Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Guilherme.Lenz 02/08/2023

Ótima base para a filosofia estoica
O livro em forma de diário do imperador romano Marco Aurélio me mostrou muito o modo de vida e os princípios estoicos cujos o autor os seguiu firmemente durante sua vida. Algumas coisas que aprendi com o livro são:
1- A única coisa que temos é o presente pois o passado já foi e não volta e o futuro é misterioso e incerto logo a nossa única preocupação deve ser com oque nós temos certeza que temos que é o presente.
2- Temos que ter uma mente-aberta já que não temos todo o conhecimento do mundo então sempre devemos estar cientes que talvez possamos estar errados e sempre estar disposto a mudar. Esse é um dos pilares da sabedoria de acordo com Marco.
3- Não devemos nós preocupar com coisas que não conseguimos controlar já que não há motivo lógico para se preocupar com coisas que não temos controle algum logo devemos focar no que está no nosso controle e só.
4- Busque o o autocontrole (se tu não controlas a ti mesmo, não controlas nada.) e busques a autodisciplina

Nobrels 29/07/2023

Livro transformador
O diário de Caesar Marcus Aurelius Antoninus Augustus, considerado um dos maiores imperadores romanos, tendo dedicado boa parte da sua vida à filosofia estoica.
O livro, levando em conta o contexto histórico, reúne lições que o imperador levava para a vida, e se bem interpretadas, podem ser o guia para uma vida de justiça, moderação, coragem e sabedoria, sendo essas as 4 virtudes estoicas, achei o livro sensacional, transformando a maneira que vejo e encaro o mundo

Ivinha 28/07/2023

Zero a ver comigo, mas?
Acima de tudo, é interessante a forma dele de ver a vida e como, até nos tempos atuais, suas ansiedades são as mesmas que passamos; não só isso, mas tudo: sua forma de liderar, seus pensamentos, tristezas, angústias, etc. sao parte de quem ele foi e de como também o ser humano, está em constante evolução? mas no fim de tudo, passa pelos mesmos sentimentos e vivências.

yukicomelivro 24/07/2023

O MELHOR LIVRO QUE EU JÁ LI ?

Marco Aurélio é literalmente assim:

"Beleza mano, eu tenho que cuidar do império mais poderoso do mundo, os bárbaros não param de invadir meus territórios e todo dia eu tenho a chance de ser traído e assassinado brutalmente. É paia mas é a vida, né?"

Matheus656 14/07/2023

Meditações
Quando li ainda era muito jovem (14 anos) e sei que não consegui extrair tudo desse livro ainda, mas as coisas que consegui entender me tocaram profundsmente. Na verdade, li desabafos de um imperador que administra um imenso império, repleto de responsabilidades, batalhas, cercado de inveja e que, ainda sim, luta pra ter viver de forma agradável.
Futuramente irei lê-lo novamente.

predo4 27/06/2023

Nem sei bem oq dizer
eu sempre gostei da filosofia estoica, e agora finalmente tive a chance de ler Meditações, e cara... é maravilhoso.
São tantas as coisas que eu aprendi lendo esse livro, e que vou carregar comigo pelo resto da minha vida.
de verdade, acho que tenho um novo livro favorito

Cachamorra 25/06/2023

Mais uma bonita edição para um estóico.
Ótima edição. Muito bem organizada e construída. Senti falta de um prefácio mais especializado e apurado.

Aparentemente, a escola estóica está voltando à moda, o que nos brinda com edições bem elaboradas como essa. Mas é importante lembrar que a leitura dessa escola precisa ter uma correlação de tempo. Meditações é um livro de reflexões e conselhos de um general e imperador filósofo. Não existe fórmula mágica, nem tudo o que é dito aqui é Conselho ou cabe aos dias de hoje.

Use essa obra com a moderação de uma pessoa que estuda e analisa. Não é autoajuda... E mesmo essa não ajuda em nada... Rsrs.

Leandro137 23/06/2023

Meditações
Esta foi a terceira vez que li Meditações e, dessa vez, confesso que não me encantou muito. No livro, o imperador romano registra suas reflexões e meditações, aconselhando a si mesmo através de ensinamentos adquiridos ao longo da vida. Muito do que o autor acredita está relacionado com o estoicismo, com as crenças da época e com as experiências que teve. Tem coisas que ele diz que eu não consigo concordar. Isso porque alguns pensamentos de Marco Aurélio hoje já não fazem sentido e certos paradigmas foram desconstruídos. Mas de forma geral, o livro é bom e recomendo para quem quiser compreender mais sobre a forma de pensar desse magnífico imperador e sobre os fundamentos do estoicismo que nortearam sua vida.

Fabi 11/06/2023

Aprendendo com o passado
De vez em quando eu volto meus olhos ao passado, aos ensinamentos e reflexões antigas, buscando discernimento, paz interior e reflexões para o que estou vivendo no momento.
Marco Aurélio trouxe acalento ao meu coração e paz de espírito, além de tranquilidade para a minha caminhada.
Vale a pena dar uma parada no ritmo louco e frenético e ler (e ouvir) o que os antigos têm a dizer.

oslivrosdacaixapreta 09/06/2023

Um bom antídoto para o flerte com o vitimismo.
Um livro que me surpreendeu!

Notei várias semelhanças do uso da "voz" do autor com textos bíblicos como "Provérbios" principalmente os associados ao Rei Salamão.

Muito bom!
Vou ler mais algumas vezes...

KindleandCoffee 27/05/2023

Um livro muito comentado, principalmente por coaches. É uma leitura interessante, porém, ao meu ver, não é um livro onde devemos ler uma sequência de páginas! Simplificando o nome da obra de Marco Aurélio, meditação são conclusões trazidas pelo autor, de modo que aconselho a quem queira se aventurar na obra a ler um pensamento por dia, de modo que possa refletir sobre o que foi dito! Impressionante o quão atual pode ser a obra!

Dan 18/05/2023

Legal, mas repetitivo
O livro é bom, mas por serem reflexões (meditações) para ele mesmo, acaba que muitas ideias são repetidas. Pra quem curte, consegui achar bastante de Taoísmo no pensamento de Marco Aurélio, o que achei muito interessante! Porém, tive de abaixar um pouco a nota porque chegou no capítulo 8 e eu já queria estar no 12 para acabar logo.

(essa foi a segunda vez que pego esse livro pra ler. Na primeira, parei por conta de também ter achado repetitivo).

Pedro.Goncalves 02/05/2023

Amor Fati
Em meu antebraço direito está tatuado em minha pele: Amor Fati. E, se antes essa frase permanecia presa a minha pele, hoje é, a minha mente. Tendo em vista, sua profundidade filosofia cunhada nesse livro.
  Na leitura desse clássico estoico, deparei-me de  início com um livro filosófico que foge à regra. Quer isso dizer, a obra, como o nome revela, é uma série de ponderações do imperador romano para consigo mesmo. Nesse sentido,  abarca série de reflexões fundamentais ao quotidiano, e sempre pautada pelos princípios estoicos de resignação e dever ético-moral.
  Ao debruçar-me diante do prazer de ler essa obra, de imediato percebi o seu caráter didático; em que somos ensinados a viver uma vida plena, aproveitando cada instante ante a iminência da morte e aprendemos a mantermos-nos dispostos ante toda a realidade e ou adversidade. De tal forma, a se amar a vida plenamente e tudo que ocorre nela.
  As inúmeras reflexões feitas por Marco Aurélio são essenciais para a nossa atualidade, não apenas por apresentar o caminho para a paz imterior, mas, porque nos demonstram que iguais problemas psiquicos enfrentados pelo nosso mundo são recorrentes a existência humana. E, a muito tempp tenta-se resolvê-los
Portanto, recomento a leitura com algumas ressalvas, e essas são: acredito que se deve ter um conhecimento prévio sobre os fundamentos estoicos, bem como a base da filosofia ocidental; a fim que se posso de fato apreender toda mensagem do livro. Além disso, ser simpático à cultura oriental e seus ensinamos é, também, importante;pois poder-se-á analisar as similaridades entre o estoicismo e o budismo por exemplo.
Logo, espero que aqueles que pretenderem lerem o livro o leiam, uma vez que seus princípios para uma vida tranquila, ao meu ver, são primordiais a todos que se valerem deles e pô-los em prática.

Guiga 30/04/2023

Recomendo a leitura para quem busca algumas reflexões e se incomodar (no bom sentido) com a superficialidade que vivemos no dia a dia.

Apesar de me flagrar em alguns momentos reprovando a percepção maniqueísta, entendo que nada mais é do que a prática da simplicidade pregada pelo Imperador.

Anotei muita coisa e provavelmente essa resenha terá edição, pois foi uma leitura muito proveitosa, daquelas de organizar os pensamentos (e ate um pouco da perspectiva de vida)

Wtfmurilow 29/04/2023

Aprendi muita coisa
Da mesma forma que aprendi muito, tem muita coisa descartável. Entendo o porquê ter partes descartáveis, o intuito é apenas apresentar às visões do autor em seu digamos, diário. Vou reler depois minhas anotações, tem muita coisa boa aí