Escuridão Total Sem Estrelas

Stephen King

Resenhas - Full Dark, No Stars

Renato 02/11/2022

Excelente coletânea.
Falar das obras do King para mim é algo meio suspeito digamos assim. Sou muito fã do autor, das obras dele, dos filmes. E escuridão total sem estrelas foi uma releitura que acabei de concluir depois de sete anos, uma coletânea de contos que deve e merece estar na estante de cada fã do gênero e do autor. Exceto o conto "Extensão justa" onde o king parte mais para o lado sobrenatural da obra, os demais contos são situações cotidianas que podem acontecer a qualquer pessoa e em qualquer lugar. O conto que abre o livro "1922" é fantástico ( inclusive um ótimo filme e bem adaptado produzido pela Netflix) , onde aqui temos que lhe dar com a ganância e ignorância do homem, e sim, temos elementos sobrenaturais aqui, mas totalmente inquestionáveis ( quem leu sabe disso). Depois temos "Gigante do volante" que eu também gostei muito, principalmente por se tratar de reviravoltas e vingança. O terceiro conto "Extensão Justa" onde como citei é o conto mais sobrenatural do conto , aqui temos um personagem em questão ( Leland Gaunt, mas o nome não é citado no conto, é apenas uma suposição minha) que acredito ser o mesmo do livro "trocas macabras" ( seria o próprio diabo?) . E por último, "Um bom casamento" , sinistro! Imagine-se casados por quase 30 anos , e mesmo assim achar que sabe tudo a respeito de seu companheiro (a) e no fim saber que não é nada disso? Muito pelo contrário, souber ou descobrir atrocidades barbáries a respeito dele (a)? . É um grande livro, com alguns contos mais extensos que outros mas que cumpre o que promete, vale cada página. E só para lembrar , os contos Gigante do volante e Um bom casamento também ganharam adaptação.

Larissa 27/10/2022

Gostei
Faz tempo que é pra mim escrever algo e tenho preguiça, e continuo sem coragem para falar desse livro. Demorei muito para conseguir ler, pois o livro parecia ainda maior do que é, histórias meio pesadas mais nao tanto quanto deve ser os outros livros dele. Foi o primeiro livro que li de Sthepen King e até que gostei das histórias.

A pior e melhor que achei foi do marido que escondia algo de sua esposa, pois teve um toque de crimes que é oq mais gosto. Gostei da escritora que foi estuprada, pois nesse livro fala de casos que são reais, coisas que realmente acontecem por ai.

Enfim, indico muito esse livro pois ele é muito bom.

Matheusph13 16/05/2022

Escuridão total
Mais uma obra lida de stephen king, e bem como falar sobre esse livro???. O livro traz 4 contos muito bons, sendo o melhor deles ?1922?( Meu Deus que conto magnífico)
Todos os contos são bem construídos e muito bons de serem lidos, recomendo bastante para quem tiver interesse!!!!

Greice.Nogueira 26/05/2022

Veio ai
Se eu tinha medo de ler SK, definitivamente eu perdi com esse livro de contos.
O primeiro conto- 1922- me deixou com asco e nojo a leitura toda, uma imersão incrível para as cenas que ele descreveu tão bem.
O segundo conto- Gigante do Volante- eu jamais esperaria o rumo que a história tomou, me vi o tempo todo no lugar da protagonista e julgando as atitudes dela ou a falta de atitude.
O terceiro conto- Extensão Justa- foi o que me deixou mais frustrada, o conto é ótimo, mas ele era lúdico e eu esperava uma moral da história no fim e ela não veio.
O último conto - um bom casamento- foi sensacional
Eu imagino história adaptada pra filme é série e eu viciada querendo acompanhar tudo.

Na verdade o livro todo é adpatvel pra filme o série
O King tem realmente o Dom de escrever o que queremos ver.

Dougba 08/05/2021

Novidade
Nunca tinha lido nada do Stephen e simplesmente amei.

Os quatro contos descritos nesse livro mostram o pior lado do ser humano, ganância, inveja, luxúria...
A descrição do autor é muito intensa e pesado e em vários momentos foi difícil ler devido a essa fidelidade extrema.
Pra mim o melhor conto foi Gigante do volante.
Dois desses contos, 1922 e Gigante do volante, foram adaptados para a telona e vale a pena dar uma conferida.

Até o posfácio do livro vale muito a pena ler pois o autor descreve como ele criou cada um contos e no final trás um questionamento sobre a bondade do ser humano.
Dougba 08/05/2021minha estante
1922 é o mesmo título e está na Netflix. Gigante do Volante é Big Driver ou Em Busca de Vingança.

Manu 10/05/2021minha estante
Obrigadaaaa!! Kkkk vou colocar na lista pra assistir

TAssia19 04/06/2020

Incrível
Primeiro livro que leio do autor e apaixonei. Fiquei com medo, nervosa, com nojo, ansiosa... Li cada conto como um livro único. Precisei parar, respirar e pensar sobre tudo aquilo ali. Absorver e falar até cansar o assunto.

Reinaldo.Souza 09/01/2022

"Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas.

Nesses quatro contos, Stephen King leva seus personagens a esses momentos de escuridão total, quando não existe nada ― bom senso, piedade, justiça ou estrelas ― para guiá-los."

Conto 1: 1922
O agricultor Wilfred e o filho, Hank, precisam decidir do que é mais fácil abrir mão: das terras da família ou da esposa e mãe.

Conto 2: Gigante do Volante
Após ser estuprada por um estranho e deixada à beira da morte, Tess, uma autora de livros de mistério, elabora uma vingança que vai deixá-la cara a cara com um lado desconhecido de si mesma.

Conto 3: Extensão Justa
Dave Streeter tem um câncer terminal e faz um pacto com um estranho vendedor. Mas será que para salvar a própria vida vale a pena destruir a de outra pessoa?

Conto 4: Um Bom Casamento
Uma caixa na garagem pode dizer mais a Darcy Anderson sobre seu marido do que os vinte anos que eles passaram juntos.

Pouca coisa sobrenatural, o maior terror desses contos é o próprio ser humano e suas escolhas. Todos levados ao limite. Você é capaz de assassinar alguém e conviver com isso? Sua vida é mais importante que a vida de um desconhecido? A vingança é o melhor caminho? Vou deixar vocês responderem essa hahahaha

Talita 15/06/2020

5 Estrelas
Não me sinto qualificada para escrever resenhas e sendo de um livro do mestre King, muito menos, no entanto não poderia deixar passar a oportunidade de exaltar essa obra.
Escuridão total sem estrelas é a síntese da forma humana em sua maneira mais profunda, em uma narrativa maravilhosa...
Tenho certeza que muitos de vocês, assim como eu, ao termino dessa leitura sentirão repulsa pela raça humana e a forma egoísta, vingativa, perversa e cruel de lidar com as mais diversas situações...
E o mestre King tem o dom de mostrar o pior lado do ser humano!

SÓ LEIAM!

bscenesz 31/05/2022

os verdadeiros monstros são as pessoas
as histórias neste livro são chocantes! se você já pensou "até onde o ser humano é capaz de chegar pra satisfazer seus desejos?" a resposta é simples: qualquer coisa. Os contos mostram como o lado humano pode desaparecer em situações extremas e oq as pessoas são capazes de fazer.

Eu amei esse livro! amei a experiência!
meus favoritos foram; "1922" e "Um bom casamento"

1922 tem adaptação na Netflix e eu pretendo assistir o quanto antes!

""Como uma coisa dessa pode acontecer? As histórias sugerem que as vezes (nem sempre, mas as vezes) há um motivo."

Carolina.Filth 18/06/2023

O psiquiatra do King deve ser muito rico
Antes de qualquer coisa quero dizer que eu não gosto muito de contos. Prefiro histórias longas e detalhadas, então é difícil pra mim dar notas altas para contos.

Dito isso, vou falar brevemente sobre cada um dos contos:

1922: 2,5/5
Acho que esse é o melhor protagonista do livro. É bizarro o quanto eu conseguia ter empatia pelo Will, mesmo ele sendo um monstro manipulador. Você começa o conto lendo com ódio e termina lendo com piedade. Experiência muito daora. Plot daora tb.

O gigante no volante: 3.5/5
Esse foi terrível de ler. Eu sou especialmente sensível ao conteúdo dessa história aqui, então foi bem penoso ler. Muito bem escrito. Mas difícil de absorver tanta... Maldade.

Extensão justa: 3,0/5
Eu adoro essa temática, e achei os detalhes muito originais. O mais daora nesse conto é que ele não é de todo terror, as vezes os acontecimentos eram tão absurdos que eu me pegava rindo. Rindo de desgraça alheia.

Bom casamento: 4,0/5
Esse aqui me intrigou no início ao fim. Nem vou falar muito pra não dar spoiler. Leiam!!

bruna 23/12/2020

Sem nenhum defeito
Preciso admitir que antes eu tinha um certo preconceito com livros de contos. Ficava pensando que ia ser uma leitura estranha. Mas então eu comecei a ler esse livro, e meu deus do céu. Meu deus do céu, que livro INCRÍVEL.
Eu amo o King, mas depois desse livro aqui eu amo ainda mais.
Se você nunca leu nada do King e quer começar, começa com Escuridão Total Sem Estrelas. Esse livro é genial. O King é genial.
1922, O gigante do volante, Extensão justa e Um bom casamento são contos que mostram o quão podre o ser humano pode ser. A escuridão da mente humana é total, sem estrelas. Dois desses contos contém elementos mais ?fantasiosos? e os outros dois são contos realistas. Inclusive, se você é fã de It, a coisa, vai se deliciar com um deles.
Simplesmente perfeito. Contos que quando acabam você fica pensando ?mas já??.

Mariana 27/01/2022

É para refletir!
De uma perspectiva geral achei o livro muito bom, mas falando individualmente, achei o primeiro conto ?1922? um pouco monótono e o ápice pra mim foi somente a parte do assassinato. Talvez, por ser distante da minha realidade (tempo e local), não tenha tido muito ânimo na leitura, contudo, ainda sim a ignorância e inflexibilidade de Wilfred o levou as vias de fato e isso é muito próximo da vida atual, então ficou o questionamento ?até onde podemos ir quando pensamos somente nos nossos interesses de forma ignorante, inflexível e limitada frente aos interesses alheios??

Em contra partida, o segundo conto ?Gigante do volante? foi uma espécie de recompensa. Do início ao fim fiquei muito curiosa para saber o desfecho (apesar de achar a Tess bem insensata e inconsequente) a leitura fluiu de forma muito boa. O final foi algo certo? talvez não, mas dentro do senso de justiça dos homens, eu acho que foi muito justo.

Quanto ao terceiro conto, ?extensão justa? achei muito bom também, principalmente pela indignação que eu senti ao terminá-lo (de forma controvérsia, é bom não ter o final desejado). Nele é dito que a vida é justa, contudo, a definição de justiça com relação a história é muito injusta. Porém, de fato a vida é assim, mesmo que não tomemos a mesma atitude ?sobrenatural? de Streeter.

Por fim, o último ?um bom casamento? deixa bem claro que nem tudo é o que parece mesmo que você durma debaixo do mesmo teto por 27 anos com a mesma pessoa. Também refleti sobre a questão da maldade e bondade dentro de nós, ou seja, Bob não era totalmente ruim ele tinha uma boa família, um bom emprego, uma boa casa e foi um bom pai e marido, e ainda sim tinha o seu lado obscuro. Digamos que é o famoso ?não julgue o livro pela capa?.

As minhas considerações são positivas, acredito que valha a pena ler mesmo que o começo possa - talvez - não ser muito animador. Sobretudo, acredito que o que mais faz valer a pena é a comparação com a realidade, a reflexão principalmente no terceiro e quarto conto, onde em um a mera inveja (sob o meu ponto de vista) algo que é tão banal, foi o motivo crucial para acabar com uma família inteira; e no outro, não importa quanto tempo passe, a gente nunca conhece alguém 100%. Achei cirúrgico.

* Pelo o que entendi, a intenção era gerar reflexão após a leitura e falando por mim, atingiu o objetivo. Literalmente no fim de cada conto e posteriormente ao final de todos de forma conjunta, pensei muito sobre a vida como um todo mas principalmente em como o homem (em sentido amplo) é capaz de tomar certas atitudes, uns por motivos completamente banais e outros por simplesmente serem assim (???) qual seria o valor de uma vida?

** Possui gatilhos

Renata.Oliveira 03/07/2021

Esse livro me despertou vários tipos de sentimento em cada parte dele. Alguns contos me agradaram mais, outros menos, mas todos me fizeram ver que o "elemento terror" que King usou nessa obra foi a maldade humana. Nada de seres sobrenaturais e fantasiosos demais, como estamos acostumados a ver em outros livros do mesmo autor; o monstro aqui é apenas o ser humano e tudo que ele é capaz de fazer já nos assusta o suficiente.

Gosto muito do jeito que King escreve. Aqui, os contos são pesados e ele narra com detalhes minuciosos. Isso geralmente é bom, mas nesse caso, eu precisei pular algumas partes no conto "Gigante no Volante" porque o excesso de detalhes na situação-chave descrita no conto me embrulharam o estômago.

Gosto bastante das obras do autor. Essa também não me decepcionou.

Joao.Victor 05/09/2022

Um livro sem defeitos...
Me perguntei se esse livro merecia 5 estrelas, então comecei a pensar nos seus defeitos que tirariam pontos, mas naos encontrei... Escrita fluida, histórias envolventes com mixes de sensações (a grande maioria delas ruins kkk). Esse livro foi uma ótima experiência e me prendeu do começo ao fim. Você tem vontade de saber quais rumos a história vai levar e não descansa até descobrir.

smoraisc 18/11/2022

"Você nasceu idiota, senhora, ou ficou assim com o tempo?"
Morrendo de preguiça de fazer uma resenha decente, mas saibam que eu gostei muito e recomendo a leitura. Todos os contos são muito bons. Amo esse velhinho genial.