Silhuetas na Penumbra

Silhuetas na Penumbra Rafael Sales

Resenhas - Renegados

Clauclau/Eu leio sim e daí 27/03/2019

Silhuetas na Penumbra – Semente de Âmbar
Para aqueles que procuram uma ótima estória fantasia envolvendo anjos, demônios, vários seres sobrenaturais e também retratando a força, inteligência e o amor a natureza por mitos indígenas maravilhosamente bem construídos, eu os convido a conhecer esse livro que tem uma escrita ímpar que irá suga-los para dentro de suas páginas transformando-os de meros leitores para atuantes em sua trajetória.
Elisa era uma jovem que passava certo mistério para quem se aproximava dela.
Ela foi deixada no orfanato após seu nascimento e as únicas informações era que sua mãe faleceu após ela ter nascido, mas de seu pai nada foi dito.
O que chamava mais atenção é que ela foi adotada em uma idade que dificilmente alguém procurava para adotar, aos 16 anos, e assim, Nuelly Adágio uma artísta plástica renomada a levou para casa.
Apesar de viver no luxo a garota não recebia carinho materno e passava boa parte do tempo em companhia dos empregados e, esses sim, lhe davam amor e cuidados diários.

Devido ao sucesso de sua mãe adotiva Elisa não conseguia estudar direito e nem criar laços de amizades por onde passava, pois elas viviam se mudando.

Se Elisa era feliz? Talvez, um pouco quem sabe, mas existia algo que a incomodava mais que a falta de carinho maternal, era os pesadelos constantes e estranhos com sinais de maus presságios que a acompanhavam desde a mais tenra idade. Seres alados, demônios, adagas, espadas. Tudo isso estava alí, tão perto e tão real! Era só mais um pesadelo.

Agora…mais uma mudança, outra cidade, outros costumes e escola diferente. Para ela já era normal, mas dessa vez será muito diferente.
Havia algo no ar daquele cidade que a incomodava, com seus jardins bem cuidados, com casarões imponentes e pessoas bem cuidadas. Existia algo de familiar e até engraçado se não fosse estranho, algumas pessoas ela já conhecia ou achava que sim, pois elas estavam presentes em seus pesadelos. Isso era surreal!

Resenha na íntegra no Blog ou

site: www.euleiosimedai.com.br

@apilhadathay 19/10/2011

RESENHA DE RENEGADOS - AINDA NA VERSÃO "PENUMBRA" DE 2010/2011
"Sinto saudades da época na qual anjos e demônios não passavam de mitos, de crenças não confirmadas, de uma época onde garotas se acariciavam e não passavam de amigas, de quando eu estava envolta por uma esfera de inocência e não me preocupava com a minha sobrevivência. Da minha época de criança" (Lizie, p. 227-228)

Tive o prazer de resenhar a versão PDF de Penumbra, o primeiro livro de Rafael Sales, que gentilmente me enviou uma cópia do arquivo. Este é o primeiro dos três volumes da série, que também inclui: Obscuro (está em fase de criação) e Alvura (o terceiro).

A obra de Rafael é de um primor de deixar qualquer um de queixo caído. Antes mesmo de embarcar nesta história cheia de ação e reviravoltas, o olhar da gente é atraído às lindas ilustrações do autor. Confesso que demorei um pouquinho mais para terminar porque sempre que começava um capítulo novo, eu ficava um tempão observando os detalhes dos desenhos!

Mas vamos à história, porque batalhas antigas entre seres de maior poder do que imaginamos encontraram um ponto de convergência, no nosso mundo: uma simples (porém marcada) garota humana.

Lizie, a protagonista em um beco sem saída
Lizie Adágio tem sonhos obscuros, povoados pelas criaturas celestiais e do submundo, figuras de que todos já ouvimos falar. Mas, por alguma estranha razão, ela sente que aquilo não é apenas um sonho ruim e que pode ter alguma ligação com seu passado misterioso.

Ela foi adotada, aos 16 anos, pela fria artista plástica Nuelly Adágio e, desde então, vivem se mudando por causa do trabalho de sua mãe. Elas levam um alto padrão de vida e são acompanhadas pelo casal Carlos e Suellen, motorista e governanta. Lizie tenta adaptar-se à nova cidade e à escola, e até conhece pessoas bem interessantes, como o mui charmoso Dominus Dolensk, a esquisita Camy e as divertidas gêmeas Adam. Ri muito com este primeiro encontro:

"- Vocês são gêmeas? – Eu podia perguntar outra coisa, mas porque perder a chance de ser idiota?" (p. 21)

A garota fica feliz por afastar a mente dos pesadelos, mas um bilhete enigmático muda o rumo de seus pensamentos – que já se ocupavam de uma confusão de sentimentos por Dominus e Laura Lucassy.

Lizie vai assistir ao espetáculo circense da cidade. Rafael me fez gostar de um Circo, com sua descrição! Um belíssimo show, cheio de efeitos e, ao mesmo tempo, aterrorizante – você não faz ideia de como um espetáculo pode ser perigoso, na Penumbra.

Lizie Adágio é uma protagonista diferente: ela está dividida entre os dois lados. Ouso ir mais longe: durante a leitura, o que me parece realmente protagonizar essa história é a Dualidade de condições, sentimentos e pensamentos - a luta interna que Lizie trava consigo: como aceitar a ideia de que é um receptáculo de uma entidade má se ela sabe que seu coração é bom?

Neste meio tempo, ela descobre mais sobre si mesma e nos mostra como pode ser atrevida - ela sabe o que quer e não conta conversa antes de de agir.

Rafael misturou o contexto histórico com a fantasia de forma bem clara. De um lado, há sequências fortes de terror, que fazem o coração da gente gelar; de outro, cenas físicas mais explícitas. Alta classificação, também.

Lucius é um personagem que amei e muito me lembrou Doushi Clef – pela sabedoria e por ser um bom guia! Ele ensina a Lizie mais sobre os três planos de Existência: o Astral, a Barreira e o Mundo Vivo, entre outros conceitos.

Daphne é atrevida – uma vilã e tanto, não? É bom vê-la em ação. E é difícil não sentir empatia quando se conhece Emmy. Fiquei absolutamente chocada quando ela contou sua história a Lizie, mas a sua presença foi importante demais naquela fase.

Joshua é o líder dos renegados e o tipo de cara que você define como fofo, sempre preocupado com os demais. Stark é o meu favorito, de longe. Ele tem personalidade; gostei do modo como age e, em ação, ele é muito interessante de se ver!

Nesta briga de tirar o fôlego entre anjos, demônios, híbridos e renegados, ainda conhecemos o grupo circense e o talentoso Phillip – ele e seus brinquedinhos seriam muito bem-vindos na Corporação Cápsula.

Amor em meio ao Terror
Enfim, Lizie aceita que seu coração balança mesmo é por Laura e, naquela boate sinistra, vemos como elas deixam as coisas avançarem. Além de inovar mostrando um romance homossexual – compreendemos o contexto no fim do livro – Rafael também discute o contraste de classes sociais naquela sociedade. É um livro FORTE. Criativo e cheio de cenas intensas - mas gostei de como Rafael retratou isto, de uma forma suave e romântica.

"O que outras pessoas fariam se soubessem que morreriam logo?" (p. 260)

Temos uma bela trama e um grande desfecho – por aquele final, eu não esperava mesmo. Uma sequência de ação e revelações que me prendeu até a última palavra!
Que final! Que reviravolta!

E a conversa que ela teve com “Papai”, pra mim, foi o ponto alto. É exatamente assim que o imagino. Só senti falta de uma conclusão nesta conversa, algo que nos deixasse deduzir o que ela escolheu. Precisamos esperar por Obscuro!

Pontos interessantes:
+ Não há um antagonista de verdade, na história, uma vez que a protagonista está fadada a transformar-se na vilã! Qualquer pessoa pode oferecer perigo.
+ Durante o livro, você tem a sensação de que Lizie está sempre em outro lugar, um duelo permanente entre consciência e subconsciência. Em determinados momentos, você se pergunta: e agora, é realidade ou apenas sonho? Você se coloca no lugar dela e tenta descobrir onde está.

Pontos a rever, seriam:
- Revisão e troca de alguns termos que, acho, talvez ficassem melhor escritos de outra forma.
- Tudo foi revelado a ela muito “bate e pronto”. Gostaria que Lucius a tivesse provocado, instigado seu raciocínio, para que deduzisse sozinha. Quem sabe, mostrando cenas e coisas que ela não percebera antes. Ou, talvez, mostrando detalhes sobrenaturais despercebidos para que ela juntasse as peças sozinha. Em vez de ele dizer, gostaria que ele tivesse mostrado, mesmo que por uma visão.
- Eu gostaria de ver a história ser narrada na 3ª pessoa, também!

Enfim, o que se encontra escondido na Penumbra? Uma dúvida, uma maldição, o Acaso - que escolheu um dos personagens mais generosos que já vi para carregar um fardo tão pesado?

O coração humano não conhece bem suas próprias razões. Entre uma sombra e um raio de luz há uma linha tão tênue que atravessá-la pode oferecer mais perigo do que optar por permanecer em um dos lados. Mas há pessoas que vão além, há quem desafie a sua natureza e o destino por amor a outra pessoa, por amor a milhares de pessoas. E esta é uma das razões porque tanto adorei este livro. Recomendo!!

PALAVRAS NOVAS

Cautos = atentos