Esmeralda Zíbia Gasparetto
Lucius

Resenhas - Esmeralda

Ka Castoldi 07/05/2009

Tenho uma atração incrível e inexplicável pelo mundo dos ciganos. Nesse livro, a Zíbia, que já havia me conquistado como admiradora, ganhou mais uma fã. Perfeito, emocionante. Eletrizante. Fez meu coração disparar.
Ticiane 25/11/2011minha estante
tb sou louca pelo mundo dos ciganos..e depois desse seu comentário, fiquei com mais vontade ainda de ler esse livro! rsrs

Alcyse 16/07/2012minha estante
Incrível como a história dos ciganos tb me fascina! E esse livro nos transporta p àquela época incrível onde eles ainda eram "respeitados". Esse é um livro q n dou, n empresto e n vendo. Recomendadíssimo!

Marciane.Zardinell 21/01/2024minha estante
Esmeralda" é uma história envolvente que nos convida a refletir sobre nossa própria espiritualidade e o poder do amor e da compreensão na transformação de nossas vidas. Onde a vingança não leva a lugar nenhum a não ser a nossa própria destruição.

Carolina 18/09/2022

Uma dança com o mundo cigano
Gostei bastante desta leitura, Esmeralda é uma cigana que me encantou. O entrelace entre a vida cigana e o espiritismo é interessante, e aos que desejam ler já digo que não é necessário acreditar na religião para gostar deste livro, mas sim gostar de romance para se cativar.

wchynha 11/06/2020

Escrita perfeita, o livro me prendeu mesmo depois da página cento e pouquinho, mas depois tbm, não dá pra para de ler . O envolvimento dos personagens é tão intenso que dava pra sentir a energia só de olhar o livro na minha cabeceira rsrs

skuser02844 14/12/2020

O Romance que atravessou o tempo.
Este livro nos revela a intensidade dos sentimentos, mostrando nossas falhas, arrependimentos e recomeços.
Esmeralda a personagem principal é uma mulher de grande personalidade, dona dos seus sentimentos e de suas atitudes. Sempre viveu livre para construir suas vivências sem se subordinar a ninguém, como uma verdadeira cigana.
Tudo mudaria quando Carlos cruza seu caminho, um nobre fidalgo, pertencente as grande cortes da Europa, que ao encontrar Esmeralda dançando nos festival de Valença, fica encantado com tanta beleza. O nobre por sua vez deseja a cigana com todas as forças e seria capaz de largar tudo para viver aquele amor. E assim o fez.
Na noite seguinte ao festival, Carlos informa que iria viajar no intuito de estreitar as relações com Dom Hernandez família de fidalgos amigos de seu pai Dom Fernando . Porém Carlos estaria partindo para o acampamento cigano para viver com Esmeralda, mas ao chegar deparou-se com a indiferença da cigana e com a companhia de outro cigano que estava na sua carroça, o que lhe despertou ira. Ao ver aquela cena, decide retornar a Madri, mas no meio do caminho, sofre um assalto e é golpeado. Neste momento a caravana dos ciganos se deparam com Inácio pedindo ajuda, devido aos ferimentos de Carlos. Então Esmeralda resolve ajudar levando Carlos para sua carroça para cuidar de seus ferimentos. A saúde de Carlos piora por conta do ferimento e Esmeralda por sua vez solicita ajuda do Miro, cigano de grandes conhecimentos espirituais, que ao analisar a situação convocas as forças espirituais para que ajudem na sua recuperação.
A relação destes personagens se desenvolvem com extrema intensidade. Carlos deseja Esmeralda a qualquer custo, inclusive se forma possessiva, tolhendo a cigana em várias passagens, na sua forma de vestir, no seu trabalho, na sua amizades e nos seus sentimentos. Esmeralda inicialmente não aceita, porém em nome do amor cede as chantagens.
E mesmo diante das concessões, a realidade material de ambos falou mais alto, por mais que Carlos desejasse a cigana com todas as forças, sua consciência pedia que retornasse para saber noticiais do seus pais, principalmente de Dona Encarnação.
Então Carlos toma a decisão de retornar ao castelo de sua família, mas antes partir conversa com Sergei, chefe dos ciganos, que o aconselha, caso deseje partir era livre, mas ao retornar Esmeralda que decidiria sua aceitação.
Após longa viagem Carlos é bem recebido no castelo. O que faz Carlos repensar na forma como o castelo era conduzido e começa implementar mudanças, que agrada Dom Fernando. E estas atitudes fazem com que Dom Fernando repasse os negócios aos filhos e o controle do castelo. Porém, os dias vão passando Carlos mais ocupado e Esmeralda deprimida pelo sentimento de abandono.
Paralelamente o livro coloca a história de amor entre Dona Leonor, Dom Fabrício e o padre Gervásio. Uma mulher de finos traços e tratos aprisionada em um relacionamento de conveniência com Dom Fabrício, fidalgo, de reputação abalada, mulherengo, que a agredia constantemente. E por outro lado, um padre apaixonado por Dona Leonor, que fez de tudo para conseguir sua liberdade, confiança e amor. E se fosse preciso utilizar da raiva, rancor e discórdia entre Dom Fernando irmão de Dona Leonor e Dom Fabricio, o faria, sem pestanejar.
Certo é que este livro traz uma trama de amores intensos, onde a vingança atraí a destruição, o ódio aprisiona inclusive após a morte fechando os olhos ao que realmente importa.
Portanto, amor é único sentimento capaz de libertar, perdoar e recomeçar.
Esmeralda foi isto tudo em uma só mulher.

Lucila.. 16/01/2009

Muito bom.
MUITO BOM! Na minha opinião o começo do livro é escrito de forma monótona, o livro se torna realmente bom a apartir do ponto em que as descrições diminuem e a história passa realmente a acontecer. Instigante até o fim, ESMERALDA é um livro maravilhoso, recomendo!
Karina Wolf 12/03/2013minha estante
depois do teu comentário vou dar uma segunda chance ao livro! estava a ponto de abandoná-lo.

Cinthia 16/01/2014minha estante
Não vou mentir, custei a chegar na metade do livro, mas quando cheguei... não consegui parar de ler até o final.

Nathane2 11/10/2023

Amor, paixão, obsessão e loucura.
Chorei muito lendo o desfecho dessa história. O destino implacável que Esmeralda buscou ao longo dessa vida foi certeiro no final. E fiquei com pena da moça e o Carlos sofreu, mas não como deveria..foi muito leviano com ela e a família. Ele causou o sofrimento de várias mulheres em vidas diferentes. Mas é bem escrito, melhor livro da Zibia que já li até o momento.

Eunice.Vilares 22/01/2009

O livro da Zibia que eu mais gosto... Talvez por que fala sobre ciganos e eu gosto de histórias sobre...

sulian 29/09/2009minha estante
li 3 livros da zibia e esse foi oq mais gostei tbm..

Gilda.Lima 29/03/2021

Um livro de grande aprendizado! O amor impossível entre um fidalgo e uma cigana, famílias destruídas, corações despedaçados, pessoas sofrendo. Um amor tão intenso que ao mesmo tempo que causa grande felicidade pode levar à ruína. Esmeralda, cigana de beleza estonteante, intensa em seus sentimentos, quando ama é com fervor, e quando é desprezada, odeia mais ainda. O que sucederá? Que tal mergulhar nessa história maravilhosa?

_aylaqrsma 20/08/2020

Maravilhoso
Sem dúvida um dos melhores livros que já li na minha vida, Esmeralda é simplesmente inesquecível.

Fernanda1156 02/07/2023

Estou gostando muito destes !eus estudos espíritas
Está me fazendo muito bem conhecer mais sobre o espiritismo e as suas lições de humanidade.

@viajeira.literaria

line. 19/07/2022

que coisa linda
meus pais leram quando eram mais novos e me deram pra eu ler, tanto é q o livro tá meio acabadinho KKKKKK
enfim, que livro lindo, foi o primeiro romance espírita que eu li e que coisa surpreendente, tem os momentos de tensão e de coração quentinho! e tudo torna mais mágico quando vc lembra q isso aconteceu em alguma reencarnação de alguém!!!
as lições no final são espetaculares, sem palavras pra todas as sensações q eu passei durante esse livro! com toda certeza Esmeralda, Carlos e Miro vão ser lembrados
por mim!
Miro eu amo você viu??? maioral dms

sara.w0 09/03/2022

Esmeralda, Esmeralda, teu corpo é quente como o sol
Nossa! Mas esse livro não é em nada como eu imaginei!!! Talvez se eu passasse a ler as sinopses antes, tudo seria diferente, mas enfim.
Até certo ponto achei uma história lotada de pessoas egoístas/hipócritas somente preocupadas com o seu próprio umbigo e passando por cima de tudo e todos para chegar ao seu objetivo. Eu me compadeci de poucos, lê-se Miro, Isadora e José, pelo restante somente desprezo, porém, ainda permaneceu meu desejo que alcançassem a paz de espírito em algum momento futuro.

Merlin 14/03/2021

Esmeralda
A história tem início no ano de 1812. Ciganos, fidalgos o que dizer de um homem que amou duas mulheres de maneiras tão distintas... romance envolvente, livro muito bom, super recomendo!!! Final fantástico ??

Bruno Matos 21/03/2012

Impressionante!
É, quem o distingue pela aparência não o trata como deve.
Muito bom! Um exemplo para reflexão sobre sentimentos e espiritualismo, mais ainda muitooo bom!
Se envolver na cultura cigana e na distinção de classes, onde a nobreza se impões superior aos hereges mas também analisar as relações, das necessidades do nobres onde os ciganos os convinham.
A dança e a animação, distingue Esmeralda, e a cobiça e o desejo distingue Carlos.
Mas isso seria uma paixão ou um amor? e duraria eternamente sendo os dois divididos pelas castas?

Disso já se extrai que é um ótimo livro.
Recomendo.

Di Morais 22/06/2021

Esmeralda
Uma linda história de amor, ditada pelo Espírito Lucius, atravessada pelo ódio, desejo de vingança e paixão, mas onde o amor e a bondade acabam sempre vencendo.