Lisbela e o Prisioneiro

Resenhas - Lisbela e o Prisioneiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

may ! 14/04/2024

Lisbela e o prisioneiro
Eu simplesmente amo a literatura brasileira, tanto o livro e o filme são perfeitos, irei apresentar uma peça em breve dessa obra, e estou muito grata de ter pego o papel da lisbela??

cinthia.alencar 13/02/2024

Comigo é na inhanha =)
Adepta que sou do velho clichê "o livro é melhor que o filme", fui deliciosamente surpreendida por uma obra que funciona em todas as linguagens: como livro, peça e filme.
A cultura pernambucana transborda nas falas e expressões dos personagens e a crítica ao sistema patriarcal (em uma história de personagens majoritariamente masculinos) está presente, mas sem perder a comicidade.
Conheci o filme antes do livro, mas foi muito interessante ver um Leléu bem menos palatável e ainda mais esperto no texto da peça.
Enfim, quer dar boas risadas e curtir uma leitura leve e divertida sem nada de superficial? Lisbela e o Prisioneiro é a escolha certa.

Larghing 20/01/2024

Como é bom ser nordestino
Mas até sendo nordestino, alguns diálogos custam pra a gente entender.

O início não me agradou tanto, as falas machistas me incomodavam, me perguntava "ora, mas onde está o humor dessa comédia?", ainda assim, continuei a ler, pois, de alguma forma, estava curiosa para saber o desfecho... e olha... Até teve uma reviravolta bacana.

No fim, não posso negar que acabou me arrancando algumas risadas, então cumpriu com o que prometeu.

Agora vou é assistir ao filme.

Vinicius_Alves.45 16/01/2024

É uma peça muito interessante. A leitura me fez relembrar de um dos vários filmes que marcaram minha infância, era lendo e ouvindo a trilha sonora do filme. Não sabia da existência desse livro até precisar dele para desenvolver um artigo na faculdade, muito rico e deveria ser mais utilizado no ensino de literatura. Osman Lins tem uma escrita muito boa, critica na hora certa e usa o humor de uma maneira única.

Sayonara 15/01/2024

Lisbela e o prisioneiro
Diferente do filme e bom que o seja.
A peça cumpre sua função de entreter ao mesmo tempo que, com leveza, cutuca a sociedade patriarcal e seus atores. Sem falar que, e para mim a melhor parte, remete àquela fusão, característica de Ariano Suassuna, e repetida neste texto pelo discípulo Osman Lins, entre a cultura popular nordestina e o teatro espanhol do século XVII.
Legal!

Domino 14/01/2024

Momentos bons, momentos ruins teatro realmente nao eh meu genero pois apesae da leitura fluida nao consegui sentir conexao com a historia o que me deixou na mao em alguns momentos eh isso 2 estrelas

Júlia Beatriz 30/12/2023

Gosto de lisbela e o prisioneiro desde que assisti o filme e ler a peça foi muito legal.
Algumas falas são igualzinhas no filme o que é muito massa.?

Vanessa.Carla 10/12/2023

O sabor de ser nordestino é muito bom
Lisbela e o prisioneiro é um dos meus filmes preferidos da vida, então sempre tive vontade de ler a peça e foi uma experiência muito boa. O tipo de livro que se lê com o sorriso no rosto, tanto pela escrita e andar da história, quanto pelo fato de algumas falas e cenas serem repetidas igualmente no filme. As adaptações que foram feitas pra a peça ir para o cinema foram genias. Amei.

Josiastds 22/11/2023

Que delícia de ser ler
Puro suco do teatro brasileiro, foi muito bom passar algumas horas lendo esse livro, assistir o filme no mesmo dia que chegou o livro e hoje terminei o livro, amei muito ler e sentir falta de alguns personagens que foram adaptados para o cinema, e foram melhor, Alagoas sendo representada com o maior alto nível de humor. Amo o filme e amei o livro.

ddmlheiros 02/11/2023

Bom demais
A história me prendeu de uma forma que eu não achei que seria possível, me diverti e me intriguei com os personagens, deve ser ótimo assistir isso em tempo real em um teatro.

EduardaMarquess 18/09/2023

Confesso que inciei a leitura com um tanto de receio, pois folheando notei ser bastante diferente do filme (que já assisti dezenas de vezes, sem exagero, de tanto que gosto, apesar de não curtir uma ou outra cena). Contudo, decidi ler, buscando apreciar, apesar de não conseguir evitar algumas comparações. Para minha supresa, mesmo com as claras distinções e a distância, até mesmo temporal, e, consequentemente, social, gostei muito da obra. Osmar Lins escreve de maneira excelente, desenvolve bem os personagens secundários, não se estendendo tanto, pois nem faria sentido por de tratar de uma peça dividida apenas em 3 atos, nem de moto tão curto que deixe solto e não estabeleça a relação devida com Leleu, o prisioneiro, personagem principal. Meu personagem preferido no livro foi o velho, o carcereiro Citonho. Como Pernambucana, considero essa simples obra, valorosíssima em termos culturais, pois o autor, também pernambucano, coloca de maneira bem orgânica expressões e situações bem típicas do nordeste, mas que fazem sentido para qualquer público. Outra coisa importante destacar, é a mestria com que ele traça um enredo que o leito pode não concordar com a moral expressa (como é meu caso) mas ainda assim se envolver e apreciar o texto.

Para quem quer uma leitura leve, cômica e fluida, esse livro cairá muito bem.

Elifas 13/08/2023

Meu primeiro contato com Osman Lins
Minha primeira leitura de Osman Lins, do país de Pernambuco, Vitória de Santo Antão. Não há quem não possa gostar dessa obra. O final foi surpreendente. Confesso que meu primeiro contato foi com a adaptação cinematográfica, mas o livro (como sempre) é muito melhor.

Alexandre de Omena 26/07/2023

Teatro de comédia da melhor qualidade
O texto teatral de Osman Lins é de uma criatividade típica das histórias de cordel tão comuns no Nordeste brasileiro de outrora. O desenvolvimento dos acontecimentos e o clímax (e o falso clímax) são excelentes. É um texto para ser relido várias vezes por puro prazer, mas que também permite um olhar aprofundado sobre a realidade social brasileira.

Camila1857 20/07/2023

Um pouco diferente do filme, mas ainda foi possível se encantar pela sagacidade de Leléu e pela força de Lisbela.

1 | 2 | 3 | 4 | 5