Noites das mil e uma noites

Noites das mil e uma noites Naguib Mahfouz

Resenhas - Noites das mil e uma noites

Livia M. 21/04/2024

Cortem as cabeças!
Uma fábula deliciosa enredada numa sequência de ?contos? que ligam os personagens ao mesmo tempo que os fazem protagonistas de suas próprias histórias. E como aprontam esses gênios hein?!
Lamento apenas que não sejam 1001 histórias mas apenas 17, deliciosamente fabulosas.

#voltaaomundoem50livros
22/50
Egito

Michelle.Sabrina 11/02/2024

Não me cativou
Apesar de alguns trechos e personagens interessantes, achei a leitura muito cansativa e enfadonha. Além de muita violência, preconceito, descriminação, que claro são reflexos da época, mas pra mim não funcionou.

Nicole710 22/07/2023

A escrita não é ruim, mas não me empolgou
Tem muitas reflexões nesse livro, porém está contextualizado em uma cultura extremamente divergente da minha, por isso tive muita dificuldade de querer ler, foi no tranco. É minha primeira experiência com escrita árabe e os pontos que me atrapalharam são os que são sabidos incômodos para o ocidente, violência gratuita, tudo em nome de Deus, o lugar da mulher na sociedade e tals, mas tem conteúdo e foi bem narrado, só não me cativou.

Jane.FAlix 05/07/2023

As noites das mil e uma noites
A história é como se fosse uma continuação das mil e uma noites e narra acontecimentos dos habitantes da cidade do sultão Shahriar. Xerazade e o pai ainda tem medo de que o sultão retome seus velhos hábitos de sacrificar as esposas, e por isso vivem em alerta.

Os personagens, especialmente aqueles que tem algum cargos são corruptos e sempre que comentem erros estão sob domínio de algum gênio.

O livro é muito bom, experiência válida.

Maria.Batagin 18/08/2022

Classico
Inspirado no clássico As mil e uma noites, o escritor egípcio Naguib Mahfouz utiliza os personagens e a atmosfera mágica da obra-prima da literatura árabe para criar uma fábula moderna

Tina Lilian Azevedo 17/04/2022

O melhor do fantástico árabe
Tem gênio da lâmpada, tem gênios do bem, tem gênios do mal, tem louco sábio, tem sultão e sultana, tem pobrinhos se dando bem, tem ricos se dando mal e vice-versa, enfim, tudo o que compõe as melhores histórias de fantasia do mundo árabe. A escrita é fluida, envolvente e poética. Tem muitos trechos reflexivos e cheios de sabedoria. Li em 2 tardes de tão agarrada que fiquei na trama. Leria novamente, daria de presente e leria outro livro do autor.

Carol 12/01/2022

Neste livro, o contador de histórias Mahfouz faz uma crítica convincente da sociedade em que viveu ? as seitas religiosas que descreve lembram os atuais movimentos fundamentalistas islâmicos

Guilherme.Silva 03/11/2021

O que acontece depois de Sherazade passar mil e uma noites contando histórias para o Sultão? Este livro conta essa continuação.

Narrativa muito fluída. 17 contos interligados, cada um com um dilema moral diferente. São histórias que fazem você pensar em como a ganância muda as pessoas, como o poder se relaciona com o povo, tudo através de muita fantasia.

Tem gênio, Sherazade, Dilemas, corrupção, decapitações, homem que vê sua própria morte, seitas religiosas.

IvaldoRocha 17/08/2021

Um livro maravilhoso e no momento muito oportuno.
Poderíamos dizer que se trata da segunda temporada das Mil e uma Noites, ou sua continuação, mas é muito, muito mais que isso.
Nas “Mil e uma Noites”, o sultão Shariar, após ser traído pela esposa, resolve não mais confiar e mulher alguma. Assim a cada noite, recebe em seus aposentos uma nova esposa, com quem passa a noite e que na manhã seguinte será executada, garantindo assim que ele não seja vítima de nova traição.
Após mais de três anos contando suas estórias à irmã e ao Sultão Shariar, estórias que nunca terminam antes do sol nascer, Sherazade faz com que sua execução sempre seja adiada para o dia seguinte para que o sultão possa saber o final.
Sherazade acaba por enternecer o coração do Sultão que por ela se apaixona, terminando assim com a matança das jovens inocentes.
Então temos início a “Noite das Mil e Uma Noites”, nessa cidade indefinida, Naguib Mahfouz mistura num caldeirão, vários personagens da literatura árabe, como Simbad, Aladim, gênios e demônios, sultões e princesas. Mas o livro vai muito além das lendas, no “Café dos Príncipes” onde se reúnem tanto a plebe como a elite da cidade, muitas estórias, ali começam ou terminam.
A corrupção, vilania, venda de favores, inveja, ambição, a incapacidade de resistir aos demônios da tentação, a paixão, o amor, tudo se faz presente.
É clara a crítica social por detrás de tudo, a corrupção sempre aflora a opressão aos mais indefesos e necessitados, a perseguição política e religiosa.
Primeiro livro de Naguib que li e que me conquistou como escritor, vou atrás de outros. Enfim um livro simplesmente maravilhoso e muito oportuno para o momento que vivemos.
Naguib Mahfouz, escritor egípcio prêmio Nobel de Literatura de 1988, publicou mais de 50 romances, mais de 350 contos e dezenas de roteiros de filmes e cinco peças ao longo de 70 anos de carreira.
Em 1994 sofre um atentado a faca, por ter se pronunciado a favor de Salman Rushdie que havia sido condenado a morte pelos fundamentalistas islâmicos por ter escrito livro Versos Satânicos.
Naguib, nunca se recuperou totalmente do atentado, a facada no pescoço deixou sua mão lesionada e com muita dificuldade para escrever.
Defendia a religião mulçumana e o respeito às demais religiões, sempre combatendo os extremistas radicais.

Josiane 28/11/2020

Encantador
Que delícia de história! Senti como se estivesse vivendo junto aos personagens, sentindo suas alegrias e inquietações. Recomendadíssimo!

Pati 01/07/2020

Fábula modernizada
Reconto das mil e uma noites, as quais ainda preciso providenciar leitura, este livro cria um retrato de uma sociedade medieval com tons de contemporaneidade, ao provocar reflexões com base em narrativas derivadas de situações permeadas pelos estímulos promovidos pelo desejo de fortuna, ânsia de poder, corrupção, ganância, arrogância, ignorância, vingança, enfim. O rol das desgraças é longo e ninguém se escapa do destino mais comum e tristonho da morte, que aqui tem uma cara e um nome, personificado, pois, em um comerciante escuso. Cada capítulo é uma espécie de continuação do precedente, apesar de trazer novos personagens e/ou continuidade de uma questão deixada em aberto anteriormente. Leitura fluida, apesar de alguns momentos de estranheza e muitas referências a cultura, religião e política que não captei perfeitamente.

Babi 08/05/2020

É o primeiro romance que leio relacionado com esse universo de Scherazade... Naguib Mahfouz nos convida a entrar de cabeça nesse mundo da "As mil e uma noites".
O autor brilhantemente nos oferta um cenário com diversas histórias, personagens e crendices... Culturalmente bem diferente do nosso! Amei!

Sabrina 04/03/2020

Livro bem interessante. Fiquei com a impressão de estar ouvindo sherazade contando suas histórias nas mil e uma noites

Sílvia 10/07/2018

Não existe o felizes para sempre
O que acontece após o sultão aceitar Scherazade? Sua irmã fica de dama de companhia para sempre? Como o nosso dia a dia está entre as histórias de As mil e uma noites?
O homem pode ficar moderno mas seus pecados continuam os mesmos. O autor mostra isso neste livro que tem uma narrativa fluída e é deliciosamente gostoso de se ler.