Um Peixe de Calças Jeans

Um Peixe de Calças Jeans Allan Pitz

Resenhas - Um Peixe de Calças Jeans

Vanessa Vieira 05/06/2011

Um Peixe de Calças Jeans_Allan Pitz
O livro Um Peixe de Calças Jeans, de Allan Pitz, é formado por cinco estórias que tem como tema principal extirpar o bullying e a violência escolar. As estórias são: Um Peixe de Calças Jeans, O Menino de Algodão, Menina Cor-de-rosa, O Sapo que Não Comia Mosca e Gigante da Goiabeira, além de dicas de como realizar a leitura do livro para as crianças e experiências do autor com o bullying e o estímulo para escrever o livro. As estórias, em si, retratam o preconceito racial, físico e étnico, de forma clara e descontraída, ensinando o leitor que todos somos iguais e que a diferença e o contraste fazem parte da humanidade, e que todos possuem as suas peculiaridades e não devem ser discriminados por isso.

Apesar de ser um livro destinado ao público infantil, a leitura de Um Peixe de Calças Jeans deveria ser realizada por todos, pois assim, muitas pessoas ignorantes e preconceituosas, mudariam as suas opiniões e deixariam a arrogância de lado. As estórias são inteligentes, leves e criativas, instigando as crianças desde cedo, a ter uma visão ampla e harmoniosa da vida. A escrita de Allan Pitz estimula o subconsciente das crianças e é um livro muito indicado para pedagogos, professores e pais.

A capa do livro é muito bonita e bem elaborada, chamando a atenção do leitor para o conteúdo do mesmo. Allan Pitz nos retrata, em poucas palavras, o bullying que viveu na escola e as consequências disso para a sua infância e o seu temperamento, com as piadinhas sem graça dadas pelos seus colegas, e como isso exerceu grande influência na sua vida para escrever um livro abordando esse tema. Recomendo a todos!

Lacie 17/09/2011

O Mundo de Lacie resenha:
Me surpreendi ao receber o "Um Peixe de Calça Jeans" porque é tão curtinho! Tudo bem que é um livro infantil, mas mesmo assim rs. São apenas 27 páginas!

O livro é formado por várias histórias curtas e rimadas sobre os mais diversos temas como aceitação e preconceito, o que é bem retratado pelo autor. As minhas preferidas foram "Um Peixe de Calça Jeans" e "O Gigante da Goiabeira". Adorei a imagem mental de um peixe vestindo calças!

Achei o formato das histórias um pouco estranho. É disposto como uma história normal, mas como é rimado, pensei que o autor talvez pudesse abusar um pouco mais da diagramação e ter feito algo mais "original"... aliás, bem que podia ter algumas ilustrações! Iriam complementar o livro em muito! Também não gostei da mudança de fontes entre as histórias, achei confuso.

Mi Araujo 12/05/2011

Livro: Um peixe de calças Jenas e outras histórias para unir
Autor: Allan Pitz
Editora: Novo Livro
ISBN: 9788562426780
Ano:2010
Páginas: 26

Sinopse: “A proposta maior deste livro é ajudar na diminuição da ocorrência de bullying (repetidas agressões psicológicas e/ou físicas) não só nas escolas, preparando o futuro cidadão de bem para as diferenças que o mundo oferece, construindo uma nova geração mais fraterna, livre dos bloqueios preconceituosos gradativamente impostos”

Um Peixe de Calças Jeans é um livro infantil muito fofo,ele é bem simples,porém muito bonito,a leitura é bem leve e de fácil compreensão.

O livro é composto por cinco histórias,são elas: Um peixe de calças jeans,O menino de algodão,Menina cor-de-rosa,O sapo que não comia mosca e o Gigante da goiabeira.Todas elas tem um significado. O autor soube trabalhar muito bem com cada uma delas,trazendo-as para a nossa realidade. Essas histórias apesar de serem infantis trazem consigo muitas lições,pois nota-se que o autor não quis apenas escrever um livro infantil,mas sim,mostrar através de palavras bem simples as diferenças de cada ser humano,mostrar que nenhum de nós somos iguais.

continue lendo no blog: http://almadeleitor.blogspot.com/2011/05/um-peixe-de-calcas-jeans-allan-pitz.html

Mari 09/12/2011

[...]Ao longo desse livro somos apresentados a cinco histórias - "Um Peixe de Calças Jeans", "O Menino de Algodão", "Menina Cor-de-Rosa", "O Sapo que Não Comia Mosca" e "Gigante da Goiabeira"; Eles são contos extremamente curtos - com apenas duas páginas cada um! - e são contados como uma história normal, porém todas as linhas são rimadas - O que me deixou bem impressionada, acho que rimar não é para todos não gente u_u Acho que poetas que brincam assim com as palavras incríveis. A grande moral das histórias, porém, é o que deve realmente chamar a atenção. São curtas - como já mencionei - e de fácil interpretação - uma leitura bem direcionada a crianças.[...]

Leia a resenha completa: http://hangoverat16.blogspot.com/2011/10/um-peixe-de-calca-jeans.html

Paty 17/05/2011

A oportunidade de leitura desta obra foi proporcionada pelo grupo do Selo Brasileiro.
O livro é infantil e é composto em cinco contos: Um peixe de calças jeans, O menino de algodão, Menina cor-de-rosa, O sapo que não comia mosca e o Gigante da goiabeira. O assunto principal abordado em cada conto é as diferenças dos personagens sejam elas físicas, psicológicas ou estética, o assunto é abordado de forma inteligente e delicada, mostrando a criança que independentemente de qualquer diferença é capaz de agir e interagir da mesma forma, aceitando as diferenças sem preconceitos ou exclusão. O livro é perfeito principalmente se inserindo na educação de criança entre cinco e dez anos, fase onde está a formação a de ideias e personalidade.
Esclarecendo: não é por que é um livro infantil que adulto não possa ler o livro, ele traz o assunto principal hoje debatido nas escolas, o bullying.

Continue lendo: http://www.mixliterario.com/2011/05/resenha-um-peixe-de-calcas-jeans-allan.html

Wanessa 05/11/2011

Um Peixe de Calças Jeans
Resenha: Esse é mais um livro do Allan Pitz, o mesmo autor de Estação Jugular.

O livro “Um peixe de calças jeans e outras histórias para unir” é voltado mais para o público infantil, porém, é indicado para todas as idades. Ele ensina às crianças a não cometerem bullying, e, desde pequenos aprendem a respeitar o próximo, aceitando suas diferenças.

O livro é dividido em 5 contos: Um Peixe de Calças Jeans, O Menino de Algodão, Menina Cor-de-rosa, O Sapo que Não Comia Mosca, e Gigante da Goiabeira. E no final de cada conto, há uma mensagem de reflexão(típico das obras de Pitz).

Além disso, é uma obra educacional, que ajuda aos pais na criação dos filhos, e aos professores na escola. Esse livro é muito fofo! A capa chama bastante atenção e a linguagem que o autor utiliza é bem clara, portanto, é impossível não gostar!

O Peixinho me surpreendeu, e refleti sobre muitas coisas. Me identifiquei bastante com ele, e pelo que estive pesquisando, não sou a única. Vale apena conferir!

Super indico esse livro fofo e maravilhoso!

Pah Aleksandra 26/01/2012

Resenha Blog Livros & Fuxicos
Em um “Peixe de calças Jeans e outras histórias para unir” Allan Pitz aborda com sutileza um tema demasiadamente importante, o respeito ao próximo. Sendo o foco do livro o público infantil, a ideia central do autor é trabalhar com o subconsciente das crianças, abordando na forma de pequenos contos, temas como respeito, amizade e união.
Desta forma, o livro foi estruturado em um total de cinco histórias e cada uma delas possui uma ligação direta com os problemas de preconceito que enfrentamos em nossa sociedade, sendo que, com desfechos simples e objetivos, o autor visa mostrar para as crianças que as diferenças, sendo elas físicas ou não, não devem afastar as pessoas, mas sim, uni-las.

Para minha surpresa, não imaginava que o enfoque do livro era a formação social das crianças, esperava que o mesmo narrasse uma história leve e divertida (algo como um conto encantado repleto de fantasia), voltada para o entretenimento do público infantil, mas o livro vai além disso, estimulando a imaginação das crianças ao mesmo tempo que semeia sentimentos de igualdade e amizade. Desta forma, é fácil observar que o livro foi escrito para se tornar um meio de comunicação e diálogo, uma ferramenta com a qual os adultos pudessem contar para enraizar no subconsciente dos pequenos leitores a força da união e do respeito ao próximo.

A mensagem do livro é extremamente importante. Aqueles envolvidos de alguma forma na criação e educação de uma criança podem utilizar essa obra para transmitir mensagens sobre a importância do amor ao próximo, independente de raça, credo e religião.

Resenha completa em: http://livrosefuxicos.blogspot.com/2011/12/resenha-um-peixe-de-calcas-jeans-e.html

Mari Sampaio 03/08/2011

Bom, esse é o primeiro livro que leio do Allan, e logo me interessei, justamente por falar de Bullying. Eu sei que agora esse assunto está meio que sendo levado na brincadeira, como se não fosse nada, mas é muito sério, e seria bom se os pais prestassem atenção nisso. Muitas crianças são intimidadas e os responsáveis sequer tomam consciência disso. O fato é que elas se sentem mal com as provocações, e o que é pior, muitas vezes acreditam no que está sendo dito - o que pode levar a casos extremos.

São várias histórias infantis que abordam esse tema, para o maior entendimento das crianças, e aceitação daqueles que são diferentes - Usando um tipo de linguagem subliminar.
Acredito que seja uma leitura essencial para os pais lerem com seus filhinhos! Ah, e o que achei bem interessante, vem com uma espécie de instrução, para que os resultados sejam melhores, bem legal!

Recomendado.

Abraços!^^

Visite o blog: http://tijolinhosdepapel.blogspot.com/

ana paula 11/04/2011

Belíssimas estórias infantis
O tom narrativo de Allan Pitz impressiona. Com lindas estórias sobre união e fraternidade, Um peixe de calças Jeans e outros contos servem de sustentáculo para a educação infantil, explicando sobre o respeito, o amor e a dignidade.
Recomendo demais este livro. Minhas filhas adoraram!

AnnGominho 29/03/2012

Gil 30/03/2012

É um livro bem fino, onde o autor nos apresenta suas ideias de como ajudar crianças, pais e professores contra todo tipo de preconceito, inclusive o Bullying. Inicialmente descreve sobre o que acha a cerca do tema e sugere como o livro pode vir ajudar, inclusive podendo ser trabalhado nas escolas. Por meio de contos ele mostra os exemplos mais comuns, como também mostra as lições que podem ser tiradas de gestos como paciência e compreensão.

Gostei, é uma leitura leve, e fácil, recomendado para crianças de faixa etária entre 5-9 anos. A capa é muito bem ilustrada e criativa. Páginas brancas, o início dos contos são ilustrados. O livro é recomendado, pois sempre queremos que nossos, irmãos, primos, filhos, sejam bem guiados diante das coisas certas a se fazer. Parabéns Allan!

@EqualizeLeitura 29/07/2011

[Resenha] Um Peixe de Calças Jeans
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG hhtp://equalizedaleitura.blogspot.com

Recebi o livro pelo Book Tour Selo Brasileiro e confesso que quando recebi, pensei: ‘Gente, que livro é esse?’ e ai fui folhea – lo... e mesmo com as minhas pré - opiniões, fui lê – lo.
Um Peixe de Calças Jeans é um livro voltado para o publico infantil e que é dividido em cinco contos: Um Peixe de Calças Jeans, O Menino de Algodão, Menina Cor-de-Rosa, O Sapo que Não Comia Mosca e Gigante da Goiabeira. É um livro com um tema muito atual, por que trata de problemas que várias crianças sofrem e que está sendo muito comentado: bullying. Além de todos aqueles problemas que são comuns e que precisamos erradicar da nossa sociedade, como preconceito, racismo, diferenças físicas e sociais, etc. Um livro voltado para o publico infantil, mas que sinceramente? Tem vários adultos que poderiam voltar a pensar e imaginar como crianças e por um momento realizar a leitura desse livro, para conseguir ampliar seus horizontes e quebrar barreiras.
Foi um livro que me surpreendeu no final. Por que creio que livros voltados para esse público são escassos e nessa idade (entre 4 e 10 anos) é quando se é formado o caráter da criança. E se desde pequena ela tem conselhos dos pais sobre assuntos tão importantes, ouve que as diferenças não são nadas em comparação a outros tantos problemas maiores e piores, e além disso, conscientiza essa criança para a importância de ajudar, ser humilde e aceitar os outros, com certeza estaremos criando adultos com uma consciência única. Sem contar que ter esse momento de incentivo a leitura, com os pais ali ao lado, acompanhando, é muito gostoso. Creio que o objetivo do Allan era apenas passa uma mensagem, mas acabou tendo outras finalidades além daquela esperada.
Apesar de tudo, eu não gostei da formatação do livro. Eu creio que o autor poderia ter investido mais em ilustrações e feito algo mais colorido e pra mim as escolha das fontes em cada conto não foi a das melhores.
Um livro delicado e com uma escrita leve, eu recomendo.

Carol Mancini 04/01/2012

Um Peixe de Calça Jeans – E outras histórias para unir.

Idéias não passam de idéias, o que faz ela se tornar algo bom ou ruim, ou é a capacidade que ela tem de dialogar com o restante ao qual ela se destina, ou é claro, sua execução. Assim é em qualquer ramo, com qualquer tarefa. Vemos grandes possíveis inovações serem feitas com pressa que acabam por não serem efetivas em relação à proposta de quando foram concebidas. Outras idéias, porém, são criadas tão exaustivamente sozinhas, que viram um monólogo frio e que não chegam ao receptor da “tal idéia”, com efeito. Ou ainda, aquelas que os intermediários da idéia parecem não entendê-la em seu âmago ou simplesmente não se comprometem com a causa. De todas as maneiras, idéias são apenas idéias e precisam de ferramentas, preparação, pesquisa e muito trabalho para tornarem-se algo real e palpável, mesmo que palpável seja uma boa construção desta própria idéia em palavras e imagens.
Daí, fazer um livro que combata o bullying cativando de maneira sensorial, através do subconsciente e depois do consciente fazendo com que crianças aceitem suas diferenças, é apenas uma idéia.
O livro infantil em questão é um que, só pelo título, me deu uma incrível vontade de ler. E esperei bastante para sanar minha curiosidade.

Leia aqui o restante:

Jaqueline 26/11/2011

Bullying, preconceito e diversidade são alguns dos temas que dominaram esta primeira década do século XXI. Entre as tantas saídas discutidas por psicólogos, pedagogos e outros especialistas, a inculcação de valores fraternos nas crianças é uma das mais notáveis – e este é justamente o foco do livro “Um Peixe de Calças Jeans e Outras Histórias para Unir”, obra infantil do escritor Allan Pitz que chegou até minha pessoa pela booktour do Selo Brasileiro.

São cinco histórias de duas páginas cada: “Um Peixe de Calças Jeans”, “O Menino de Algodão”, “A Menina Cor-de-Rosa”, “O Sapo que não Comia Mosca” e “Gigante da Goiabeira”. Nelas, preconceito, violência e deficiência são superados pelos personagens a partir da premissa da aceitação, da diversidade, da união e do respeito ao próximo. “Um Peixe...” poderia ser visto como uma mera ferramenta pedagógica, mas passa longe do tédio e do didatismo sempre tão relacionados nesta área ao divertir e sensibilizar o leitor com rimas e fontes diferenciadas para cada história. Maximizando este lado lúdico da obra, “Um Peixe...” traz ainda dicas excelentes sobre como aproveitar ao máximo o livro, seja em casa ou em sala de aula.

Há muitos e muitos anos não lia algo voltado para o público infantil, o que me deixou um pouco receosa antes da leitura. Porém, bastou ler a primeira história para cair de amores pelo livrinho, recomendado para crianças de 5 a 8 anos de idade. O livro de Allan se inicia com uma seção de perguntas e respostas sobre as ideias gerais da obra e um texto do autor apresentando sua motivação ao escrever “Um Peixe...”: vítima de bullying na época escolar, ele percebeu com o passar dos anos que é mais do que possível eliminar preconceitos a partir de histórias que trabalham a mente subconsciente das pessoas – imagine então as possibilidades de fazer o mesmo com crianças, cujas mentes e valores ainda estão em formação? Para quem preza valores humanos de união e igualdade, este livro é uma ótima pedida para crianças dos 8 aos 80 anos.

>>Resenha publicada no site www.up-brasil.com

Nathi 01/02/2012

Resenha - Um Peixe de Calças Jeans
O livro, voltado ao público infantil, nos apresenta cinco contos, nos quais os personagens sofrem algum tipo de preconceito que temos em nossa sociedade, e são tratados de modo distintos, pois há algum tipo de característica física neles que os fazem ser diferentes dos outros.

Em Um peixe de calças jeans, um peixinho de nadadeiras atrofiadas utiliza calças jeans para viver livre no mar; em O menino de algodão, no qual o menino nega o desejo do Gênio de transformá-lo em um garoto normal, e ao invés disso lhe pede que transforme toda a cidade em algodão por dez dias; em Menina cor-de-rosa, onde a garota mostra aos que tiraram sarro dela, a importância da diversidade das cores; em O sapo que não comia mosca, um sapinho que tinha olhos pequenos e puxados conta com a ajuda de seus amigos para caçar as moscas; e em Gigante da goiabeira, no qual um garoto nanico se mostra grande o bastante para subir em uma goiabeira mágica, na qual os gigantes da cidade não conseguiam escalar.

Em todos os contos, podemos observar que os personagens são fortes o bastante para vencer as barreiras do preconceito, e mostrar que as diferenças fazem parte do mundo. Além disso, as histórias curtinhas trazem lindas mensagens de união, respeito, amizade, consideração, aceitação e amor.

Para ler a resenha completa, acesse: http://www.booksinwonderland.com/2012/02/resenha-um-peixe-de-calcas-jeans.html