A Pale View of Hills

A Pale View of Hills Kazuo Ishiguro

Resenhas - A Pale View of Hills

Lara 07/08/2020

Essa obra do Ishiguro conseguiu me cativar muito! Eu adorei essa sensação de um ar mais sombrio, até mesmo quase sobrenatural, durante a narrativa. Queria muito saber o que houve com a Sachiko e, principalmente, Mariko. Porém, mesmo assim, gostei muito dessa proposta de abertura de interpretações durante a leitura que o autor deixa. 5 estrelas pq o livro mexeu tanto comigo que virou um dos meus preferidos.

Clio0 22/12/2011

O autor descreve com muito cuidado e engenhosidade todos os problemas decorrentes de uma vida em família em sociedades onde a educação e a polidez exercem funções primordiais, sendo forças modificadoras da própria cultura.

Através de olhos nipônicos e meia dúzia de cenas na Inglaterra, vemos como os problemas que afetam gerações no Japão, especialmente no pós-ataque nuclear em Hiroshima e Nagasaki, também aparecem entre os jovens ingleses.

É uma história triste e a ironia não preserva ninguém. Esteja preparado para sentir pena e raiva de tudo e de todos, pois apesar dos comentários - o livro é narrado em primeira pessoa -, não há vilões nem heróis. Apenas seres humanos.

Se você gosta de observar a espécie humana sem a lente da ciência, ou do pseudo-intelectualismo, esse é um livro pra você.