Oito Contos de Amor

Oito Contos de Amor Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Oito Contos de Amor

nothelucas 19/04/2024

Leitura difícil, mas que vale a pena, uma escrita diferente que Lygia Fagundes Telles faz muito bem, o melhor dos contos talvez seja "o encontro", "a chave" vem logo atrás com uma definição incrível do que é dormir: "Ô! a melhor coisa do mundo era mesmo dormir, afundar como uma âncora na escuridão, afundar até ser a própria escuridão, mais nada."

Julia 22/01/2024

Mysterium
Este é um dos meus grandes achados: os relatos de lygia me encantam num nivel que se eu pudesse descrever com uma palavra, eu diria que é sublime. amo o jeito que ela fala, amos os maneirismos que ela tem, amo as metáforas e os devaneios. se lygia fosse deus, eu com certeza teria a maior honra de me sentir sua criatura mais divina. gostaria profundamente de ter sido algo criado pela mente dela, só pra me sentir fragmento vivo de sua imaginação. a amo.

Erick Vinícius 22/12/2023

Sentimental...
Sentimental no sentido de nos trazer sentimentos diversos, em cada conto podemos sentir o amor, a raiva, a indignação, a esperança ou a desesperança e etc. A maneira como a autora em cada um dos contos noa surpreende, com personagens vagos de explicações, mas incrivelmente bem construídos nos seus sentimentos. Confesso que alguns são confusos, mas na minha edição no início ela própria diz que não eram para ser completamente entendidos. Pretendo ler mais obras da autora.

taysa6 17/10/2023

Nota pra cada conto
1- as cerejas ? 5 ?
2- pomba enamorada... ? 1 ?
3- as pérolas ? 5 ?+??
4- herbarium ? 3,5 ?
5- a chave ? 4 ?
6- apenas um saxofone ? 2,5 ?
7- o encontro ? 1 ?
8- a estrutura da bolha de sabão ? 1 ?

Mari 17/07/2023

Amores reais
Para quem espera romances fofinhos de princesa, está lendo o livro errado. O livro aborda sobre amores, mas também mostra o lado "feio" e mais real deles. Primeiros e útlimos amores são retratados de forma fluida por Lygia, que a cada conto nos surpreende e nos faz refletir sobre as formas e mutações do amor.

Literata0 14/07/2022

Apaixonada
Que mulher meus amigos.
Que escritora sensacional.
Eu já tinha lido algumas crônicas da Lygia e me apaixonei.
Agora depois desse livro de contos, eu fiquei maravilhada.
Leitura envolvente, você termina o livro em um dia sem ver.
Super recomendo.

Fefa 16/02/2022

Oito contos de amor
Li no 8° ano e achei ele arrastado, confuso, difícil de interpretar. Hoje eu continuo com a mesma opinião, é claro que a interpretação foi mais fácil mas as vezes eu não entendia muito bem, tipo muitas falas eu não sabia onde parava exatamente.
Eu diria que a autora foi a colleen hoover brasileira, não tem uma pessoa feliz nessa história e se tinha no meio da história já era triste. Alguns contos são mais "profundos" do que outros mas todos chegavam no mesmo contexto: mostra o lado sofrido do amor.

Melhor conto: O encontro
Pior conto: Pomba enamorada ou Uma história de amor

Fernanda.Carvalho 11/01/2022

Oito contos de amor
Muito bom, apesar da escrita ser bem complexa eu amei,os meus favoritos foram, as cerejas, pomba enamorada ou uma história de amor e Herbarium, achei esses bem fofinhos. Indico pra quem gosta de romance?

Mylls 24/10/2021

Complicado...
É um livro muito bom em si,mas ao mesmo tempo muito complicado de se entender,tive que procurar análises na internet para poder compreende-lo melhor.
Ele mostra as diferentes faces do amor e o perigo que ele pode ser,a rejeição e a obsessão,o arrependimento e a paixão

Beatriz de Medeiros Abreu 10/10/2021

Resenha Oito Contos de Amor
Sla, razoável. Eu li para a escola, acho que não leria caso não fosse uma "obrigação escolar". É isso... sem contar que algumas coisas não me agradaram, talvez seja pela época em que os contos foram escritos. Os que eu mais gostei foram As cerejas, Herbarium e O encontro.

Luana 03/04/2021

Contos sobre paixões e amores não correspondidos. Alguns são muito bons, outros nem tanto. Não sei se indicaria a alguém, provavelmente não.

Bia 02/11/2019

Durante os oito contos é a intenção da autora trazer ao olhar dos leitores a amargura do amor real, um amor que por vezes não é correspondido ou que sofre com as marcas do tempo e esquecimento, sem os enfeites dos contos de fadas. Por isso, é muito fácil nos conectarmos com os personagens, uma vez que todos nós já sofremos por amor em algum ponto de nossas vidas.
Nesta releitura pude enxergar pontos de vista diferentes sobre a escrita da autora e também sobre meu próprio gosto literário. A escrita é encantadora, me cativou em todos os contos desde a primeira linha, até mesmo no conto que não gostei. Acredito que algumas escolhas de palavras para se referir a pessoas negras são questionáveis, ao meu ver, mas, fora esse ponto, a forma como Lygia conduz o enredo é extremamente cativante. Ela se utiliza de um fluxo de pensamento contínuo em que somos levados em um parágrafo do presente ao passado, conhecemos as emoções e ouvimos as vozes dos personagens e paralelamente, enxergamos um cenário cheio de significados e quase palpável de tantos detalhes e questionamentos existenciais riquíssimos.
Ao final do livro, foram organizadas informações sobre a carreira e vida de Lygia Fagundes Telles, bem como uma entrevista com esta e um posfácio que se aprofunda no estilo de escrita da autora. Estas informações adicionais tornam a leitura mais completa e auxiliam na compreensão de pontos levantados nos contos.