The Key to the Golden Firebird

The Key to the Golden Firebird Maureen Johnson

Resenhas - The Key to the Golden Firebird

Babi 05/10/2012

The Key to the Golden Firebird - http://tintapink.blogspot.com.br/
The Key To The Golden Firebird é tocante e divertido, bem, é mais deprimente e triste do que divertido, mas não deixa de ser belo e de colocar, em algumas situações, um sorriso em seu rosto.
Apesar de ser escrito em terceira pessoa acompanhando as vidas das irmãs Gold, a história foca mais na irmã do meio, May, que é a como uma "mãe" na história, tendo que, depois da morte do pai, levar o peso da responsabilidade auto-imposta de cuidar das suas irmãs e da casa, já que sua mãe trabalha o dia inteiro.

As irmãs tem personalidades bem distintas, sendo May a mais responsável. No inicio do livro me irritei com a estranha passividade de May em relação a tudo, é muito peso para uma menina aguentar e eu me perguntava se ela conseguiria colocar a família no eixos e ao mesmo tempo manter a sanidade.

Palmer é a irmã mais nova, ela, entre as irmãs, é a mais carente e deprimida, tendo como defesa a introspecção que é um dos sintomas de depressão.

Brooks é a mais velha das irmãs, a mais irresponsável, festeira e problemática A princípio ela não me "desceu", não gostei das atitudes dela, sendo tão I don't Care quando tudo o que May precisava era um pouco de ajuda. Com o decorrer da história, você percebe que ela sofre tanto quanto as sua irmãs e esse é o modo como ela age, é aquilo de "cada um sofre do jeito que acha conveniente", mas ela não ia morrer se ajudasse a pobre May dando carona ou lavando as roupas...

Então May precisa aprender a dirigir pra ajudar em mais alguma coisa (como se já não fizesse muito) tendo a ajuda de Peter, seu "amiguinho" de infância. May e Peter não se davam muito bem, acho que a palavra certa é: se odiavam, mas isso faz tempo. Agora Peter está pronto para ajudar May e May está pronta para aprender a dirigir. Boa parte da história se passa nesse tempo em que Peter e May estão juntos, dirigindo.

Peter é um garoto divertido e fácil de gostar. Com o clima de melancolia do livro, Peter deixou as coisas mais suaves, tanto na vida de May quanto na dos outros personagens, então gostei dele, gostei muito, e apesar dos desencontros ele foi um ótimo mocinho, o tipo que muda a vida das pessoas em um livro, ou algo assim.

Maureen Johnson está de parabéns, para um primeiro livro, ela conseguiu captar e transmitir os sentimentos dos personagens com maestria.

Recomendo.

Agradeço à Giu do blog www.amountofwords.com pela oportunidade. Foi uma ótima leitura!

nota: 4,5 de 5

+ no blog: http://tintapink.blogspot.com.br/

Thamires 21/06/2012

O livro conta a história de May Gold, a irmã do meio numa família de 3 irmãs. Mesmo não sendo a mais velha, ela sempre sentiu o peso da responsabilidade nas costas muito mais do que as irmãs, Palmer e Brooks. Depois da morte do pai, a família ficou meio desestruturada, e o velho carro do pai, o Golden Firebird, esquecido na garagem.

Me identifiquei em algumas coisas com a May, e uma delas foi o fato de ter feito o primeiro exame pra conseguir minha carteira de motorista e ter falhado, assim como ela. E é nessa hora que entra o Pete para ajudá-la!! Ele é aquele amigo de infância, que vivia fazendo brincadeiras "de mau gosto" , chato, insuportável. Mas ele cresceu e não parece mais tão chato assim...
A história vai se desenrolando durante as aulas de direção que ela tem com ele (que são ótimas HAHAHA) e o cotidiano dos Gold.

Eu ficava lendo e pensando "Nossa, uma hora ela vai explodir". A narrativa foca também nas outras irmãs, o que achei muito interessante pois dava pra sentir o que cada uma sentia e entender as emoções naquela família.
Adorei, muito bom MESMO, foi o primeiro que li da Maureen, e com certeza lerei outros!
Leitura recomendada, e inglês fácil.

Esse livro fez parte do Book Tour organizado pelo blog http://www.amountofwords.com/
Sandy 21/06/2012minha estante
Adorei a história e a resenha. Antes eu juguei pela capa que é meio sem graça, então não achei que o livro não fosse bom mas pela resenha parece ser bem divertido, engraçado e parece ser um romance gostoso de ler. Gostei muito. Parabéns pela resenha amiga! xD

Bia 24/06/2012minha estante
caramba, gostei de ver hein senhorita perrone. comecei a ler a resenha e qndo terminei tinha esquecido q conhecia a resenhista, parece de bloggueira profissional ;)hahaha parabéns! ainda bem que esse livro é bom. quem diria, cinco estrelas? xD uuum dia vou lê-lo. parece ser um daqueles levinhos, pra se ler depois de um pesadão. sei lá. bjão.