Logunedé: Santo menino que velho respeita

Logunedé: Santo menino que velho respeita Nei Lopes




Resenhas - Logunedé: Santo menino que velho respeita


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Lucas1429 18/06/2024

Logunedé, o feiticeiro caçador
O livro traz um panorama geral sobre o orixá Logunedé enquanto figura mítica e seus pais (Oxum Pandá e Inlê).

Pelo que percebi, o culto a este orixá aqui no Brasil é raro, então o livro se atém em vários momentos a discorrer sobre os pais de Logun, como os mitos associados a eles e suas plantas votivas. O que, no fim, diz sobre o próprio filho, já que ele carrega as características de Oxum e Inlê, além das suas próprias marcas singulares.

O que me distanciou um pouco da leitura foi a sensação de que algumas informações pareciam surgir do nada, sem muita conexão com a narrativa ou com o próprio orixá. Há muitas passagens que abordam de forma geral sobre as religiões de matriz africana no Brasil e sua história, o que me pareceu uma forma de "tapar buracos" por não haver informações suficientes sobre o orixá em questão.

De todo modo, foi muito importante para minha jornada enquanto buscador da umbanda, um caminho que começo a aprofundar.
comentários(0)comente



Kamilla :) 20/05/2024

Um dos melhores presentes que já recebi. Amo ser filha do príncipe e aprentder tudo o possível sobre ele.
comentários(0)comente



Dandara 15/10/2013

O livro aborda tudo sobre o orixá cultuado no Candomblé, Longunedé ou Longun - Edé. Filho de Inlê, uma qualidade de Oxóssi, com Oxum Pandá, qualidade de Oxum, Logunedé considerado como padroeiro dos homossexuais, por sua natureza ambígua, ora homem, ora mulher, o santo menino que velho respeita, como Mãe Menininha do Gantois refere-se a ele, e dá origem ao subtítulo da obra; é desvendado nesse livro com suas lendas, mitos e características de seus filhos de santo. A obra também traça um pouco do panorama do culto das religiões de matrizes africanas.
comentários(0)comente



Luan Gaspar 27/02/2011

Complicado
Li por indicação de um amigo, apenas por curiosidade a respeito da tão falada ' macumba ' 'orixás ' e coisa do tipo... achei o livro muito complicado, passei por páginas e páginas de nomes estranhos, que só seriam entendidas por quem é da religião e vive essa realidade, existem algumas ' fábulas ' durante a história que são até interessantes... Por fim tive uma pequena idéia do que é, mas estou longe de entender.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR