O Matuto

Lucius

Resenhas - O Matuto

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Daniele.Lopes 28/12/2020

Pra quem gosta e se interessa por livros espíritas ,vai amar esse livro, exclusivamente qualquer livro dessa autora.

Elaine Cristina 07/10/2020

Inusitado!
Um matuto herda uma fortuna enorme e na sua simplicidade e inteligência vivaz, surpreende os espertinhos que tencionam enganá-lo. Um livro muito gostoso de ler, com algumas situações divertidas e outras que angustiam nosso coração. Gostei muito!!!

Mari__ 13/09/2020

O Matuto:
Outro livro incrível da Zibia que tive o prazer de ler! Mais um livro onde há banhos de ensinamentos morais e espirituais. Digo que para quem não acreditava nessa doutrina não leia, pois nesse livro o meio espiritual é muito presente e de forma marcante. Então, quem não acredita se sentirá enganado e por fim irá criticar o livro de maneira negativa. Mas voltando ao que interessa, para quem tem certa fé e gosta pode ler pois se sentirá renovado e com mais vontade de viver!

Me sigam no perfil e interajam comigo!
ps: no momento voltarei para o gênero que mais amo, FANTASIA, aguardem novas resenhas!

Shirlei 19/08/2020

Nada acontece por acaso, ninguém está no.lical onde está por coincidência . Td tem motivo. Nao sabemos tudo nesse plano, mas td tem razão de ser.

BlueandCherry8 18/07/2020

Ensinamentos familiares
Amei este romance. A trama levanta muitas questões familiares, problemas de relacionamentos em suas faceta espirituais. Pessoalmente me identifiquei muito com uma das personagens (Maria da glória), mas outros personagens também lidam com situações que remetem a situações q tb lidei... aliás, personagens maravilhosos e exemplos de vida e conduta, como Lucila. Geraldo, (o matuto) é maravilhoso e tb nos ensina bastante. Livro na linguagem simples de Lúcius e Zibia, maravilhoso de ler.

Rayara.Agaada 21/05/2020

As adversidades da vida sempre nos surpreende, é interessante como os livros de Zíbia conseguem fazer refletir e aprender a encarar as difíceis lições

Carol 10/05/2020

Incrível
Envolvente, com uma trama maravilhosa.
"Entrei" na história logo no início e, amei até o fim.

Pablito 20/03/2020

Bom livro. Leitura agradável, mas tem que se manter a mente aberta. Aborda muito o lado espírita.

rcividanes 10/03/2020

Meu primeiro livro espírita
O Matuto foi o primeiro livro espírita que eu li. Uma leitura fácil, rápida e bem explicativa. Abriu o mundo do espiritismo para mim. Li duas vezes.

Lilian 09/12/2019

Uma das maiores heranças de uma família tradicional em São Paulo nos anos 30 está em jogo.

"O MATUTO" ditado pelo Espírito Lucius e psicografado pela médium Zibia Gasparetto

Carolina procurou o filho de 5 anos desaparecido por anos. Seu marido, Euclides, um médico conceituado e herdeiro de uma fortuna havia abandonado o lar e levado o garotinho junto, e ninguém nunca entendeu o porquê desse comportamento misterioso do doutor.
Após a morte dos sogros e com Euclides e o filho Geraldo desaparecidos, ela herdou metade da herança e com inteligentes investimentos multiplicou a fortuna.
O trabalho e a busca pelo filho eram o que a mantinham ativa, pois ela se fechara no grande casarão da família, quase nunca era vista e não recebia ninguém.
Carolina acaba falecendo de tanta tristeza e a grande quantia que deixara como herança despertavam a cobiça de muitos, um deles era seu cunhado que perdera toda a parte que lhe cabia com a morte do pai.

Um ganancioso advogado e um jornalista encontram Geraldo já com 28 anos numa cidadezinha perdida no meio da mata em Minas Gerais.
Ele morava numa velha cabana em meio ao mato, um total matuto sem estudo algum.
Logo, eles comprovam através de documentos enterrados por doutor Euclides que também já havia falecido que o tal matuto de nome Raimundo era mesmo Geraldo Tavares de Lima único herdeiro da bolada deixada por Carolina.
Astuciosos e contentes, eles logo fazem planos para passar Geraldo para trás, passar a perna no tio dele, outro sanguessuga, controlando o matuto como bem quisesse e conseguir a documentação necessária para dar o golpe.

O que ninguém esperava era que aquele matuto, o tal cópia de um Jeca Tatu como o apelidaram, magro e alto que aparentava ter bem mais idade que seus 28 anos, analfabeto e mal vestido fosse surpreender com uma espantosa inteligência todos os envolvidos dessa trama.

jumorgensten 03/05/2019

A obra tem Raimundo como personagem principal. Ele foi criado somente pelo pai no interior do interior do Mato Grosso. Humilde e sem estudo, tudo muda quando o advogado Olavo Rangel consegue encontrá-lo.

Então Raimundo descobre que é Geraldo, muito rico, com posses e é de uma família tradicional em São Paulo. Também que sua mãe (Carolina) tinha falecido e com isso ele assumia o controle de absolutamente tudo.

A partir de então acompanhamos Geraldo na sua nova vida em todos os aspectos. Seus novos hábitos, roupas, linguagens, comportamentos e por aí vai. Ele, ao chegar e por não ser materialista, foca em saber o que aconteceu por ser afastado de sua mãe e o pai ter ido morar no mato.

Durante a narrativa, conhecemos seus parentes como o irmão de Euclides, Dr. Marcondes, sua mulher Renata e seus filhos Maria da Glória e Jorge. Além de Lucila que liga todas as fases da história e que foi muito amiga de Carolina. Inclusive ela é uma das partes espirituais da obra.

Intercalando com a nova vida de Geraldo, aparecem as questões mediúnicas tanto do personagem principal quanto dos "coadjuvantes". Inicialmente é de uma forma bem sútil e se torna intensa e presente ao decorrer dos acontecimentos.

O livro tem sua base no que acontece no passado e suas consequências no dias atuais. Como é o caso de Aurora, uma das protagonistas da tragédia antigamente, que vive se remoendo de culpa e vê a filha (Maria Luisa) começar uma amizade com Geraldo. Ou seja: Duas pessoas inocentes, sem saberem do que aconteceu, ligados por um mesmo drama.

Com o passar do tempo o causador da primeira tragédia, aparece novamente. E Geraldo acaba sendo o "dejá-vu" do próprio pai. Até que tudo é resolvido e esclarecido.

Dois pontos poucos comentados são abordados nessa obra: A primeira é o dom musical que muitas pessoas tem sem saberem e o contato mediúnico de encarnados adormecidos voluntariamente.

A leitura é leve, fluída e vai crescendo ao longo das páginas. O texto é entendível a todos. Para quem gosta de Espiritismo no cotidiano e na prática é um prato cheio.

E apenas quero colocar Lucila em um potinho. Como faz? Quanto aprendizado, calma e sabedoria.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/05/03/o-matuto-zibia-gasparetto/

Monique 17/03/2019

O livro lembra aqueles romances de literatura modernista, com aqueles clichês de tudo ser resolvido no final da historia.
Para quem gosta de romances assim é uma boa indicação.
Eu gostei, apesar de achar que a Zibia, às vezes, é descritiva demais e pode ajudar a perder o interesse pela historia.

Alves 31/01/2019

O matuto
Quando a inveja e intrigas em um relacionamento atrapalha a felicidade de um casal, e muda uma vida inteira, separando pessoas que se amam.
Até onde a ganância e poder pode ir quando se trata de destruir pessoas ingênuas, e até que ponto alguém ingênuo se deixa enganar Este livro fala sobre um casal e sua trajetória pelo plano carnal e espiritual.

Rê Bastos 03/01/2019

Não existe vítima inocente!
Demorou muito a me prender, mas depois se tornou um livro muito bom. Não gostei tanto quanto de alguns outros da autora que já li, mas gostei.

Este conta a história de um rapaz do mato, que foi separado da mãe, pelo pai, quando criança e se descobre anos depois dono de uma herança imensa. Sentindo grande amor pela mãe, da qual fora separado quando criança, ele tenta descobrir o porque da separação e promete vingança à todos que os fizeram mal, mas como sabemos, a vingança não nos ajuda e ninguém sofre sem razão. O desenrolar do livro é muito interessante e instrutivo. Super recomendo, assim como recomendo os outros romances de Zibia.

"A vingança é faca de dois gumes, que fere tanto a vítima quanto o agressor."

Leonardo1263 18/11/2018

Sem igual
A grande ideia do livro claro, é o espiritismo em si. Mas a história é tão orgânica, tão inicialmente despretensiosa, que muitas das vezes pouco enxergamos o gênero na edição. Entre o meio do livro e o fim, percebemos a intenção da autora em aproximar o leitor do espiritismo e todos os seus bons valores. Com uma velocidade de narrativa um pouco mais rápida, o final não necessariamente é dos melhores dado o costume de esperar sempre finais com plot-twist. Porém em relação a pontos que incomodam eles se acabam aqui mesmo.

No geral Zibia apresenta ótimos valores que apresentam o próprio espiritismo, o espirito de bondade, como se portar em relação as injustiças da vida, e qual a diferença entre desejar justiça e vingança.

No decorrer da leitura, através de muitos exemplos acompanhamos os benefícios de querer o bem. E isso traz uma leveza pra alma, uma vontade de valorizar a vida acima de tudo e se preocupar menos com problemas mundanos.

Geraldo é um ótimo protagonista. O antagonista da história ou os antagonistas são de fácil alusão com pessoas do dia a dia de qualquer pessoa. A clareza de ideias dos coadjuvantes levam o personagem principal a novos pontos e também o leitor a refletir melhor sobre novas perspectivas. Temas como depressão, alcoolismo, vícios e traições são tratados a todo momento apresentando seus malefícios e como escapar disso.

Por mais que seja uma obra espírita, se avaliada sem preconceito religioso ou de crença, é um ótimo romance. A representatividade da sabedoria e o valor que os homens dão perante a tudo que ganhamos em vida. No geral é um ótimo livro com pouco mais de 427 páginas, uma escrita leve e simples que consegue alcançar qualquer tipo de leitor. Dos mais simples aos mais exigentes.

Impossível ao terminar o livro não querer conhecer o personagem Geraldo!

site: https://mundohype.com.br/reviews/review-o-matuto-de-zibia-gasparetto/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6