Estigmas da Luz

Resenhas - Estigmas da Luz

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Annie 16/05/2011

Introdução
Conta a história de dois irmãos (em especial, Aurora) que têm suas vidas modificadas radicalmente ao descobrirem a realidade de suas condições.

Capa
O que não se ignora é, talvez, a incoerência da capa com o enredo (a não ser que seja uma questão de propósitos) já que Aurora é descendente de índios e o livro se passa primordialmente em volta dela, não tendo razão lógica para os olhos azuis. Já o olhar voltado para o céu se encaixa perfeitamente ao enredo.

Estrutura
O livro é construído em 3ª pessoa, tornando a leitura observadora e onisciente. Com uma temática inovadora (não pelo fato dos anjos, mas de seus descendentes, das histórias da Terra e todas as suas implicações mais sérias), Estigmas da Luz traz ambientes bem descritos, além de debates que ultrapassam o plano da realidade ficcional. Os personagens são complexos em sua singularidade. (...)

Veja a resenha completa em: http://anacnonato.blogspot.com/2011/05/resenha-estigmas-da-luz-liana-cupini.html

May 15/05/2011

Sobrenatural leve
[Leia a resenha completa em: http://www.itcultura.com/2011/03/resenha-estigmas-da-luz/]

Estigmas da Luz é o primeiro volume de uma série que gira em torno de Aurora ou Lola – como é carinhosamente apelidada por seus amigos – e Tomas, seu irmão gêmeo. Eles são brasileiros e durante 2 anos tiveram que viver em uma clínica médica, nos Estados Unidos para, aparentemente, descobrir qual doença os aflingia.

Após um sonho estranho, sem ter conhecimento Lola é levada para outro lugar – fora da tal clínica, uma ilha – por Tomas com a ajuda de Sarah e Gale, que se dizem amigos e seus protetores contra Dr. Kuan, o médico que na verdade usava os irmãos para pesquisas de seu interesse.

A partir daí, Lola e Tom começam a descobrir coisas que eles sequer imaginavam que existiam, especialmente, que a tal doença não existia… o que acontece é que eles têm poderes e que eles estão cercados por anjos.

A menina não quer acreditar de forma alguma e não se sente bem no novo lugar; ela não consegue confiar naquela gente, em toda sua bondade e postura correta. Já o garoto está a cada dia mais próximo dos novos amigos e já tem controle sobre seu poder. Ele consegue transformar suas cores; cabelos, olhos e pele, apenas ao tocar alguém. Depois de muita insistência, Aurora ao tocar Tomas, tem imagens do passado dele e transforma a cor dos seus olhos, ficando igual ao do irmão. Apesar disso, ela não consegue assimilar e nem entender seus poderes.

Eles vão tentando levar a vida normal na ilha, de acordo com as regras da comunidade. Lola começa a se aproximar de Gale até que o sentimento dos dois vai transformando-se em paixão… porém, o rapaz lhe faz uma revelação: eles não podem ficar juntos. A menina fica desolada e resolver voltar para a casa dos pais, mesmo correndo riscos.

E é exatamente o que acontece: o Dr. Kuan vai atrás dela e a força a ir para sua mansão. Dessa vez, ela sofre bastante, fisica e psicologicamente. O doutor finalmente releva o que ele busca e quer de toda forma saber mais sobre os poderes da menina e não mede esforços, e tem ajuda da maquiavélica Samanta. Finalmente, quando Lola pensa que sua vida não tem mais escapatória, Yuki, filho do médico retorna à casa e devolve-a a esperança e mais descobertas, deixando-a sem saber no que acreditar. E ela resolve tomar partido de sua vida, lutando para viver e descobrir a verdade sobre tudo.

O resumo ficou enorme e não falei tudo… claro! Não posso tirar a graça da leitura. O tema anjo, apesar de batido ultimanente, aqui é tratado diferente. Não temos a imagem celestial característica nem totalmente humana.

Gabi Lima 28/05/2011

O livro conta a história dos gêmeos Aurora e Thomas que são diferentes fisicamente, mas são muito unidos. Quando fazem quinze anos começam a aparecer manchas na pele deles e o Dr. Kuan, amigo do avô materno deles, diz que é uma doença rara e os interna numa clínica nos Estados Unidos.

Desde o início Thomas não queria ficar na clínica, pois sentia que não estava doente. Suas suspeitas foram confirmadas através da comunicação por cartas com Sarah que conta que ele e a irmã possuem um...

Leia o resto no blog: http://livrofilmeecia.blogspot.com/2011/05/resenha-estigmas-de-luz.html

Breno Rodrigues 13/05/2011

Estigmas da luz
“Estigmas da Luz” é o primeiro livro da série “Luz e Escuridão” da autora Liana Cupini. Ganhei esse livro em uma promoção do blog Minha Estante, demorou a chegar, mas a espera realmente valeu a pena. Mas vamos a resenha...

Aurora e Tomas são irmãos gêmeos, que passaram dois anos de suas vidas vivendo em uma clínica na tentativa de encontrar a “cura” para uma doença de pele que eles acreditam ter. Durante esse tempo eles ficaram aos cuidados do Dr. Kuan, que passou a privá-los até de receberem visitas de seus familiares.

Tomas começa a desconfiar do que realmente estaria se passando dentro daquela clínica, e então decide fugir daquele lugar e resolve levar também a sua irmã, que acorda atordoada em uma ilha totalmente desconhecida e manifesta uma opinião contrária quanto às crenças de seu irmão. Para Aurora, o melhor a fazer é voltar para a clínica para que possa ser “curada” e assim, voltar para o Brasil o mais depressa possível para ficar ao lado de seus pais.

A partir desse momento eles descobrem que o que realmente eles têm não é uma doença, mas sim um dom e obtêm essas informações a partir de Gale, Sarah e Lucas, também responsáveis por ajudar Tomas na sua fuga e que lhes mostraram também, qual a verdadeira intenção do Dr. Kuan para com os irmãos. Mas Aurora não consegue aceitar toda essa história, ela acha que Sarah esconde alguma coisa e isso não a deixa muito confortável. Mas o que será que Sarah esconde? Quais as verdadeiras intenções do doutor? Quem realmente é o vilão?

Mesmo o meu tempo livre estando escasso, consegui ler esse livro em um tempo relativamente pequeno (cinco dias), isso se deve à narrativa que é super tranqüila. Em alguns momentos a leitura fica um pouco corrida e até confusa, mas nada que possa ofuscar o seu brilho. Adorei a idéia e já estou ansioso para ler o próximo livro da série. Aquele final me deixou com um gostinho de “quero mais”.

Confiram mais resenhas no blog: http://livretando.blogspot.com/

M. Scheibler 29/05/2011

Uma leitura diferente e muito interessante. Abordando os poderes especiais de irmãos gêmeos, ESTIGMAS DA LUZ mostra um pouco do preconceito em relação a pessoas especiais e a maneira como lidamos com elas. Como em todos os casos, sempre existe alguém interessado em se beneficiar da situação, causando sofrimento não só para os donos do poder, como para aqueles que estão ao redor.

Realmente uma leitura agradável !!!!!

Dé... 16/02/2011

Estigmas da Luz é o primeiro livro da série Luz e Escuridão, e a autora aborda a temática dos anjos caídos sob um prisma diferente dos livros que já li até hoje, cria novas lendas e todo o enredo é bastante interessante dando margem para a criação de uma série fantástica.
No livro é narrada a história dos irmãos gêmeos (bivitelinos) Aurora e Tomas, ambos são descendentes de brasileiros (o pai é índio) e de americanos... ela é morena e ele loiro...
Há dois anos são tratados em uma clínica americana pois possuem uma doença de pele rara, até que um dia fogem e se veem em meio a um mundo estranho, novo e com muitos mistérios...
Uma parte do livro que me deixou conquistou foi quando os personagens visitam a aldeia indígena onde a avó deles habita e participam de uma cerimônia... para mim isso foi totalmente inesperado e deu um banho de originalidade a trama...
Infelizmente nem tudo são flores no livro, observei muitos erros de ortografia e gramática, o que tornou vários diálogos confusos, atrapalhando a leitura.
Outro ponto que me incomodou foi a falta de desenvolvimento dos diálogos... Sabe quando você sente falta de mais diálogos e maior detalhamento das cenas?? Quando você pensa: "Poxa, essa conversa tinha tudo para ser boa... mas parece que estão economizando palavras??"
Com essa "economia" de diálogos, temos a impressão que as emoções são superficiais e até as guinadas na história parecem ser precipitadas... na minha opinião (sem nenhum embasamento) o livro deveria ter, pelo menos, 25% mais páginas...
Apesar disso, o livro é bom e me impressionou pela originalidade da trama, me deixou com uma pulga atrás da orelha para saber o resto da história... e fiquei curiosa para ver o amadurecimento da autora...

Mais opiniões no blog: www.leituranossa.com.br

Carol 29/06/2011

Muito bom!

Paz. Por mais incrível que parece ao ler este livro eu me senti em paz. Sinceramente não sei como consegui esta proeza, visto que a história tem muita ação entre os personagens e muito segredo para ser desvendado. Não sei se foi por causa do ambiente descrito, do comportamento dos personagens ou até mesmo o tema. A única coisa que sei é sobre a Paz e serenidade que tanto chamaram a minha atenção nesta leitura.

O livro é classificado nas livrarias como esotérico,parece piada porque de místico não tem nada. A história é deliciosa e bem escrita. Sabe aqueles livros que você tem que entender todo o funcionamento de uma cultura para seguir adiante na leitura? Então este foi assim, mas não me cansou. Normalmente eu detesto esse tipo de livro porque o autor ficar horas falando de uma raça, um povo, uma cultura e perde o foco. Liana Cupini conseguiu administrar isso muito bem porque aos poucos o leitor vai entendendo e saboreando o conhecimento indígena brasileiro,o conhecimento dos anjos e de vida também. Fora que o foco do livro são os dois irmãos com um dom diferente de tudo que já li e uma comunidade de neflins também nada parecido com os livros de anjos.

Estigmas da Luz foi um livro que me deixou calma e não estraçalhou meu coração como alguns outros de anjo por ai. É um romance emocionante e saudável. O mais engraçado é que você torce para um casal dar certo porque lhe foi contado uma história que te convence disso, mas no meio da leitura você muda de opinião radicalmente e descobre que na vida você pode se apaixonar várias vezes.

Claro que adoro os amores eternos e doentios da literatura fantástica, mas gostei tanto da serenidade desse amor que vou me calar logo antes que solte algum spoiler.
A diagramação para mim ficou ótima com espaçamento agradável aos meus olhos, só a capa que realmente não gostei muito porque me lembra a livros esotéricos hahaha

MahFrozen 07/06/2020

Estigmas da luz
Este livro conta a história de Aurora e Thomas, que são gêmeos tratados numa clínica até descobrirem que na realidade não estão doentes, e aí começa a trama da história. E sim, isso acontece tão rápido quanto eu descrevi.

No início, eu achei a história um tanto quanto confusa e rápida, e existem várias cenas no decorrer do livro que foram "jogadas" ali sem mais nem menos. Quando você, leitor, lê-lo, entenderá o que quero dizer.

Só para variar um pouco, este também é o primeiro livro de uma série. Mas a história tem muito potencial, misturando essa coisa de anjos com a energia de Gaia, e a coisa toda faz bastante sentido, o que me deixou muito feliz.

Os personagens são interessantes. Thomas e Aurora, apesar de gêmeos, são bem diferentes. Aurora costuma ser obediente e tomar cuidado com tudo, enquanto Thomas é mais prático e quebra as regras se for necessário. E é graças à ele que a trama se inicia.

Personagens secundários também receberam atenção neste livro, com Gale sendo possessivo porém ligado à própria cultura. Sarah sendo grossa e mantendo mistérios, além de Samantha, que esconde muitos outros mistérios que me deixaram curiosa para os próximos volumes.

Li este livro pelo Booktour do Selo Brasileiro, e espero que eu tenha a oportunidade de ler os próximos volumes. Liana Cupini está de parabéns, apesar dos pesares, pois construiu uma trama bem elaborada e que, do meio para o final, só me fazia querer ler ainda mais.

Mônica 28/01/2011

Estigmas da Luz de Liana Cupini
Aurora e Tomas são irmãos gêmeos, que possuem dons especiais. Aurora e uma menina determinada, e enxergar o que realmente as pessoas são (mas esse não e o Don dela), já Tomas e um menino que guarda segredos.
Eles dois pequenos ainda foram levados para a clínica do Dr. Kuan, pois achavam que eles tinham certos problemas na pele. Durante um tempo eles ficaram presos lá. Até Tomas conhecer Fred que era um Sentinela e contou a ele o porque dos irmãos estarem lá presos,então eles fogem. E vão para uma ilha onde essas pessoas que os ajudaram a fugir e segura para eles.
Aurora ficou muito insegura em ficar naquela ilha que eles não conheciam ninguém, e ela sentia que eles escondiam algo dela e seu irmão, então resolve voltar para sua casa. Chegando La ela se reencontra com o Dr.Kuan que a obriga a voltar a clinica se não ele faria mal aos seus pais.
Depois de um tempo que tinha chagado a clínica se reencontra com Yuki, filho de Kuan. E começa a descobrir o porquê de tanto o medico a querer, e com isso cresce uma grande vontade de entender o seu Don.
E é ai que a historia começa a criar forma, e vemos as descobertas de Aurora, os mistérios, os segredos.
Estigmas da Luz, é um dos livros de autores brasileiros que tive o prazer de esse inicio de ano, com uma leitura que flui rapidamente apesar de eu achar que possui informações de mais. E muito envolvente e de deixa de boca aberta quando você chega ao final e “pensa nossa serio, estou boba”.
Somente alguns pontos relevantes que me incomodaram, como o fato de ter muitas informações tipo historias dentro de historias, e com isso temos muitas partes em itálico (mais isso não me incomodou), alguns erros bobos.
Mas apesar disso admiro muito esse livro por ser uma publicação que possa se dizer sem editora, que só possui erros totalmente relevantes.
Eu indico esse livro a todos, que estão a fim de se surpreender!!!

Renata G. S. 06/02/2011

“E sucedeu que, quando os filhos dos homens se multiplicaram, naqueles dias nasceram a eles filhas formosas e belas. E os Anjos, os filhos dos Céus, as viram e cobiçaram. E disseram uns aos outros: ‘Venham, escolhamos para nós esposas, dentre as filhas dos homens, e geremos filhos para nós’."
Livro de Enoque

“Descubra os Segredos Celestiais, descubra um novo mundo”
Aurora acorda e está em lugar desconhecido. Seu irmão Tomas tirou-a da clínica onde eles estavam com a ajuda de dois desconhecidos, Sarah e Gale, e foram para uma comunidade.
Aurora confusa, pede para volta a clínica, mas Tomas a convence e lhe diz o porquê de o doutor tentar prendê-los.
Aparentemente, o doutor que ela pensava que a estava curando, estava na verdade escondendo um segredo. Aurora descobre que tem um dom, e não uma doença incurável. Mas a reação dela não é nada boa...
Tomas estava se adaptando á sua nova vida naquele povo, mas Aurora desconfia dessas pessoas e não se sente confortável.
O povo é chamado de “Sentinelas” e que esconde um segredo, a verdadeira história celestial...
Tomas vai tentar convencer sua irmã que a habilidade que eles têm é um dom, e não uma maldição. E que nada é impossível.

O livro é incrível! A autora conseguiu colocar um tema bastante repercutido, os nefilins, em um história bem diferente e original!
A escrita é leve, fácil e rápida. O único ponto fraco é que possui informações demais. Mas as vezes isso é uma coisa boa.
O livro tem bastante aventura e é claro, um pouco de romance.
E não, não vou contar o que é o dom, eu me surpreendi, porque é bem diferente, e tenho certeza que se lerem vocês vão gostar.
Esse é o primeiro livro da Série Luz e Escuridão. Que venha logo a continuação! Estou ansiosa!
Recomendo muito!
Leia a resenha no blog: http://leiturasdokokoro2.blogspot.com/2011/02/resenha-estigmas-da-luz-de-liana-cupini.html

Psychobooks 01/12/2011

Aurora e Tomas estão internados na clínica do Dr. Kuan por, aparentemente, terem uma doença que os deixa sensíveis à luz do sol.

Desde que começaram o tratamento nos Estados Unidos, os dois irmãos foram afastados cada vez mais de seus parentes no Brasil, até que não houvesse praticamente nenhum contato e eles fossem dragados cada vez mais, em nome da experiência do misterioso médico.

Toda a trama se desenrola quando Tomas, desconfiado do que acontece com eles, resolve dar um basta no em tudo e com a ajuda de pessoas conhecidas como “Os Sentinelas”, consegue armar um plano de fuga.

Todo o livro é narrado por meio de Aurora, ou como é chamada carinhosamente, Lola. Os dois irmãos são apresentados a uma sociedade de nefilins (filhos de anjos com humanos) e devem decidir o seu destino baseando-se apenas em seus próprios pontos de vista.

Quem devemos conhecer?

Sentinelas: Sarah, Gale, Lucas, Elisa e professor Garcia. Dentro da comunidade, os dois irmãos têm contato com essas quatro pessoas. Tomas é o mais entusiasmado com o modo de vida deles.

Vigilantes: Dr. Kuan e alguns outros personagens misteriosos. Vivem em constante embate com os sentinelas por divergirem de ponto de vista.

Os dois irmãos são humanos e têm poderes que, para os nefilins, são incompreensíveis. A missão dos dois lados e cair nas graças (ou forçar) dos irmãos para que se juntem a eles e ajudem em uma misteriosa missão que pode mudar completamente o destino da humanidade.

O enredo do livro é realmente muito bom. A ideia de dois lados de uma briga entre nefilins, com cada um achando ser o dono da verdade é realmente muito boa. Como são em parte seres celestiais e em parte humanos, é difícil saber quando estão dizendo a verdade e quando não. Achei Aurora uma personagem rasa… Não consegui conhecer pelo enredo os verdadeiros anseios dela. Tomas é outra incógnita, espero que o outro livro da série, seja com a visão do garoto.

Percebi também algumas falhas de continuidade. Aurora e Tomas são descendentes de índios, e quando levam seus novos amigos para conhecer a avó e sua tribo no Xingu, a senhora deixa a entender uma coisa, baseada em suas visões (não vou falar o que para não estragar a surpresa do livro), mais à frente o livro mostra que ela estava enganada…

Também fiquei intrigada quanto às possibilidades de transformação dos irmãos. Logo no começo Tomas deixa claro que só consegue mudar de cor, e não de aparência física. Um pouco mais a frente ele aparece para a irmã com outra fisionomia:

“Você não pode se transformar em outra pessoa. O que você pode é mudar suas cores…”

Página 27

“Sua pele estava agora escura, seu nariz um pouco mais largo e seus lábios eram grossos e rosados. Descrente, ela segurou as mãos do irmão (…)”

Página 28

Todo o livro tem um quê de anime, com disputas de poderes e caça a elementos antigos. A reviravolta final é realmente surpreendente, e há a inserção de um personagem que chega com quem não quer nada e logo toma forma no enredo. Yuki, filho do Dr. Kuan aparece como parte de um triângulo amoroso realmente interessante.

Link: http://www.psychobooks.com.br/2011/05/resenha-sorteio-estigmas-da-luz.html

Amanda 17/01/2011

Imagine descobrir que você tem uma doença rara que nenhum médico consegue entender o que é, e o pior seu irmão também tem. Por causa disso vocês ficam internados em uma clínica por dois anos, praticamente sem ver sua família e se sentindo cada vez mais doente. Isso seria um inferno não é??

Agora imagine você ser retirado desse lugar sem entender nada do que está acontecendo e acordar em um ambiente estranho. Mas ainda há mais. E se você descobrir que não existe doença nenhuma, que tudo não passou de armação. A coisa fica ainda pior não é. Pois então, é assim que começa a história de Aurora e seu irmão Tomas.

Aurora e Tomas viveram dois anos internados em uma clínica para tratamento de uma doença rara que nunca existiu. Agora eles estão em uma ilha, vivendo em uma comunidade que sabe que eles na verdade tem um dom e que muitas pessoas estão interessadas nele. E detalhe, os membros da comunidade são todos nefilins, que tem conhecimento armazenado de vários gerações e que se denominam Sentinelas.

Tudo essa história de dom é muito perturbadora para Aurora, pois afinal, para que serve isso e o que as pessoas desse vilarejo querem com eles. E mais, ela está realmente preocupada com o fato de seu irmão não se importar com nada disso, dele simplesmente acreditar cegamente em tudo que lhe contam (que vamos combinar é bem pouco). Como ele pode acreditar tão facilmente em pessoas que nem conhece???

A vida na comunidade é muito diferente para os dois brasileiros, principalmente sua cultura. E é esse um dos fatores que afetam uma decisão muito importante na vida de Aurora, pois ela se apaixona por Gale, mas descobre que não pode ficar com ele e todo esse sentimento faz com que ela resolva abandonar a ilha e voltar pra casa. Só que é a partir daí que o grande problema acontece! Afinal, existem outros nefilins - os Vigilantes - por aí que sabem dela e estão em sua caça. O porquê você só descobre lendo o livro, mas posso adiantar que os irmãos são a chave para desvendar um grande segredo que ambos os grupos de nefilins estão atrás.

Puxa não dá pra falar mais coisa porque se não vou encher essa resenha de spoiler. Só posso dizer que nem tudo é o que parece, que muitas revelações acontecem durante o livro e principalmente, que as pessoas podem ser mestras na arte de enganação (por isso é bom seguir o instinto sempre rsr.). E nossa, não sabia que aqueles nefilins tinham tantos poderes...muitooo legal!

Eu adorei o livro, e claro, não tinha como ser diferente, pois adoro tudo que se trata de mitologias, anjos caídos e por aí vai. A história é realmente envolvente, te deixando em vários momentos na dúvida de quem é o bem e quem é o mal. E como não podia faltar tem o romance, o coração partido, a descoberta de um novo amor.

Um livro cheio de mistérios que me deixou com aquele gostinho de quero mais e "Já acabou??", pois a autora deixou um pedacinho desse mistério sem solução. Ou seja, estou me contorcendo de curiosidade agora uahuah.

Liana 21/01/2011minha estante
Gostei demais da tua resenha!!! Bjao linda!!

Tathy 08/03/2011

Estigmas da Luz de Liana Cupini
Para ler a resenha completa com imagens e links ativos, visite o blog Eu sou assim (www.tathy.com.br)

Aurora é uma garota que apenas deseja ter uma vida normal, depois de ter passado os últimos dois anos internada em uma clínica para o tratamento de uma doença enigmática. Ela acorda de um sonho estranho, e se vê em um lugar diferente, uma ilha misteriosa cercada de desconhecidos. Seu irmão gêmeo, Tomas, que sempre se sentiu um prisioneiro na horrível clinica, vê naquela fuga a salvação, mas a reação da irmã ao descobrir seu plano é a pior possível e isso pode colocar tudo em perigo. Eles conhecerão Sarah, a chefe do Sentinela, que é apenas uma menina. E Gale, dono dos olhos verdes que guiaram a Aurora em seu sonho, e que logo conquista a amizade e confiança da garota. Mas nada naquela comunidade parece ser normal. Tomas terá que provar para a Irmã que o impossível pode acontecer bem diante dos olhos dela, mesmo que ela ainda não consiga roubar as cores como ele. E o que para uns é um dom, para outros é maldição. Segredos, mentiras e pecados por anos escondidos do mundo terão de ser revelados, agora que a luz foi despertada. “Descubra os Segredos Celestiais, descubra um novo mundo”

Estigmas da Luz de Liana Cupini é o primeiro livro da série Luz & Escuridão e nele conhecemos Aurora e Tomas. Irmãos gêmeos, melhores amigos, mas em nada parecidos.

Na adolescência, Aurora e Tomas apresentam uma “doença” e buscam ajuda de um especialista que aconselha a internação. E lá eles ficam por anos, até que Tomas, que sempre foi mais sonhador e aventureiro, começa a desconfiar do tratamento e com a ajuda de um misterioso grupo, foge da clínica levando Aurora que até então não sabe de nada. Quando Aurora acorda, está bem longe da clínica e aborrecida com Tomas. Aurora acredita estar realmente doente e tem fé no tratamento do Dr. Kuan. Mas, na ilha/comunidade onde vive o grupo misterioso, Aurora percebe que existem coisas maiores do que aquelas em que ela acredita.

Quando Aurora descobre que os Nefilins vivem entre nós e que ela e seu irmão têm importante papel na “salvação” do mundo, e que, aquilo que ela pensou ser uma doença é na verdade um dom (ou seria um poder?), ela, que sempre foi mais decidida que Tomas, resolve se separar do irmão e seguir outros caminhos.

Nestes caminhos, Aurora percebe que nem tudo aquilo que parece ser, realmente é. Que nem todo mundo é totalmente bom e nem todo mundo é totalmente mal. Que não existe verdade absoluta.

Eu simplesmente amei Estigmas da Luz. Devorei o livro e terminei sedenta de mais. A Narrativa flui maravilhosamente bem e a história é leve, divertida, cheia de ação, triângulos amorosos e aventura. E o mais delicioso é que pela sinopse, eu não fazia ideia do que o livro reservava. Iniciei a leitura totalmente sem expectativas e talvez isso tenha contribuído para que eu me apaixonasse pela história e pelos personagens. Não todos…

Todos dizem que agora a moda são os livros em que o tema principal são os anjos. Este, apesar de contar a história dos anjos caídos e parte de seus personagens serem nefilins, é totalmente inovador. Vou confessar que não sou a pessoa certa para ler livros com seres especiais, mitológicos ou algo do tipo, mas este livro quebra todas as barreiras dos meus pré-conceitos.

Estou apaixonada por Estigmas da Luz e pelo Yuki

Joe Silva 06/04/2011

Estigmas da Luz
O livro já começa cheio de emoção. Após acordar em uma ilha, Aurora descobre por seu irmão gêmeo que ambos viveram os 2 ultimos anos sendo enganados pelo doutor Kuan. Nesse período eles foram mantidos presos em uma clínica com uma suposta doença de pele muito rara. Sendo monitorados e impedidos de manterem contatos com sua família, Aurora e Tomas eram prisioneiros ali.....

Continue lendo em: http://bookjoe.blogspot.com/2011/04/sobre-livros-38-estigmas-da-luz-resenha.html

Jaqueline 06/02/2011

RESENHA DE LIVRO – ESTIGMAS DA LUZ
Autora: Liana Cupini
Editora: Above Publicações
Páginas: 320

“Estigmas da Luz” vem fazendo barulho em diversas redes sociais desde o seu lançamento, no segundo semestre do ano passado, e foi escrito pela brasileira Liana Cupini, que gentilmente me presenteou com um exemplar de sua obra.

Primeiro volume de uma série chamada Luz e Sombra, “Estigmas da Luz” traz a história dos irmãos gêmeos Aurora e Tomas. Com 19 anos de idade, eles são filhos de um brasileiro descendente de indígenas e uma americana. Diagnosticados com uma doença de pele rara que pode levá-los à morte, os dois são internados em uma clínica por dois anos, sendo controlados pelo ambivalente Dr. Kuan, homem misterioso que limita a relação dos irmãos com o mundo exterior. No entanto, o médico não poderia prever que o fim de seus cuidados viria mesmo de dentro da clínica e na figura do jovem Fred, um Sentinela que explica os reais motivos de estarem naquele lugar. Absorto pela descoberta, o jovem decide fugir levando junto a sua irmã.

Dotado de um estranho poder que lhe permite mudar seus traços físicos de acordo com sua vontade e uma missão que pode envolver todo o futuro da humanidade, Tomas e sua irmã se abrigam em uma estranha ilha - a ilha do Sentinelas, onde conhecem três novos personagens fundamentais a história: Sarah, Lucas e Gale. Sem maiores spoilers da história, estes jovens ocupam posições de destaque na ilha e são fundamentais no processo de descoberta do dom de Aurora. Eu senti uma influência bem forte de "Lost" nesse momento. Algo como aquela vila Dharma, que depois foi destruída, sempre me vinha à mente ao ler as passagens da ilha dos Sentinelas. Gale, com toda a sua força e carisma, conquista Aurora (cujo apelido, estranhamente, é Lola), mas a paixão proibida entre os dois fica completamente para escanteio quando Yuki entra na história: filho do dr. Kuan, este médico recém-formado é o encanto em pessoa - doce, confiante, seguro do que sente. Eu, pessoalmente, virei team Yuki (isso já existe, Liana, rs?).

A narrativa é ágil e bem desenvolvida, com um vocabulário bem coloquial. As páginas seguem-se umas as outras, com muitas reviravoltas e descobertas que nos deixam ligados à história. A leitura flui sem se tornar enfadonha mesmo quando aborda histórias de nefilins e tópicos científicos e históricos. No entanto, apesar de terminar de forma gostosa, faltou aquela inquietação final que nos deixa aflitos pela continuação da série. Na verdade, percebemos que se trata de uma série somente pela informação presente na contracapa do livro. Mas você deve estar se perguntando o por quê de uma cotação média para um livro até agora repleto de elogios...

Como muitas resenhas já apontaram esse problema, vou direto ao ponto: o livro é tão repleto de erros de ortografia e gramática que a leitura chega a ficar difícil em alguns momentos. Temos que trabalhar a noção de que estamos operando em um mercado editorial e que, para se inserir nesta lógica comercial, o autor deve se agarrar com unhas e dentes àquilo que diferencia seu trabalho de outros tantos escritores e acrescenta pontos positivos à sua obra. Erros recorrentes de pontuação, falhas de digitação, tudo isso prejudica a obra final, e é triste ver uma trama tão original sendo prejudicada por algo assim.

Até a metade do livro, reparei que nenhum vocativo era separado do resto do período com vírgulas. O que isso causa? Quebra no ritmo das falas dos personagens, para começo de conversa. Posteriormente, uma tremenda irritação no leitor e a certeza que a revisão feita no texto antes do mesmo chegar à gráfica foi, no mínimo, desleixada. Você deve estar pensando “Ah, nossa, tudo isso por causa de vocativos! O que diabos é isso, para começo de conversa?”. Vamos lá: o vocativo é um termo de natureza exclamativa, que tem como função chamar alguém ou alguma coisa personificada, isolada entre duas vírgulas que podem se encontrar no começo, meio ou fim da frase ou oração. Ele é uma das marcas de um diálogo, quando você (falante) fala algo a alguém (ouvinte). Como omo amante das letras, fiquei inquieta com os erros presentes na obra. Peguei um lápis e sai marcando o meu exemplar todo, corrigindo o que dava, mas depois perdi a paciência e dei uma chance a história.

No começo, foi difícil me concentrar na trama, mas justamente quando comecei a passar batido pelas falhas é que me encantei com a história criada por Liana. Em uma sacada completamente original, ela usa referências aos rituais e a cultura indígena brasileira. A descrição de uma cerimônia no Alto Xingu foi, para dizer o mínimo, surpreendente. É muito bom ver autores que se esforçam em resgatar e divulgar nossa cultura nacional mesmo em tramas fantásticas. Em meio a essa geléia americanizada que domina nossas estantes e as cabeças de nossos jovens leitores, é muito agradável ver as tradições de nossos antepassados e colegas indígenas e latino-americanos ao lado de cenas eletrizantes de ação e fantasia. Deixo os meus mais sinceros desejos de sucesso para a Liana e espero ansiosamente por uma edição revisada do livro, permitindo que todo o brilho da história se revele.

>> Resenha originalmente postada no site www.up-brasil.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5