Noites das mil e uma noites

Noites das mil e uma noites Naguib Mahfouz

Resenhas - Noites das mil e uma noites

Cibele 22/06/2014

Ate metade do livros e uma repetição de fatos e fatos mostrando através do mistério e magia dos contos árabes como a corrupção avassala indivíduos, utilizando a linguagem simbólica, a fantasia. Depois a leitura fica mais fácil e a historia se desenvolve.

Saskia 13/02/2014

O que aborda Noite das mil e uma noites
Historias do dia a dia, em um bairro numa cidade Islamica, onde a corrupcao, o amor, a traicao, o roubo, o abuso sexual sao narradas de forma magica, cheia de genios e anjos. A cada pagina uma dica sobre a vida e a existencia de Deus.

Caroline Z. 29/01/2014

Noites das mil e uma noites
O livro conta a história do que acontece numa cidade árabe na idade média com o toque das mil e uma noites; com gênios saindo das garrafas e personagens como Scherazade; o Sultão; Aladim e Sindbad. A obra mostra muito da corrupção que assola cidades nos tempos atuais e da ganância por poder e fortuna; e insinua toda a magia que estaria por trás de eventos e atos humanos.

A maneira como a obra foi escrita não faz jus ao trabalho de Naguib Mahfouz, mas não é possível saber se foi o estilo adotado nesse caso ou simplesmente o trabalho de tradução. O autor costuma ter uma escrita leve que não foi encontrada nessa obra, que apresenta-se um pouco mais cansativa perto de outros trabalhos dele; mas não deixa de ser bom, sobretudo com o desfecho final.

Enfim, o livro trata da verdade, do poder da verdade e de como as mentiras e farsas humanas podem ter consequências desastrosas. Vale a leitura, apesar de não ser uma das melhores obras de Naguib Mahfouz.

"Uma indicação do zelo da verdade é o fato de que ela não traçou para ninguém uma trilha até ela, e não privou ninguém da esperança de alcança-la, deixando as pessoas correndo nos desertos da perplexidade e se afogando nos mares da dúvida; e aquele que pensa que a atingiu, dela se afasta, e aquele que pensa que se afastou dela, perdeu seu caminho. Portanto, não há como alcança-la e não há como evita-la: ela é inescapável."

Flora 11/12/2013

Um livro para ler com calma
As noites das mil e uma noites são uma espécie de reinvenção de alguns contos originais, acrescentando a eles elementos que tornam o enredo um pouco mais próximo da realidade. Durante a narrativa, os seres humanos são quase como marionetes dos deuses.

Não classifiquei o livro como cinco estrelas porque talvez a versão que eu li não tenha uma tradução tão fácil. Aliás, traduzir características tão peculiares da linguagem árabe e da cultura já é algo naturalmente complicado. Soma-se a isso a quantidade de personagens com nomes parecidos!

Acho que a história só ficou interessante do meio para o fim, quando o enredo passou a ser um pouco mais reflexivo e quando personagens antes separados começaram a se encontrar.

No final, acho que valeu a pena sim, principalmente para mim que já havia lido uma versão das histórias das mil e uma noites. Para quem não conhece os contos 'originais', que inspiraram o autor, talvez não seja tão gratificante a leitura.

Mas se mesmo assim, você estiver buscando uma leitura mais mítica, sobre o oriente médio no contexto atual, com violência e corrupção, pode ser de algum modo que a leitura te satisfaça.

Aguinaldo 12/01/2012

noites das mil e uma noites
Algo impressionado com o bom "O beco do pilão" resolvi pegar o primeiro Mahfouz que estivesse à mão. Encontrei esse "Noites das mil e uma noites", de 1981, já na última década de sua longa carreira como escritor, iniciada nos anos 1930. Mahfouz parece ter sido motivado pela pergunta que qualquer leitor faz após chegar ao fim dos contos árabes das mil e uma noites: O que acontece exatamente após Scheherazade terminar de narrar sua miríade de histórias? Eles viveram mesmo felizes para sempre? Mahfouz inventa uma curiosa trama onde o arrependimento e transformação do tirânico e misógino sultão Shahriar em bom marido e pai amoroso é posta à prova. Mahfouz continua utilizando os elementos mágicos que encontramos nos relatos originais dos "Livros das mil e uma noites" (demônios, gênios, mundos paralelos, metamorfoses, viagens temporais) mas alcança milenarizar de alguma forma o texto, como se o decalcasse e o aproximasse do leitor moderno. Não são as fantasias, mas antes a psicologia dos personagens (mesmo os não-humanos, vamos dizer assim) que serve aos propósitos literários de Mahfouz. Como nos contos árabes originais as histórias se cruzam e superpõe em cascata, se repetem como em mantras, mas encontramos nelas vivências plenas de humanidade. Esse é um livro povoado de personagens e frases feitas (mas também alguma metalinguagem). Os passeios do Sultão à noite lembram aqueles inventados por Shakespeare no Henry V, assim como parece sair das peças de Shakespeare a transformação do chefe da guarda Jamsa al Balti em uma espécie de arauto ou louco (Montjoy ou o bobo do King Lear), que percorre todo o livro. A capacidade de Mahfouz de interpretar e refletir sobre o papel dos homens na política e religião, distinguindo-as (como sempre deve ser) é impressionante. O sultão Shahriar que o leitor encontra no final do livro é um homem mais sábio, assim como o leitor, que teve a chance de comparar as diferenças entre o conjunto de contos alegóricos do original e um romance realmente robusto. [início: 08/01/2012 - fim: 10/01/2012]
"Noites das mil e uma noites", Naguib Mahfouz, tradução de Georges Fayez Khouri e Neuza Neif Nabhan, São Paulo: editora Companhia das Letras (1a. edição) 2011, capa-dura 14x21,5, 308 págs. ISBN: 978-85-359-1907-3 [edição original: ليالي ألف ليلة Layali alf lela (Cairo) 1981]

Gabi 09/01/2012

Tiro as palavras do próprio livro para fazer minha avaliação:
" Muitos morreram e as pessoas fartaram-se de morte..."

Rick-a-book 02/11/2009

Fábulas para adultos com consciência
Toda semelhança entre este trabalho do egípcio Naguib Mahfouz e a famosa obra da literatura persa é mera coincidência.

Escrito originalmente em 1982 e apenas publicado em inglês em 1995, "Noites das Mil e Uma Noites" usa as histórias e personagens do conhecido clássico para criar uma fábula moderna, com questões modernas, numa atmosfera de magia e mistério próprias dos contos árabes.

A ação se dá na Idade Média, numa cidade islâmica indeterminada, e parte do ponto exato em que acaba o relato de "As Mil e Uma noites": Scherazade, depois de contar fantásticas histórias ao sultão Shariar por três anos, é desposada por este. Todos acreditam que, devido à sua habilidade de contar histórias, Scherazade salvara o resto de piedade que havia no coração do sultão e semeara também ali o amor. Contudo, a mudança fora apenas superficial e o sultão, afinal, continuara sem conhecer a compaixão, o amor e a justiça, mantendo-se um homem poderoso, mas sem consciência. Uma série de acontecimentos dilacerantes que lhe ensinarão o verdadeiro sentido do poder lhe auxiliarão a elevar a sua alma e ressuscitar-lhe a consciência.

O leitor ocidental se surpreenderá com elementos de seu cotidiano - corrupção em todos os níveis da sociedade, seitas religiosas decididas a derrubar o regime. Ao mesmo tempo, entretanto, gênios ainda saem de garrafas abertas por indivíduos ingênuos e transformam suas vidas de muitas maneiras, inclusive para pior.

Nesta obra grandiosa toda a narração é uma alegoria rica em magia, pormenores, do interessantíssimo mundo árabe antigo e contemporâneo, com todos os seus conflitos políticos e religiosos. Nas palavras do próprio escritor, "As Noites das Mil e Uma Noites" é "do mais importante que escrevi em toda a minha vida; nele se misturam a tradição com a modernidade, a realidade com a lenda".

"Uma verdadeira obra-prima da narrativa. Inserida no seio de uma tradição própria, não lhe são alheias nem a fantasia, nem a mística, nem a simbologia, nem a sensualidade, nem os enigmas, nem o mundo onírico, onde parece desenvolver-se uma boa parte da ação."