantém uma linguagem gostosa e leve, escreve com uma delicadeza e um carinho que ainda não havia encontrado em nenhum outro escritor.

Se o primeiro livro já nos deixa tão apaixonados quanto Alex e Nick, esse nos faz sentir os mesmos medos e receios que eles. Leva-nos a reflexões sobre as diferenças entre os casais, sobre os fracassos e sucessos das relações e sobre o quanto o amor pode resistir à vida, à rotina, ao tempo.

Com seu jeito Moccia nos leva a uma viagem pela vida de vários casais, nos apresenta amizades, questiona o que é pertinente a cada idade e se existe idade para alguma coisa…

Fala de paixões, tentações e sobre as pessoas que surgem em nosso caminho e de repente bagunçam nossa cabeça. “Alguns jogos ficam imediatamente claros. Resta, porém, determinar se é um simples desejo de jogar ou, se a aposta é muito alta”.

Neste segundo livro Nick se vê balançada por um garoto de sua idade… e a curiosidade bate ao seu coração. Então chegam as dúvidas sobre o que nos faz escolher alguém e como saber se esse alguém é realmente a pessoa certa??? Alex por sua vez, tem certeza… Nick é a mulher de sua vida… mas também tem medo, medo de que ele não seja tudo o que ela procurava.

E com todos esses medos eles dormem, acordam e vivem o momento… “porém, ignoram que, às vezes quando não enfrentamos e resolvemos um temor, ele fica de tocaia, à espreita, como uma pantera escondida na mata… pronta para pular e ressurgir com toda violência de suas garras, impossibilitando qualquer fuga”.

O autor também fala da duração do amor: “Até que uma das duas pessoas vai embora. E, não haverá modo, fatos ou palavras que possam fazer o outro ouvir a razão. Porque o amor não responde a razões”.

Moccia vai além… e mais uma vez nos deixa frases profundas e verdadeiras…

“A dor pertence a quem a experimenta e não há palavra que baste para explicá-la ou para fazer quem sofre se sentir melhor”.

“Os mais corajosos são certamente aqueles que tem a visão mais clara do que tem diante de si, tanto para a glória quanto para o perigo, e, mesmo assim, saem ao seu encontro”….”As vezes o medo nos impede de viver”. … ”Só os corajosos realizam os seus sonhos”.

“Todos querem se apaixonar; desejamos o amor, e o buscamos onde podemos! Sonhamos com ele, nós o perseguimos!”

Delicioso… perfeito… apaixonante…. RECOMENDADÍSSIMO!!!!
Paula 25/07/2011minha estante
LissBella, suas resenhas são sempre maravilhosas.
Mas nesta você arrasou, pra mim, que estou lendo o livro é um convite a devorá-lo ainda mais !

LissBella 10/08/2011minha estante
Obrigada, Paula. Fico muito feliz em saber que você concorda comigo. Beijo grande!

Naná 28/04/2011

Nada de enrolações...
...ou quase nada. Rsrsrs.
Desculpa, Quero Me Casar Contigo começou direto na história, sem grandes enrolações como no primeiro. De cara as coisas já estavam acontecendo. As histórias secundárias, dessa vez, estão bem amarradas com a central. Acho que é porque estão interligadas com os personagens principais.
Lá pelo meio do livro rolou uma enrolaçãozinha básica, por assim dizer. Mas nada que desse vontade de pular páginas como no primeiro livro.
Enfim, gostei do livro, estava curiosa pela sequência, que não deixou a desejar.
George Facundo 06/05/2011minha estante
Pois é... Mais ainda me parece aquele tipo de leitura que fica melhor na tela de cinema com refri e pipoquinha! :-)

Ale Salvia @estantedaale 24/12/2010

Não é decepcionante pois há cenas lindas no livro, mas deixou MUITO a desejar.
O primeiro é PERFEITO, mostra o amor de uma forma unica e o segundo trouxe uma história mais clichê e mais.... chata! hahaha
Federico Moccia me decepcionou um pouquinho e realmente gostaria de não ter lido esse livro, preferia ficar com a beleza do 'Desculpa, mas te chamo de amor'.
Aline Kerber 10/08/2011minha estante
Realmente, também esperava mais...

Domenica 19/01/2011

Sinceramente, li tipo "por obrigação" e por um tantinho de curiosidade... Achei as citações de canções italianas um tanto chatas. Enfim, gostei muito mais do primeiro.

Adriana 09/08/2011

O post de hoje fala sobre a sequência de Desculpa se te chamo de amor, um romance lindíssimo do italiano Federico Moccia. Se você perdeu a resenha do primeiro volume, confira aqui.

ATENÇÃO, ESTE POST PODE CONTER SPOILERS PARA QUEM AINDA NÃO LEU O VOLUME ANTERIOR!!!

Neste segundo volume Nikki e Alex estão de volta do farol, unidos e dispostos a seguir uma vida juntos. Porém, se adaptar novamente ao dia a dia, família, amigos, trabalho e estudos não vai ser fácil. Alex voltou ao escritório e Nikki começou a faculdade. Só que em meio à desgraça dos casamentos de seus amigos, Alex está cada vez mais paranóico e ciumento.

Por causa disso, ele resolve não esperar mais e garantir que Nikki seja somente sua para o resto da vida. Para isso, ele bola um plano lindo, mágico e de tirar o fôlego (impossível uma garota não sentir inveja ao ler), para pedir a mão da jovem em casamento.

Enquanto isso, Nikki conhece pessoas novas e diferentes, e sente que talvez as coisas estejam indo rápido demais. Porém, ao ser pedida em casamento de forma tão linda, ela aceita sem pensar duas vezes, o que pode trazer grande sofrimento aos dois no futuro.

Em meio aos preparativos para o casamento, Nikki se vê forçada a conviver com as irmãs insuportáveis de Alex, quase não o encontra mais e deixa suas amigas, as Ondas que tanto precisam dela, de lado. Já o noivo está encantado com a nova secretária, ex-modelo e belíssima, que o chefe joga para cima dele sempre que tem oportunidade!

É claro que neste cenário é improvável que saia um casamento feliz! Sendo assim, neste livro derramaremos muitas lágrimas, odiaremos e amaremos os personagens e admiraremos a beleza com que o autor conseguiu descrever a imperfeição e a incerteza que permeiam o amor.

A beleza da trama, na minha opinião, está em conseguirmos ver que sempre temos escolha, mesmo que isso não seja bom para nós. A questão da infidelidade também foi otimamente colocada, adorei o destino que Moccia deu para os casais secundários. As Ondas, mais uma vez, roubaram a cena, mas nesta obra isso não me incomodou tanto. Até gostei de ler mais sobre os dramas de cada uma!

O estilo de narrativa continua o mesmo, estão dou o mesmo aviso que em Desculpa se te chamo de amor: se você não gosta de enredos com frases curtas, que trazem uma dificuldade maior no início da leitura, talvez não vá gostar desta obra. No mais, recomendo a todas as românticas incuráveis, que querem se divertir com uma história original e emocionante.

Resenha em http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/08/08/federico-moccia-desculpa-quero-me-casar-contigo/

Taynara Lima / @taaynaralima 25/02/2016

Eu até gosto do Federico Moccia, é sério. Mas o problema é que os livros dele têm páginas de muita enrolação e isso enjoa. E acabou acontecendo a mesma coisa que eu comentei na outra resenha. Eu tive que parar de ler um tempo porque dava overdose de Niki e Alex - ou a falta deles dois.

Porque o livro também foca em todos os outros personagens e acaba que a Niki e o Alex ficam perdidos por aí.

Enfim...

O livro se passa 1 ano depois deles terem voltado da Ilha Blu.

Em meio a todos os acontecimentos na vida dos dois. Niki entrando na faculdade, fazendo novos amigos, novas descobertas. Alex de volta ao trabalho e cheio de projetos, ele acaba achando que está na hora de dar um passo a frente ao relacionamentos deles e resolve fazer o pedido.

Achei péssimo e forçado até eu ler a parte do pedido. Hahaha

Mas enfim, ele resolve então fazer um pedido no estilo conto de fadas. Que apesar de eu achar precipitado pela história dos dois, faria qualquer uma aceitar. Foi lindíssimo.

E chega uma das partes mais legais do livro, que são as duas famílias se conhecendo. Foi uma das partes mais divertidas.

E claro, você vai saber um pouco sobre a história de todos os amigos do Alex. Separações, traições. Esse livro teve foco total em histórias que deveriam ser secundárias.

E sem deixar de lado as Ondas. Já que também vem surpresas por aí maaas não vou contar o que é.

É difícil fazer a resenha sem soltar os devidos spoilers. Mas o livro é bem fraco comparado ao primeiro. Muita enrolação, muito foco em histórias que não são dos protagonista.

O livro foi bem estilo Moccia, cheio de parágrafos desnecesários e páginas que muito bem poderiam ser cortadas.

Gostei de uma frase que vou compartilhar com vocês - É da Niki sendo fofa. Hahaha

"Mas você me deu um sonho que supera qualquer realidade."

Boa leitura!

site: http://www.paixoniteliteraria.com.br/2015/03/resenha-desculpa-quero-me-casar-contigo.html