Ausência na Primavera

Ausência na Primavera Agatha Christie

Resenhas - Ausência na Primavera

Pri Francisquet 05/04/2011

Eu sou super fã da Agatha. Tenho todos os livros de mistério dela. E munida de curiosidade e e medo de me decepcionar (sim, medo, de se quebrar na minha cabeça o brilhantismo da autora, pq a Nora Roberts pra mim só consegue escrever mistérios peca no romance rs), li esse livro que me tocou profundamente.
A história não é um romance comum. Não é aquelas histórias que vc está acostumada a ler. È uma história de reflexão. É uma história baseada na alma e no coração. È aquela história que faz a gente pensar e pensar e pensar e descobrir que não sabemos nada sobre a gente, mas é só pensar e descobrir que tudo estava lá, só que nós mesmos não queríamos enxergar.

Lendo esse livro descobri outra faceta da Agatha. E não me decepcionei, ela conseguiu atingir seu objetivo, de transmitir a realidade da época, de como as pessoas são egoístas, e como enganamos a nós mesmos e temos uma felicidade de mentira.

Estou ansiosa pra ler os outros livros dela agora rs.

Mireille 02/11/2023

Um livro da Agatha, mas que ao mesmo tempo diverge do seu estilo literário que fez sucesso mundial, não sendo um livro policial/mistério e sim romance.
Esse livro traz uma nova perspectiva da vida da personagem, e que acabamos pensando o quão importante parar, refletir e pensar na própria vida e nos caminhos que ela toma

Marselle Urman 21/06/2011

De você estive ausente por toda a minha vida...
Este é um livro onde nada acontece.
Mulher de meia idade inglesa voltando de Bagdá, fica alguns dias numa pousada no deserto esperando um trem que estava retido, segue viagem. Esses são os fatos da história.

E é uma pena, que tão poucas pessoas consigam levar adiante a leitura deste livro.

Ele é fantástico.

Mais uma vez, me surpreendo com a capacidade de Lady Agatha de atingir o âmago dos sentimentos humanos. Este é um livro que nos faz pensar em várias pessoas, que nos faz pensar em nossas atitudes; e que mostra que o ser humano é sempre o mesmo - não importa quando, nem onde.

Duas observações:
1 - Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira.
2 - O comodismo mental escraviza.

É uma leitura muito edificante, e profunda.

Renata.Mieko 01/07/2022

Uma análise sobre a natureza humana.
Você se conhece mesmo e se positivo, tem a coragem de mudar? Se ser uma pessoa que deseja?!

Canteli Marcio 09/11/2023

Um mergulho na subjetividade
Como é importante ter momentos de "deserto" para refletir sobre si mesmo.
"Ela conseguiu observar-se a si mesma".
Esse é o grande propósito desse livro.

A correria do dia a dia no impede de perceber certos "sinais" que a vida nos dá.
Somente quando paramos podemos reavaliar o rumo que estamos seguindo.

Consegui fazer um paralelo interessante com a minha própria história, pois também passei por um radical processo de mudança de vida.
Sendo assim esse livro tem um significado especial pra mim se tornando um dos meus preferidos.

10/10

Naislan 08/12/2023

Ausência na primavera
Ausência na primavera foi o primeiro romance que li da Agatha Christie e foi sofrido de ler.
Digo sofrido não no sentido do livro ser ruim, mas pelo enredo.
Eu gostei bastante.

Mad Jr 22/12/2010

Ausencia na Primavera
Antes de começar a resenha desse livro, gostaria de dizer que minha primeira e principal intenção, assim que comecei a ler o livro, era falar mal. Realmente, não chega nem perto de tudo que Agatha já escreveu (talvez por isso mesmo ela tenha usado pseudônimo?), mas ao passar as páginas, deixei de me prender nessas coisas e comecei a reparar na personagem, e gostar dela. Não pelo fato dela ser legal (longe disso), mas pelo fato de ela ser o estereótipo de muitas mulheres, em várias ocasiões.

Joan Scudamore é uma pacata dona de casa, que depois de fazer uma visita à sua filha adoentada, Barbara, em Bagdá, fica presa numa estação no meio do deserto, por dias a fio. Sem nada pra fazer, os pensamentos se voltam para ela mesma. Ela começa a remoer uma frase instigante de sua amiga Blanche, que diz: "Se você não tivesse nada em que pensar a não ser em si mesma, o que você descobriria sobre si mesma?"

A partir disso, Joan vai travar uma luta consigo mesma ao se confrontar com o mundo de aparências em que viveu durante anos versus o mundo real para o qual ela simplesmente fechou os olhos e se decidiu pelo caminho mais curto.

O que se pode esperar dessa reflexão involuntária sobre sua vida? Só mesmo lendo Ausência na Primavera para descobrir...

A quem tiver paciência ou curiosidade, desejo sorte com esse livro =]

AJ ou Panetone 14/02/2022

A protagonista mais detestável que já conheci
O livro é bem escrito e é bem profundo, mas a protagonista é horrível!
Ela é egoísta, mimada e superficial num nível que me irrita profundamente. Burra e cega!
Bem que dizem que quando não queremos vê algo não vemos.
E olha que no final eu tive esperança, mas foi complertamente destroçada.
Considero um final bom, mas a protagonista me decepcionou, mas muito provavelmente a história não seria tão boa sem uma protagonista tão desprezível e detestável quando ela.

Taise.Arruda 10/11/2023

Joan é uma mulher típica da sua época: esposa e mãe dedicada 100% do tempo a fazer sua família feliz.
Ela viaja para visitar uma de suas filhas e se vê presa a um hotel devido ao mau tempo e impossibilidade de prosseguir viagem de volta pra casa
Ao longo desses alguns dias que fica isolada...Joan faz uma experiência de balanço da sua vida... relembrando momentos e passagens da sua vida... que lhe trouxeram alegrias, também tristezas e momentos que a fizeram se questionar sobre sua postura como esposa e como mãe.
Levanta a suspeita de ter sido traída e de que sua filha está doente... mas retornando pra casa... é convencida de que tudo não passou de divagações da sua mente.
Mas o epílogo prepara uma surpresa...

ALINE 16/05/2012

Livro para pensar...
Não se trata de auto - ajuda , mas é um livro que nos faz repensar nossas atitudes diante da vida, aprendendo com a personalidade de uma personagem que sofre de cegueira da alma, pra mim é um livro triste.

Maria... 16/10/2014

O livro é bom, serve até como um livro de auto ajuda, mas infelizmente tudo que foi construído para evolução da personagem, foi destruído no último capítulo, me envolvi pela história da Joan, desde a sua negação no início até a aceitação da realidade, mas então no final fiquei decepcionada, como que tudo que foi vivido por Joan, não passasse de uma miragem no deserto.

Luciana 28/03/2024

Sempre me surpreendo com os romances de não suspense de Agatha Christie. De todos os que eu li com o pseudônimo, considero este o melhor e mais verdadeiro no sentido que existiram (existem) pessoas vivendo (sobrevivendo) do mesmo modo que a protagonista. Boa parte do livro é um fluxo de consciência de Joan Scudamore, refletindo sobre sua vida aparentemente perfeita. Fiquei na dúvida se não tem um tostão de autobiográfico. Nunca se sabe com a rainha do mistério! Recomendo mesmo para quem não se interessa pelos livros de Agatha Christie, é uma leitura rápida e que nos faz pensar sobre nossas certezas e de como os outros nos veem.

* p i e t r a* 12/10/2023

Diferente...
Uma proposta diferente da maioria das obras da Agatha Christie, mas valeu a pena a leitura (apesar de ser meio arrastada em algumas partes).