Pequenas descobertas do mundo Clarice Lispector

Resenhas - Pequenas descobertas do mundo

Alycia.Moreira 18/04/2024

É um livro bem pequeno, com textos curtos publicados por Clarice. Mas mesmo pelo seu tamanho, não ficam para trás de suas novelas e romances: eles também provocam o interior, e alguns até trazem críticas diretas.

Para quem quer ler a autora, mas em doses menores e não tão complexa (como alguns livros dela é, igual A paixão segundo G.H), essa é uma boa coletânea.

laura 17/01/2024

Minhas crônicas/contos favoritas do livro :
- Saudade
- Uma história de tanto amor
- Lição de filho
- O primeiro beijo
- Caderno de notas

Wanda Concurseira 30/12/2023

A mulher
Só sei dizer uma coisa: eu PRECISO ler mais Clarice! Eu necessito me sentir mais íntima dessa mulher.
Por que eu A li tão pouco durante esse tempo todo!? Eu não sei.

laraleiixo 14/07/2023

Uma coletânea
Meu primeiro contato com a autora e gostei bastante. Ler algumas de suas obras é como se estivesse lendo sua mente ou um diário.

Gostei da maioria, cada uma ao seu modo.

Lucia Virginia 26/03/2023

Alguns desses contos eu já tinha lido em outras coletâneas, mas ler Clarice Lispector sempre é um prazer e sempre tem algo novo pra gente descobrir de um conto uma crônica. A leitura é bem fluída e rápida, deu pra ler em um dia, mas isso não signifique não seja muito profunda em significado, a Clarice fala de um modo das emoções, que só ela sabe falar! Ninguém descreve a melancolia como ela e mais do que tudo ninguém descreve de forma tão exata a alegria como ela, aquela alegria tão boa, tão preciso, tão grande, que você sente angustia, porque tem medo de sentir tudo de uma vez e ela acabar, aquela alegria que você não se acostuma, aquele docinho gostoso e caro que você queria que durasse pra sempre, como é bonita e dolorosa a alegria da Clarice.
Lucia Virginia 26/03/2023minha estante
escrevi tudo errado, quem gostou

Giovanebla9997k 30/12/2022

Uma coletânea com diversas crônicas de Clarice (Lispector), entre essas crônicas temos algumas com grande fama como: "Restos de carnaval" (16/03/1968), "Uma história de tanto amor" (10/08/1968), "Como é que se escreve?" (30/11/1968) é etc.
Tais crônicas expõem tanto os pensamentos simples de Clarice quanto as suas relações interpessoais ou fatores que poderiam estar ligados ao "prosaismo" com a valorização de determinadas coisas que aparentemente não tem valor á massa.
Livro curto e muito bom para se ter ideia sobre a autora e sua escrita.

Biatriz.Gomes 06/10/2022

Clarice me atravessa.
Me atravessa porque, por vezes, me sinto Clarice.
E acredito ainda que todo mundo, também por vezes, já sentiu-se Clarice.

Novelo :D 18/09/2022

Pequenas descobertas do mundo
Não entendi muito bem o conceito do livro, tem várias partes de outros textos/livros sem contexto, são bem interessantes porém não sei compreendi

Lillyt 29/06/2022

Com apenas 48 páginas fez mais do que vários livros por aí que tem mais de trezentas. Clarice lendária.
Anajuuuuu 29/06/2022minha estante
Clarice rainha

Lua 16/06/2021

Indescritível
Clarice Lispector é uma verdadeira humana, ela tem uma sensibilidade no olhar que consegue triunfantemente transferir pela escrita ao leitor.
Cada palavra dá pra ser sentida e de certa forma vivida por quem está lendo, é como se estivéssemos com ela em cada lugar.
Os contos e crônicas escritos por ela vão de coisas simples do dia a dia a coisas profundas como Deus.
Esse livro só me fez pensar em como eu realmente gostaria que ela ainda estivesse viva.

FRAN329 09/08/2020

Pequenas descobertas do mundo
Esse livro é o volume dois da coleção "Palavra da Gente", organizado por Rosa Amanda Strausz. Nele encontra-se trinta e um contos e crônicas escritos por Clarice Lispector, além de uma apresentação, glossário e uma biografia de Clarice. Uma obra simples, curtinha, voltada para o ensino EJA-Educação de Jovens e Adultos, e para aqueles que gostam e sentem prazer pela leitura.
Luênnya 13/08/2020minha estante
Que nostalgia. Li há anos atrás, ainda está na minha estante.

Cheshire 26/05/2020

Pequenas descobertas do mundo
Esse livro vai reunir alguns contos de Clarice, entre eles, alguns de natureza biográfica como "Tortura e Glória", "Restos de carnaval" e "Banhos de mar".
Particularmente eu não sabia que iria gostar tanto. Anos atrás eu não me interessava pelos seus livros. Não sei ao certo o motivo, talvez por não ter me conectado ou por não gostar muito do tipo de escrita. Agora aqui estou eu, amando cada parágrafo e cada página lida.

"Mais que uma escritora, ela se dizia 'sentidora' porque resgistrava em palavras aquilo que sentia. Mas que histórias, seus livros apresentam impressões."

"Clarice fala das alegrias, esperanças e angústias que nem sempre conseguimos nomear. É como se ela descobrisse pequenos segredos da vida e se dispusessse a tentar contá-los para nós."
- (Rosa Amanda Strausz)

MEUS CONTOS PREFERIDOS
- As crianças chatas
- Tortura e glória
- Uma experiência
- O terror
- Como é que se escreve?
- Banhos de mar
- A máquina está crescendo
- Menino
- Caderno de notas
- O primeiro beijo

Esse é um livro curto, que pode ser lido em apenas uma tarde.
Percebi que adoro a Clarice e sim, é um livrinho que é bom ter como bagagem.

Acabei descobrindo que já tinha lido alguns contos e me peguei numa nostalgia estranha. Apesar de tudo, fiquei feliz e animada por ter dado outra chance. E claro, já me sinto ansiosa por mais.

Karol.Perli 23/11/2017

O conto Saudade do livro Pequenas descobertas do mundo de 27 de maio de 1968, de Clarice Lispector usa palavras simples e clara para descrever a saudade.
De todos os contos me identifiquei com ele pelo fato de como ela expressa o sentimento dela.

Thaís 23/11/2017

Pequenas Descobertas do mundo
No livro Pequenas descobertas do mundo, apresenta uma série de contos maravilhosos, cada qual voltado a um assunto diferente, escrito na intensidade unica de Clarisse Lispector.
O conto que mais me chamou atenção foi nomeado "saudade", ele descreve a saudade como algo muito intenso e chega a compara-la com a fome ( descrita em outros contos como algo interminavel)
SAUDADE define muitas pessoas para mim, por isso acredito que esse texto tenha me chamado tanta atenção. Ela aparece sem ser chamada, tão intensa como um furacão.
Eu recomendo esse livro, pois é uma leitura fácil, interessante e rápida. Clarisse trata os assuntos de uma forma unica que nos faz refletir nossas ações.

Ana Maria 11/01/2013

Resenha - Pequenas descobertas do mundo
Esse livro é composto por vários contos, alguns chegam a contar acontecimentos da vida de Clarice, outros contam realidades que aconteceram e continuam acontecendo até os dias de hoje, esse é o caso do primeiro conto, que se intitula como As crianças Chatas, apesar do nome ele narra a história de uma criança que vai dormir com fome e que várias vezes fala para sua mãe, mas a mesma, não tem comida e assim se desenrola essa primeira crônica...
Vários temas também são abordados, como a saudade da pessoa amada, egoismo, amor, o primeiro beijo, o menino que se torna homem entre outros.
Dentro dos vários contos eu destaquei Saudade, olhem :
"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida"