A Nau dos Insensatos

A Nau dos Insensatos Sebastian Brant

Resenhas - A Nau dos Insensatos

Yussif 16/05/2012

O primeiro best-seller de todos os tempos, A Nau dos Insensatos, publicado em 1494 (prensa de Gutenberg é de 1440), ironiza a sociedade do seu tempo. Seu apelo foi tão grande que, no tempo de vida do autor, a obra foi editada 15 vezes e traduzida para várias línguas, tornando-se a primeira obra da literatura alemã a ser traduzida para o inglês. Ao morrer, em 1521, Sebastian Brant era o autor mais renomado da Europa.

Dividido em 112 capítulos curtos, cada qual dedicado a um tipo de louco ou insensato, o livro proporciona uma leitura provocadora e divertida. Sua temática ressoa ainda hoje, já que o autor lança olhar crítico sobre as falácias da justiça e da Igreja, a avidez e vulgaridades dos nobres e pobres, nem os exageros da moda o escapam.
sula 29/10/2012minha estante
A resenha enquanto um apanhado da obra está ótima, apenas algumas pontuações. Dentre os 112 capítulos, há temáticas repetidas,inclusive com xilogravuras repetidas.
Apesar de ele fazer críticas às práticas da Igreja, ele se distancia do ideal reformista que já estava florescendo à época da escrita da obra, tanto que sua crítica moralizante quanto às insanidades que aponta, tem um forte apego ao discurso eclesiástico e dos pais da Igreja.
Além disso, não podemos esquecer do recurso midiático que tornou a obra um best-seller, que foi o uso de xilogravuras. Parte de seu sucesso se deve a isso.