Rychard S. Paes 10/03/2023
Didascalicon: Um livro para estudantes de verdade
Didascalicon é uma leitura inicialmente difícil. É um daqueles livros que não vamos entender tudo de primeira; exige-se aqui uma segunda leitura. Mas, acima de tudo, dedicação para o entendimento da obra dentro das possibilidades da inteligência do leitor.
É uma obra rica, curta, mas profunda, complicada, mas esclarecedora. Aqui se elenca alguns dos ensinamentos mais importantes para os estudantes iniciantes, segundo Hugo de São Vitor, grande teólogo de sua época.
Especificamente esta edição da obra é fantástica. A apresentação, tradução e notas feita por Roger Campanhari elevam um livro já incrível para um patamar acima do comum. Didascalicon é belo por natureza, mas tornou-se ainda melhor após o trabalho realizado por todos aqueles que se empenharam nesta edição.
Uma das questões mais interessantes sobre Hugo de São Vítor (1096-1141) é o fato desse grande mestre ter sido tão esquecido ao longo do tempo, questão que se apresenta na apresentação do livro, e que é respondida de modo a nos fazer questionar a eficácia moral e intelectual do nosso sistema de educação atual, comparado com o das épocas anteriores, como o de São Vítor, que, na Idade Média, "buscava formar pessoas, e não cargos".
No que concerne à sua obra teológica, diz Roger que "São Vítor realizou o trabalho de unir, num único livro, tudo o que o cristão deve saber de fundamental sobre os mistérios da fé: é o que posteriormente se chamará de suma teológica, Portanto, o que São Vítor fez foi nada menos que lançar as bases e o modo de fazer daquilo que São Tomás de Aquino levará à perfeição. Logo, seu De Sacramentis Fidei Christiane deixou de ser lido em prol da Suma Teológica de São Tomás."
O que é muito interessante, pois mostra a importância de São Vítor para além do âmbito da educação.
Outro aspecto importante de sua pedagogia é o foco no aluno, e não no mestre. Diz São Vítor: "A escola centrada no mestre só irá produzir um discípulo melhor do que o mestre por acaso, quando o discípulo, apesar do método utilizado, puder fugir espontaneamente às regras desta pedagogia; a escola centrada no aluno tende a produzir por sua natureza um certo número de alunos melhores que o mestre." E esta, a escola que produz alunos melhores que o mestre, é a verdadeira escola! Mas hoje não se vê isso: se vê, na verdade, o contrário, e as palavras de São Vítor se cumprem como as palavras de um profeta: há um pequeno número de indivíduos conscientes que escapam deste sistema e >apesar< dele (note que eu uso a palavra "apesar", quando em um sistema normal as palavras certas a serem empregadas seriam "por causa"), conseguem se sobrepôr intelectual e moralmente àqueles que os ensinam -- que é o real objetivo da educação.
Mas falando sobre o livro em si; ele é dividido em 6 livros -- 12, se você considerar o fato de que esta edição veio acompanhada dos textos em latim -- e 3 apêndices, que basicamente resumem o que foi tratado na obra. São a conclusão e revisão do livro.
A partir do livro quatro, São Vítor aborda mais profundamente assuntos relacionados às Sagradas Escrituras, o modo de lê-las, sua ordem, etc. Ele faz o mesmo nos capítulos anteriores, mas com temas variados.
Não posso resumir esta obra: haveria muito sobre o que falar. Finalizarei esta resenha apenas com a minha recomendação de leitura para aqueles que tiverem interesse nestes assuntos: tenho certeza de que o leitor, assim como eu, não se arrependerá.