Einstein e a Relatividade

Einstein e a Relatividade Paul Strathern

Resenhas - Einstein e a Relatividade em 90 Minutos

Mateus 09/12/2023

Strathern nos leva por um interessante passeio pela mente do gênio, destacando suas contribuições fundamentais para o desenvolvimento da ciência moderna.

Einstein, para além de suas equações revolucionárias, era um defensor apaixonado da paz, dos direitos civis e da justiça social. Eu sou fã dessa coleção, mas "Einstein e a Relatividade" foi o que mais me prendeu.

Maria Eduarda 22/10/2023

E = mc². Albert Einstein, gênio imortalizado.
Albert Einstein foi um físico alemão que defendia a prática da teoria, ele foi um dos maiores físicos da história e seus pensamentos mudaram os paradigmas da ciência do século XX.
Ele realizou inúmeros artigos, desenvolveu a teoria da relatividade e da relatividade geral e criou a fórmula E = mc², permitindo uma relação de proporcionalidade entre massa e energia, sendo E: energia, m: massa e c: constante da velocidade da luz, possibilitando medir a energia de qualquer massa além disso, ele preveu a existência de ondas gravitacionais, que foi detectado somente em 2017, após a colisão de dois buracos negros, deixou questões em aberto que futuramente deram origem a Óptica Quântica entre inúmeros artigos científicos.
Seu legado deixou uma das maiores contribuições para a física, sendo considerada uma das mentes mais brilhantes da ciência, no entanto, foi o seu artigo sobre o efeito fotoelétrico que levou a comunidade científica a laureá-lo com o prêmio Nobel de Física. Nesse artigo, Einstein explica a origem e o funcionamento desse importante fenômeno quântico. De acordo com a explicação de Einstein, o efeito fotoelétrico ocorre em razão do comportamento corpuscular da luz, composta por um grande número de partículas chamadas de fótons. A explicação do efeito fotoelétrico acelerou o surgimento das células fotovoltaicas, responsáveis pela geração da energia elétrica solar, uma das formas mais limpas de energia por causar pouco impacto ao meio ambiente.
Quando criança, foi lhe mostrada uma bússola. Albert perguntou por que a agulha sempre apontava na mesma direção. Hermann explicou que aquilo se devia ao magnetismo. Mas, como o magnetismo conseguia atravessar o espaço, queria saber Albert. Para isso, Hermann não tinha resposta. Naquela noite, Albert permaneceu acordado, perguntando-se como uma força invisível podia passar através do espaço. Desde sempre, desenvolvendo pensamentos curiosos a frente da sua idade. Anos depois, se graduou em politécnica e se tornou Diretor de Física em Berlim. Publicou o artigo sobre a Relatividade Geral em 1916, em 1919 sua teoria é confirmada e em 1921 recebe o prêmio Nobel de Física e a fama mundial. Einstein era judeu, logo, em 1933 ele emigra para os Estados Unidos devido a perseguição nazista.

Em primeiro plano, o exemplar desenvolve de maneira simples um dos maiores avanços da ciência, a teoria da relatividade geral.
A teoria da relatividade geral, é uma teoria geométrica gravitacional, foi publicada por Albert Einstein em 1916, e é atualmente considerada a descrição atual da gravitação da física moderna. Foi um conjunto de pensamentos de Einstein, somando a lei da gravitação de Newton, uma propriedade declarada como espaço-tempo. Sendo assim, a "curvatura do espaço-tempo" está diretamente relacionada à energia e ao momento de qualquer matéria e radiação presente. A relação é especificada pelas equações de campo de Einstein, um sistema de equações diferenciais parciais. Logo, se há movimento relativo, o tempo e o espaço se tornam relativos, apenas a velocidade da luz permanece constante, para os leigos, quando você está cortejando uma moça simpática, uma hora parece um segundo, quando você se senta sobre carvão em brasa, um segundo parece uma hora. Isso é a relatividade.

Esse livro foi engrandecedor pra mim, uma das minhas teorias favoritas é a teoria da relatividade e logo em seguida a teoria do caos, ou efeito borboleta, isso me motivou a ler esse livro e conhecer essa saga maravilhosa, ?90 minutos de ciência?, sem dúvida alimentou meus pensamentos para ler mais sobre isso. Einstein foi um homem a frente do seu tempo, um gênio imortalizado. Sua história mostra como muitas pessoas podem tentar medir sua capacidade, sendo ele já chamado por um professor de cão preguiçoso, e em próximos tempos ter ganhado um Nobel de Física.
Warley Pablo 22/10/2023minha estante
Meu Deus! Suas resenhas são uma experiência totalmente imersivas no universo do livro. Incrível demais a forma natural que você consegue passar a temática!!! Já disse e vou continuar dizendo: Ninguém faz uma resenha como você!!!!

Maria Eduarda 22/10/2023minha estante
Gatinho!!!

AndrA374 15/08/2023

Excelente
Albert Einstein foi um físico teórico alemão que revolucionou nossa compreensão do universo com suas teorias da relatividade. Suas contribuições para a física e sua fórmula E=mc² são amplamente reconhecidas como fundamentais para o desenvolvimento da ciência moderna. Além disso, ele também foi um defensor da paz, dos direitos civis e da justiça social. Sua genialidade e impacto continuam sendo fonte de inspiração e admiração até hoje. Esse livro aborda perfeitamente o tema.

Charly.nunes 07/02/2023

O livreto apresenta bem pouco sobre a vida do Einstein, recomendavel é que a pessoa procurem em bibliografia completa para entendê-lo, mas isso já é esperado do livro pois sua premissa é dar ao leitor uma leitura rápida

Ingrid Andrade 13/01/2023

Dos livros que eu li dessa coleção esse foi o que mais me prendeu. Einsten é um dos tantos gênios incompreendidos no seu tempo, tanto é que Openheimer o descreve como louco

ILG 01/09/2020

Gosto dessa coleção, sempre útil para quem procura uma noção introdutória e objetiva sobre a personalidade estudada.

Fabio.Miranda 14/09/2016

Exatamente o que promete
Achei bem interessante a leitura, é de fato rápido, mas uma leitura incrivelmente esclarecedora sobre um dos maiores gênios da humanidade. Ele conta sobre a infância e juventude de Einstein, que já demonstrava que era diferente, porém, era desinteressado pela escola(Afinal, era um regime militar na escola) e também mostra como ele começou seus estudos filosóficos da obra de Kant. Mostra o lado humano de Einstein , os problemas pessoas que teve durante a juventude, os problemas sérios que estava tendo em casa na mesma época em que desenvolvia a Relatividade Restrita(Especial). Fala sobre como foi a recepção da comunidade científica aos seus artigos, explica brevemente sobre o ano miraculoso de Einstein, explica o que foi cada um dos quatro artigos publicados por ele nesse ano incrível. Mostra o preço que ele teve de pagar para desenvolver suas teorias principais(Restrita e Geral) chegando a beira de um colapso mental. Mostra a decadência dele procurando a teoria de campo unificado, isolado por causa da Segunda Guerra mundial. Enfim, dá pra entender bastante sobre esse gênio, tanto seu lado cientista, quanto o lado pessoal. No final do livreto, vem 4 biografias indicadas para um estudo maior.