Oito Contos de Amor

Oito Contos de Amor Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Oito Contos de Amor

Bia 02/11/2019

Durante os oito contos é a intenção da autora trazer ao olhar dos leitores a amargura do amor real, um amor que por vezes não é correspondido ou que sofre com as marcas do tempo e esquecimento, sem os enfeites dos contos de fadas. Por isso, é muito fácil nos conectarmos com os personagens, uma vez que todos nós já sofremos por amor em algum ponto de nossas vidas.
Nesta releitura pude enxergar pontos de vista diferentes sobre a escrita da autora e também sobre meu próprio gosto literário. A escrita é encantadora, me cativou em todos os contos desde a primeira linha, até mesmo no conto que não gostei. Acredito que algumas escolhas de palavras para se referir a pessoas negras são questionáveis, ao meu ver, mas, fora esse ponto, a forma como Lygia conduz o enredo é extremamente cativante. Ela se utiliza de um fluxo de pensamento contínuo em que somos levados em um parágrafo do presente ao passado, conhecemos as emoções e ouvimos as vozes dos personagens e paralelamente, enxergamos um cenário cheio de significados e quase palpável de tantos detalhes e questionamentos existenciais riquíssimos.
Ao final do livro, foram organizadas informações sobre a carreira e vida de Lygia Fagundes Telles, bem como uma entrevista com esta e um posfácio que se aprofunda no estilo de escrita da autora. Estas informações adicionais tornam a leitura mais completa e auxiliam na compreensão de pontos levantados nos contos.

Jessé 16/02/2013

"Oito Contos de Amor" é um pequeno livro composto por oito contos da autora brasileira Lygia Fagundes Telles. Os textos têm em comum a sua temática: todos falam sobre o amor, seja ele fraternal, ágape, romântico ou qualquer outra coisa.
Os contos que mais me agradaram foram "As Pérolas", "A Estrutura da Bolha de Sabão" e "Herbarium". Nesses três contos vemos uma narração em primeira pessoa saturada de emoção e sentimentalismo, onde a tristeza impera, levando o leitor a um estado em que ele praticamente sente as mesmas dores que as personagens. Os outros contos também são bons, mas não excepcionais.
Recomendo pra quem deseja uma leitura que seja ao mesmo tempo leve mas também carregada de emoção.