Brave New World Revisited

Brave New World Revisited Aldous Huxley

Resenhas - Brave New World Revisited

Lili Machado 09/10/2012

Brave New World revisited é um pungente apelo para que a humanidade se eduque para a liberdade, antes que seja tarde demais.
Quando o livro Brave new world (Admirável mundo novo – resenha no blog: http://scifinowlilimachado.wordpress.com/2012/04/07/admiravel-mundo-novo-brave-new-world-aldous-huxley/ ) foi lançado pela primeira vez, em 1932, sua análise chocante de uma ditadura científica parecia uma projeção remota para nosso futuro.
Neste livro revisitado, Aldous Huxley usa seu tremendo conhecimento das relações humanas para analisar um dos mais importantes livros de sua carreira e da literatura sci-fi, e para comparar o nosso mundo moderno, com sua fantasia profética. O detalhe é que foi lançado em 1958.
Huxley analisa ameaças a humanidade, tais como superpopulação, burocracia, propaganda e lavagem cerebral, explicando porque achamos impossível evitar.
BNW revisitado é um pungente apelo para que a humanidade se eduque para a liberdade, antes que seja tarde demais.
“Quando meu romance de ficção científica Brave New World foi escrito (1932), eu estava convencido de que havia bastante tempo ainda. Agora (1958), não estou tão otimista.” - Aldous Huxley
Essa é a mensagem que Huxley tenta passar, com suas observações.
É interessante notar que se vier a existir um estado totalitário no mundo atual, este será mais para Brave new world do que para o 1984 de George Orwell (resenha no blog: http://scifinowlilimachado.wordpress.com/2012/07/14/1984-george-orwell/ ). A razão é que, enquanto a sociedade de Orwell, roda em torno da ameaça de violências, tortura e morte, a de Huxley vai na direção contrária, acalmando as massas de tal forma que ela não tenha idéia de sua liberdade esteja sendo roubada.
Huxley prediz que iremos drogar as pessoas que fujam à normalidade ou que tenham pequenas doenças mentais (salta um Prozac!).
Ele prediz que as informações necessárias para a preservação da liberdade serão, aos poucos, retiradas das pessoas e repostas por um meio de comunicação imediato (salta a televisão!).
O que podemos fazer, então? PENSAR!!!
Pensar, debater e não aceitar as idéias embrulhadas com fitas coloridas que nos são passadas no dia-a-dia.
Nos educar para a liberdade.