The Wee Free Men

The Wee Free Men Terry Pratchett

Resenhas - The Wee Free Men

Felibalex 26/10/2023

Um conto de bruxas
O livro é lento para começar e quando começa não emplaca. Independente de ser um livro infantil ele não desenvolve seus personagens o suficiente para que você possa entender os motivos. A vilã é vaga, assim com a solução da história. No final, é como se não a lesse a pena.

MMayumi 15/02/2023

Todo mundo deveria conhecer a Tiffany
Adorei conhecer Tiffany e ver seus primeiros passos como bruxa. Sua missão de resgate foi bastante clássica -- no sentido fantástico; de livros de fantasia, mesmo -- e seus novos companheiros são ótimos personagens, com uma vida muito antiga, dá pra sentir o peso da existência da cultura deles. É tudo bastante clichê -- tanto os temas quanto os recursos narrativos --, mas usado de maneira tão fresca e virada de ponta-cabeça que o livro fica maravilhosamente novo e ao mesmo tempo velho do jeito que só os melhores livros de Terry Pratchett são.

Se eu tivesse lido esse livro quando criança, a existência de Tiffany validaria muito da minha própria. (Impossível, pois esse livro foi publicado pela primeira vez quando eu tinha 17 anos.) Tiffany é ela mesma. Cuidadosa e lógica e pesquisa as coisas que não entende. Fica nervosa quando ouve as pessoas usarem as palavras de maneira errada. Ela é boa com queijo. Ela lê livros rápido. Ela pensa. E sempre tem um pedaço de fio. Esse é o tipo de pessoa que ela é.

Apesar de ter feito justamente isso, acho muito difícil compartilhar frases do livro, porque elas não têm o mesmo peso sem o que veio antes. Tenho várias marcações que fiz durante a leitura, mas que não vou compartilhar por aqui. Recomendo muito muito. As meninas deveriam conhecer a Tiffany pra entender que ela é possível, e os meninos deveriam conhecer a Tiffany pra entender que ela é possível. Todo mundo deveria conhecer a Tiffany.

Enrique 14/02/2009

"Todas as bruxas são egoístas, disse a Rainha. Mas os terceiros pensamentos de Tiffany disseram: então transforme o egoísmo em uma arma! Que todas as coisas sejam suas! Que as vidas e os sonhos e as esperanças dos outros sejam seus! Proteja-os! Salve-os! Traga-os para o curral! Enfrente a tempestade por eles! Mantenha o lobo à distância! Meus sonhos! Meu irmão! Minha família! Minha terra! Meu mundo! Como ousa tentar roubar de mim essas coisas, porque elas são todas minhas!"

Eu queria ter uma avó como a Granny Aching :)