Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

alntbr 31/07/2022

Meditações
Minha última leitura de julho que poderia ter terminado mais cedo, porém não tive muita motivação para continuar devorando as páginas. Como não gosto de deixar algo pela metade inacabado, finalizei a leitura no último domingo perto da primeira segunda feira de agosto.
Primeiramente, Meditações não é um tratado filosófico, é mais um diário ou algo parecido com um diário. Diria que é um bloco de anotações ou reflexões que o Imperador Marco Aurélio escreveu para si mesmo.
É interessante ver como o estoicismo tem crenças similares com o cristianismo e o contexto histórico explicado nas notas de rodapé.
Tirando isso, achei o livro decente.
Recomendo mais brevidade da vida de Seneca se você quiser explorar sobre a vertente filosófica.
Pedro 18/09/2022minha estante
Creio que é o cristianismo que é parecido com o estoicismo, haja vista que este é anterior àquele.

alntbr 19/09/2022minha estante
sim sim.

thexanny 12/07/2022

meditações
Peguei esse livro pra ler por conta do estoicismo, não esperava aprender tanto com ele. Não tem como você finalizar a leitura sem se sentir mais sábio kkkkjkkk.
O começo da leitura foi bem mais interessante pra mim, depois da página 100 senti que ele começou a repetir as mesmas coisas, só de maneira diferente. Tinha vezes que eu pensava "ue, parece que eu já li isso antes".

Alice 18/06/2022

Íntimo
?Meditações?, como o nome já diz, são pequenos trechos de pensamentos do imperador Marco Aurélio, ao escrever esse diário ele não imaginava que um dia seria publicado, logo há uma marca bem íntima em sua escrita. Continuamente se referindo a si próprio durante a obra, o livro nos traz boas reflexões sobre política, vida e moral.
Vale a leitura, nota 8,5

Taci Freiria 17/06/2022

É uma leitura que demanda tempo, mas vale por cada palavra compreendida. Se pudermos aplicar 1/3 dos valores apresnetados por Marco Aurélio o mundo com certeza será um lugar melhor.
Recomendo!

Oliveira208 16/06/2022

Demorei 6 meses pra finalizar
É um livro extremamente cheio de reflexões e pensamentos interessantes. Impossível ler rápido. Recomendo.

gigika 14/06/2022

ah o estoicismo
que frases de mestre marco aurelio tem, faz você pensar sobre como age e principalmente como pensa sobre o mundo e sobre si mesmo. traz uma visão que o que realmente importa é o que você quer que importe, que devemos viver no presente e ter mais o controle sobre nossos próprios pensamentos.
estoicismo é uma linha de pensamento incrível! (não dou 5 estrelas pq tem algumas coisinhas que não concordo mas como um todo é muito bom, recomendo pra todo mundo e principalmente os ligados em filosofia

Dani Kkardiff 13/06/2022

Uma jornada
Uffa. Essa leitura foi uma jornada: difícil, densa e requer reflexão (ou meditação). Pude conhecer mais sobre a forma de pensar do imperador (já que são cartas que ele escreveu) e compreender mais sobre o Estoicismo, corrente filosófica que embarca o compromisso do desenvolvimento da moral e conduta humana. Insights interessantes sobre a essência humana sob esta ótica. Mas, achei bem cansativo!

Côrtes 12/06/2022

Livro cansativo
O livro tem muitos ensinamentos bons, porém por ser um diário pessoal, ele não possui a leitura das mais agradáveis como a obra de outros estóicos.

vitor nespolo 11/06/2022

O livro é bom, mas foi uma leitura diferente em varias partes foi bem massante de continuar, tem boas reflexões mas precisa estar na vontade de ler ele para ir ate o final.

Larissa.Herbsthofe 11/06/2022

Reflexão
Marco Aurélio foi um dos melhores na sua época pelos relatos históricos, mesmo com sua mente que foi aos poucos se habituando a filosofia de uma vida com desapego, infelizmente a maioria das pessoas a sua volta não concordavam ou compactuavam com seu jeito desapegado de certos privilégios.
Em resumo este livro são momentos de sua reflexão de como seria melhor viver sem ser tão apegado a coisas materiais e luxo extremo para tudo.

Jorge 09/06/2022

Reflexões
Esta leitura (na versão audiobook) mudou a minha forma de ver o mundo.

Marcus Aurélio,o imperador filósofo, um dos criadores do estoicismo, demonstra por diversas vezes que a razão e o pensamento são a chave para uma vida plena, sem arrependimentos. As coisas não são boas nem más, elas apenas são. Toda as experiências acontecem pela sua percepção.

Recomendo este livro para quem está em busca de aumentar sua espiritualidade e autoconsciência.

milliaways 06/06/2022

Na verdade não parece haver nenhuma diferença entre o cristianismo prático e o estoicismo. Há a prática do amor ao próximo, do bom caminho, e da "não-ação" do Tao Te Ching. Talvez haja algo que eu ainda não tenha visto, mas essa é a take.

Leonam8 03/06/2022

Uma base ao estoicismo
Ao ler este livro senti ele bem na vibe estóica, acredito até que seja uma base para tal filosofia. Muito legal ver a visão e as condutas de um imperador. Único ponto negativo foi que senti o livro bem arrastado, algumas partes custei para ler, mas no geral é uma leitura boa. Recomendo!

Álef Rebouças 24/05/2022

Excelente leitura.
Curioso como meditações de um imperador romano do século II possuem reflexões que permanecem tão atuais. Acho que a dinâmica da leitura é muito positiva pois Marco Aurélio escreveu para ele mesmo. Sem dúvidas, a leitura traz muitas reflexões.