100 escovadas antes de ir para a cama

100 escovadas antes de ir para a cama Melissa Panarello

Resenhas - 100 escovadas antes de dormir

Manoela138 27/06/2020

Adolescência né
Gostei da leitura, fiquei interessada durante o livro todo e li bem rápido. Um aviso é: se for ler tenha sempre em mente que é o diário de uma adolescente de 15/16 anos, então não espere atitudes maduras da personagem. Eu achei que a autora retratou bem o que passa na cabeça de uma adolescente (no caso, uma menina que gosta de ter relações sexuais com pessoas que não deveria kkk), que está crescendo e tendo diversas experiências, que vão moldando ela no decorrer do tempo. Claramente não é um dos meus livros favoritos, mas serviu pra me tirar de uma ressaca literária, o que já me faz ser grata.

Lucia Virginia 25/05/2016

Talvez este livro seja cheio de reflexões e críticas a sociedade, e etc., mas ei não consegui achar nenhuma e contínuo achando um dos piores que eu já li, quando tiver tempo disserto sobre.

Carina 11/09/2013

Um conto de fadas e orgias
Li alguns artigos sobre o livro que merecem comentários à parte, pois todos se contradizem ao comentar a obra da jovem italiana. Alguns declaram que fizeram a leitura por curiosidade acadêmica, mas profundamente enojados com o conteúdo da obra e que nunca mais querem entrar em contato com um texto deste gênero.

Outros afirmam que se trata de uma obra machista, já que em vez de defender suas relações livres, a garota se preocupa o tempo todo em encontrar alguém que lhe compreenda e que lhe salve. Por fim, há quem diga que a obra não tem qualidade literária nenhuma e que a aparição de um amor verdadeiro ao final é inverossímil.

Por ser tão cercado de preconceitos, já é um livro que merece meu respeito. Preconceito de quem lê avidamente para depois criticar sua carga erótica; preconceito de quem não admite que sexo livre pode se conciliar com um desejo profundo de amor; preconceito de quem não crê que possa existir alguém que queira se envolver verdadeiramente com uma menina que já viveu tantas experiências na cama.

Se não chega a ser uma grande obra literária, a menina tem estilo. Apesar do enredo realmente não ir muito além de um conto de fadas erótico, ainda é mais interessante que Branca de Neve. Talvez seu maior defeito seja pregar a ideia de que o amor verdadeiro nada tem a ver com sexo intenso.

Trechos:

Os compromissos (...) deixam de existir quando deixamos de acreditar neles.

Poderia muito bem experimentar a normalidade e viver bem dentro dela, ficar com os olhos brilhantes só porque tirei uma nota boa na escola, sorrir timidamente porque alguém me fez um elogio; mas nada me choca, tudo é vazio e conhecido, desprovido de consistência, de valor.

A menina vestida de mulher que está diante de mim tem os olhos acesos e ávidos (de quê? de sexo? de amor? de vida verdadeira?). A menina só é senhora de si mesma.

Ele me encontrou deitada na cama concentrada em observar uma mosca varejeira que batia contra a lâmpada do teto, produzindo um barulho chato. Pensei que as pessoas se jogam convulsivamente contra o mundo igual àquele animal estúpido: fazem barulho, confusão, dão voltas ao redor das coisas sem agarrar nada completamente; algumas vezes confundem um desejo com uma armadilha e caem mortas, apodrecendo sob o refletor azul dentro da jaula.

vhbo 07/04/2013

Livro que me surpreendeu. Comecei e não tinha a menor ideia de que tomaria os rumos que tomou, chegando num final de tirar o fôlego. Mostra que não importa o quão escuro e quão inseguros ou as inúmeras decisões erradas que tomamos, se tivermos aquele foco e aquela vontade de atingirmos aquele objetivo, certamente ele vai se materializar na sua frente, exatamente quando a procura estiver exaustiva demais para você continuar..

Adriane Rod 26/03/2013

SINOPSE

No inverno europeu de 2000, longe dos olhos da mãe e do pai, a jovem italiana Melissa Panarello começou a escrever um diário em que relatava, sem pudores e meias palavras, as precoces e variadas experiências sexuais vividas por uma colegial entre os 15 e os 16 anos. A história de Melissa começa quando ela perde a virgindade aos 15 anos de idade. A descoberta de um mundo novo e diferente, o desejo de amar e se sentir amada e a ilusão de encontrar este sentimento através do sexo. É esse o ponto para um relato que mistura de forma provocadora ficção e realidade, num vasto e surpreendente rito de iniciação sexual. Durante dois anos a protagonista do livro experimenta as mais diferentes práticas sexuais, como se desejasse, através delas, transcender o corpo. Sexo grupal com desconhecidos, orgias regadas a drogas, sadomasoquismo, homossexualismo: nada detém sua curiosidade, mas seu prazer é tingido de repulsa e insegurança. Em sua busca desenfreada, Melissa acaba caindo em um túnel escuro de humilhação e dor, onde se arrisca a perder para sempre aquilo que tem de mais precioso: ela mesma. Antes de dormir, Melissa escova cem vezes os longos cabelos, num ritual de purificação quase infantil que constitui, para o leitor, o único lembrete de que se trata, afinal, de uma menina. Um dos motivos que transformaram Cem Escovadas Antes de Ir para a Cama em sensação literária foi a tênue fronteira entre autora e personagem. Além de compartilhar com sua protagonista o nome, Melissa, a jovem autora afirma ter vivido todas as experiências narradas, trocando apenas nomes e datas. Características que fazem de seu relato uma visão da adolescência em um país onde o sexo ainda é cercado de tabus, e um retrato revelador da sexualidade neste começo do século 21.

Ufa!! Depois de uma sinopse dessa, nem sei muito o que escrever.

COMENTÁRIOS

Eu já havia ouvido falar desse livro e sempre tive a curiosidade em lê-lo, que foi saciada esse ano quando encontrei o livro à venda num sebo e por um preço super barato, de graça. Comprei e me surpreendi muito com a leitura desse diário, em muitos momentos me vi chocada com tamanha ousadia e falta de amor próprio. Que todo adolescente passa por uma fase de descoberta, todo mundo já sabe, mas chegar a ter experiência tais, isso já é de mais para mim.

O livro é um diário que Melissa começou a escrever em 2000 – aos 15 anos – e que manteve por dois anos escrevendo sobre todos os seus sentimentos. Ela se mostra uma menina ainda ingênua em busca de amor, carinho e atenção – que deixa claro não receber de seus pais – e que tenta encontrar em relacionamentos que só a fazem sofrer, se sentir vazia e muito desvalorizada - também pudera!

Por ser conhecida como a adolescente que topa tudo os homens a procuram por puro interesse – saciar seus mais obscuros desejos abusando de uma jovem em fase de descoberta da vida sexual.

O livro possui uma leitura muito fácil de compreender, por se tratar de um diário que tem histórias curtas para cada dia descrito. É também uma leitura chocante e eu gostaria muito de saber como aconteceu a descoberta desse diário até a decisão de publicá-lo. Fico imaginando o desespero dos pais ao ler as experiências de sua filha que para eles – imagino – ainda era uma criança. Será que sentiram que falharam como pais???

O livro deu origem ao filme Cem Escovadas Antes de Dormir que eu não gostei. Eu o assisti antes de ler o livro e confesso que fiquei um pouco perdida na história – elas começam e terminam sem te mostrar um motivo para aquela situação, sem um contexto que é encontrado no livro. O filme é ruim e diversas histórias foram recriadas diferentemente do que realmente aconteceu – não é a toa que a própria Melissa desaprovou o longa.

Para mim essa leitura foi chocante (digo e repito), porque é muito diferente você ler uma história sabendo que aquelas experiências aconteceram de verdade - embora eu tenha as minhas dúvidas se a Melissa viveu mesmo tudo aquilo com tão pouca idade. Mas se ela diz que sim, quem sou eu para dizer o contrário, não é?

É difícil escolher quantas estrelas dar; se vejo a história como uma mera ficção digo que foi bem feita e dou cinco estrelas; mas, se vejo como uma história real é chocante e difícil de dar nota. Se eu der cinco estrelas, vai parecer que apoiei uma história dessas??? Espero que não.

Literariamente falando dou cinco estrelas.

Siga meu blog: http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

Valdemar 13/10/2012

Um livro sobre as descobertas sexuis da adolescencia. A busca pelo amor verdadeiro em um mundo onde o sexo é mais importante que qualquer outra coisa. No livros nos deparamos com vários fetiches, e que normalmente as pessoas escondem por causa da sociedade que pode os julga-los. è um livro bom.

Luiza 04/05/2012

Se lido de maneira superficial você só vai pensar que é um livro, que conta a respeito de uma menina que nada tem na cabeça. Mas, se analisado profundamente você pode perceber inumeras coisas além, como por exemplo: como um simples pensamento pode te fazer a cometer erros e como as pessoas podem te levar a comete-los.

Fernanda 30/04/2012

Tudo errado
O livro é muito bom. Conta a história de uma menina que pensa tudo errado. Acho que ela é meio burra. Uma adolescente que começa com a primeira decisão errada e se deixando levar pelas consequências. Parece muito com a história da Bruna Surfistinha. Gostei muito.