O Matuto Zíbia Gasparetto

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bart 16/09/2018

*Zibia Gasparetto*

(101º livro)

Caramba, já fazia muito tempo que eu não lia um romance psicografado, e principalmente de Zibia, prq na mha ignorância, só achava que fossem romances "água com açúcar", e essa semana pedi p/mha mãe um indicação de romance espírita ou espiritualista...na hora ela falou do "O Matuto".
A trama gira em torno de Raimundo que logo em seguida descobriremos q seu verdadeiro nome é Geraldo, um cara que crescera sem estudos e sem contato algum com cidade grande (mesmo assim mt inteligente), mesmo depois da morte de seu pai (quem o trouxe p/esse lugar) continuou vivendo numa vila no interior do Mato Grosso, até que um advogado e um jornalista o encontram afirmando que Geraldo é dono de uma baita fortuna, pois sua mãe falecera 6 meses atrás. Logo no começo do livro, a introdução diz que "os acontecimentos tiveram suas datas e os nomes das pessoas e lugares foram alterados p/não haver correlação com as verdadeiras pessoas"
Sempre li livros espíritas, até me topar com "Nosso Lar" (anos atrás), nem consegui terminar...mas agora, anos depois, com esse livro de Zibia ... caramba, a história deixa uma mensagem "faça o bem, independente do TEMPO, prq td conta, e NADA está à deriva, prq o nosso PAI...DEUS, ALÁ, CRISTO, JEOVÁ ... no seu amor infinito, tem um plano reservado p/cada um de nós!
O lance da coisa é AMAR, pronto! O negócio é q não é tão simples p/nós seguirmos algo q se constrói na simplicidade que é o amor!
Livro arretado!! Independente de religião, que é o q nos separa (DEUS nos une, mas as religiões...) aconselho de coração esse livro!
Não dei spoilers me segurei!! Kkkkkkkkkkkkkk
Thais.Neumann 16/09/2018minha estante
Tenho esse livro em casa, acredito que tenha sido (ou ainda seja KKK) da minha mãe. Nunca tive curiosidade de ler, mas agora fiquei com vontade, ainda mais por saber que é da Zíbia. Adorei a resenha, muito interessante, parabéns!

Bart 17/09/2018minha estante
Poxa! Obg!! ;)
Eu tinha parado de ler romances espíritas com "Nosso lar" aquele não me desceu!! Mas semana passada eu tive vontade dar uma variada! Como mha mãe "come" leitura espírita, pedi q me indicasse um, e foi "O Matuto"! Excelente! Nunca tinha lido Zibia! Recomendo!!

Jackie Sabino 07/11/2017

Cansativo e bem repetitivo. Muitas vezes beira ao fantasioso. Mas finaliza de uma forma correta e bem suave, sem um happy end forçado. Já fiz algumas críticas a outras leituras que fiz da Zíbia porque os seus livros mantêm sempre o mesmo padrão de história, praticamente alterando apenas os nomes dos personagens. Esse foi o primeiro livro dela que tentei ler a anos atrás mas, abandonei a leitura por não achá-la interessante. Só consegui criar coragem pra finalizar agora. De alguns da Zíbia que eu li, esse é um dos que fazem menções mais corretas ao espiritismo. Acho que é quando ela ainda não havia rompido com a doutrina. Opiniões particulares à parte, só peguei esse livro porque estou fazendo uma limpa na minha estante dos títulos que eu havia deixado pra trás e esse estava na lista. Ele pode sim abrir portas para uma curiosidade maior sobre a doutrina espírita, o que não quer dizer (de forma alguma) que seja um livro doutrinário para estudos.

Vanessa.Ramos 09/10/2017

O matuto
Livro super interessante. Incentiva o amor as pessoas e não as coisas materiais.

Martinha 26/07/2017

Como todos os livros da Zíbia, esse também é maravilhoso. Sempre com uma linda mensagem.

Edilene 04/06/2017

O matuto
Um Matuto que não sabia ler nem escrever, herdeiro de enorme fortuna, parecia presa fácil para um advogado que pensava ludibrio-lo e para seu tio, que julgando-o morto, pretendia ficar com sua herança.
Os fatos, porém, surpreenderam ambos.este romance de agradável e proveitosa leitura também nos faz meditar e compreender mais as lutas da vida, encorajando-nod a manter a confiança na grande bondade e na inteligência de Deus.

Zibia Gasparetto

Angela.Maria 03/02/2017

Eu adorei o livro. Pós mostra.a capacidade que temos. Dentro de nossa pessoa. Insiste uma força que nós desconhecemos.

Khrys Anjos 17/12/2016

O caráter de uma pessoa não é adquirido com dinheiro ou status social. Vem da alma:
Esta história coloca o leitor diante de temas que precisam ser profundamente analisados: ciúme, vícios, perdão, culpa, preconceito, vingança, fé.

Geraldo foi levado pelo pai para viver numa pequena cidade do interior e se transformou num quase selvagem. Não aprendeu a ler nem escreveu, pois seu pai assim o quis. Euclides também incutiu na mente do filho que deveria fugir do amor e não confiar nas mulheres.

Quando sua mãe falece lhe deixando uma imensa fortuna de herança um advogado inescrupuloso tenta se aproveitar da sua ignorância para se apossar de grande parte do dinheiro. Assim como o seu maquiavélico tio.

Ao chegar à cidade grande um novo mundo literalmente se abre diante de seus olhos. No início seu único pensamento é resolver a questão da herança e voltar para o mato onde se sente mais seguro, mas com o passar dos dias e ao fazer novas amizades percebe que sua vida será completamente diferente dali em diante.

Ele conhece sua prima Maria da Glória e uma irmandade se estabelece entre eles. Também acaba por criar um laço fortíssimo com a dona Lucila e sua filha Inês. Encontra em Humberto um irmão e em seu primo Jorge um amigo. E mesmo contra a sua vontade descobre o amor nos braços da Maria Luísa.

No decorrer do trajeto que levou o casal a felicidade eles tiveram que passar por algumas turbulências. E quase não conseguem o tão esperado final feliz, pois foram presos na mesma armadilha que o pai do Geraldo caiu.

Cada personagem teve a sua própria história e ao se reunirem puderam entender melhor os acontecimentos do passado que os levaram até aquele momento.

E o leitor é levado a fazer as mesmas reflexões que os personagens fizeram. Suas experiências servem para mostrar onde eu ou você estamos cometendo o mesmo erro.

Temos os vícios que corroem a alma: jogo, ciúme, ambição, vingança, ódio, culpa, arrependimento, remorso.

Vocês devem estar se perguntando por que coloquei todos estes sentimentos como sendo vícios, não estão?

Vício é tudo aquilo que nos domina, tudo o que alimentamos, tudo o que permitimos que nos guie a vida. Se deixamos que algum destes sentimentos nos domine ou guie estamos lhe dando o poder de conduzir a nossa existência.

E para deixar de ser um vício precisamos fazer o tratamento de desintoxicação realizado através do amor e do perdão.

O ciúme é o conselheiro mais mortal que existe. Ele leva o indivíduo a cometer atos bárbaros e depois passar o resto da vida se amargurando por ter feito algo que só lhe trouxe mais dor.

E a vingança é a alma gêmea do ciúme. Ainda mais letal, pois atinge tanto a pessoa a quem é projetada a vingança quanto aquele que a pratica.

A maneira mais rápida e eficaz de nos libertarmos dos grilhões do ciúme é amando de verdade a outra pessoa, lhe dando liberdade e confiança.

O perdão serve como primeiro passo para fazermos nossa luz se expandir em nossa alma e irradiar plenamente em nossa vida. E isto inclui o auto perdão.

Se cometemos um erro temos que ter em mente que foi algo ruim que fizemos, mas não podemos permitir que o remorso, o arrependimento e a culpa nos limitem os passos. Eles só servem para incutir medo na pessoa e levá-la a depressão.

Errou, peça perdão, se perdoe e se for possível corrigir então o corrija. Se não pode peça perdão, se perdoe e siga sua vida sem se deixar prender pelas algemas do passado.

Temos que tomar um cuidado redobrado para não usarmos as vidas passadas como desculpa para as coisas ruins que fazemos aos outros ou que as outras pessoas fazem conosco ou com o próximo.

Tudo deve ser dosado com a lógica de que estamos tendo uma nova chance para aprendermos as lições que nos recusamos a aprender em alguma encarnação passada.

Mas não podemos deixar que isto se torne a base para a nossa vida.

Estamos aqui para evoluirmos. O que isso significa? Que temos que aprender a nos amar e permitir que o outro também se ame.

Ajudar uma pessoa a sair da prisão mental em que ela mesma se colocou ao se deixar viciar pelo jogo, pela bebida, pelas drogas ou pelos sentimentos negativos só é possível quando esta pessoa deseja a mudança. A força de vontade dela em se curar é que deve ser estimulada. Não com cobranças, mas com incentivos e estímulos.

Julgar ou apontar o dedo só faz com que a pessoa se retraia e fuja. Além do que não há nenhuma pessoa encarnada que tenha o direito de se sentir superior ao outro e tomar o julgamento dos seus atos nas suas mãos. Todos nós estamos no mesmo barco. E para que a embarcação não afunde ao bater num iceberg todos temos que trabalhar em conjunto.

Uma pessoa não deve ser intitulada por ter ou não um diploma. Seu caráter é muito mais importante.

Existem explicações para os acontecimentos ruins e os bons que ocorrem em nossas vidas que remontam as nossas encarnações passadas, mas não podemos ficar paralisados aguardando que os espíritos venham nos contar o que passou e como devemos prosseguir.

Nossas escolhas determinam o nosso futuro. Seguir os conselhos do amor é muito mais benéfico.

site: https://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2016/11/resenha-o-matuto-zibia-gasparetto.html

Kris Monneska - Conversas de Alcova 15/12/2016

Um matuto encantador
Logo no início da leitura somos apresentados ao nosso protagonista, que no inicio do livro é chamado de Raimundo. Personagem fortemente real, sem bons modos ou educação, porém super dotado de força de vontade, bondade e daquela sagacidade inocente tão inerente nas pessoas que são criadas longe dos ambientes urbanos. O dito Matuto, uma figura cativante.
Raimundo foi parar num vilarejo no interior do mato grosso, chamado Dente de Onça, ainda infância. Foi levado pelo pai que devido a alguns acontecimentos resolvei levar uma vida de reclusão e levou consigo o filho, mantendo-se até mesmo lá no remoto vilarejo, certa distância dos outros habitantes. Criou o filho na mais completa ignorância, do passado, das letras, das religiões, de qualquer coisa que não fosse a vida ali. E foi assim que Raimundo cresceu ouvindo do pai que não deveria confiar nos homens da cidade e muito menos em nenhuma mulher. Até que um dia o pai morreu e certo tempo depois aparecem no vilarejo dois homens questionando sobre o seu passado. E é assim que ele descobre que o seu nome real é Geraldo, que seu pai era um respeitado médico na capital paulista e que a mãe, que ele acreditava ter morrido quando ele era pequeno, havia acabado de morrer, deixando para ele uma grande fortuna.
São nessas condições que Geraldo parte para São Paulo, rumo a um mundo desconhecido e cheio de novidades. Será possível para um matuto dar-se bem nessa selva de pedra?

O início da leitura de O Matuto me deixou apreensiva, pois o personagem principal, Geraldo, me cativou e eu temi por ele estar circulado de pessoas gananciosas que só queriam tirar vantagem dele, porém não demora pra gente perceber que ele sabe como se cuidar. Apesar de ser um jovem bom, com pouca instrução e nenhuma maldade, Geraldo sabe se defender, assim como consegue facilmente avaliar os seres humanos e descobrir em quem pode e em quem não pode confiar. Sua sinceridade, coragem e boa índole atraem para ele grandes e boas amizades o que acaba o levando a descobrir pouco tempo depois que existe um segredo por trás da separação dos seus pais. Segredo esse que ele decide descobrir e fazer justiça, mesmo que com as próprias mãos e é a partir daí que a trama de fato se inicia.

Ao longo da narrativa somos apresentados a vários personagens, alguns desses são tão benevolentes e tão bem descritos e desenvolvidos que é como se durante a leitura, das partes em que eles participem nós recarregássemos nossas baterias com as suas palavras. Outros trazem em si os piores sentimentos dotados aos humanos e são tão bem descritos quanto os anteriores.

O Matuto é um romance muito bonito e bem completo, na história encontramos, drama, suspense, amor e várias lições de vida. Uma das principais se refere a discriminação social. Ao longo da leitura a trama nos mostra como não devemos julgar as pessoas pela sua aparência, seu modo de vestir, seu grau de instrução, que as pessoas tem mais o que oferecer e que isso vem de dentro.
Outra lição forte presente na obra é em relação a vingança e os danos que ela pode acometer à vida de quem a alimenta.
Como é de praxe a obra ainda esclarece sobre a doutrina espírita, mas como sempre sem tentar persuadir o leitor a segui-la, mas sim esclarecendo sobre a realidade em relação a essa religião que infelizmente é ainda nos dias atuais, alvo de tanto preconceito.

Como sempre a escrita da Zíbia e do Lúcius é muito agradável, com uma linguagem clara, coesa e de fácil entendimento. Existe algo na escrita de O Matuto que me fez acha-lo um pouco diferente dos outros títulos que eu li dessa união de autores, talvez por nessa obra a narrativa desenvolver-se completamente no plano terrestre e não se alterar entre o nosso mundo e o mundo dos espíritos como é mais comum. Porém a estruturação da trama ainda é a de folhetim, onde os personagens sempre se entrelaçam e em algum momento acabam se esbarrando, pois existe uma história principal, e outras histórias de apoio que auxiliam no desenvolver desta.

O livro é de 1984 e bateu a marca de 354 mil edições vendidas, recebendo assim essa nova edição que está maravilhosa, com uma capa muito bonita, mais moderna. As páginas seguem o padrão da editora, diagramadas de maneira bem organizada, são brancas, com o texto escrito com uma tipografia de tamanho agradável, de modo que facilitam a leitura. A revisão do livro está impecável como sempre.

Sem sombras de dúvidas eu recomendo a leitura, com prazer, para todos. O Matuto é uma obra linda e agradável, capaz de transmitir ao leitor os mais belos sentimentos; Paz, Amor, Esperança, Amizade são só alguns que emolduram essas páginas. Então se você já é leitor desse gênero, tenho certeza de que você vai adorar e se você não é, mas que conhecer e pretende se aventurar, acredito que esse seja um dos livros ideais para esse inicio.

Como estamos às vésperas de natal, não posso deixar de dizer que esse é um excelente presente de natal. Espero que vocês tenham gostado da resenha, não deixem de deixar as suas opiniões ou duvidas nos comentários. Beijooos ♥

site: http://www.conversasdealcova.com/2016/12/resenha-o-matuto-zibia-gasparetto.html

Gilza.Maria 01/09/2016

muito bom

Néia 26/08/2016

Excelente história onde a ingenuidade e simplicidade tanto humanas quanto espirituais não são vencidas, essa psicografia mostra com clareza que os "os humildes herdarão a Terra", um livro com fácil linguagem onde um misto de sentimentos são despertados no leitor, além de nos fazer despertar para a fé e crermos cada vez mais que toda ação tem sua reação tão ou mais justa do que imaginamos.

Volnei 18/12/2015

O Matuto
Esta obra conta a história de um homem simples que vive sozinho em um pequeno casebre nos confins dos sertões do Brasil e um dia recebe a visita de alguns homens que se dizem advogados de sua falecida mãe, da qual ele não tem nem mais uma lembrança.
Por meio destes homens ele descobre que é um homem rico e que seu pai, desiludido com alguns problemas familiares teria fugido com ele, ainda pequeno, para aqueles confins.Ele terá que enfrentar algumas tramas com os familiares que ele descobre possuir na cidade de São Paulo . No desenrolar da trama, surpresas procuram ajudar o leitor a compreender melhor as lutas da vida, encorajando-os a manter a confiança na bondade e inteligência de Deus.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

ManoelNeto 04/11/2015

A ignorância e inteligencia nunca, tão bem juntos.
Este livro é fascinante do começo ao fim, quando o tive em minhas mãos para a devida leitura veio-me na mente alguns preceitos de outros falaram do título, alegando a fala do personagem. Confesso que a linguagem não é nada relevante, quando você gosta da leitura compreende o texto como o caminho para o outro lado da história, onde você mergulha.
Esse livro é um misto de aprendizado e perdão. Quando pensamos que o sofrimento é algo eterno e injusto, devemos recorrer ao coração, ver em nosso íntimo o porquê do tamanho da prova terrena. Em minha pobre analise, notei a confiabilidade em que encontramos o sujeito que narra à história, categórico e pelo que parece fiel aos fatos. Sem falar nas gargalhadas, hilario. Recomendo !!!!!!
No inicio da história encontramos um caipira/matuto que vive próximo a um vilarejo nos confins de Mato Grosso. O lugar denominado Dente de Onça, um lugar tranquilo e sereno. Esse matuto chamado a principio Raimundo, filho de José, estava agora só, seu pai tivera falecido de um mal, ao qual não foi descoberto pela precariedade de falta de recursos, e pelo próprio José recusar-se a ir aos médicos na vila. Em um dia chegam à casa de Raimundo dois sujeito um advogado e um jornalista, contando a verdadeira história de Raimundo, seu verdadeiro nome e o paradeiro de sua mãe, que ao que soubera pelo pai tinha morrido deixando-o de colo. Raimundo chamava-se na civilização em São Paulo, onde teria que ir para receber uma grande herança, Geraldo Tavares de Lima. Cercado por cobiça de todos os lados, Geraldo mostra que em meio a sua simplicidade existe muita inteligência mostrando que inteligência e ignorância podem ser antônimas. Geraldo descobre que seu pai deixa a mãe com o filho no colo e sem deixar rastro, por um motivo ao qual sujara a honra e o nome de sua mãe, Carolina à qual tinha muita afeição. Ao pretexto de descobrir o que realmente aconteceu no passado e vingar-se de quem o fez, Geraldo decide ficar em São Paulo, a contra gosta de seu tio José, que vislumbrava a herança da cunhada Carolina, perdendo todas as esperanças com a aparição do sobrinho. Geraldo logo faz amizade com uma amiga de sua mãe, a qual preza com muito carinho, Lucila. Nesse meio tempo Geraldo faz amizade com sua prima Maria da Glória, descobrindo que ela é totalmente contra as ações do pai, José. Geraldo descobre alguns fatos e se aproxima de alguns personagens do passado de sua mãe, para descobrir e sempre com a vingança como estimulo para os dias. Geraldo casa-se com Maria Luiza, e descobre o amor. Maria Luiza logo engravida. Mas algo de errado acontece, Geraldo é acometido ao mesmo mal que seu pai, em outrora. Desvendando a armação a que o Matuto foi encarcerado, igualmente a seu pai, Maria Luiza e alguns amigos vão em busca de Geraldo que foge para Dente de Onça. Descobrem, e desvendam o mistério. Através do amor, e da comunicação de sua mãe Carolina, Geraldo desiste da vingança e ver na vida a chance de se refazer e de resgatar erros.

Juh 24/11/2013

Mensagens da Zíbia
Quais as lições que tiramos de um livro da Zibia? Que existe vida após a morte? Reencarnação? Sim, mas também o que tiramos deles são as mensagens, que podem ser muito útil para o nosso dia-a-dia. Se você é um fanático religioso, não leia. "O Matuto" é uma história linda onde mostra que o amor e o perdão são essenciais para as nossas vidas.

Emanuella 19/09/2013

Muito bom livro historia divertida e ao mesmo tempo faz reflitir sobre a natureza humana.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6