Um Peixe de Calças Jeans

Um Peixe de Calças Jeans Allan Pitz

Resenhas - Um Peixe de Calças Jeans

Amanda's Tale 07/10/2013

Um Peixe de Calça Jeans e Outras Estórias para Unir
Olá queridos leitores, tudo bem? Vim trazer mais uma resenha pra vocês, mas dessa vez é de um livro infantil, de um autor brasileiro.
Um peixe de calça jeans e outras histórias para unir foi o primeiro livro infantil publicado pelo escritor Allan Pitz, que traz sete estorinhas, com um mesmo objetivo, BULLYING!
Todo mundo já conhece o significado dessa palavra, mas tem pessoas que não sabem o que isso pode acarretar na vida da pessoa que sofre esse tipo de agressão física e/ou psicológica.
O escritor, como muitas outras pessoas sofreram o bullying, às vezes por motivos que não se enquadravam no modelo que a sociedade exigia, como por exemplo: os acima do peso (como o caso do autor), os homossexuais, os deficientes, os nerds, os negros... Mas as pessoas esquecem que elas não são perfeitas, e que elas não são um modelo a ser seguido, pois não somos moldes de roupas, para poder usar como cópias para fazer outras roupas da mesma forma.
Somos seres humanos com nossos defeitos e qualidades, onde cada um tem sua peculiaridade, sua essência. E é isso que o livro nos faz perceber: que não importa a sua deficiência, cor, aparência, gosto, medo você é perfeito do jeito que é. Você é único de todas as formas, o que torna tão especial. Pois não existe outro você! Então não se sinta inferior, antes respire fundo, e olhe pra frente, não se deixe abater com isso, e não se esqueça de contar para um adulto, pois bullying é intolerável.
Como eu disse antes, é um livro infantil, cheio de ilustrações, muito lindo! Com estórias que traz uma lição de moral, são estórias apaixonantes. O livro é designado para crianças de 5 à 9 anos, mas eu tenho 18 anos e amei. Acho que não tem idade específica, apenas leia com o coração, se lembrando de sua infância.
Eu vou emprestar esse livrinho maravilhoso para minha priminha de nove anos. Pois é um livro educacional, que pode ser utilizado em escolas, para mostrar a criança que bullying é feio, e que não devemos descriminar nossos amiguinhos por ele ser “diferente”, sendo que ninguém é igual.
Espero que vocês gostem, e se você já sofreu algum tipo de bullying e quiser compartilhar, sinta-se à vontade. Então depois unidos iremos gritar com uma só voz: DIGA NÃO AO BULLYING!

site: amandastale.blogspot.com

Annie 31/03/2012

Um Peixe de Calças Jeans, por Ana Nonato.
Veja também em: http://seismilenios.blogspot.com.br/2012/02/resenha-um-peixe-de-calcas-jeans-allan.html

Enredo
O livro tem um enfoque direcionado às crianças; portanto, deve possuir uma narrativa curta, de fácil entendimento e com uma lição. De fato, destas características o enredo está repleto. São várias histórias curtas com o objetivo de ensinar uma lição ao leitor. O diferencial das histórias que o livro contém é o fato de as lições serem voltadas para "problemas" que são reconhecidos na atualidade como, por exemplo, o bullying. Cada história tem um tipo de criança alvo: valentonas, oprimidas, tímidas. As histórias são bem construídas e trabalham com o inconsciente em formação do jovem. Sem dúvida, uma livro completamente planejado e com objetivo bem definido. Algumas histórias têm um final muito repentino, o que pode confundir um leitor mais jovem, mas não é nada que de fato altere o aproveitamento total do enredo.

Estrutura "Artística"
• Capa: Muito interessante, representando bem o título.
• Diagramação: Perfeitamente organizada.
• Fontes: de tamanho razoável, de fácil leitura para os pequenos.
• Sinopse: é muito boa. Demonstra bem a proposta do livro e até interessa jovens e adultos a lerem.
• Enredo: a ordem e escolha das palavras são, como acima dito, de muita importância para a construção do efeito desejado, o que é cumprido com primor.

Estrutura Física (Materiais)
• Capa: Material fino muito sujeito a vincos e amassados. Formato mais alongado lembra bem outros livros infantis.
• Páginas: De cor branca. Todavia, por se tratar de um livro relativamente curto, não possui o problema de cansaço ao leitor. A textura também é muito agradável.

Análise
Enredo (x2): 4 (muito bom)

Estrutura Artística (x1): 5 (ótima)
• Capa (x1): 5 (ótima);
• Diagramação (x1): 5 (ótima);
• Fontes (x2): 5 (ótimas);
• Sinopse (x2): 5 (ótima);
• Enredo (x3): 5 (ótimo);

Estrutura física (x1): 4,67 (ótima)
• Capa (x1): 4 (muito boa)
• Páginas (x2): 5 (ótimas)

Nota final: [2.(4) + 5.1 + 4,67.1]/4= 4,42 (MUITO BOM)

Gostei da obra?
Eu gostei bastante! Foi uma leitura diferente do convencional. O estilo que o Allan imprimiu ao enredo... Eu adorei! Fiquei bastante impressionada com o enfoque. E recomendo!

Gil 30/03/2012

É um livro bem fino, onde o autor nos apresenta suas ideias de como ajudar crianças, pais e professores contra todo tipo de preconceito, inclusive o Bullying. Inicialmente descreve sobre o que acha a cerca do tema e sugere como o livro pode vir ajudar, inclusive podendo ser trabalhado nas escolas. Por meio de contos ele mostra os exemplos mais comuns, como também mostra as lições que podem ser tiradas de gestos como paciência e compreensão.

Gostei, é uma leitura leve, e fácil, recomendado para crianças de faixa etária entre 5-9 anos. A capa é muito bem ilustrada e criativa. Páginas brancas, o início dos contos são ilustrados. O livro é recomendado, pois sempre queremos que nossos, irmãos, primos, filhos, sejam bem guiados diante das coisas certas a se fazer. Parabéns Allan!

AnnGominho 29/03/2012

Ka Wozniak 29/02/2012

"Um Peixe de Calças Jeans e outras histórias para unir" é um livro para crianças, mas também de uma certa forma para adultos. São 5 pequenas narrações que nos mostram como podemos agir em certas situações, sem promover a "agressão" verbal, psicológica e até mesmo física. Inspirado em acontecimentos pessoais, Allan fez esse livro para que pudéssemos mostrar as nossas crianças o lado errado do bullying de uma maneira sutil.

Leia a continuação:

Nathi 01/02/2012

Resenha - Um Peixe de Calças Jeans
O livro, voltado ao público infantil, nos apresenta cinco contos, nos quais os personagens sofrem algum tipo de preconceito que temos em nossa sociedade, e são tratados de modo distintos, pois há algum tipo de característica física neles que os fazem ser diferentes dos outros.

Em Um peixe de calças jeans, um peixinho de nadadeiras atrofiadas utiliza calças jeans para viver livre no mar; em O menino de algodão, no qual o menino nega o desejo do Gênio de transformá-lo em um garoto normal, e ao invés disso lhe pede que transforme toda a cidade em algodão por dez dias; em Menina cor-de-rosa, onde a garota mostra aos que tiraram sarro dela, a importância da diversidade das cores; em O sapo que não comia mosca, um sapinho que tinha olhos pequenos e puxados conta com a ajuda de seus amigos para caçar as moscas; e em Gigante da goiabeira, no qual um garoto nanico se mostra grande o bastante para subir em uma goiabeira mágica, na qual os gigantes da cidade não conseguiam escalar.

Em todos os contos, podemos observar que os personagens são fortes o bastante para vencer as barreiras do preconceito, e mostrar que as diferenças fazem parte do mundo. Além disso, as histórias curtinhas trazem lindas mensagens de união, respeito, amizade, consideração, aceitação e amor.

Para ler a resenha completa, acesse: http://www.booksinwonderland.com/2012/02/resenha-um-peixe-de-calcas-jeans.html

Pah Aleksandra 26/01/2012

Resenha Blog Livros & Fuxicos
Em um “Peixe de calças Jeans e outras histórias para unir” Allan Pitz aborda com sutileza um tema demasiadamente importante, o respeito ao próximo. Sendo o foco do livro o público infantil, a ideia central do autor é trabalhar com o subconsciente das crianças, abordando na forma de pequenos contos, temas como respeito, amizade e união.
Desta forma, o livro foi estruturado em um total de cinco histórias e cada uma delas possui uma ligação direta com os problemas de preconceito que enfrentamos em nossa sociedade, sendo que, com desfechos simples e objetivos, o autor visa mostrar para as crianças que as diferenças, sendo elas físicas ou não, não devem afastar as pessoas, mas sim, uni-las.

Para minha surpresa, não imaginava que o enfoque do livro era a formação social das crianças, esperava que o mesmo narrasse uma história leve e divertida (algo como um conto encantado repleto de fantasia), voltada para o entretenimento do público infantil, mas o livro vai além disso, estimulando a imaginação das crianças ao mesmo tempo que semeia sentimentos de igualdade e amizade. Desta forma, é fácil observar que o livro foi escrito para se tornar um meio de comunicação e diálogo, uma ferramenta com a qual os adultos pudessem contar para enraizar no subconsciente dos pequenos leitores a força da união e do respeito ao próximo.

A mensagem do livro é extremamente importante. Aqueles envolvidos de alguma forma na criação e educação de uma criança podem utilizar essa obra para transmitir mensagens sobre a importância do amor ao próximo, independente de raça, credo e religião.

Resenha completa em: http://livrosefuxicos.blogspot.com/2011/12/resenha-um-peixe-de-calcas-jeans-e.html

Carol Mancini 04/01/2012

Um Peixe de Calça Jeans – E outras histórias para unir.

Idéias não passam de idéias, o que faz ela se tornar algo bom ou ruim, ou é a capacidade que ela tem de dialogar com o restante ao qual ela se destina, ou é claro, sua execução. Assim é em qualquer ramo, com qualquer tarefa. Vemos grandes possíveis inovações serem feitas com pressa que acabam por não serem efetivas em relação à proposta de quando foram concebidas. Outras idéias, porém, são criadas tão exaustivamente sozinhas, que viram um monólogo frio e que não chegam ao receptor da “tal idéia”, com efeito. Ou ainda, aquelas que os intermediários da idéia parecem não entendê-la em seu âmago ou simplesmente não se comprometem com a causa. De todas as maneiras, idéias são apenas idéias e precisam de ferramentas, preparação, pesquisa e muito trabalho para tornarem-se algo real e palpável, mesmo que palpável seja uma boa construção desta própria idéia em palavras e imagens.
Daí, fazer um livro que combata o bullying cativando de maneira sensorial, através do subconsciente e depois do consciente fazendo com que crianças aceitem suas diferenças, é apenas uma idéia.
O livro infantil em questão é um que, só pelo título, me deu uma incrível vontade de ler. E esperei bastante para sanar minha curiosidade.

Leia aqui o restante:

Gabi Lima 16/12/2011

Esse livro traz várias histórias infantis que possuem conteúdo educativo contra bullying, preconceito, etc. A história principal (Um peixe de calça jeans) fala sobre um peixinho que tinha uma nadadeira defeituosa e acabava sendo alvo de preconceito dos outros peixinhos...

Para ver o resto da resenha acesse: http://livrofilmeecia.blogspot.com/2011/12/resenha-um-peixe-de-calca-jeans-e-um.html

Mari 09/12/2011

[...]Ao longo desse livro somos apresentados a cinco histórias - "Um Peixe de Calças Jeans", "O Menino de Algodão", "Menina Cor-de-Rosa", "O Sapo que Não Comia Mosca" e "Gigante da Goiabeira"; Eles são contos extremamente curtos - com apenas duas páginas cada um! - e são contados como uma história normal, porém todas as linhas são rimadas - O que me deixou bem impressionada, acho que rimar não é para todos não gente u_u Acho que poetas que brincam assim com as palavras incríveis. A grande moral das histórias, porém, é o que deve realmente chamar a atenção. São curtas - como já mencionei - e de fácil interpretação - uma leitura bem direcionada a crianças.[...]

Leia a resenha completa: http://hangoverat16.blogspot.com/2011/10/um-peixe-de-calca-jeans.html

Jaqueline 26/11/2011

Bullying, preconceito e diversidade são alguns dos temas que dominaram esta primeira década do século XXI. Entre as tantas saídas discutidas por psicólogos, pedagogos e outros especialistas, a inculcação de valores fraternos nas crianças é uma das mais notáveis – e este é justamente o foco do livro “Um Peixe de Calças Jeans e Outras Histórias para Unir”, obra infantil do escritor Allan Pitz que chegou até minha pessoa pela booktour do Selo Brasileiro.

São cinco histórias de duas páginas cada: “Um Peixe de Calças Jeans”, “O Menino de Algodão”, “A Menina Cor-de-Rosa”, “O Sapo que não Comia Mosca” e “Gigante da Goiabeira”. Nelas, preconceito, violência e deficiência são superados pelos personagens a partir da premissa da aceitação, da diversidade, da união e do respeito ao próximo. “Um Peixe...” poderia ser visto como uma mera ferramenta pedagógica, mas passa longe do tédio e do didatismo sempre tão relacionados nesta área ao divertir e sensibilizar o leitor com rimas e fontes diferenciadas para cada história. Maximizando este lado lúdico da obra, “Um Peixe...” traz ainda dicas excelentes sobre como aproveitar ao máximo o livro, seja em casa ou em sala de aula.

Há muitos e muitos anos não lia algo voltado para o público infantil, o que me deixou um pouco receosa antes da leitura. Porém, bastou ler a primeira história para cair de amores pelo livrinho, recomendado para crianças de 5 a 8 anos de idade. O livro de Allan se inicia com uma seção de perguntas e respostas sobre as ideias gerais da obra e um texto do autor apresentando sua motivação ao escrever “Um Peixe...”: vítima de bullying na época escolar, ele percebeu com o passar dos anos que é mais do que possível eliminar preconceitos a partir de histórias que trabalham a mente subconsciente das pessoas – imagine então as possibilidades de fazer o mesmo com crianças, cujas mentes e valores ainda estão em formação? Para quem preza valores humanos de união e igualdade, este livro é uma ótima pedida para crianças dos 8 aos 80 anos.

>>Resenha publicada no site www.up-brasil.com

Wanessa 05/11/2011

Um Peixe de Calças Jeans
Resenha: Esse é mais um livro do Allan Pitz, o mesmo autor de Estação Jugular.

O livro “Um peixe de calças jeans e outras histórias para unir” é voltado mais para o público infantil, porém, é indicado para todas as idades. Ele ensina às crianças a não cometerem bullying, e, desde pequenos aprendem a respeitar o próximo, aceitando suas diferenças.

O livro é dividido em 5 contos: Um Peixe de Calças Jeans, O Menino de Algodão, Menina Cor-de-rosa, O Sapo que Não Comia Mosca, e Gigante da Goiabeira. E no final de cada conto, há uma mensagem de reflexão(típico das obras de Pitz).

Além disso, é uma obra educacional, que ajuda aos pais na criação dos filhos, e aos professores na escola. Esse livro é muito fofo! A capa chama bastante atenção e a linguagem que o autor utiliza é bem clara, portanto, é impossível não gostar!

O Peixinho me surpreendeu, e refleti sobre muitas coisas. Me identifiquei bastante com ele, e pelo que estive pesquisando, não sou a única. Vale apena conferir!

Super indico esse livro fofo e maravilhoso!

Lais.Alencar 04/10/2011

Nem acreditei como li esse livro rápido e o quanto gostei dele!! O livro conta várias histórias e cada uma delas têm uma lição para as crianças (e porque não para os adultos também?!)...

Leia o restante em: http://laisdoce.blogspot.com/2011/08/livro-um-peixe-de-calcas-jeans-book.html

Lopes 17/09/2011

O Mundo de Lacie resenha:
Me surpreendi ao receber o "Um Peixe de Calça Jeans" porque é tão curtinho! Tudo bem que é um livro infantil, mas mesmo assim rs. São apenas 27 páginas!

O livro é formado por várias histórias curtas e rimadas sobre os mais diversos temas como aceitação e preconceito, o que é bem retratado pelo autor. As minhas preferidas foram "Um Peixe de Calça Jeans" e "O Gigante da Goiabeira". Adorei a imagem mental de um peixe vestindo calças!

Achei o formato das histórias um pouco estranho. É disposto como uma história normal, mas como é rimado, pensei que o autor talvez pudesse abusar um pouco mais da diagramação e ter feito algo mais "original"... aliás, bem que podia ter algumas ilustrações! Iriam complementar o livro em muito! Também não gostei da mudança de fontes entre as histórias, achei confuso.

Paola 08/09/2011

O livro é voltado para o publico infantil. Porém, muitos adultos devem ler as sábias palavras do autor. A obra reúne cinco histórias, curtinhas, mas cheias de conteúdo!

Ai vocês me perguntam: o livro fala de peixes? Alguns personagens sim. No entanto, o conteúdo das histórias são cheias de ensinamentos. Sobre discriminação, igualdade e respeito entre as pessoas. O autor conta de forma simples e encantadora histórias com personagens com algum tipo de diferença e com finais que acabam mostrando que o respeito entre todos é sempre a melhor saída.

O livro ainda trás comentários do autor sobre como ensinar isso as crianças, pois elas são o futuro de muitos países. De uma forma muito simples Allan Pitz consegue passar mensagens realmente importantes para todos termos uma convivência melhor.