Fedro

Platão

Resenhas - Fedro

Marion 01/01/2023

Passeio com Sócrates
Em um passeio com Sócrates , Fedro discute o amor a exaustão. Porém para melhor entender o amor, Platão foi muito mais claro em O Banquete.

Dani 25/11/2022

Leitura Acadêmica
Leitura que retrata paixão/alma/oratória... Li por motivos acadêmicos, admito que não entendi 100% Mas foi muito interessante

Lucas.Silva 04/06/2022

Foi uma leitura dificultosa, meio arrastada, mas que valeu a pena. Entender a visão de Sócrates sobre o amor, a imortalidade da alma e a retórica foi muito proveitoso. A paixão com que o filósofo fala sobre os apaixonados é sensacional, sendo o amor percebido como a atuação de um deus, e não como algo destrutivo.

Arthur.Sousa 16/03/2022

Da alma
Particularmente um dos diálogos mais complexos ao entendimento, partindo da arazoamento dos discursos, das características da alma e por fim sua manutenção, encerrando por definir a arte dialética...
Será necessário revisitar, eu ao menos...

João 20/02/2022

É o tipo de leitura que você pode arrastar durante anos da sua vida. Pra ler e reler e interpretar e reinterpretar. Me peguei em momentos exclamando rindo "Te amo, Sócrates!" e em outros "Do que diabos esse velho tá falando?". Ao que entendi e não entendi, não me importa. Eu me diverti lendo. E usarei o apelido carinhoso que Sócrates deu à Fedro "ó fili kefalí": querida cabeça!

Filipe378 16/12/2021

Sobre a importância da filosofia
Esse dialogo trata de muitos temas, como por exemplo: o amor, a retórica e a escrita. Porém, apesar de seus temas serem variados, ele nos apresenta como pano de fundo a exortação à filosofia.
Sócrates mostra como o amor, se guiado pela virtude, nos leva a filosofia, que é o modo como conseguimos buscar o belo, o justo, a verdade e o bem. Também mostra que a arte da retórica nada consegue de bom se não estiver a serviço da verdade, que é obtida através da filosofia. E, por último, mostra como a escrita é apenas algo com fins de diversão e informação, mas que o verdadeiro conhecimento só é adquirido a partir do diálogo, ou dialética, entre duas pessoas. E a dialética é o método que Sócrates usa para filosofar.

Caroline.Sandin 28/05/2021

Não foi uma leitura fácil, ainda engatinhando em filosofia ...
mas o mais incrível é como tudo realmente já foi explicado , previsto ... a resposta está sempre nos livros

Steph.Mostav 24/05/2021

Poderia ser mais curto
Fedro é um dos diálogos de Platão sobre o amor e a retórica entre Fedro, um jovem ingênuo, e Sócrates, o filósofo que basicamente o educa na arte de ser enganado por belas palavras e nenhuma substância. Contrário ao discurso de Lísias, que acredita serem os apaixonados pessoas pouco confiáveis e entregues às paixões nocivas, Sócrates defende que o amor inspira ações sublimes como o culto aos deuses, as artes e a filosofia. Para ele, o que move a cultura é o amor e, após explicar o que para ele são as almas de acordo com a metáfora de um carro alado guiado por dois cavalos, um bom e um ruim, também explica a diferença entre os discursos que enganam e os que influenciam positivamente quem os escuta, para que Fedro possa aprender a diferenciá-los. É um texto bem simples, sem grandes atrativos e que poderia facilmente ser resumido em um diálogo mais curto.

Vinícius 09/05/2021

Platão e Fedro
Fedro dialoga com Plantão sobre seu diálogo com Lísias onde discutiram o amor principalmente eros (amor sensual) e a retórica em meio a um passeio em um senário inspirador repleto de ninfas e paisagens exuberantes que os inspiram.

Ramalho 18/04/2021

O livro tem dialogos profundos e muito belos cujo tema central é a retórica. Mais precisamente: a beleza da retórica. Socrates em uma conversa com Fedro destrincha o discurso escrito de Lísias sobre amar (erótico) aquele que não está apaixonado ao que está apaixonado, por este estar tomado de loucura.
Por este discurso, Socrates discursa acerca do dom divino de Eros perante o amor, sendo muitas vezes os loucos tocados pelas mãos de deus. Ao par que por dentre o interludio das retóricas, Socrates e Fedro entram acerca da alma.
A discussao acerca da alma surgue do Socrates explicando as 4 formas da alma, em uma parabola muito linda diz que antes do Principio nada existe, por isso é mortal, a alma por fluir do corpo aos céus é imortal.
Logo após isso, Socrates discursa acerca da retórica propriamente dita, fala sobre a diferença da bela retórica para a feia, isso por falar do verdadeiro e falso nisso tudo.
Para finalizar fala acerca do escrito. Da lentidão perante o conhecimento que é a escrita. A escrita parece um ser vivo, mas ao questionar esse ser, ela se perde por nao dizer mais do que existe.

A ediçao é belissima, nao em termos fisicos, mas da qualidade da traduçao, dos dois textos de apoios incriveis, alem de um acompanhamento de leitura no fim que ajuda nos estudos por dentro da obra. Recomendo muito essa ediçao. Nao paguei caro. E é muito boa.

andreagueiro 31/12/2020

Uma reflexão sobre a retórica
Estudei Fedro na aula de Clássicos na facul e me apaixonei demais, o livro é muito bom e pra quem estuda os pensamentos de Platão/Sócrates deve ser realmente grandioso e perfeito. Pra mim, ficou com 3,5 pois achei um pouco tedioso, já que tem uma parte inteira do Sócrates ensinando retórica pro Fedro, e fiquei bastante tempo nessa parte. Tirando isso, as ideias expostas nele e toda a história as redor (Sócrates-Lísias-Fedro) foram maravilhosas, gostei muito!

Gustavo.Henrique 03/09/2020

Fedro contem sem dúvida alguma um dos diálogos mais lindos da filosofia sobre o éros, o trecho sobre a natureza da imortalidade da alma transborda de genialidade e o poder sem igual que a filosofia socrática tem de melhor, assim como Sócrates faz com Fedro, ao terminar de ler o texto também me senti inclinado em pensar que a filosofia é a maior beleza divina que podemos fazer exercer. Um livro obrigatório para todos que amam a arte de pensar.
caio.lobo. 07/04/2021minha estante
Gosto muito da alegoria da carruagem desta obra, que aliás descobri uma alegoria idêntica lá da Índia em um Upanishad do mesmo período. Mesma percepção de mundo, na mesma época, mas em lugares distintos, culturas diferentes e sem contato uma com a outra.

Enzo.Baleeiro 18/08/2020

Caro Sócrates...
Primeiro livro de Platão no qual eu li e compreendi aquilo que se aprende nele durante a aula. Sim, o mundo das ideias, a dialética platônica, maiêutica... tudo dentro desse diálogo platonico. Me lembro claramente do momento no qual Sócrates estava se debatendo sobre discursos Belos, apresentando seu método A Dialética Platônica. Um ótimo livro

Vivi 04/05/2020

Passeio de Sócrates e o mancebo, Fedro. Eles caminham na estrada que vai para Cidade xxx
e vão fazendo discurso num clima de sedução.

Jack 30/04/2020

Diálogos Platão
Recomendo todos diálogos de Platão, são agradáveis de ler e melhoram nossa capacidade de abstração.