O Misterioso Caso de Styles / O Caso do Hotel Bertram

O Misterioso Caso de Styles / O Caso do Hotel Bertram Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Misterioso Caso de Styles / O Caso do Hotel Bertram

Pâmella 01/01/2011

Como é uma edição vira-vira com duas obras fica mais difícil uma avaliação justa. Além disso, há um conto de Agatha, Enquanto Houver Luz.

O Misterioso Caso de Styles é uma boa história com Poirot e O Caso do Hotel Bertram é com Miss Marple. Confesso que esperava que o primeiro fosse melhor por ser com Poirot. No entanto, apesar de ser uma ótima história, não está entre as melhores de Poirot. Já a aventura com Miss Marple surpreende. Não pelo caso policial, mas pela maneira como a história é contada. Nós descobrimos os fatos junto com Miss Marple e com o detetive. O "crime" ocorre ao longo do livro e a descoberta é rápida, no final do livro. Já com Poirot, o assassinato é rápido e o livro todo fica analisando o crime.

Enfim, O Caso do Hotel Bertram me surpreendeu pela forma como foi escrito, mas o que me encantou e merece 5 estrelas é o conto Enquanto Houver Luz. Uma história de 10 páginas que consegue te deixar mais apreensivo do que os dois romances policias do livro juntos. E de quebra deixa uma excelente mensagem para vida. Recomendo a leitura do conto!
Bethy 17/10/2012minha estante
Nossa simplesmente amei.. adoro lisvros de suspense... merece minhas 5 estrelinhas.. os 2 e o conto tb que vem junto... surpreendente!!! quem não leu, leiaaa.. é maravilhoso!

Davi 17/06/2020

Edição dupla, duas vezes Agatha Christie
Como fã da autora, é sempre bom ter numa edição de bolso "dois livros num só". Como sempre, a mestra do suspense sabe como aplicar as táticas literárias de construir o imbróglio da forma mais atrativa possível, até que não consigamos retirar o livro das mãos. Embora não sejam clássicos como no Expresso-Oriente, Roger Ackroyd ou nos Dez Negrinhos, a prolífica Agatha dificilmente perde a mão. Diversão e suspense policial num só canto.

Leticia Aio 06/01/2023

O misterioso caso de Styles
Este foi o segundo livro da Agatha que eu li. Por ser o primeiro livro de mistério que ela publicou, achei que seria algo mais simples, com menos personagens e que seria mais fácil descobrir o culpado. Estava enganada.

Desde cedo a Rainha do Crime demonstra sua genialidade. Através do olhar de Hastings conhecemos os moradores de Styles Court, cada um com sua peculiaridade. A dona da propriedade, Sra. Emily Inglethorp morreu em um ataque que foi presenciado por todos os funcionários e moradores do local. Um deles, o Dr. Bauerstein afirma não se tratar de uma morte natural, mas sim de envenenamento por estricnina. Hastings então se recorda de ter encontrado seu amigo, o detetive belga Hercule Poirot que estava na aldeia, e, com a permissão de um dos filhos da falecida, chama-o para investigar o caso.

Todos que moram em Styles são suspeitos: Sr. Inglethorp, esposo da vítima; John e Lawrence Cavendish, enteados da vítima; Mary Cavendish, esposa de John; Dr. Bauerstein, médico da família; Sr. Hastings, amigo de John e narrador; Srta. Cynthia Murdoch, protegida da vítima; a Sra. Evelyn Howard, amiga da falecida, além de todos os empregados da casa.

Poirot é brilhante, metódico, quase com TOC. A cada investigação nos dá motivos para desconfiar e, ao mesmo tempo, eliminar um a um como suspeitos, até que, após dois inquéritos e um julgamento, nos brinda com o desfecho do caso, no tradicional formato de juntar todos os suspeitos na sala de estar e explicar cada passo dado pelo assassino.

Muito mais que um simples mistério "whodunit", conseguimos nos sentir na atmosfera inglesa, quase dentro de um jogo de Detetive/Clue. A narrativa é feita de forma crescente, onde a cada virar de páginas nos envolvemos mais e ficamos curiosos para encontrar pistas nas falas de cada personagem. Investigamos junto com Poirot e nos deliciamos com cada palavra.

Recomendo a leitura e mal posso esperar para encontrar novamente o detetive Poirot.

site: https://www.instagram.com/prateleiradale/

Nandhy - @minhavidanapagina 01/02/2021

Interessante e Cansativo
Esse livro contém três histórias:

A primeira delas, O Misterioso Caso de Styles, foi muito interessante se passa no lugar onde ocorrerá o último espetáculo de Hércule Poirot. Gostei bastante porque já havia lido este último e tudo claramente passou a ter sentido.

O conto Enquanto Houver Luz é legal. Uma leitura fluida, interessante e esperada.

Agora confesso que O Caso do Hotel Bertram foi um livro extremamente cansativo que demorei meses para terminar. Apesar de apaixonada por Ágatha Christie e as histórias de Hercule Poirot, não consigo me apegar aos casos de Miss Marple, cuja sequência de atos e descobertas é muito confusa!

Regy 19/11/2010

ñ acerto uma!
os livro da Agatha são muito bons, mas nunca acerto quem é o assassino! Esses dois mesmo, passei longe, imaginei um monte de gente e claro, errei!
O bom é que agente se prende a leitura e só sossega quando termina!

Soos 04/10/2021

Um bom livro. Só achei a história de Bertram é cansativa e demorada para montar a trama. E o caso de Styles foi previsível. Não é ruim. Mas não me impressionou como todas obras de Agatha me impressionam. Por ser da Agatha esperava um nível maior de surpresa e complexidade.

Ratinha de Biblioteca 05/03/2024

O Misterioso Caso de Styles foi o primeiro romance de Agatha Christie, escrito em 1920. Há algumas incongruências no enredo, mas a história de suspense te prende muito!
O Caso do Hotel Bertram se localiza no final da carreira da autora, um dos seus últimos livros, 1965. Com a simpática senhorinha, srta. Marple, auxiliando um policial da Scotland Yard a desvendar um mistério: o que aconteceu com o cônego Pennyfather?!
E há um conto, Enquanto Houver Luz, curtinho e romântico, mais ao estilo Mary Westmacot, pseudônimo que Agatha Christie usava para escrever romances românticos.

Andréa Karla 08/02/2014

O elo perdido
Terminei O MISTERIOSO CASO DE STYLES. Se eu não soubesse a ordem em que se encontra o livro, eu jamais iria perceber que foi o primeiro romance criminal, e que o pequeno grande detetive Hercule Poirot entra em cena, obviamente, pela primeira vez. Nada menos que magnífico!!!
Fiquei admirada mais ainda porque o baixinho com cabeça em formato de ovo, de bigodes grandes e bem cuidados e cheio de manias, permanece o mesmo ao longo das obras em que é protagonista. A sagacidade, genialidade, trejeitos e a ficção por métodos, além da minuciosidade revelam o quanto Poirot já estava amadurecido na mente de Agatha, como também o personagem Hastings. Sem dúvida alguma, um dos livros mais engenhosos que já li da nossa rainha. Indico miríades de vezes.

Hadja2 09/03/2024

Não me surpreendeu tanto quanto eu esperava.
É difícil dar uma nota porque foram dois livros e um conto. Primeiramente li ?O misterioso caso de Styles? e odiei. Não achei a leitura nada fluída e provavelmente coloquei expectativas demais por se tratar de um livro com o Hercule Poirot. Enrolei muito pra terminar pois o livro não me prendeu em momento algum.

Quanto ao livro ?O caso do hotel Bertram? achei a história mais interessante, os capítulos são longos (eu não gosto) mas amei a maneira como o caso se desenvolve durante o livro. Final bom com um plot twist um tanto quanto chocante.

O conto ?Enquanto houver luz? é lindo, são apenas 10 páginas mas vale muito a pena ler, é bem rapidinho e achei bem gostosa a leitura.
?Qual seria o lucro de um homem, se ele conquista o mundo todo e perde sua própria alma??.

Dei um 3,5 porque só odiei um dos livros :)

Andréia 15/06/2021

Agatha Christie, a rainha do crime
Essa coleção de livros de bolso com duas histórias é muito interessante. Adorei a ideia. Principalmente quando se trata de textos de Agatha Christie. "O misterioso caso de Styles", com Hercule Poirot, e "O caso do hotel Bertram", com miss Marple, são duas obras fascinantes que nos deixam presos à leitura, loucos para saber se nossas hipóteses estavam certas e desvendar quem é o culpado. E ainda traz um conto muito interessante, "Enquanto houver luz".

Suzy 18/06/2022

Maravilhoso!!!
O Misterioso caso de Styles, achei o começo meio chato mas depois de meses resolvi dar uma chance e o terminei em pouco tempo. Como sempre tem a sua reviravolta no final, mas como o caso é narrado ainda mais pelo Hasting a gente so vê o ponto de vista dele nos casos importantes, então no resultado a gente ficava de fora, ainda mais que o Poirot acha que o Hastings é um puta de um gênio, só conta logo tudo pra ele!!!!

O caso do hotel Bertram, ele é muito bom porque tem vários personagens e eles tem os seus devidos focos, mostra o ponto de vista de cada um deles, e a Miss Jane Marple esta mais ali pra dar fofocas pro Davy kkkkkk ainda mais que ele que esta sendo um detetive nesse livro, e o final é muito bom onde tudo esta sendo revelado e o livro te deu indícios, é a boa jogada que a Agatha sempre consegue fazer, a gente que tem que pegar a ideia. No final terminou em aberto, estou com ódio disso.

Marina516 22/12/2023

Bom demais
Dois livros e mais um conto em um só não tem pra ninguém, né? Impossível não falar sempre sobre como essa mulher escreve incrivelmente bem, cara, não tenho nem palavras. O que mexeu muito com o meu psicológico mesmo foi esse conto, cara? que vontade de chorar que fiquei, agora lembrando fico mais ainda. Sem palavras. Nota mil pra Agatha Christie. Mesmo sem saber de toda sua fama anos depois de sua morte, ela merece o reconhecimento que estamos dando a ela e deve estar feliz esteja aonde estiver.

Gladys 04/02/2013

Resenha O Misterioso Caso de Styles/ O Caso do Hotel Bertram – coleção vira-vira.
O Misterioso Caso de Styles é o primeiro livro que li da aclamada autora Agatha Christie, comprei-o em uma promoção e não me arrependi.

A trama é narrada através de um relato do Sr. Hastings, a pedido da família Styles e do seu amigo o grande detetive Hercule Poirot. Mas não é cansativa, muito pelo contrário, logo no primeiro capítulo somos apresentados a vários personagens seguidamente. Fiquei um pouco confusa com a “chuva” de personagens, mas nada que atrapalhasse a leitura.

A temática é policial como é de se esperar sendo da Agatha, aliás esse foi o motivo da minha aquisição, aprecio essa abordagem, ;)

Agatha conduziu a trama de forma brilhante, não consegui desvendar o mistério até a explicação de Poirot. Por sinal, Poirot merece destaque, é um personagem incrível, super astuto e com sacadas cômicas na dose certa.

Comprei a terceira edição, com 196 páginas. É uma leitura rápida, dá para ler em uma tarde, não só pela quantidade de páginas, mas pela grande curiosidade em descobrir O Misterioso Caso de Styles.

O segundo livro da coleção é O Caso do Hotel Bertram. Também seguindo a temática policial, mas com outra personagem da Agatha: a Miss Marple, uma senhora muito perspicaz e atenta aos fatos que se passam em seu redor.

O Hotel Bertram fica localizado no coração de West End em Londres, em uma ruazinha tranquila. A sensação de hospedar-se no Bertram é como se entrasse no túnel do tempo e chegasse na Inglaterra de Eduardo VII. E é nesse cenário de total nostalgia que a autora desenrola acontecimentos nunca imaginados pela maioria dos seus frequentadores.

Muitos personagens compõe a trama e todos são peças chaves, então preste atenção no movimento de todos.

Como no livro anterior só descobri a solução dos eventos nas últimas páginas, mas confesso que não fiquei muito satisfeita, o final condiz com o enredo, mas penso que poderia ter sido um pouco mais desenvolvido.

Guilherme 09/02/2024

Esse ai
As histórias sao muito o boas gostei bastante, ainda mais pelo conto extra que achei incrível e fiquei querendo mais, mas o formato do livro só me veio confirmar que odeio livro vira vira, mds, os capítulos eram bagunçados na mesma página que termina um capítulo inicia o outro e a capa também é muito fina amassa com facilidade no fim da primeira leitura o livro todo aberto e amassado mesmo eu tomando todo cuidado para não amassar enfim, é isso
Hadja2 09/03/2024minha estante
Achei um tédio O caso de Styles, fiquei doidinha pra terminar

Bia Morais 19/09/2020

O misterioso caso de Styles/O caso do hotel Bertram - opinião
Confesso que fiquei esperando bem mais a participação da Miss Marple e mais mistério também em "O caso do Hotel Bertram". Achei que a história fica muito solta, não me prendeu, e achei a explicação e solução do caso no final bem rápida e sem graça, porém sou grande fã das revelações dramáticas e completas de Poirot e isso me influencia bastante. Mas gostei da leitura, sempre é ótimo ler Agatha Christie.
Gostei muito de "O misterioso caso de Styles". Quando a história deu uma reviravolta inesperada, fiquei decepcionada achando que o livro iria acabar sem a clássica revelação dramática do culpado feita por Poirot, mas, ainda bem, eu estava enganada. Gostei dessa história que faz você dar mil voltas para descobrir que não precisava de tudo isso.
O conto “Enquanto houver luz” foi uma grata surpresa para mim, fiquei com vontade de que fosse maior para ver um desenvolvimento dos personagens. Enfim, recomendo a leitura!